domingo, 30 de agosto de 2015

Região dos Lagos Andinos: Dando a volta no Lago Llanquihue, Frutillar e subida ao vulcão Osorno

No post de hoje, conto sobre os 2 passeios mais famosas da região dos Lagos Andinos - dar a volta no Lago Llanquihue, parando em Frutillar e a subida ao vulcão Osorno, que é sempre o destaque na paisagem da região. Fizemos o primeiro passeio em um dia (bate-volta de Puerto Varas) e subimos no vulcão em uma tarde quando estávamos hospedados em Puerto Montt, mas é perfeitamente factível sair de Puerto Varas para fazer esse passeio e combinar com outros atrativos da região.

Frutillar e o lago Llanquihue
No caminho para Frutillar, encontramos as "fazendas de salmão"

Frutillar


A cidade de colonização alemã é uma graça! A primeira parada foi no Museu da Colonização Alemã, onde aprendemos como as primeiras famílias chegaram e se instalaram na região. Mais detalhes sobre o museu, que não é demorado para se visitar.


Frutillar e o lago Llanquihue
Arquitetura típica da região - me lembrou muito os palácios de pluma do interior da África do Sul!

Frutillar e o lago Llanquihue
Museu da Colonização Alemã em Frutillar


quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Região dos Lagos Andinos: Puerto Varas

Depois de uns dias em Santiago e uma noite em Puerto Montt, seguimos para Puerto Varas, a cidade mais charmosa e melhor opção de hospedagem na região. Ficamos 4 noites por lá e aproveitamos a beira do lago diariamente na volta dos passeios (fizemos vários passeios bate-volta) mas só passeamos mesmo por lá no último dia de manhã antes de voltar para Santiago. A cidade oferece vários lugares legais para jantar e aprendemos aqui a importância de reservar restaurante no exterior se você estiver viajando no dia 14/fevereiro!

O Brasil deve ser o único país do mundo que comemora o Dia dos Namorados no dia 12/Junho. A grande maioria dos países comemora mesmo no dia 14/fevereiro (Dia de São Valentim), então sempre que viajamos nessa época (uma ótima época para brasileiros viajarem por sinal), já aprendemos que é mais do que necessário fazer reserva para o restaurante se você não quiser ficar andando pela cidade que nem barata tonta e dando de cara com restaurantes abarrotados de gente!


Puerto Varas, Chile
Adorei a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, que não chega a ter 100 anos de idade e foi inspirada em igrejas alemãs!

Puerto Varas, Chile
Um pedacinho da cidade na beira do lago Llanquihue

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Região dos Lagos Andinos: Puerto Montt

Continuando a viagem para os Lagos Andinos.

Depois de 2 dias legais em Santiago, voamos para Puerto Montt, já na região dos Lagos Andinos. Uma curiosidade é que já fomos diversas vezes para o Chile e o único terremoto que pegamos por lá foi justamente nesse dia, durante o nosso vôo então não sentimos nada! Fizemos um city tour rápido pela cidade incluindo um mirante (com vistas lindas para o mar) e seguimos para almoçar na beira da praia no Mercado Angelmó - ponto turístico número 1 da cidade (infelizmente sem fotos). O restaurante onde comemos é bem parecido com este que os Nerds Viajantes visitaram!

Puerto Montt, Chile

Puerto Montt, Chile


domingo, 23 de agosto de 2015

2o Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem em São João del Rei (MG)

Semana passada participei do meu 2o encontro de blogueiros de viagem e fui para São João del Rei (MG) pela terceira vez! Foi fantástico dedicar mais tempo a essa cidade que até então sempre recebia pouca atenção nas minhas viagens e principalmente rever e conhecer outros blogueiros de viagem!

2o Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem, estação de Tiradentes-MG
Todos os participantes do 2o Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem na estação em Tiradentes! Foto: Maurício, Trilhas e Aventuras

Já contei aqui da minha primeira vez na cidade, quando fiquei somente algumas horas em um feriado prolongado (4 dias) com a turma da faculdade. Na segunda vez, me hospedei em Tiradentes e fiz somente um passeio de maria-fumaça e um tour rápido por São João del Rei. Vejam o roteiro para uma semana nas cidades históricas de Minas!


sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Onde ficar em Berlim - várias dicas econômicas!

