quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Gran Hotel Stella Maris - Salvador, Bahia

Em agosto, fui para Salvador participar de uma espécie de congresso/conferência no Gran Hotel Stella Maris. Não tive tempo de passear pela cidade, mas já conhecia de outras viagens (que pretendo postar mais para a frente). As fotos deste post que estão sem a marca d´água do blog são do site oficial (acima). Além de mais de 200 participantes do evento que eu fui, o hotel hospedava na primeira semana de agosto algumas famílias e vários casais jovens, com cara de lua-de-mel.


Gran Hotel Stella Maris em Salvador



Está procurando por hospedagem para sua viagem??? Reserve pelo Booking através dos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e colabore na manutenção deste blog! Obrigada!


Quartos


Eram simples, mas espaçosos para 2 pessoas. Os banheiros também eram grandes. Eu estava em um quarto duplo e da metade da semana para a frente tive que ligar na recepção pedindo toalhas limpas porque a camareira sempre esquecia uma toalha. Com cofre, frigobar e TV de tela plana. A internet wifi, que teoricamente funcionava só na área social do hotel, pegava muito bem no meu quarto, mas provavelmente era por causa da localização.

Gran Hotel Stella Maris em Salvador

Gran Hotel Stella Maris em Salvador
Desculpem a bagunça, mas para 2 pessoas até que estava tranquilo rs

Gran Hotel Stella Maris em Salvador

Gran Hotel Stella Maris em Salvador

Gran Hotel Stella Maris em Salvador


Alimentação


Como eu estava em um evento, utilizamos todos os dias o restaurante principal do hotel, no esquema de buffet. Sempre muito farto, mas com os quase 300 participantes do evento e mais os outros hóspedes do hotel, as filas para se servir eram grandes em alguns horários. Achei a variedade bem grande todos os dias, mas apenas em um dia (5a feira? 6a feira?) achei um excesso de comidas brasileiras pesadas: feijoada, vatapá, acarajé, moqueca, etc e nada mais light, sendo que desse evento que estava participando haviam cerca de 20 brasileiros e todo o restante era estrangeiro. Poderiam ter maneirado nos temperos, não concentrando todas as comidas típicas em um dia só rs.



A mesa de sobremesas tinha sempre várias opções boas, inclusive uma que amei - uma espécie de pudim de tapioca! Achei essa receita, de um cuscuz de tapioca, mas o que eu comi parecia ser mais durinho. Não entendo nada de cozinha, mas desconfio que é a mesma coisa.

O hotel tem um restaurante italiano à la carte, que só abre a noite, mas que não experimentei, assim como um bar na piscina, que não tive tempo de aproveitar. Tem também esse bar abaixo perto da recepção.

Gran Hotel Stella Maris em Salvador

Piscina


Tinha uma piscina grande e outra pequena, que eram o centro da área de lazer. No final de semana, vi uma equipe de recreação fazendo algumas atividades com os hóspedes na piscina. Você pode pagar por massagens ali entre a piscina e a praia (acredito que só aos finais de semana).

Gran Hotel Stella Maris em Salvador

Gran Hotel Stella Maris em Salvador

Gran Hotel Stella Maris em Salvador

Gran Hotel Stella Maris em Salvador
piscina infantil

Praia


Os próprios funcionários avisavam que era meio perigoso andar para o lado direito da praia e por isso no único horário livre que tive no evento, andei para o lado esquerdo, mas não vi nada de diferente. Bem em frente ao hotel sempre apareciam alguns vendedores de cerveja e água-de-coco, mas não existem barracas naquela área. Vi poucos vendedores ambulantes também (de queijo coalho, bijuterias, cangas, etcs), mas não sei se no verão o número aumenta. Bem na saída do hotel para a praia tem um segurança do hotel de plantão e um chuveirinho para lavar o pé.


Local pra eventos


Eles têm diversas salas para eventos espalhadas em dois andares. No andar de baixo, acredito que eram salas de tamanho fixo e no de cima, existiam aquelas divisórias para configurar a sala do jeito que o cliente quiser. Serviam coffee breaks nos corredores, que eram espaçosos. Só o ar condicionado que poderia ser menos congelante. Depois que as salas gelavam, não adiantava aumentar a temperatura no aparelho, que as salas continuavam parecendo o Polo Norte. A gente tinha que se vestir escolhendo entre congelar nas salas de reunião ou passar calor na hora das refeições. Por outro lado, isso quer dizer que provavelmente no alto verão ninguém vai morrer com o calor baiano, nem na maior sala que demora mais para esfriar.

O hotel também montou uma festa de chegada e de despedida, com a ajuda dos organizadores do evento. A primeira festa foi em uma área externa coberta próxima à praia e o segundo em um salão enorme, onde antes estavam as duas maiores salas de reunião.




Reforma


A recepção do hotel estava em reforma e improvisaram uma área para isso perto do bar. Quando cheguei, até achei que estava no lugar errado! Alguns quartos estavam sendo redecorados também. Não ouvi nenhum barulho anormal por causa disso.


Equipe de recreação


Além de animar a área da piscina, são responsáveis por outras atividades no hotel, como um bingo uma vez por semana e aulas de dança, que para variar não aproveitei. A impressão era de que fora da alta temporada tudo acaba ficando meio parado.

Gran Hotel Stella Maris em Salvador

Gran Hotel Stella Maris em Salvador


Serviço


Para falar a verdade, tive bem pouco contato com os funcionários. As camareiras viviam esquecendo uma toalha no meu quarto, mas traziam assim que eu solicitava. A canadense que dividia o quarto comigo não se atrevia a ligar porque tinha medo dos funcionários não falarem inglês. Não sei se ela teve alguma experiência ruim com isso (ela chegou antes de mim). Consegui um late check-out, mas mesmo assim precisei guardar a mala na recepção por algumas horas e fizeram isso sem problemas. A internet que ofereceram para os participantes do evento funcionou muito bem, exceto por 1 ou 2 horas em um dos dias, mas também imaginem mais de 200 pessoas online o dia inteiro?



Localização


O hotel na praia de Stella Maris deve ser um dos mais próximos ao aeroporto como vocês podem conferir no mapa abaixo. Consequentemente, acho que fica fora de mão para quem quiser passear muito na parte histórica da cidade.





No geral, o hotel continua basicamente a mesma coisa que o Riq Freire postou no Viaje na Viagem em outubro de 2010. Inclusive com o que pareciam ser hóspedes de day use em excesso no domingo que eu já estava indo embora (o Dia dos Pais).

Transporte


Cheguei e fui embora sozinha e preferi pegar táxis executivos mesmo não tendo com quem dividir. O hotel é super perto do aeroporto, mas mesmo assim cada trajeto custou cerca de R$40,00 (e alguns quebrados), preço fixo por bairro de destino - no meu caso Stella Maris. Paguei no cartão ainda no saguão de desembarque. Adoro esse sistema que evita malandragem de taxistas (é o mesmo esquema da rodoviária do Rio de Janeiro). Mas é claro que sai mais caro do que táxi normal e para ir deste hotel/aeroporto até a parte mais turística da cidade ficaria caríssimo.

táxi executivo em Salvador



Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, o nosso Instagram e o Google+?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.