quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Blautopf e Abadia de Wiblingen - 2 passeios incríveis perto de Ulm e Stuttgart (Alemanha)

Bem pertinho de Stuttgart e Ulm, ficam duas atrações incríveis que consegui conhecer durante minha viagem de 3 meses pela Europa - o lago mais azul que já vi na vida (Blautopf) e uma das bibliotecas mais lindas do mundo, na abadia de Wiblingen!


Blautopf e Abadia de Wiblingen - passeios perto de Ulm e Stuttgart (Alemanha)
Blautopf e biblioteca na abadia de Wiblingen, duas atrações imperdíveis no sul da Alemanha!


Explorando o sul da Alemanha, fiquei uma semana em Stuttgart para fazer passeios pela região de Baden-Württemberg. Depois, seguiria para o Lago de Constança e então decidi dormir uma noite em Ulm antes de continuar a viagem para Munique. Entre as duas cidades, consegui conhecer a maravilhosa nascente do rio Blau em Blaubeuren (chamada Blautopf) e também a biblioteca da abadia de Wiblingen nos arredores de Ulm e vou mostrar no post de hoje porque todo mundo deveria incluir as duas atrações quando estiverem turistando pela região.




terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Tudo sobre Ulm (Alemanha): dicas sobre a terra natal de Einstein e da igreja mais alta do mundo!

No estado de Baden-Württenberg no sul da Alemanha tem uma cidade com nome que eu considero engraçado que sempre me instigou. Ulm é a cidade-natal de Albert Einstein e ali fica a igreja mais alta do mundo! Isso já seria motivo para visitá-la, mas descobri uma biblioteca MARAVILHOSA nos arredores (no distrito de Wiblingen) e ainda a localização da cidade era bastante conveniente entre Stuttgart, Lago de Constança e Munique, 3 lugares que queria passar na minha última ida para a Alemanha. Ulm está interligada com sua cidade-irmã, Neu-Ulm, já no estado da Baviera. As duas cidades são separadas pelo rio Danúbio (sim, aquele famoso mesmo), mas funcionam em conjunto (por exemplo o transporte público). Como sempre, tem um mapinha lá no final do post com tudo isso que falo e recomendo!


Todas as dicas sobre turismo em Ulm (Alemanha) - Ulm Münster
Vários ângulos da principal atração de Ulm - a Ulmer Münster


Sobre Ulm (Alemanha)


Fundada em 850 (mas com vestígios de ter sido habitada desde 5.000AC), Ulm conta com pouco mais de 126 mil habitantes em 2019. Localizada na confluência dos rios Blau e Iller com o Danúbio, foi declarada "cidade imperial livre" pelo Sacro Império Romano-Germânico no século XII. A construção de sua enorme igreja começou em 1377, financiada pelos cidadãos de Ulm e não pela Igreja Católica. Na época, era uma importante cidade de comércio e manufatureira, mas seu declínio começou com a Guerra dos Trinta Anos e a descoberta do Novo Mundo. A construção da igreja foi interrompida no século XVI por problemas financeiros, retomada em 1844 e terminada em 1891. Na segunda metade do século XIX, Ulm se tornou um importante pólo de indústrias no sul da Alemanha e na Segunda Guerra Mundial, 80% da cidade foi destruído por bombardeios.


Desde os anos 80, aconteceu a transição de uma cidade industrial clássica para uma a industrialização high-tech com o estabelecimento de diversos centros de pesquisa de grandes empresas alemãs. Ela já foi até considerada a cidade mais saudável da Alemanha! Hoje existe uma grande reforma na estação de trem (Ulm Hauptbahnhof) e seu entorno devido ao gigantesco e polêmico projeto DB Stuttgart-Ulm ou "Stuttgart 21" (link em inglês), que vai remodelar todo o transporte férreo no sul da Alemanha (e futuramente de Paris até Bratislava e Budapeste).



Leia aqui todos os posts sobre Ulm no blog!


terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Tudo sobre a Noeland 2019 - Um Reino Mágico de Natal (Holambra-SP) - 3a edição

No interior paulista, não muito longe de Campinas e de São Paulo, fica uma cidadezinha de origem holandesa, chamada Holambra, que é mais conhecida pela festa das flores na primavera, a Expoflora. Mas 2019 já é também o 3o ano que Holambra sedia o maior evento de Natal do estado de São Paulo - a Noeland, perfeito para crianças e para quem adora curtir uma decoração natalina! A cidade até foi listada aqui em outro post recente sobre os melhores lugares para curtir eventos e decorações de Natal no Brasil! Finalmente conheci a Noeland no primeiro fim de semana do evento em 2019 e conto tudo no post de hoje!