Quando resolvi estudar na Alemanha em 2014, decidi tudo em cima da hora e não tive tempo de ir atrás de hospedagem alternativa. Acabei escolhendo uma das 3 sugestões da escola onde iria estudar tanto em Frankfurt como em Berlim. O fator número 1 da escolha foi a localização, em segundo lugar me preocupei com a facilidade ou não de lavar roupas. Em Frankfurt, escolhi uma hospedagem uma categoria mais barata do que em Berlim porque a cidade é mais cara.

Assim como o A&O, a rede Meininger é uma mistura de hotel com hostel - existem quartos individuais e quartos coletivos e geralmente a segunda é um pouquinho mais cara.

Meininger Berlin Hauptbahnhof
Saindo da estação de trem principal em Berlim (Hauptbahnhof), é só olhar para a direita e você terá exatamente essa visão do Meininger! Super tranquilo para ir com malas!


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Vale a pena comprar o Trier Card, o Luxemburg Card ou o Heidelberg Card?

ATUALIZADO MAIO/2020

Quando fui fazer meu intercâmbio em 2014 na Alemanha, tive a oportunidade de visitar lugares lindos como Luxemburgo, Trier e Heidelberg. Já escrevi bastante sobre esses lugares aqui no blog - é só clicar no nome das cidades para  ler todos os posts! Nos 3 casos, utilizei passes para descontos em atrações e transporte público e conto aqui alguns detalhes sobre eles!

Grund (cidade baixa) visto da Corniche - Luxemburgo
Grund (cidade baixa) visto da Corniche - Luxemburgo

praça Hauptmarkt em Trier
praça Hauptmarkt em Trier

Heidelberg vista do Philosophenweg
Heidelberg vista do Philosophenweg

domingo, 16 de agosto de 2015

Dicas de hospedagem barata, restaurantes e barzinhos em Porto Alegre

Estou longe de ser especialista em Porto Alegre, afinal passei só um fim de semana por lá durante o TchÊncontro! Mas o post de hoje traz as dicas de hospedagem e alimentação que pude testar nesses dias!

Porto Alegre
Um pouquinho de Porto Alegre!




Dicas de restaurantes e barzinhos


Cheguei meio correndo na hora do almoço no primeiro dia de encontro e nem pude curtir muito um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, o Gambrinus, no Mercado Público (o prédio amarelo lindo da foto acima!). A conversa com o grande grupo de blogueiros que estavam chegando em Porto Alegre estava tão boa, que nem lembrei de tirar fotos!!! Naquele dia os pratos especiais eram filé de costela e traíra assada (enorme) com molho de camarão.

Restaurante Gambrinus no Mercado Público de Porto Alegre

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Roteiro para 2 dias em Santiago

Já tenho algumas dicas de Santiago aqui no blog, mas hoje vou começar a contar de outra viagem para o Chile, quando visitamos a capital e a região dos Lagos Andinos em 2006. Foi justamente nesta viagem que fizemos alguns dos programas mais turísticos na cidade. Leiam também os outros posts de Santiago porque antes já tínhamos visitado a cidade!

Roteiro para dois dias em Santiago
vista panorâmica de Santiago


Roteiro primeiro dia em Santiago


Chegamos e fomos almoçar no Mercado Central no famoso Donde Augusto (que já contei aqui no blog) - a centolla de lá vale muito a pena sim!!! Passeamos pelo centro, Paseo Ahumada, Plaza de Armas, Igreja San Francisco e seguimos para o Cerro Santa Lucia (que é a minha vista preferida da cidade). 

Donde Augusto - onde comer em Santiago (Chile)

Plaza de Armas, Santiago


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dicas para curtir o lindo pôr do sol de Porto Alegre!

