segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Viajando pela Espanha da Rainha Isabel de Castela

Na vibe de séries de ficção histórica (descobri que existe essa classificação escrevendo o post rs), depois de The Tudors, Reign, Outlander, The Crown, Victoria e Medici, comecei a ver a espanhola "Isabel" e claro que me apaixonei pela história da famosa Rainha Isabel de Castela, que quando se casou com Fernando de Aragão,  formou a base da Espanha como conhecemos hoje.


A Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel)


Em 3 temporadas, a série mostra Isabel desde sua juventude, seu casamento com Fernando, o nascimento de seus filhos, seu reinado em Castela e termina com sua morte décadas depois. Durante todo esse tempo, a ação se desenrola em diferentes cidades, catedrais e castelos da Espanha (e até um pouquinho de Portugal) e os principais locais que aparecem na série vão ser o foco deste post. Imagina fazer uma viagem fantástica por todos esses lugares?






Leia mais sobre a rainha Isabel de Castela na SuperInteressante!




Todo o pessoal que curte História (e mais muita gente por aí) vai lembrar dos famosos Reis Católicos que reinavam onde hoje fica a Espanha no final do século XIV das aulas de História do colégio. Eu lembrei muito desse casal quando estudei em Granada, cidade onde eles estão enterrados. Por toda a Andaluzia existem muitas lembranças desse casal real, afinal foram eles que expulsaram os árabes daquela área em definitivo em 1492.


Viajando pela Espanha da Rainha Isabel de Castela - Córdoba
Estátua de Fernando e Isabel com Cristóvão Colombo no jardim do Alcazar de los Reyes Cristianos em Córdoba



Europa no verão: 10 dicas essenciais



Aliás, estamos falando dos reis da época do descobrimento da América e do Brasil - e até o Cristóvão Colombo aparece na série rs!




Abaixo, um mapa com todos os lugares que falo neste post. Alguns já visitei e deixo os links abaixo e outros estão na minha listinha (listona) de lugares que quero conhecer! Dei uma roubadinha aí em verde com Sintra, em Portugal, que também aparece razoavelmente bastante, visto que a História da Espanha está intimamente ligada com a História de Portugal. As cenas internas foram geralmente filmadas em estúdio, reproduzindo os cenários reais, mas algumas das cenas externas foram filmadas em importantes locais históricos. Muitos locais aparecem em takes externos também.







Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





1) Arévalo


O castelo de Arévalo foi onde Isabel cresceu. Apareceu na série diversas vezes e foi citado mais outras centenas de vezes. Fica em uma pequena localidade fora de praticamente qualquer roteiro turístico convencional. Leia mais sobre Arévalo no blog Hoje Conhecemos.


2) Segóvia


Além do castelo de Segóvia, de onde reinava o irmão de Isabel (Henrique), a cidade foi muito relevante na época de seu casamento e sua coroação. A cidade é um dos mais famosos bate-volta saindo de Madri e eu ainda não conheço, mas quando for, vou tentar dormir uma noite para aproveitar com mais calma tanto o castelo como o famoso aqueduto. Vejam o roteiro para um dia em Segóvia no blog Ideias na Mala.





Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






3) Sevilha



Isabel passou bastante tempo por Sevilha e aqui inclusive nasceu o príncipe Juan e se casou sua filha mais velha, também chamada Isabel. Esse portão vermelho da Alcazaba na foto abaixo apareceu demais na série (e eu adorei conhecer o lugar quando passei por Sevilha!)


A Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel) - Sevilha
Foto: Visit Spain




4) Alhambra/Granada


Primeiramente Granada aparecia bastante na série quando mostravam o emir de Granada antes da Reconquista e depois com os próprios Reis Católicos entrando na MARAVILHOSA Alhambra. Já fazia muito tempo que a fortaleza árabe tinha sido utilizada para filmagens pela última vez. Com certeza é uma das visitas mais marcantes da vida de qualquer turista e top 5 entre todos os lugares que já fui na vida!


A Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel) - Alhambra, Granada
A Alhambra vista de longe - essa visão foi um dos motivos que me fizeram escolher Granada como destino do meu intercâmbio! Foto: Visit Spain


A Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel) - Alhambra, Granada
Foto: Visit Spain


A Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel) - Alhambra, Granada
Foto: Visit Spain


A Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel) - Alhambra, Granada
Não reparem porque nessa hora, a cena é tão emocionante que eu tive que tirar foto da tela da TV para postar aqui! rs


Algumas cenas da expulsão dos judeus foram filmadas na Carretera del Darro e Isabel e Fernando estão enterrados na Capilla Real, uma atração que adorei no centro de Granada. Em um dos últimos episódios mostram inclusive uma cena com Isabel pedindo para Fernando para ser enterrada em Granada e que gostaria que ele se juntasse posteriormente à ela.


A Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel) - CapelaReal, Granada
Capilla Real - Foto: Curimedia - CC 2.0


A Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel) - CapelaReal, Granada
Capilla Real e a tumba dos Reis Católicos - Foto: Javi Guerra Hernando - CC 4.0



5) Barcelona


Barcelona estava sob domínio de Aragão naquela época e era menos importante do que a capital (abaixo), mas as cenas nessa escadaria das fotos abaixo são inesquecíveis. A cidade demorou para autorizar as gravações ali - hoje a escadaria é a saída do MUHBA, Museu de História de Barcelona (e uma das atrações mais incríveis da cidade - amei aprender sobre a história da cidade lá!).


A Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel) - Barcelona
Plaça del Rei, Barcelona


A Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel) - Barcelona
Plaça del Rei, Barcelona






6) Zaragoza


Zaragoza é bem desconhecida entre os turistas brasileiros, apesar de ser a quinta maior cidade espanhola (atrás de Madri, Barcelona, Valência e Sevilha) e estar no meio do caminho entre as 2 cidades espanholas mais visitadas pelos brasileiros (Madri e Barcelona). Era a capital do reino de Aragão e ali se passavam muitas cenas de Fernando com seu pai.

Como sempre acabo gostando muito de cidades médias (como Bolonha, Valência e outras), já fazia um tempo que Zaragoza (juntamente com Salamanca) estava no meu radar para visitar em breve. Cada vez que leio sobre a cidade fico com mais e mais vontade de ir logo! Leia sobre Zaragoza nos blogs Sol de BarcelonaPegadas na Estrada e Espanha Total.


A Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel) - Zaragoza
Foto: Jorge Franganillo - CC By 2.0


A Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel) - Zaragoza
Foto: Cisko 66 - CC 3.0



Veja aqui onde se hospedar em Zaragoza!




7) Toledo


No começo Toledo quase não aparece, mas é bastante citada por causa do Arcebispo de Toledo que era figurinha importante na segunda metade do século XV na Espanha. Na última temporada somos brindados com uma cena MARAVILHOSA com uma das filhas de Isabel e Fernando (não vou dar spoilers) na cidade.

Quando estive em Madri pela primeira vez, fiz uma daquelas excursões de meio dia para Toledo, mas lembro de pouca coisa. Todo mundo que visita a cidade acaba ficando um dia só pela proximidade com Madri, mas quando voltar, vou preferir dormir por lá. Vejam os roteiros para um dia em Toledo nos blogs Ideias na Mala e Fui e vou voltar - tem bastante coisa para ver na cidade!


A Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel) - Toledo
Olha esse altar da catedral de Toledo!!! Foto: Divot - CC 3.0




Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











8) Burgos


Essa é outra cidade meio desconhecida pelos brasileiros, mas a cidade parece fofa e a catedral é uma das mais impressionantes da Espanha! Está na minha listinha para a próxima vez na Espanha. Leia mais sobre Burgos nos blogs Passaporte com Pimenta e Viajar Sempre Viajar.


Viajando pela Espanha da Rainha Isabel de Castela (série Isabel) - Burgos
Catedral de Burgos - Foto: El Coleccionista de Instantes - CC BY-SA 2.0



Veja aqui onde se hospedar em Burgos!