Noeland - maior evento de Natal no estado de São Paulo em Holambra


Noeland - maior evento de Natal no estado de São Paulo em Holambra


Com 50 mil metros quadrados de área, 4 mil metros quadros de decoração - equivalente  meio campo de futebol (com 50 mil itens), 150 mil árvores artificiais iluminadas, 200 mil microlâmpadas na decoração interna e 400 árvores naturais iluminadas e muitas atrações, a Noeland é uma graça!


Leia aqui todas as dicas sobre Holambra no blog! Garanta aqui o seu tour por Holambra, fora dos grandes eventos!


domingo, 1 de dezembro de 2019

Internet no exterior - Chip de celular para Alemanha, República Tcheca e Polônia

Na minha última viagem de três meses por Alemanha, República Tcheca e Polônia, estaria completamente sozinha em mais da metade do tempo. Queria mostrar um monte de coisa de lá nas redes sociais e queria a facilidade de poder conferir apps de transporte a qualquer hora do dia de qualquer lugar onde estivesse. Logo cheguei à conclusão de que o mais tranquilo seria sair daqui do Brasil já com chip. Levei um chip Viaje Conectado de 30 dias e 12 GB da Yes Brasil que ganhei em um evento para blogueiros de viagem e comprei outro chip deles com desconto para parceiros também por 30 dias e 12 GB. Passaria 2 semanas com amigos "perdida" no interior da República Tcheca (mas com wifi) então não me preocupei com esse período.


Chip de celular para Alemanha, República Tcheca e Polônia
Como não me apaixonar por essas praças polonesas??? Esse é um pedacinho da praça principal (Rynek) em Wroclaw (também conhecida como Breslau ou Breslávia)


Mas no final das contas, o primeiro chip acabou durando quase um mês e meio e foi o suficiente até eu encontrar com meus amigos. Fiquei uns dias só com wifi, mas não viajaria nestes dias. Quando estava voltando para Praga, coloquei meu segundo chip no celular e ele teria que durar 32 dias (os dias finais na República Tcheca + os dias na Polônia). Ele aguentou sim e foi tudo certo. Eu não estava super controlando, mas tentava resolver a maior parte das pendências e postar a maior parte dos stories quando estava no hotel com wifi (nem sempre era possível).



sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Onde ficar e onde comer em Cracóvia (Polônia)

No sul da Polônia e relativamente perto da República Tcheca (e também da Eslováquia) fica a cidade polonesa mais famosa, Cracóvia, com cerca de 850 mil habitantes. Cracóvia vira e mexe aparece nas listas de "cidades mais bonitas da Europa" e seu centro histórico foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1978. Foi aqui que Papa João Paulo II morou, na época que era Arcebispo de Cracóvia. Também foi a casa de Oscar Schindler (sim, aquele no filme) e mais antigamente, dos reis poloneses. Na minha viagem pela Polônia, Cracóvia era a cidade que eu mais tinha expectativas de conhecer pela "fama" da cidade - não é um lugar extremamente famoso, mas é o mais famoso da Polônia. Queria fazer 2 tours na região e por isso coloquei no meu roteiro 6 noites em Cracóvia. Veja aqui como foram os meus 3 meses pela Alemanha, República Tcheca e Polônia.


Onde ficar e onde comer em Cracóvia
Sukiennice


A praça principal (Rynek Glówny) é gigante e deslumbrante e não dava vontade de sair daquela área mais central porque tudo é muito bonitinho. Mas acabei saindo sim. No final das contas, 5 dias inteiros foram um tempo acertado, mas pouco tempo - a cidade (e a Polônia inteira para falar a verdade) não foi descoberta ainda pelos brasileiros, mas definitivamente já foi descoberta pelo resto do mundo e eu estava lá no início de agosto - altíssima temporada. Resultado: não consegui fazer alguns passeios por conta da lotação de turistas na cidade. Mas aproveitei muito e gostei bastante da cidade! No post de hoje falo sobre onde ficar e onde comer por Cracóvia.




quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Gramado (RS): Os melhores tours guiados, ingressos para atrações e experiências gastronômicas!

Gramado é um dos destinos brasileiros com maior diversificação de atrações e chega a ser uma loucura organizar um roteiro de viagem pela cidade! Além de tudo, está longe de ser um destino barato, já que é muito procurado por brasileiros, principalmente aqueles viajando com a família toda. Sendo assim, os preços são sempre altos e vale muitíssimo a pena se organizar e reservar ou comprar tudo com antecedência! Uma enorme vantagem do planejamento é já saber quanto vai gastar com atrações e poder inclusive comprar vários ingressos pagando parcelado! Muitas vezes, se você não garante seu ingresso antes, nem consegue comprar na hora - se estiver viajando em um feriado ou alta temporada!




