segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Turismo em Munique (Alemanha) - dicas de tours guiados e excursões

Munique é a capital do estado da Baviera, a maior cidade do sul da Alemanha e a 3a maior do país, perdendo só para Berlim e Hamburgo. Ela foi parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial, mas belissimamente reconstruída. Sedia a Oktoberfest anualmente em setembro/outubro, mas atrai turistas o ano todo. Aliás, a Baviera ficou sob domínio americano após a guerra e muito por conta disso, Munique e as cidadezinhas do estado representam justamente a visão de "Alemanha" que se tem hoje em dia lá nos EUA e também em todos os países influenciados culturalmente pelos americanos, como o Brasil. Quando se fala em "Alemanha" ou "culinária alemã" aqui no Brasil, a visão que temos é justamente de Munique, Rothenburg ob der Tauber, Nuremberg e afins (Berlim e o norte do país não tem nada a ver com o imaginário brasileiro de Alemanha). É uma cidade cara para morar e turistar, mas não tem jeito - brasileiro que vai para a Alemanha, não quer deixar Munique de fora do seu roteiro.




Turismo em Munique (Alemanha) - dicas de tours guiados e excursões
Feldherrnhalle e Theatinerkirche durante um evento na Odeonplatz em Munique. Foto: Tommy Loesch



Estive em Munique em 3 oportunidades: por 3 semanas no Natal/Ano Novo 2004/2005 na casa de amigos alemães, por uma semana no verão de 2006 e novamente mais uma semana no verão de 2019. Passeei bastante pela cidade e arredores, mas mesmo assim, ainda faltam muitas atrações para visitar. Apesar disso, Munique não está entre as minhas cidades preferidas na Alemanha (sou apaixonada por Berlim, mas em geral, prefiro as cidades menores).

Destaco no post de hoje alguns passeios para quem quiser conhecer Munique mais a fundo, tanto opções "free" como opções pagas. Lembre-se que não é preciso pagar pelos famosos "free tours", mas é bastante recomendável dar gorjeta para os guias. Indico também algumas excursões para locais nas proximidades para quem quer conhecer essas cidades e prefere não ir sozinho ou por conta própria. Eu fiz a maioria desses passeios por conta própria e a logística de transporte na Alemanha é fácil demais para se virar, mas caso você não queira se arriscar, melhor ir com uma excursão do que não ir! Além disso, apresento algumas opções de tickets para museus e principais pontos turísticos de Munique, que você pode comprar online com antecedência.




segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca

Kuks é uma pequena vila tcheca (com cerca de 300 habitantes) na região de Hradec Králové, a leste de Praga e cerca de 1h da capital. A principal atração da localidade é sem dúvidas o antigo hospital do século XVII em estilo barroco e que também é chamado na região de "castelo de Kuks" por conta de sua imponência. Ali perto passa o rio Elba, o mesmo rio de Dresden, Magdeburg e Hamburgo.


Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca


Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca

Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca



Os primeiros registros da região contam que ali se minerava ouro. No final do século XVII (1692-1696), o conde  Franz Anton von Sporck proprietário daquelas terras acreditava que a água de nascentes da região eram curativas e instalou ali um pequeno spa. Construiu depois uma capela para a Assunção de Nossa Senhora, um castelo, um hospital, um imenso jardim, um cemitério e a Igreja da Santíssima Trindade. Os exteriores e interiores foram decorados com esculturas de Matthias Braun. Uma enchente destruiu a maior parte do spa em 1740 e como os herdeiros do conde não estavam interessados em manter a propriedade, o spa foi fechado. Em 1896, o castelo inabitado pegou fogo e foi demolido em 1901.

Kuks foi anexada à Alemanha em 1938, fazendo parte da Reichsgau Sudetenland. Após a derrota alemã na Segunda Guerra, os habitantes alemães foram expulsos e substituídos por colonos tchecos. O hospital, a igreja e a farmácia foram preservados, além de diversos móveis. Hoje, pertence ao Estado tcheco e ali funcionam um museu de arte barroca e da farmácia. As esculturas da parte exterior também sobreviveram, mas sofriam com erosão constante pelos fenômenos naturais. Elas foram transferidas para ambiente interno e no exterior encontramos réplicas agora.


Vejam aqui todas as dicas sobre Praga e a República Tcheca/Tchéquia.


domingo, 5 de novembro de 2023

Onde comer em Campinas - dicas 2023

Já são dezenas de dicas gastronômicas sobre Campinas aqui no blog. Como eu moro na cidade e saio bastante para comer fora, sempre tenho várias dicas pendentes de restaurantes para mostrar aqui e esse é o tema do post de hoje. Aqui no blog tem também uma série sobre cafeterias e docerias (post 1 e post 2) e muitas dicas de turismo na cidade e pelo interior de São Paulo.

Os restaurantes apresentados neste post não estão em nenhuma ordem muito específica, mas deixei as melhores opções no começo do post e as que eu não faço questão de repetir para o final. Deixei para o final também algumas opções que pedi por delivery e não conheço a loja física. Para conferir os horários de funcionamento, localização, cardápio etc, cliquem no nome do local para consultar os sites oficiais ou redes sociais (assim o post não fica desatualizado rapidamente e vocês terão acesso sempre à informação mais atual).



Onde comer em Campinas - dicas 2023
Monumento ao Bicentenário de Campinas no Largo das Andorinhas



Se tiverem mais sugestões de lugares onde eu devo comer e conhecer, deixem nos comentários! Minha lista de lugares para ir só aumenta, mas gosto de ter opções porque cada dia você quer um tipo de culinária diferente, etc.



Leia aqui todas as dicas sobre Campinas no blog!