quarta-feira, 30 de outubro de 2019

O que ver e fazer em Blumenau - SC?

Já são diversos posts aqui no blog contando sobre meus quatros dias na maior cidade do Vale do Itajaí e centro econômico do Vale Europeu em Santa Catarina, mas ainda faltou falar de algumas atrações e este post de hoje é um resumão do que fazer em Blumenau, talvez a cidade mais alemã do Brasil!


Veja aqui como foi o meu roteiro de quatro dias por Blumenau e Pomerode com outros blogueiros!


O que ver e fazer em Blumenau - SC? Castelinho da Havan
"Castelinho" em estilo enxaimel que é uma das construções símbolo da cidade bem na rua principal!


Leia aqui todos os posts no blog sobre Blumenau!


segunda-feira, 28 de outubro de 2019

30 anos da queda do Muro de Berlim

A Alemanha está em festa pelos 30 anos da queda do Muro de Berlim, que será daqui alguns dias! E não era para menos! O país sofreu economicamente com essa divisão e até hoje ainda estão tentando recuperar a diferença entre regiões. A capital Berlim ainda tem cicatrizes bem visíveis da época que ficou dividida entre 2 países com sistemas econômicos totalmente diferentes. Muitas famílias foram separadas e demoraram décadas para reencontrar seus entes queridos.


30 anos da queda do Muro de Berlim
East Side Gallery


30 anos da queda do Muro de Berlim
Berlim vista do espaço à noite: o muro caiu, mas décadas depois a cidade continua dividida - perceberam a cor diferente das luzes? Mais sobre neste post aqui, Foto: NASA/ESA - domínio público


São muitas atrações hoje em dia em Berlim para entender a motivação para a construção do murocomo era a vida na Alemanha socialista e qual(is)  o(s) motivo(s) para a queda do muro. Além disso, trechos do muro ainda que ainda estão de pé são a tela perfeita para street art (leia aqui sobre a East Side Gallery)! Mas agora em 2019, surgiram algumas exposições especiais e eventos sobre o assunto.


Leia aqui todos os posts sobre Berlim no blog!



sábado, 26 de outubro de 2019

Conhecendo o Mosteiro de Maulbronn (Alemanha)

No norte do estado de Baden-Wüttemberg na Alemanha está a cidade de Maulbronn, bem pequena e calma. O destaque definitivamente fica com o mosteiro, o melhor preservado ao norte dos Alpes e declarado patrimônio pela UNESCO em 1993. Construído entre os séculos XII e XVI, teve seu início com o primeiro Papa cisterciense. Em 1504 o duque de Baden-Württemberg construiu aqui o seu pavilhão de caça e já no século XVII, a abadia se converteu em seminário protestante.


Conhecendo o Mosteiro de Maulbronn (Alemanha)


Veja aqui todos os posts sobre a Alemanha no blog!


quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O que fazer no centro de Gramado (RS)

Muitas atrações de Gramado ficam afastadas do centrinho da cidade e várias na verdade ficam na cidade vizinha Canela, mas tem bastante coisa legal ali na avenida principal (Borges de Medeiros) e arredores, que vou mostrar no post de hoje! Claro que tem mapinha com tudo isso lá no final do post e se você se hospedar bem localizado como eu me hospedei, vai conseguir fazer tudo isso aqui a pé!


Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e Fonte do Amor Eterno


A igreja de Canela é a mais conhecida da região, mas a de Gramado é também bastante imponente. Não achei muita graça por dentro, mas por fora mesmo ela já rende fotos bonitas. Construída primeiramente em madeira em 1917, foi reconstruída 26 anos depois em pedra. Sua torre tem 46m e seus vitrais retratam a vida do apóstolo Pedro.


O que fazer no centro de Gramado - Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e Fonte do Amor Eterno
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo



Leia aqui todos os posts com dicas de Gramado no blog!



terça-feira, 22 de outubro de 2019

Onde ficar em Stuttgart - 3 opções econômicas testadas

Stuttgart é conhecida pela indústria automobilística e é uma grande cidade de negócios na Alemanha, então a maior parte dos hotéis na cidade são hotel de negócios (e caros!). Quando decidi incluir a cidade na minha última viagem pela Alemanha, tive dificuldade para encontrar hospedagem que não custasse um rim e que fosse bem localizada. Aparentemente a maior parte do pessoal que viaja por ali está com carro alugado então várias opções são afastadas do centro da cidade e não tão práticas para quem vai somente a turismo e não quer alugar um carro (meu caso).