Gramado (RS): Os melhores tours guiados, ingressos para atrações e descontos na gastronomia
Ainda bem que existem várias atrações no centro da cidade de graça para aliviar os bolsos!


Selecionei para o post de hoje diversas atrações que recomendo que você compre assim que definir as datas da viagem! Além de poder já chegar em Gramado com boa parte da sua viagem quitada, dá para garantir que os passeios não estarão esgotados!


Se você não for alugar um carro, pode contratar transfer ida e volta para o aeroporto de Porto Alegre ou de Caxias do Sul. Tem um post aqui no blog com todas as dicas de como chegar e se locomover por Gramado e Canela!








segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Melhores passeios de um dia saindo de Recife

Recife não é lá uma cidade com tantas praias lindas para se aproveitar, mas poucos quilômetros para o norte e para o sul estão algumas das praias mais espetaculares do litoral brasileiro! No interior não muito longe dali também tem lugares interessantes para visitar e vou falar sobre várias opções de passeio de um dia saindo de Recife no post de hoje!


Melhores tours de um dia saindo de Recife
Praça do Marco Zero em Recife - foto: Pixabay


Não incluí Olinda nos passeios abaixo porque ela está tão conectada com Recife, que praticamente contam como uma cidade só! Se você tiver mais tempo para o seu roteiro, pode valer muito a pena ficar mais tempo em cada um deles, se hospedando lá, ao invés de voltar para Recife e até combinar alguns destinos próximos em 2 ou 3 noites, por exemplo.


Vejam aqui todas as opções de tours e transfers em Recife! Se quiser mais liberdade, pode também alugar um carro para fazer os passeios abaixo!


sábado, 23 de novembro de 2019

O que ver e fazer em Santa Teresa (ES), primeira cidade de colonização italiana no Brasil - Pocando no ES 4

Da última vez que fui para o Espírito Santo, conheci a região dos imigrantes (além de Vitória e Vila Velha que revisitei) e a cidade que fizemos mais coisas durante o encontro de blogueiros Pocando no ES 4 foi Santa Teresa, a primeira cidade fundada no Brasil pelos imigrantes italianos!



O que ver e fazer em Santa Teresa (ES), fundada por imigrantes italianos
Algumas das atrações de Santa Teresa (ES) - antiga casa de imigrantes e igreja matriz


Santa Teresa é hoje a maior produtora de uvas e vinhos do Espírito Santo e possui pouco mais de 20 mil habitantes. Em 1875, chegaram na região vários imigrantes da região do Tirol e do Vêneto e mais tarde seguiram alemães, suíços e poloneses. O povoado crescia e em 1891 foi declarado o município de Santa Teresa. É o berço do cientista Augusto Ruschi, pioneiro nas pesquisas com beija-flor (muito abundante naquela área) e fundador do Museu de Biologia Professor Mello Leitão.





quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia) - onde o conflito começou!

Como contei no post sobre onde ficar e onde comer em Gdansk, descobri quando cheguei na cidade que foi ali que tinha se iniciado a Segunda Guerra Mundial. Muitos anos depois, foi construído um super museu sobre a guerra mais marcante de todas. Muito se discutiu sobre isso porque de acordo com o governo de direita e "patriota", o museu polonês não dá ênfase na História do próprio país, mas eu achei isso uma vantagem - ele mostra diversos aspectos da guerra que eu nunca tinha visto em museu nenhum, como por exemplo, a participação de tropas finlandesas! Este museu é o único que retrata somente a Segunda Guerra no mundo e foi inaugurado em 2017 - está tinindo de novo!


Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdansk (Polônia)
Prédio modernete do museu - a exibição é principalmente no subsolo do museu





terça-feira, 19 de novembro de 2019

Mais de 30 cidades para curtir o Natal no Brasil em 2023

Se tiverem sugestões de cidades para incluir no post, por favor deixem nos comentários! Última atualização em 26/12/2023 - post em constante atualização. Prestem atenção nas datas - se estiverem em preto, o texto está atualizado. Se a data estiver em vermelho, é informação antiga.


A chegada de Novembro e Dezembro significa que o ano está acabando, mas significa também que várias cidades do Brasil ganham um atrativo bem legal, que vem ganhando força ano a ano de norte a sul do país - os eventos e decorações de Natal! Na Europa já é bastante tradicional que as cidades se enfeitem nesta época do ano e os mercados de Natal são bem grandes e fazem bastante sucesso! Eu AMEI visitar os mercados de Berlim, de Munique e até de Barcelona!


