quarta-feira, 15 de março de 2017

O que é horchata, onde experimentar em Valência e como beber no Brasil?

Em qualquer viagem, é sempre muito legal experimentar as bebidas e comidas típicas do local e estando em Valência, é quase impossível não experimentar a famosa horchata!


O que é horchata (ou orxata ou orchata)?


Horchata ou orxata ou orchata (em espanhol, catalão e português) é a bebida mais típica da região de Valência, que pode ser feita de leite de amêndoas, arroz, tigernut (chufa), cevada, gergelim ou semente de melão. Em Valência, ela é feita de tigernut (chufa em espanhol ou junça em português), que apesar do nome está mais para um tubérculo do que para noz/castanha. A horchata de Valência é feita com chufa, principalmente da região de Alboraya, mas na América Latina existem outras versões da bebida, sendo a horchata de arroz do México a mais famosa delas. A chufa de Valencia tem hoje denominação de origem protegida.

Ela é refrescante e por isso encontrada mais facilmente no verão, mas eu experimentei horchata de vários lugares mesmo no outono e viciei! Tem muita gente que não curte não, mas eu adorei! Voltando para o Brasil, pesquisei muito, mas acho que não vou encontrar por aqui mesmo e aí fui então em busca de receitas para fazer em casa e conto neste post sobre isso também!


Onde beber horchata em Valencia e receita de horchata


Veja aqui todos os posts do blog sobre Valência!




Descobri até uma música do Caetano Veloso onde ele fala de horchata, de chufa, de ramblas, de Gaudí, de Barcelona etc.





A horchata pode ser utilizada para substituir o leite para pessoas intolerantes a lactose e a chufa tem diversos nutrientes, como fósforo, cálcio, magnésio, ferro, entre outros. Veja outros benefícios e propriedades da chufa (ou tiegernut) aqui, em inglês e em português aqui, aqui e aqui.



Onde beber horchata em Valencia - Espanha?


Eu experimentei a horchata de vários lugares que mostro abaixo, mas além desses, tem a Horchatería Panach, famosa na cidade.

Onde beber horchata em Valencia - Horchateria Santa Catalina
Horchatería Santa Catalina - histórica, com a decoração mais bonita cheia de azulejos e bem em frente à torre acima - da Iglesia de Santa Catalina


Onde beber horchata em Valencia - Horchateria Santa Catalina
Horchatería Santa Catalina - essa foi a que eu mais gostei! Horchata + fartón = 3,65 euros

Onde beber horchata em Valencia - Horchateria La Huertana - Mercado Central
Horchatería La Huertana - Mercado Central. Horchata + fartón = 3,20 euros

Onde beber horchata em Valencia - Horchateria Daniel - Mercado Colón
Orxata Daniel - Mercado Colón - aqui eu pedi café com horchata ao invés de café com leite, mas não gostei muito não. Agora eles tem outra unidade no centro também (Calle San Vicente 7)


Leia aqui como foi usar o chip da Easysim4u para internet em Barcelona e Valência!


Onde beber horchata em Valencia - Horchateria Bertal
Bertal, Plaza de la Reina - esse copão enorme custou 3,00 euros. A horchata enche bem a barriga então é um ótimo lanche da tarde, mas não recomendo tomarem pouco tempo antes de refeições (nem durante).


Não fui para a área rural de Valência, mas é em Alboraya que estão as fazendas de chufas. É possível fazer turismo pela rota da horchata e inclusive visitar o museu da horchata!




Na Espanha (e alguns outros lugares da Europa, como a França), vende-se horchata industrializada como as fotos abaixo, mas estas eu não experimentei. Um casal de tios foi para a Espanha em 2019 e trouxe 2 marcas de horchatas prontas para mim! Acho que uma foi a de tampa vermelha e acho que era um pouco mais doce do que as que experimentei feitas na hora. mas era bem gostosa sim! A outra marca acho que não está na foto abaixo.

Leia tudo sobre Las Fallas de Valencia, uma das maiores festas da Espanha (declarado patrimônio pela UNESCO)!


Onde beber horchata no Brasil?


Desde que voltei em dezembro/2016, estou procurando onde beber horchata no Brasil e não encontro de jeito nenhum! Achei este post no blog Guia dos Curiosos (com algumas dicas nos comentários) e esta lista com restaurantes típicos espanhóis em São Paulo - eu entrei em contato com a maioria deles e todos me responderam que não oferecem horchata nos menus :(. SE ALGUÉM SOUBER ONDE VENDE HORCHATA NO BRASIL (EM CAMPINAS OU SÃO PAULO DE PREFERÊNCIA), ME AVISE!!! OBRIGADA!








Como fazer horchata?