Confesso que até pouco tempo atrás, eu não ligava muito para observar e tirar fotos do pôr do sol, mas nos últimos meses presenciei um mais lindo que o outro e venho prestando mais atenção. Quando fui para Porto Alegre no começo do mês para o TchÊncontro, claro que o pessoal queria admirar um dos pores de sol mais conhecidos do Brasil logo no primeiro dia. No último dia do encontro fizemos um passeio de barco no Lago Guaíba (ou rio Guaíba como é popularmente conhecido) e o pôr do sol foi um fechamento lindo para o encontro! Não fiquei muitos dias na cidade então não pude testar todas essas dicas sobre onde ver o pôr do sol em Porto Alegre, mas seguem aqui 2 dicas que super recomendo:


Onde ver o pôr do sol em Porto Alegre
Pôr do sol é atração em Porto Alegre


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

TchÊncontro - Encontro de Blogueiros de Viagem em Porto Alegre

O Encontro de Bogueiros de Viagem no Rio Grande do Sul/Porto Alegre (carinhosamente apelidado de Tchêncontro) que aconteceu no comecinho de agosto foi o primeiro encontro de blogueiros de viagem do "Tá indo pra onde?" e foi demais! Adorei reencontrar amigos, conhecer outros blogueiros, trazer para a vida real alguns amigos de Facebook, e claro, conhecer um pouquinho do Rio Grande do Sul, estado onde nunca havia pisado!

foto oficial e parceiros do Tchêncontro
Olha a maior parte da turma e as empresas que apoiaram o TchÊncontro!

Os 3 dias foram super intensos e tem vários posts pela frente com mais detalhes, mas as próximas fotos já mostram um resuminho de como foi!

Porto Alegre - Usina do Gasômetro, estátua do Laçador, monumento a Julio de Castilhos, Mercado Público
Um pouquinho de Porto Alegre - em sentido horário, começando da primeira foto à esquerda no alto: Usina do Gasômetro, estátua do Laçador, monumento a Julio de Castilhos e Mercado Público


sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Passeio de barco pelo Rio Reno entre Rüdesheim e Koblenz (Alemanha)

Já tinha ouvido falar que a região do rio Reno (Rhein em alemão) era lindíssima e confirmei quando vi as fotos que meus pais tiraram de lá em 2011. Quando resolvi estudar umas semanas em Frankfurt no ano passado, tinha certeza que deveria fazer algum passeio para conhecer a região. Depois de muito pesquisar, achei que o melhor para aproveitar meu pouco tempo livre seria fazer um cruzeiro com a KD, saindo da cidadezinha de Rüdesheim (linda por sinal) para Koblenz, onde o rio Reno e o rio Mosel (ou Mosela) se encontram. O barco vai até Colônia, mas deixei a cidade para outro dia porque também queria conhecer Koblenz.


passeio de barco pelo rio Reno entro Rüdesheim e Koblenz
Mapa retirado deste site


passeio de barco pelo rio Reno entro Rüdesheim e Koblenz
Mapa retirado deste site


passeio de barco pelo rio Reno entro Rüdesheim e Koblenz
O barco


passeio de barco pelo rio Reno entro Rüdesheim e Koblenz
Saindo de Rüdesheim


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Roupa ou obra de arte? Os vestidos feitos com mapas por Elizabeth Lecourt!

Eu ADORO estampa de mapas e um tempo atrás achei umas fotos de um vestido muito diferente feito e fui fuçar para descobrir o que era aquilo. Descobri que se tratava de uma coleção de Elizabeth Lecourt, uma designer francesa.

Roupa ou obra de arte? Vestidos feitos com mapas!

Roupa ou obra de arte? Vestidos feitos com mapas!


domingo, 2 de agosto de 2015

Um dia em Hamburgo - pela segunda vez

ATUALIZADO EM 10/JUNHO/2022

Quando fiz intercâmbio na Dinamarca, passei um dia em Hamburgo e já contei aqui no blog como foi esse dia. Mas como isso já faz bastante tempo - quando decidi estudar em Berlim ano passado, queria passar um fim de semana em Hamburgo para conhecer melhor a cidade. Acabei programando vários tours de um dia e estava muito cansada já no final do 2o mês de viagem. Além disso, a escola de alemão organizava passeios de um dia praticamente todas as semanas e eu não tinha conseguido ainda participar de nenhum. Resolvi então cancelar a reserva de hotel e ir com a escola só um dia para Hamburgo, ao invés do fim de semana todo.


Rathaus de Hamburgo
O lindo prédio da prefeitura em Hamburgo - a Rathaus


Speicherstadt, Hamburgo
Passeando pela região do porto e Speicherstadt ("cidade dos armazéns") de Hamburgo