Para quem gosta de Natal, mas vai para a Alemanha em outra época, tem uma rede de lojas espalhada pelo país que é simplesmente fantástica - onde é Natal o ano todo!


No post de hoje, com a ajuda dos seguidores do Instagram, selecionei mais de 20 (!) cidades pelo Brasil que tem algo interessante nesta época do ano! No final do post tem um mapinha com todas elas. Claro que ainda não visitei todas, e muitas eu conheci em outras épocas, mas quem sabe um dia! Conforme forem sendo publicadas as novidades sobre o Natal nas cidades abaixo (que coloquei mais ou menos do sul para o norte do país), vou atualizando o post. Ah, não contei as decorações nos shoppings pelo Brasil porque aí seriam cidades demais, não é?


cidades para curtir o Natal no Brasil  - Holambra


cidades para curtir o Natal no Brasil - Socorro
Sabem onde fica esta igreja decorada com a árvore grandona ali na frente? Resposta abaixo! Foto de divulgação do evento



Para visita muitas destas cidades, o ideal é circular de carro porque no interior tem muito lugar legal de acesso não tão fácil por avião ou ônibus. Use um comparador de locadoras para economizar no aluguel de carro!


domingo, 17 de novembro de 2019

Roteiro de um dia em Petrópolis (RJ)

Algum tempo atrás, fui participar de uma espécie de congresso em Petrópolis, mas eu e alguns amigos chegamos cedo e aproveitamos para conhecer a cidade em algumas horas! No post de hoje, conto como foi o nosso roteiro na Cidade Imperial, que eu já conhecia de uma excursão nos anos 90 quando ainda era adolescente. Depois do congresso, segui para o Rio de Janeiro, passar 3 dias sozinha explorando a Cidade Maravilhosa!


Lá no final do post tem um mapinha com todos os lugares citados aqui para você se localizar!


Roteiro para um dia em Petrópolis (RJ)
Palácio de Cristal

Roteiro para um dia em Petrópolis (RJ)
Avenida Koeler com o rio Quitandinha no centro e ao fundo a Catedral São Pedro de Alcântara


Petrópolis ("a cidade de Pedro") possui clima bem mais ameno do que o Rio de Janeiro e foi construída para a Família Real brasileira como um refúgio para o verão. Daí que veio o apelido de Cidade Imperial e suas construções em estilo europeu. Leia mais sobre Petrópolis aqui.




sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Roteiro para uma manhã em Pomerode (SC)

Nos meus quatro dias no Vale Europeu (SC) para um encontro de blogueiros (veja aqui o nosso roteiro), não podíamos deixar de incluir uma outra cidadezinha fofa, de origem alemã como Blumenau, mas bem menor - Pomerode!



Roteiro para conhecer Pomerode (SC) em poucas horas
Portal Sul em uma das entradas da cidade - tem uma lojinha de souvenir aí dentro!


Roteiro para conhecer Pomerode (SC) em poucas horas
Letreiro da cidade em uma praça atrás do portal acima


História de Pomerode (SC)



A região de Pomerode chegou a ser habitada por índigenas, mas se desenvolveu economicamente a partir do século XIX com a imigração alemã, pois estava no caminho entre Blumenau e Joinville. Os imigrantes que se instalaram ali deram início a diversos cultivos e indústria, com destaque para a porcelana, e tinham vindo do estado alemão de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (a parte da esquerda do mapa abaixo).

Como vocês podem ver no mapa, a antiga Pomerânia ocupava áreas que hoje estão no norte da Alemanha e da Polônia, englobando cidades como Rostock e Stralsund no lado alemão e Stettin e Gdansk no lado polonês (amei conhecer Gdansk, mas as outras ainda não conheço).


Roteiro para uma manhã em Pomerode (SC) - mapa da Pomerânia
Por Krzysztoflew, CC BY-SA 3.0



Por conta disso, o alemão é bastante falado em Pomerode (eu vi uma senhorinha na farmácia falando em alemão com o caixa!) e ensinado na escola. Além de Pomerode, os pomeranos se instalaram também em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, por onde passei rapidamente durante o encontro Pocando no ES.






Veja aqui todos os posts no blog sobre Blumenau!

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Como conhecer Campos do Jordão (SP) sem carro?