9) Sintra


Roubadinha básica porque Sintra fica em Portugal!!! rs O castelo no alto da montanha aparece na série sempre que se fala ou mostra os reis de Portugal. Já que a união, guerras e alianças entre os portugueses e espanhóis eram constantes, vira e mexe haviam cenas que se passavam em Sintra. A cidade tem 4 castelos/palácios na verdade (o que fica no centro, o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e o Castelo dos Mouros), mas em "Isabel" só aparecia o exterior do Castelo dos Mouros (abaixo). Eu conheci a cidade lá em 2001 (!!!) rapidamente quando estava em Lisboa, mas a Katarina conta mais sobre o castelo que eu não cheguei a conhecer no Outro Blog!


Viajando pela Espanha da Rainha Isabel de Castela - Sintra (Portugal)
Castelo dos Mouros, Sintra, Portugal. Foto: Katarina Holanda,  do Outro Blog



Veja aqui onde se hospedar em Sintra!


Estes não são os únicos locais importantes da vida da rainha ou os únicos que aparecem na telinha (teve por exemplo Cáceres, Medina del Campo, Alcalá de Henares, Valladolid, Ávila, Trujillo e Tordesilhas - vocês podem ler mais sobre o assunto aqui (em espanhol), aqui (em espanhol)aqui (em inglês) e aqui (em inglês). Neste site tem até um mapa super completo e com todos os locais separados por episódio!


E aí, se animaram para visitar todos esses lugares lindos e se sentir nos livros de História? Qual outra série no mesmo estilo vocês me recomendam além das que citei lá no começo (já comecei a ver Versailles também)?





Como se locomover pela Espanha


Para conhecer todos os lugares relacionados com Isabel, você pode viajar de carro alugado, de trem (Renfe) ou ônibus (Alsa ou Avanzabus são as principais empresas). Algumas localidades menores tem acesso mais difícil e portanto alugar um carro em alguns trechos seria infinitamente mais cômodo. Entre as grandes cidades é tranquilo demais viajar de trem ou ônibus.






Caso precise alugar um carro para viajar pela Espanha, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras! Você não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!


Onde ficar na Espanha


Para visitar os lugares deste post espalhados pela Espanha toda, você pode procurar hospedagem em diferentes cidades no maior site de reservas de hotéis: Booking.






Booking.com







Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

15 comentários:

  1. Que post mais lindo, Fer! Adorei! <3 Muito obrigada pela citação :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! E era o mínimo que eu poderia fazer né? rs

      Excluir
  2. Adorei tambem gosto muito da historia dos Reis Catolicos

    ResponderExcluir
  3. Sou simplismente fascinada pela história deles... Queria muito a serie na netflix... Se Deus quiser visito ao menos granada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai adorar! Amo encontrar mais gente apaixonada por td isso!

      Excluir
    2. Encontrou mais um apaixonado pela história dos Reis Católicos. Estou indo conhecer mais de perto no final do ano.
      Fernanda Scafi, Se tiver o NOW, está tudo lá.

      Excluir
  4. Olá, estive na maioria dessas cidades e só agora estou assistindo Isabel e realmente seu post explica direitinho. Parabéns. E amei Sevilha, Toledo e Ávila.

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Eu assisti a série em 2016, fiquei doida para fazer este roteiro, mas acabei me decidindo por outros destinos! Em 2020 espero realizar este sonho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, eu tb espero poder conhecer Zaragoza e mais várias cidades espanholas em breve!

      Excluir
  6. Achei esta série espetacular! Conhecer a história da "formação" da Espanha, saber a força de Isabel, rever lugares que já tinha visitado e entender seu papel na história! :) Estive em Sevilha este ano de novo e fiz vários stories falando dela. :)

    ResponderExcluir
  7. Resumiu super bem1 Tb adorei por todos esses motivos! Adorei rever os lugares que já conheci e tb fiquei com mta vontade de conhecer vários outros lugares na Espanha!

    ResponderExcluir
  8. Finalmente minha viagem a Espanha vai sair e graças a série que me deu um baita incentivo. O post ficou incrível. Muito obrigado xD

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.