terça-feira, 5 de novembro de 2019

Onde comer poutine e pierogi em São Paulo?

ATUALIZADO EM 10/10/2020

Toda vez que volto de alguma viagem, fico com saudades de alguma comida típica, já que sou boa de garfo e faço questão de experimentar muitas coisas típicas em todos os lugares. Aí, fico procurando onde comer determinado prato aqui no Brasil. Até hoje não consegui achar horchata valenciana, mas me dei bem com o stroopwafel holandês.

Como moro em Campinas, sempre tenho alguns compromissos em São Paulo e às vezes gosto de ir para lá somente para passear, mas recentemente ainda tinha outro(s) motivo(s) para visitar a capital do meu estado. Achei na internet 2 lugares que estava louca para conhecer: uma poutinerie e um café que serve pierogi, para matar a saudade do Canadá e da Polônia, respectivamente!


Onde comer poutine e pierogi em São Paulo?
O da esquerda é o poutine candense e o da direita, pierogi polonês.



Veja aqui todos os posts sobre São Paulo no blog! E aqui todos os posts sobre Gastronomia!




Mas afinal, o que são poutine e pierogi e onde comê-los em São Paulo?


O que é poutine?



Um prato super calórico, inventado em 1957 no interior do estado de Quebec no Canadá, com batata frita, queijo (chesse curd - quase um queijo coalho, mas um pouco mais leve) e molho gravy (a base de carne - tipo aquele molho que aparece em qualquer filme americano na mesa do feriado de Ação de Graças). Já fui para o Canadá louca para experimentar, mas acabei não encontrando nos primeiros dias, por mais incrível que pareça. Depois abusei de comer poutine!


Onde comer poutine e pierogi em São Paulo?
O da esquerda eu comi na praça de alimentação de um shopping em Ottawa e o da direita em um restaurante casual em Toronto.


É possível encontrar o poutine em vários tipos de restaurantes, fast foods, food trucks etc em qualquer cidade canadense. É um prato barato. Os ingredientes que citei acima compõe o poutine tradicional, mas já inventaram um monte em cima disso e hoje em dia existe uma variedade infinita de poutine, como por exemplo adicionando bacon, carne de porco, linguiça, frango desfiado, outros queijos, legumes, etc. Os brasileiros não são os únicos que inventam mil ingredientes para incrementar os pratos! A palavra poutine tem vários significados, entre elas "bagunça", que diz que foi o motivo do prato ganhar esse nome. Veja aqui algumas curiosidades sobre o poutine e aqui o post mais completo sobre a história e a preparação do poutine. Caso queira fazer em casa, segue aqui uma receita de poutine.



Onde comer poutine em São Paulo?


Na Canucks Poutinerie na Vila Mariana! Tem variações também além do poutine básico, mas pedi o clássico para matar a saudade. Vou ter que voltar para comer as outras opções! Gastei R$ 34,00, pedindo o menor poutine (tem porções para mais pessoas) com ginger ale para beber. Veja aqui a review da Canucks Poutinerie no Tripadvisor!


Onde comer poutine em São Paulo? Canuck´s Poutinerie

Onde comer poutine em São Paulo? Canuck´s Poutinerie
Decoração com inspiração canadense, mas nada exagerada.


Onde comer poutine em São Paulo? Canuck´s Poutinerie


Onde comer poutine em São Paulo?


Outras dicas gastronômicas em São Paulo - dicas de onde comer - parte 1dicas de onde comer - parte 2Mercadão e Eataly!


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



O que é pierogi?


É uma massa polonesa, que parece um ravioli italiano que estamos acostumados no Brasil, mas com massa beeem mais fina e leve e com recheios e molhos diferentes. Típico da Polônia, comi demais por lá e é um prato barato. Comi tanto em lugares onde só serviam pierogi, como em restaurantes "normais", especializados em comida polonesa ou não.


Onde comer poutine e pierogi em São Paulo?
Experimentei vários pela Polônia toda, mas esses foram os 2 primeiros em Cracóvia.


O pierogi pode ser também assado ou frito, mas é oferecido na maior parte das vezes somente cozido como nas fotos acima. A primeira receita de pierogi está em um livro de 1682 e o prato provavelmente veio dos vizinhos do leste (Ucrânia). Antigamente era mais apreciado na parte leste da Polônia no que na oeste. São inúmeros recheios e cada um pode inventar o seu, mas os ingredientes que eu mais vi por lá eram batata, repolho, ricota, queijos diversos, cogumelos, carnes variadas desfiadas, espinafre e bacon. O mais popular deles é chamado de "ruskie" e leva batata e ricota. Diferentemente do ravioli por aqui, o pierogi quase nunca leva molho. Em geral tem mateiga, bacon frito, creme azedo ou cebola por cima. Mas claro que não é impossível encontrar outras opções.


Existe também pierogis doces com várias opções de frutas mais típicas de países do norte ou chocolate, mas é difícil sobrar espaço para experimentar! Existem restaurantes que só servem esse prato e se chamam "pierogarnia". Além de poder pedir uma porção com somente um recheio, em vários lugares é possível pedir uma porção com recheios variados - o que é bem legal para experimentar vários sabores.

Veja aqui uma receita de pierogi e se você for de Curitiba, encontrei essa empresa que produz pierogi e também o restaurante Nova Polska pertinho da cidade e super vale a pena conhecer em um domingo como conta a Ledinara do blog Férias Now!


Turistando em São Paulo - Passeano pela Avenida Paulista (parte 1) e passeando pela Avenida Paulista (parte 2) e São Paulo vista do alto do Terraço Itália!

Onde comer pierogi em São Paulo?


No Polska Café & Pierogi, pertinho da estação Fradique Coutinho de metrô! Paguei R$ 35,20 na porção menor de pierogi, com creme fresco pago à parte e suco. Tem promoção de almoço executivo com salada por exemplo e outras opções de pratos no menu. Veja aqui as reviews do Polska Café & Pierogi no Tripadvisor!
 O restaurante fechou, mas você ainda pode ter o gostinho jantando na casa da proprietária.


Onde comer pierogi em São Paulo? Polska café & pierogi
A decoração é simples, mas tem alguns toques poloneses, por exemplo esse quadro e algumas almofadas acima.



Onde comer pierogi em São Paulo?


Gostaram das dicas? Conhecem outros lugares para comer poutine ou pierogi em São Paulo (ou Campinas)? Podem deixar nos comentários, que tenho o maior prazer de conhecer!


Para se locomover em São Paulo onde não tem estações de metrô, a melhor opção é de Uber ou algum outro aplicativo de transporte.






Caso precise alugar um carro para fazer se locomover em São Paulo, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceiras! Você não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!







Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

2 comentários:

  1. Sou do Panamá,mais estou morando em Indaiatuba, comi Pirogue,(como se escreve no Paraná kkkk)
    Minha infância toda,e hoje eu faço sempre em casa,trago ricota do Paraná, e sempre me faço apoio.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.