Uma das coisas que mais me irrita em tentar viajar pelo Brasil é que em muuuuitos destinos legais, é impossível se virar sem carro. As atrações ficam longe umas das outras, o transporte público é deficiente no pais todo (em muitos lugares é inexistente), o táxi é um roubo, depender 100% de tours é chato (quando tem, né?) e isso tudo me desanima! Campos do Jordão é um desses lugares onde recomendo demais ir de carro. Mas muitas vezes isso é impossível ou em uma viagem sozinha, não muito econômico. Eu só fui para lá de carro com minha família, mas andei pesquisando sobre como chegar por conta própria e como se virar pela cidade. Nesse caso mais do que nunca, recomendo DEMAIS se hospedar no bairro Capivari, onde acontece a movimentação noturna da cidade. Veja aqui o post que fiz com dicas de hotéis e pousadas (e até hostel) em Campos do Jordão!


Como conhecer Campos do Jordão sem carro?
Portal de Campos do Jordão




segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Onde ficar e onde comer em Gdansk (Polônia)

Quando estava planejando a minha viagem pela Polônia, lembrei das aulas de História do colégio sobre a Liga Hanseática e depois de ver algumas fotos, decidi incluir Gdansk no meu roteiro. Mas como a viagem  foi longa, acabei não pesquisando tanto como eu faço geralmente e deixei só 4 noites para conhecer a região, o que se mostrou pouco tempo posteriormente. Acabei passando um dos principais feriados poloneses por lá e a cidade estava LOTADA de turistas poloneses mesmo - o destino é o preferido deles no verão. Apesar de ter sido difícil achar hospedagem que não custasse um absurdo, aproveitei demais aqueles dias e por mim teria ficado até mais tempo! A minha falta de pesquisa me trouxe uma surpresa também quando descobri em um walking tour que foi exatamente em Gdansk que começou a Segunda Guerra Mundial! Garanto que vale a pena DEMAIS conhecer a Polônia além de Varsóvia e Cracóvia! No post de hoje, falo sobre onde ficar e onde comer em Gdansk e claro que tem mapinha com todas as dicas no final do post.


Onde ficar e onde comer em Gdánsk (Polônia)
The Crane - guindaste medieval preservado e uma das principais atrações da cidade!


Sobre Gdansk (Polônia)


maior cidade portuária polonesa e também a maior cidade no norte da Polônia fica na foz do rio Vístula, no Mar Báltico e é o centro da Tricidade (em polônes - Trójmiasto - núcleo urbano de aproximadamente 800 mil habitantes formado por Gdansk, Gdynia e Sopot). Fundada no século X, Gdansk foi uma importante fortificação, porto de pesca e centro comercial de âmbar, tendo sido dominada pelos Cavaleiros Teutônicos nos séculos XIV e XV. Mais tarde, ela era disputada pela Alemanha e pela Polônia e com o Tratado de Versalhes ao final da Primeira Guerra Mundial, foi declarada como cidade livre. Mas a Cidade Livre de Gdansk não durou muito tempo e tentando anexá-la ao país, a Alemanha invadiu a Polônia e começou a Segunda Guerra Mundial. Nos anos 90, a cidade viu nascer em seus estaleiros o Solidariedade, o sindicato que sob a liderança de Lech Wałęsa foi fundamental na luta contra o comunismo e o controle da União Soviética no Leste Europeu.





sábado, 9 de novembro de 2019

O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - centro histórico e cachoeiras (Pocando no ES 4)

Durante o encontro Pocando no ES em abril/2018, conhecemos a região dos imigrantes na serra capixaba não muito longe de Vitória. Uma das cidades onde passeamos um dia e dormimos uma noite foi Santa LeopoldinaVeja aqui o nosso roteiro de 4 dias por Vitória, Vila Velha, Santa Teresa e Santa Leopoldina!




O que ver e fazer em Santa Leopoldina (ES) - centro histórico e cachoeiras (Pocando no ES 4)


A pequena cidade de Santa Leopoldina tem cerca de 12 mil habitantes e seus primeiros imigrantes vieram da Suíça, da Alemanha, do Tirol, da Pomerânia e da Itália. Apenas três anos após sua fundação, recebeu a visita de D. Pedro II. A grande produção cafeeira trouxe importância para a colônia, que recebeu a primeira estação de telefonia da província. Hoje, sua economia se baseia principalmente em hortifrutigranjeiros, sendo a maior produtora de gengibre do país!


Veja aqui todos os posts sobre o Espírito Santo aqui no blog!



quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Arte em Recife: Oficina Cerâmica Francisco Brennand e Instituto Ricardo Brennand

Ouve-se por aí que o talento artístico e a apreciação pela arte está no sangue e em Recife podemos comprovar que essa teoria tem procedência. Dois de seus maiores atrativos ligados à arte são fruto do trabalho de dois familiares, que dizem os recifenses, não se bicam. Eles ficam no bairro Várzea, mais afastados de todas as outras atrações turísticas (e bairros legais para se hospedar), então a dica é alugar um carro e fazer um roteirinho perfeito para um dia, conhecendo os dois um em seguida do outro, mas quem me levou lá foi a Luísa do Janelas Abertas.


