sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Onde ficar em Berlim - várias dicas econômicas!

Quando resolvi estudar na Alemanha em 2014, decidi tudo em cima da hora e não tive tempo de ir atrás de hospedagem alternativa. Acabei escolhendo uma das 3 sugestões da escola onde iria estudar tanto em Frankfurt como em Berlim. O fator número 1 da escolha foi a localização, em segundo lugar me preocupei com a facilidade ou não de lavar roupas. Em Frankfurt, escolhi uma hospedagem uma categoria mais barata do que em Berlim porque a cidade é mais cara.

Assim como o A&O, a rede Meininger é uma mistura de hotel com hostel - existem quartos individuais e quartos coletivos e geralmente a segunda é um pouquinho mais cara.

Meininger Berlin Hauptbahnhof
Saindo da estação de trem principal em Berlim (Hauptbahnhof), é só olhar para a direita e você terá exatamente essa visão do Meininger! Super tranquilo para ir com malas!




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Meininger Berlin Hauptbahnhof
A estação vista do bar do último andar do hotel - que não estava funcionando quando me hospedei lá (outono)

Meininger Berlin Hauptbahnhof
Do mesmo local, a vista para a cidade


Leia aqui como foi comprar um chip local alemão para usar internet na Alemanha!


O hotel Meininger da Hauptbahnhof (existem outros da rede na cidade) é GIGANTESCO e portanto a área de café da manhã é bem grande (e mesmo assim estava sempre abarrotada de gente nos horários normais).

Meininger Berlin Hauptbahnhof
Só consegui tirar essa foto sem gente o dia que acordei 6 da manhã para conhecer outra cidade! O local estava escuro porque ainda estava escuro lá fora.

Meininger Berlin Hauptbahnhof

Meininger Berlin Hauptbahnhof

Meininger Berlin Hauptbahnhof
São muitas opções, mas é claro que em um mês e meio eu enjoei rs.

Meininger Berlin Hauptbahnhof

Meininger Berlin Hauptbahnhof

Meininger Berlin Hauptbahnhof


Existe também um bar entre a recepção e a área de café da manhã e estava sempre cheio de gente assistindo algum jogo de futebol ou até ouvindo alguma banda ao vivo.

Meininger Berlin Hauptbahnhof
Quarto individual no 7o andar. Caberiam 2 pessoas, mas não aconselho em caso de estada longa como a minha - as malas teriam que ficar no meio do quarto. Esse "armarinho" aí foi essencial para não ficar abrindo e fechando a mala todo dia.

Meininger Berlin Hauptbahnhof

Meininger Berlin Hauptbahnhof
Estação de trem vista do meu quarto - sorry, foto feita através da janela - mesmo tão perto, os barulhos da estação nunca me incomodaram!

Estavam reformando os quartos do 8o andar e quando eu voltava para o hotel no meio do dia, escutava um pouquinho da reforma, mas bem baixinho e não chegava a incomodar.


Meininger Berlin Hauptbahnhof

Meininger Berlin Hauptbahnhof


Pontos negativos


  • Cortina no banheiro - porque os hotéis ainda insistem nisso?
  • As máquinas de lavar e secar roupas estavam em manutenção durante todas as 6 semanas que estive ali - isso me irritou muito porque foi um dos motivos que escolhi ficar ali;
  • Como é um hotel muuuito utilizado para excursões de escolas europeias, o lobby e café da manhã estavam sempre abarrotados de grupos enormes de adolescentes;
  • O hotel é gigante (muitos quartos e andares) e só 2 elevadores não eram suficientes - eu só utilizava para subir (estava no sétimo andar), mas sempre ia de escada na descida porque não queria perder meu tempo esperando.


Pontos positivos


  • Grudado na estação central (Hauptbahnhof) - ótimo para quem chega tarde ou sai cedo da cidade, para fazer bate-voltas etc (veja aqui dicas para passeios de um dia saindo de Berlim). O ônibus TXL de/para o aeroporto Tegel para na frente da estação (fica muito mais perto do que a famosa Alexanderplatz);
  • A Hauptbahnhof é um pequeno shopping com várias opções de lanchonetes, restaurantes, lojas de roupas, farmácias, loja de souvenir, correio, centro de informação da empresa de trem alemã (Deutsche Bahn), supermercado e muito mais;
  • Na Hauptbahnhof passam linhas de S-Bahn, U-Bahn e muitas linhas de ônibus;
  • Não era o melhor wi-fi do mundo, mas utilizei demais para as redes sociais e emails durante todo o tempo e funcionou bem (toda semana tinha que pegar nova senha na recepção - uma para cada dispositivo, mas isso era rápido e podia pegar quantas quisesse);
  • Funcionários simpáticos (pessoal da recepção e bar, mas principalmente camareiras);
  • Tem uma cozinha para hóspedes;
  • Venda de bebidas frias na recepção;
  • A televisão do lobby mostra os próximos trens saindo da estação principal, com informação de atrasos;
  • Muitas tomadas pelo quarto;
  • Secador de cabelo excelente - tenho muito cabelo e comprido, mas secava rapidinho;
  • Como eu estava ali por um longo período, me colocaram em um quarto no final do corredor - preferia andar um pouco mais todos os dias do que ficar perto dos elevadores - fiquei sabendo que esse é um cuidado que eles tomam com hóspedes mais velhos e/ou que ficam mais tempo;

Leia aqui todas as minhas dicas práticas sobre o meu intercâmbio na Alemanha!

Pela situação com a máquina de lavar e os elevadores insuficientes, eu não recomendo o hotel para um período longo, mas recomendo sim para estadias curtas! Se for para Berlim novamente, eu provavelmente testaria alguns hotéis que gostei bastante da localização como o Meininger Mitte (pertinho da escola que estudava e de muitos bares para sair à noite), The Circus Hotel (outra área super interessante de dia e de noite), The Circus Hostel, Easyhotel Hackescher Markt (de todos aqui é o mais perto de pontos turísticos como Ilha dos Museus, Catedral, Torre de TV e muitas outras), Ibis Styles Berlin Mitte (as 4 opções anteriores são grudadas em duas lavanderias que tive que apelar), Apartments am Brandenburger Tor ou Generator Mitte (também perto da escola e de bares) - dicas não testadas pessoalmente, mas já li muitos elogios em diversos blogs para esses hotéis/hostels e são todas opções econômicas.

Muita gente recomenda hotéis perto da Alexanderplatz, mas eu definitivamente não gostei da região e dei graças a Deus por não ter escolhido um hotel por ali. Caso chegasse tarde na cidade, saísse cedo ou fosse fazer muitos bate-voltas, consideraria ficar novamente no Meininger Hauptbahnhof.

Veja aqui todas as opções de hotéis em Berlim no Booking ou então albergues/hostels! Reservando pelo blog, recebemos comissão e você não paga nenhum centavo a mais por isso!



Booking.com



Este post contém links para programas de afiliados.


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.