domingo, 5 de agosto de 2018

Ilha de Páscoa: burocracia para visitar o paraíso na Terra

Quem acompanha o blog faz tempo, deve lembrar que conhecer a Ilha de Páscoa foi o meu primeiro grande sonho de viagem realizado (lá em 2013 ainda, antes do blog existir)! Recentemente o governo chileno atualizou as exigências para entrar na ilha a partir de agosto/2018, visando proteger o patrimônio.


Leia mais:
Introdução à Ilha de Páscoa - o que ver e História Rapa Nui
3 dicas práticas para visitar a Ilha de Páscoa sem perrengue
Onde ficar e onde comer na Ilha de Páscoa
Roteiro 4 dias na Ilha de Páscoa - dia 1
Roteiro 4 dias na Ilha de Páscoa - dia 2
Roteiro 4 dias na Ilha de Páscoa - dia 3
Roteiro 4 dias na Ilha de Páscoa - dia 4


Ilha de Páscoa: novas regras na burocracia para visitação
Ahu Nau Nau na praia de Anakena - Apesar de ser uma ilha, Anakena é uma das 2 únicas praias propriamente ditas e a única que tem uma certa estrutura. "Ahu" são esses altares onde as famosas estátuas (moais) foram erguidas.




Como comentei no primeiro post sobre o destino, a Ilha de Páscoa é totalmente isolada no meio do Pacífico e o transporte para lá é somente por avião - fica bem difícil o transporte de bens de consumo, que acabam tendo preços elevadíssimos. A infraestrutura para a população é bem básica e o número de visitantes/moradores tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.




Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required











Ilha de Páscoa: novas regras na burocracia para visitação
Ahu Tongariki - esse é o altar mais famoso porque é o maior, com 15 moais


Na prática, não vai mudar nada para os turistas "normais" - por mais linda que seja a ilha, quem vai ficar por mais de 30 dias em um lugar extremamente caro e pequeno? É necessário apresentar o passaporte (ou RG porque a Ilha de Páscoa apesar de longe pertence ao Chile), passagem de volta e reserva em alojamento reconhecido (veja a lista aqui). Se for ficar na casa de algum morador, apresente a carta convite expedida pelo Governo Provincial da Ilha de Páscoa. É necessário também preencher o FUI (Formulário Único de Ingresso a Rapa Nui) no aeroporto. O prazo máximo de permanência é de 30 dias.



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook




Veja aqui o meu roteiro dia a dia na fantástica Ilha de Páscoa: dia 1dia 2dia 3 e dia 4!


Ilha de Páscoa: novas regras na burocracia para visitação
Rano Raraku era a "fábrica" de moais - muitos moais inacabados/quebrados foram abandonados por lá.

Esta é a página oficial sobre a nova lei de Rapa Nui Protegida e lá você pode tirar todas as dúvidas, inclusive sobre quem vai para a ilha com o intuito de residir (Rapa Nui é o nome da Ilha de Páscoa na língua nativa).





Ilha de Páscoa: novas regras na burocracia para visitação



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.