Arte em Recife: Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand e Instituto Ricardo Brennand


Para localização, preços, horários de funcionamento, confiram nos sites oficiais das atrações que estão sempre atualizados. É só clicar nos nomes abaixo!

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Onde comer poutine e pierogi em São Paulo?

ATUALIZADO EM 10/10/2020

Toda vez que volto de alguma viagem, fico com saudades de alguma comida típica, já que sou boa de garfo e faço questão de experimentar muitas coisas típicas em todos os lugares. Aí, fico procurando onde comer determinado prato aqui no Brasil. Até hoje não consegui achar horchata valenciana, mas me dei bem com o stroopwafel holandês.

Como moro em Campinas, sempre tenho alguns compromissos em São Paulo e às vezes gosto de ir para lá somente para passear, mas recentemente ainda tinha outro(s) motivo(s) para visitar a capital do meu estado. Achei na internet 2 lugares que estava louca para conhecer: uma poutinerie e um café que serve pierogi, para matar a saudade do Canadá e da Polônia, respectivamente!


Onde comer poutine e pierogi em São Paulo?
O da esquerda é o poutine candense e o da direita, pierogi polonês.



Veja aqui todos os posts sobre São Paulo no blog! E aqui todos os posts sobre Gastronomia!


domingo, 3 de novembro de 2019

"Leonardo da Vinci - 500 anos de um gênio" no novo MIS Experience em São Paulo

ATUALIZAÇÃO 26/02/2020

Sábado 02/novembro/2019 começou uma super exposição sobre o Leonardo da Vinci em São Paulo. Eu fui conferir e conto tudo sobre ela neste post! Cuidado com SPOILERS! Já foram 14 mil ingressos vendidos logo que abriram as vendas poucos dias atrás. Serão quatro meses de exposição em homenagem aos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci. A exposição foi adiada até 31/maio/2020!


"Leonardo da Vinci - 500 anos de um gênio" no novo MIS Experience em São Paulo
Projeções gigantes de algumas de suas obras...


"Leonardo da Vinci - 500 anos de um gênio" no novo MIS Experience em São Paulo
Tiraram do papel muitas de suas invenções!



São 18 temas diferentes. Cerca de 70 máquinas, códigos, animações, quadros famosos, uma verdadeira experiência de imersão no novo espaço do MIS São Paulo chamado de MIS Experience (no bairro Água Branca - perto da Barra Funda - em São Paulo).



Leia aqui todas as dicas sobre São Paulo no blog!


sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Onde comer em Campinas? Maria Antonieta, Giovanetti, Benedito e Creps

Fazia tempo que não publicava nenhuma dica da minha cidade Campinas, não é mesmo? Hoje trago mais uma seleção de restaurantes que fui nesse último ano! Para localização, horários de funcionamento, cardápios etc, cliquem nos links nos nomes dos estabelecimentos, onde as informações estarão sempre atualizadas.

Maria Antonieta Cambuí


A decoração desse restaurante já tradicional no bairro Cambuí é lindíssima, mas no encontrinho com as amigas acabei até esquecendo de tirar fotos!


Onde comer em Campinas? Maria Antonieta
No começo de 2019 fomos almoçar lá eu, a Natie do Sundaycooks, a Lili do Trilhas e Cantos, a Nathy do Manas no Mapa e a Lu do Turistando com a Lu e pedi o menu executivo. Acima, a salada de entrada com molho de mostarda e mel, o cafezinho com um brigadeiro ao final e o grupo lindo!


Onde comer em Campinas? Maria Antonieta
Aqui está o prato principal que eu pedi, risoto que não lembro do que era, mas estava bom! Não anotei valores, mas é um local mais carinho mesmo - são diversas opções de prato principal. Chegamos a pedir uma garrafa de espumante para dividir.


quarta-feira, 30 de outubro de 2019

O que ver e fazer em Blumenau - SC?

Já são diversos posts aqui no blog contando sobre meus quatros dias na maior cidade do Vale do Itajaí e centro econômico do Vale Europeu em Santa Catarina, mas ainda faltou falar de algumas atrações e este post de hoje é um resumão do que fazer em Blumenau, talvez a cidade mais alemã do Brasil!


Veja aqui como foi o meu roteiro de quatro dias por Blumenau e Pomerode com outros blogueiros!


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Castelinho da Havan
"Castelinho" em estilo enxaimel que é uma das construções símbolo da cidade bem na rua principal!


