terça-feira, 27 de setembro de 2022

Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo

Itu fica a 1h de Campinas e 1h30 de São Paulo - perfeita para um bate-volta. Mas fica também a 39km de Viracopos, caso alguém precise chegar por aeroporto. Itu já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela terem residido muitos "barões do café" e autoridades importantes do país. O município teve importância no processo que conduziu à proclamação da república do Brasil em 1889. Em 2010, a cidade completou 400 anos.



Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo
Esse é um dos casarões mais incríveis ainda preservados em Itu - SP! Falo mais dele abaixo!


Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo



Segundo Silveira Bueno, "Itu" procede do termo tupi Utu-Guaçu (cachoeira grande). Eduardo de Almeida Navarro diz que o topônimo procede do tupi ytu (cachoeira). O marco da fundação da cidade de Itu foi a construção, em 1610, de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Candelária, no lugar em que hoje fica a Igreja do Bom Jesus.  Durante quase 100 anos (de 1657 a 1750), a Vila de Itu não passou de um pequeno núcleo, com menos de 100 casas, concentradas. Em 1776, com o crescimento das lavouras da cana de açúcar e do algodão, a cidade cresceu. O número de engenhos de cana e de escravos, trazidos da África, se multiplicou.


Roteiro de um dia em Itu, no interior de São Paulo
Quadro de Miguelzinho Dutra - Vista da cidade de Itu (1851)

 

Em 5 de fevereiro de 1842, a Vila de Itu foi elevada a cidade - anteriormente era freguesia de Santana de Parnaíba.  A partir de 1850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica Com a crise no mercado de açúcar em 1860, cresceram os conflitos entre os fazendeiros e o governo imperial e também o movimento republicano na cidade. resultou, em 1873, na realização da Primeira Convenção Republicana do país e criação do  Partido Republicano Paulista e assim Itu ficou conhecida como o berço da republica. O açúcar foi sendo aos poucos substituído pelo café e imigrantes vieram para substituir a mão de obra escrava (principalmente italianos). O café foi base da economia até 1935, mas as terras esgotadas e a concorrência com outras região fez principal indústria da cidade decair, seguida pela cerâmica. Com a Rodovia Castelo Branco após 1970, todo tipo de indústria se instalou em suas margens.



Quem curte café vai gostar também de conhecer o Museu do Café em Santos!








domingo, 25 de setembro de 2022

Doors Open Toronto - Conhecendo lugares geralmente fechados para o público

O Doors Open Toronto é um evento que faz parte do Doors Open Ontario - durante um dia ou um final de semana, diversos prédios notáveis de Toronto (ou do estado/província canadense de Ontario) normalmente fechados para o público geral são abertos excepcionalmente para que a sociedade possa conhecer/ver/entender. As visitas são gratuitas e também existem tours guiados. Ottawa e Kingston participam do evento em datas próximas, assim como diversas outras localidades menores em Ontario.

Quando organizei minha viagem para o Canadá em maio/2018, comprei uma passagem em promoção de ida e volta por Toronto e por isso precisaria fazer um roteiro circular. Para garantir caso tivesse algum problema nos voos e nos trens, reservei algumas noites em Toronto no começo da viagem e outras noites ao final. E justamente nestes dias finais, era um final de semana e estava rolando o Doors Open Toronto 2018, com o tema "Filme: o grande romance", contando com mais de 130 prédios participantes! Para quem não sabe, Toronto é muito usada como cenário de filmes e séries, às vezes se passando por locais norte-americanos e às vezes como Toronto mesmo. Os exemplos mais conhecidos talvez sejam a minissérie "O conto da aia" (a escritora é canadense) e a escola do professor Xavier (Casa Loma, ponto turístico muito famoso em Toronto). Além disso, o evento contava com apresentações musicais e exibições de filmes. Vejam no blog Brasileira em Toronto uma lista de filmes e séries gravados em Torontolocais que são cenários de filmes em Toronto e cenários de The Handmaid´s Tale.



Doors Open Toronto - Conhecendo lugares geralmente fechados para o público

A imponente Assembleia Legislativa de Ontario, que mostro mais abaixo



O evento era bastante divulgado pelas ruas da cidade, por exemplo com distribuição de jornalzinho com a lista geral dos prédios, horários, localização, ponto de encontros de walking tours temáticos etc. Escolhemos visitar alguns prédios próximos à prefeitura de Toronto, alguns locais com vistas panorâmicas da cidade, conhecer a Assembleia Legislativa de Ontario e também algumas áreas da Universidade de Toronto. Naquele final de semana, ainda visitamos alguns pontos turísticos que ficaram faltando da primeira parte da viagem, como o Graffitti Alley, mas foram dias de visitas sem tanta pressa.


Doors Open Toronto - Conhecendo lugares geralmente fechados para o público



Veja aqui todas as dicas sobre Toronto no blog!