quinta-feira, 30 de março de 2023

As cidades criativas da UNESCO no Brasil

ATUALIZADO EM 04/01/2024


Em 2004, a UNESCO criou a Rede de Cidades Criativas (Unesco Creative Cities Network – UCCN), para reunir cidades e compartilhar experiências criativas em 7 áreas: Literatura, Cinema, Música, Artesanato e Arte Folclórica, Design, Artes Midiáticas e Gastronomia. Hoje são quase 300 cidades pelo mundo que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Temos 14 cidades brasileiras nesta rede, cidades que assumiram um compromisso em compartilhar boas práticas e desenvolver parcerias que promovam a criatividade e a indústria cultural.


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Salvador
Elevador Lacerda e Mercado Modelo em Salvador - Foto: Márcio Filho



As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Belém
Estação das Docas em Belém - Foto: Bruna Brandão


As cidades criativas da UNESCO no Brasil - Belo Horizonte
Igreja de São Francisco na Lagoa da Pampulha - Belo Horizonte



O papel das cidades na promoção de um desenvolvimento sustentável será crucial para atingir as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (leia sobre o que é essa agenda aqui) focando nas pessoas e no respeito aos Direitos Humanos, já que hoje as cidades abrigam mais da metade da população mundial e 75% da atividade econômica do planeta.

Em 2022 foi criada a RBCC - Rede Brasileira de Cidades Criativas, com o intuito de "promover a cooperação entre cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano e turístico sustentável", mas ela ainda não foi de fato implementada.



Leia aqui todos os posts no blog sobre Turismo em Cidades ou Turismo Urbano!