Leia aqui todos os posts no blog sobre Blumenau!


segunda-feira, 28 de outubro de 2019

30 anos da queda do Muro de Berlim

A Alemanha está em festa pelos 30 anos da queda do Muro de Berlim, que será daqui alguns dias! E não era para menos! O país sofreu economicamente com essa divisão e até hoje ainda estão tentando recuperar a diferença entre regiões. A capital Berlim ainda tem cicatrizes bem visíveis da época que ficou dividida entre 2 países com sistemas econômicos totalmente diferentes. Muitas famílias foram separadas e demoraram décadas para reencontrar seus entes queridos.


30 anos da queda do Muro de Berlim
East Side Gallery


30 anos da queda do Muro de Berlim
Berlim vista do espaço à noite: o muro caiu, mas décadas depois a cidade continua dividida - perceberam a cor diferente das luzes? Mais sobre neste post aqui, Foto: NASA/ESA - domínio público


São muitas atrações hoje em dia em Berlim para entender a motivação para a construção do murocomo era a vida na Alemanha socialista e qual(is)  o(s) motivo(s) para a queda do muro. Além disso, trechos do muro ainda que ainda estão de pé são a tela perfeita para street art (leia aqui sobre a East Side Gallery)! Mas agora em 2019, surgiram algumas exposições especiais e eventos sobre o assunto.


Leia aqui todos os posts sobre Berlim no blog!



sábado, 26 de outubro de 2019

Conhecendo o Mosteiro de Maulbronn (Alemanha)

No norte do estado de Baden-Wüttemberg na Alemanha está a cidade de Maulbronn, bem pequena e calma. O destaque definitivamente fica com o mosteiro, o melhor preservado ao norte dos Alpes e declarado patrimônio pela UNESCO em 1993. Construído entre os séculos XII e XVI, teve seu início com o primeiro Papa cisterciense. Em 1504 o duque de Baden-Württemberg construiu aqui o seu pavilhão de caça e já no século XVII, a abadia se converteu em seminário protestante.


Conhecendo o Mosteiro de Maulbronn (Alemanha)


Veja aqui todos os posts sobre a Alemanha no blog!


quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O que fazer no centro de Gramado (RS)

Muitas atrações de Gramado ficam afastadas do centrinho da cidade e várias na verdade ficam na cidade vizinha Canela, mas tem bastante coisa legal ali na avenida principal (Borges de Medeiros) e arredores, que vou mostrar no post de hoje! Claro que tem mapinha com tudo isso lá no final do post e se você se hospedar bem localizado como eu me hospedei, vai conseguir fazer tudo isso aqui a pé!


Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e Fonte do Amor Eterno


A igreja de Canela é a mais conhecida da região, mas a de Gramado é também bastante imponente. Não achei muita graça por dentro, mas por fora mesmo ela já rende fotos bonitas. Construída primeiramente em madeira em 1917, foi reconstruída 26 anos depois em pedra. Sua torre tem 46m e seus vitrais retratam a vida do apóstolo Pedro.


O que fazer no centro de Gramado - Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e Fonte do Amor Eterno
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo



Leia aqui todos os posts com dicas de Gramado no blog!



terça-feira, 22 de outubro de 2019

Onde ficar em Stuttgart - 3 opções econômicas testadas

Stuttgart é conhecida pela indústria automobilística e é uma grande cidade de negócios na Alemanha, então a maior parte dos hotéis na cidade são hotel de negócios (e caros!). Quando decidi incluir a cidade na minha última viagem pela Alemanha, tive dificuldade para encontrar hospedagem que não custasse um rim e que fosse bem localizada. Aparentemente a maior parte do pessoal que viaja por ali está com carro alugado então várias opções são afastadas do centro da cidade e não tão práticas para quem vai somente a turismo e não quer alugar um carro (meu caso).


Onde ficar em Stuttgart - 3 opções econômicas testadas
Schlossplatz  (praça do castelo) - local onde tudo acontece em Stuttgart


Aproveitei que Stuttgart fica muito bem localizada no estado de Baden-Württemberg e planejei ficar 8 noites para conhecer diversas cidades e castelos da região. Para resolver o problema da hospedagem, testei 3 locais diferentes e conto neste post sobre a pousada e os dois hostels onde me hospedei (um deles em quarto privativo e outro em quarto coletivo). Eles estão em ordem do que mais gostei para o que menos gostei.



domingo, 20 de outubro de 2019

Roteiro pelo centro de Blumenau (SC)

Durante o encontro de blogueiros Blogando no Vale Europeu, passamos uma manhã caminhando pelo centro de Blumenau, conhecendo sobre a história da cidade e curtindo algumas atrações. Lá no final do post vai ter um super mapa marcando tudo que vou falar neste post e também dicas de onde se hospedar, onde comer etc.