Onde ficar em Stuttgart - 3 opções econômicas testadas
Schlossplatz  (praça do castelo) - local onde tudo acontece em Stuttgart


Aproveitei que Stuttgart fica muito bem localizada no estado de Baden-Württemberg e planejei ficar 8 noites para conhecer diversas cidades e castelos da região. Para resolver o problema da hospedagem, testei 3 locais diferentes e conto neste post sobre a pousada e os dois hostels onde me hospedei (um deles em quarto privativo e outro em quarto coletivo). Eles estão em ordem do que mais gostei para o que menos gostei.



domingo, 20 de outubro de 2019

Roteiro pelo centro de Blumenau (SC)

Durante o encontro de blogueiros Blogando no Vale Europeu, passamos uma manhã caminhando pelo centro de Blumenau, conhecendo sobre a história da cidade e curtindo algumas atrações. Lá no final do post vai ter um super mapa marcando tudo que vou falar neste post e também dicas de onde se hospedar, onde comer etc.


Roteiro pelo centro de Blumenau



Blumenau é a 3a cidade mais populosa de Santa Catarina e foi fundada pelo químico e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que desembarcou no local em 1850 juntamente com os primeiros colonos. A cidade mais conhecida no Brasil por ser a sede da grande festa da cerveja Oktoberfest (em outubro, nos moldes da Oktoberfest original de Munique, Alemanha) é o centro econômico do Vale do Itajaí (ou Vale Europeu), sendo o destaque econômico da região as indústrias têxtil (sede da Cia. Hering por exemplo) e informática.



quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Conhecendo a Praia de Carneiros em um dia saindo de Recife

Pernambuco é um ótimo destino de praia, mas sua capital Recife nem tanto. A praia mais famosa da cidade, a Praia de Boa Viagem, não é recomendada para banho devido ao risco de ataque de tubarões! Sendo assim, para curtir uma praia quando estiver em Recife, a melhor opção é fazer algum tour de um dia (no mínimo) porque são diversas praias sensacionais na região! Uma das mais famosas delas é a Praia de Carneiros e conto no post de hoje como foi o tour que eu fiz para lá!


Conhecendo a Praia de Carneiros em um dia saindo de Recife - igrejinha - Capela de São Benedito
Essa é a igrejinha da Praia de Carneiros (como é popularmente conhecida a Capela de São Benedito), que virou símbolo da localidade.


Como não sei brincar de escolher fotos, esse foi o maior desafio de escrever este post! É muita beleza para resumir quase 300 fotos que tirei em um dia aqui no blog!



terça-feira, 15 de outubro de 2019

6 dicas para economizar tempo durante a viagem

Eu sempre considerei que economizar tempo é economizar dinheiro, ainda mais quando você está gastando em euro, dólar, libra ou sei lá que moeda você for usar na sua viagem. Um tempinho atrás postei aqui no blog 20 dicas para economizar dinheiro antes e durante a sua viagem e hoje é a vez das dicas para economizar tempo!


dicas para economizar tempo durante a viagem
Foto: Pxhere - domínio público

domingo, 13 de outubro de 2019

Refribox - experimentando refrigerantes diferentes do mundo todo!

No primeiro semestre de 2018, fui assinante de um clube de assinaturas de refrigerante, o Refribox! Atualização outubro/2021 - aparentemente a empresa fechou :(! Já mostrei vários que experimentei no stories lá no Instagram (quem não viu, ainda tem chance porque coloquei nos destaques!) e aqui no blog já fiz um post sobre vários refrigerecos que experimentei nas minhas viagens (pelo Brasil e no exterior).


Refribox - experimentando refrigerantes diferentes do mundo todo!
Exemplos de caixas que recebia mensalmente

Refribox - experimentando refrigerantes diferentes do mundo todo!


Em São Paulo tem um bar bem legal perto da Avenida Paulista e da Rua da Consolação que vende muitos refrigerantes regionais brasileiros nada conhecidos - vale muito a pena provar refrigerantes diferentões! Veja aqui como é o Tubaína Bar!


quinta-feira, 10 de outubro de 2019

10 furadas que você deve evitar ao comprar uma passagem aérea

Cansei de ver relatos nas redes sociais de pessoas que passam o maior perrengue viajando. Depois de fazer faculdade de turismo, trabalhar na área, planejar mil e uma viagens e estar atenta à tudo relacionado a viagens desde os anos 90, eu consigo fugir da grande maioria dos perrengues, que são evitáveis! Alguns dos que mais vejo por aí e que eu me recuso a passar são relacionados a passagens aéreas. Fiz uma listinha de 10 erros que muita gente comete ao comprar uma passagem aérea porque o intuito aqui é viajar com menos perrengue, certo?


10 furadas que você deve evitar ao comprar uma passagem aérea



PS: Mesmo seguindo todas as regras possíveis para evitar perrengues, preste atenção quando estiver embarcando para não entrar no voo errado! Eu dei uma bobeira uma vez e quase fui parar em uma cidade diferente!