Roteiro pelo centro de Blumenau



Blumenau é a 3a cidade mais populosa de Santa Catarina e foi fundada pelo químico e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que desembarcou no local em 1850 juntamente com os primeiros colonos. A cidade mais conhecida no Brasil por ser a sede da grande festa da cerveja Oktoberfest (em outubro, nos moldes da Oktoberfest original de Munique, Alemanha) é o centro econômico do Vale do Itajaí (ou Vale Europeu), sendo o destaque econômico da região as indústrias têxtil (sede da Cia. Hering por exemplo) e informática.



quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Conhecendo a Praia de Carneiros em um dia saindo de Recife

Pernambuco é um ótimo destino de praia, mas sua capital Recife nem tanto. A praia mais famosa da cidade, a Praia de Boa Viagem, não é recomendada para banho devido ao risco de ataque de tubarões! Sendo assim, para curtir uma praia quando estiver em Recife, a melhor opção é fazer algum tour de um dia (no mínimo) porque são diversas praias sensacionais na região! Uma das mais famosas delas é a Praia de Carneiros e conto no post de hoje como foi o tour que eu fiz para lá!


Conhecendo a Praia de Carneiros em um dia saindo de Recife - igrejinha - Capela de São Benedito
Essa é a igrejinha da Praia de Carneiros (como é popularmente conhecida a Capela de São Benedito), que virou símbolo da localidade.


Como não sei brincar de escolher fotos, esse foi o maior desafio de escrever este post! É muita beleza para resumir quase 300 fotos que tirei em um dia aqui no blog!



terça-feira, 15 de outubro de 2019

6 dicas para economizar tempo durante a viagem

Eu sempre considerei que economizar tempo é economizar dinheiro, ainda mais quando você está gastando em euro, dólar, libra ou sei lá que moeda você for usar na sua viagem. Um tempinho atrás postei aqui no blog 20 dicas para economizar dinheiro antes e durante a sua viagem e hoje é a vez das dicas para economizar tempo!


dicas para economizar tempo durante a viagem
Foto: Pxhere - domínio público

domingo, 13 de outubro de 2019

Refribox - experimentando refrigerantes diferentes do mundo todo!

No primeiro semestre de 2018, fui assinante de um clube de assinaturas de refrigerante, o Refribox! Atualização outubro/2021 - aparentemente a empresa fechou :(! Já mostrei vários que experimentei no stories lá no Instagram (quem não viu, ainda tem chance porque coloquei nos destaques!) e aqui no blog já fiz um post sobre vários refrigerecos que experimentei nas minhas viagens (pelo Brasil e no exterior).


Refribox - experimentando refrigerantes diferentes do mundo todo!
Exemplos de caixas que recebia mensalmente

Refribox - experimentando refrigerantes diferentes do mundo todo!


Em São Paulo tem um bar bem legal perto da Avenida Paulista e da Rua da Consolação que vende muitos refrigerantes regionais brasileiros nada conhecidos - vale muito a pena provar refrigerantes diferentões! Veja aqui como é o Tubaína Bar!


quinta-feira, 10 de outubro de 2019

10 furadas que você deve evitar ao comprar uma passagem aérea

Cansei de ver relatos nas redes sociais de pessoas que passam o maior perrengue viajando. Depois de fazer faculdade de turismo, trabalhar na área, planejar mil e uma viagens e estar atenta à tudo relacionado a viagens desde os anos 90, eu consigo fugir da grande maioria dos perrengues, que são evitáveis! Alguns dos que mais vejo por aí e que eu me recuso a passar são relacionados a passagens aéreas. Fiz uma listinha de 10 erros que muita gente comete ao comprar uma passagem aérea porque o intuito aqui é viajar com menos perrengue, certo?


10 furadas que você deve evitar ao comprar uma passagem aérea



PS: Mesmo seguindo todas as regras possíveis para evitar perrengues, preste atenção quando estiver embarcando para não entrar no voo errado! Eu dei uma bobeira uma vez e quase fui parar em uma cidade diferente!


01) Comprar antes de pesquisar o mínimo


Você viu uma passagem imperdível em promoção para um lugar que não imaginava ir? Não compre sem pesquisar o mínimo antes! Você não sabe se é a época ideal para ir para aquele destino! Adianta comprar uma passagem para o Caribe na época dos furacões? E você não sabe também se vai ter algum evento que vai deixar os hotéis caríssimos (por exemplo, Frankfurt no meio de outubro em plena feira de livros, uma das maiores feiras de negócios do mundo que LOTA a cidade cheinha de hotéis... Não adianta nada economizar na passagem e gastar mais na hospedagem! Ou o caso clássico das monções na Ásia)...