01) Comprar antes de pesquisar o mínimo


Você viu uma passagem imperdível em promoção para um lugar que não imaginava ir? Não compre sem pesquisar o mínimo antes! Você não sabe se é a época ideal para ir para aquele destino! Adianta comprar uma passagem para o Caribe na época dos furacões? E você não sabe também se vai ter algum evento que vai deixar os hotéis caríssimos (por exemplo, Frankfurt no meio de outubro em plena feira de livros, uma das maiores feiras de negócios do mundo que LOTA a cidade cheinha de hotéis... Não adianta nada economizar na passagem e gastar mais na hospedagem! Ou o caso clássico das monções na Ásia)...


terça-feira, 8 de outubro de 2019

Top 15 atrações e pontos turísticos de Berlim

Com cerca de 100 posts sobre Berlim hoje no blog, fica meio difícil selecionar o que é mais "importante" de se visitar e por isso decidi fazer essa lista do que seria mais imperdível. Em geral essas listas são "top 10", mas te garanto que é impossível selecionar só 10 atrações em Berlim e por isso selecionei 15 - a cidade é cheinha de coisas legais para ver e fazer! Tudo que eu vou colocar aqui está em ordem aleatória conforme fui lembrando então não necessariamente é minha ordem de preferência, mas vale muito a pena. E no fim das contas, acabei dando umas roubadinhas e incluindo várias coisas legais dentro de alguns tópicos - não tem jeito, Berlim é inesgotável!


01) Admirar o Portão de Brandemburgo 


Um dos maiores símbolos da cidade, fica em uma avenida central movimentada e vai ser até difícil você não passar por ali. É uma visita rápida só para fotos porque nem tem como subir por exemplo.


Top 15 coisas para fazer em Berlim - Admirar o Portão de Brandemburgo


Top 15 coisas para fazer em Berlim - Admirar o Portão de Brandemburgo
Vale a pena passar de dia e de noite e se tiver acontecendo algum evento grande durante sua visita, com certeza vai ter alguma coisa ali no portão.

domingo, 6 de outubro de 2019

Berlim: 10 museus e exposições menos conhecidos

Berlim tem dezenas de atrações interessantes e mesmo já tendo passado um período estudando na cidade, não dei conta de visitar tudo que eu queria. Quando voltei em 2019, fiz questão de visitar alguns museus e exposições menos conhecidos que ficaram de fora do meu roteiro em 2014 e conto no post de hoje sobre 10 deles! A ordem está aleatória conforme fui lembrando. Para conferir endereço exato, preços dos ingressos, horários de funcionamento e outros detalhes, clique no nome da atração para abrir os sites oficiais, assim este post não tem perigo de ficar desatualizado.




Berlim: 10 museus e exposições menos conhecidos
Essa foto da Oberbaumbrücke foi tirada da janela de um dos lugares deste post!


Anne Frank Zentrum



A garota judia que ficou famosa pelo diário que escreveu durante o tempo que morou escondida em Amsterdã fugindo dos nazistas tem seu pequeno museu em Berlim. Ela nasceu em Frankfurt, mas até onde eu sei, não tem nenhum memorial por lá. A exposição fica em um dos pátios famosos da capital alemã, o curioso e decorado Haus Schwarzenberg e são alguns lances de escada para subir, mas já no pátio tem esse grafite lindo abaixo! O local fica na região do Hackescher Höfe, Oranineburger Straße e Scheunenviertel, uma das minhas regiões preferidas de Berlim.



Berlim: 10 museus e exposições menos conhecidos - Anne Frank Zentrum


Leia aqui todos os posts sobre Berlim no blog!


quinta-feira, 3 de outubro de 2019

O que ver e fazer em Campos do Jordão-SP?

ATUALIZADO EM 24/06/2021

Conhecida como "suíça brasileira", Campos do Jordão tem inúmeras atrações tanto para o inverno (época mais frequentada e por isso mesmo, lotada) como para qualquer outra época do ano. É um passeio romântico para fazer em casal ou divertido para fazer em família ou grupo de amigos.


O que ver e fazer em Campos do Jordão? Portal da cidade





terça-feira, 1 de outubro de 2019

Viajar com grupo de amigos sendo introvertida

Eu cansei. Eu quase surtei. Eu preferi ficar quieta e me afastar para não estragar amizades. Foi isso que aconteceu comigo em Praga depois de cerca de 20 dias pela República Tcheca com mais de 20 amigos e conhecidos entre 15 e 50 anos de países diferentes.

Eu sou uma pessoa introvertida e ter contato constante com muita gente por muito tempo suga as minhas energias de um jeito absurdo. Esse é um dos motivos que não costumo viajar em grupo/com amigos e gosto MUITO de viajar sozinha.


Viajar com grupo de amigos sendo introvertida
Foto: Minanfotos/Pixabay - foto com licença de reprodução



Leia aqui todos os textos mais reflexivos e sem dicas práticas de viagem no blog!