Como não achei horchata em lugar nenhum, fui procurar chufa/junça/tigernut para comprar e poder fazer a minha própria horchata! Essa receita abaixo é bem fácil - eu usei e ficou ótima! Tem essa outra receita também. Achei tigernuts para vender em alguns sites de produtos naturais/saudáveis e comprei no site Kitanda (porque era o com menos reclamação online e melhor preço - mas hoje não vende mas essa tigernut). Um pacotinho pequeno custa quase 30 reais, ou seja, inviável para tomar toda hora, mas quebra o galho para matar as saudades! Leia a reportagem de como a chufa veio parar no Brasil aqui. Em 2021, não acho mais tigernut para comprar infelizmente!!! Se alguém tiver indicação de site, me avise nos comentários por favor.


Como fazer horchata
Fazendo horchata em casa


Como fazer horchata
Fiz um pacote de 200g de chufa e guardei outro pacote para outro dia!






Depois que você faz a bebida, sobra a farinha da chufa, que pode ser usada em diversas receitas - aqui em casa fizemos um bolo de banana que foi super aprovado!

Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa






Fartón - para acompanhar a horchata


Fartón é esse pãozinho doce, ideal para acompanhar a horchata. Não muito diferente dos pães doces que temos por aqui.






E aí, vocês já experimentaram horchata? Gostaram ou não? O pessoal do Mel a mil pelo mundo não gostou não!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

21 comentários:

  1. Fer, mas tem gosto de quê? Me lembro de uma personagem do livro "éramos seis" que sempre tomava orchata kkkkk. Li quando muito jovem e naquela época eu ficava pensando: o que é isso? Beijos, Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk essas lembranças... Eu até vi um pouquinho da novela, mas não lembro disso não... Olha, eu não sei com o que parece - desconfio q pareça com leite de amêndoas mas nunca tomei para saber rs. É um leite melhorado rs.

      Excluir
  2. Eu consegui alguns tubérculos no começo desse ano, plantei e descobri que ela se adapta muito bem ao clima do nordeste por causa do calor, já até colhi e sinceramente o resultado foi extraordinário. Eu plantei apenas 15 covas com 3 tubérculos cada, foi oque deu pra plantar com as sementes que consegui. Dessa vez eu plantei 109 covas e se tudo dê certo aparte do segundo semestre de 2018 já tenho o bastante para produzir em pequena escala podendo assim vender os tubérculos pela internet por um preço acessível que todos possam compra-lo e talvez até mesmo cultiva-lo como eu estou fazendo, já que é muito difícil encontrar a chufa no mercado brasileiro, além de ser bastante cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Cícero! Já fez a orchata ou alguma outra bebida/comida com a chufa?

      Excluir
    2. Cícero da Cruz, ja está vendendo chufas?

      Excluir
    3. Cícero, já está vendendo? Avisa qdo estiver, vou querer ��

      Excluir
    4. Como faço pra comprar?

      Excluir
    5. Não conheço mais nenhum lugar que vende no Brasil - os que conhecia, fecharam infelizmente.

      Excluir
  3. Eu adoro e assim que chego na regiao de Valência a primeira coisa que quero fazer e ir ao supermercado comprar umas garrafinhas. A Chuffi é ótima! E sempre trago pelo menos 3 litros para São Paulo. Fico pelo menos 5 meses com horchata para quando dá aquela vontade louca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo Cristina! Já sei qual comprar da próxima vez hehehe.

      Excluir
  4. Para trazer, compre as embalagens com três de 200 ml para ir consumindo aos poucos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Sou viciada em horchata e até que enfim achei uma viajante que gosta e conhece!!!!! Achei essa página procurando a receita. Trouxe chufa de Valencia e vou preparar essa delícia hoje mesmo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber disso! Fiquei com invejinha aqui até rs. Tô louca pra voltar pra lá e tb pra beber horchata de novo! Se bem que no fim do ano meus tios foram e trouxeram pra mim hehehe

      Excluir
    2. Minha família sempre me recebe com horchata geladinha, pois sabem que é a primeira coisa que quero tomar quando chego.
      Agora tem uma super concentrada para diluir. Próxima vez vou trazer essa.

      Excluir
  6. Eu adorei a horchata! Bebi em Salamanca e em Madri.
    Adorei tua narrativa . Espero encontrar sementes para plantar aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço Salamanca... ainda! Mas Madri já fui e não lembro de ter horchata. Mas fui sempre no inverno e tb nem conhecia essa bebida na época...

      Excluir
    2. Horchata o ano todo somente na região de Valência. Em Madrid somente no verão.

      Excluir
  7. Fernanda, amei esse post. Informativo e divertido. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Eu morei 9 anos em Barcelona e amava tomar Horchata bem gelada. Estava tempo tentando encontrar algo que tenha o gosto dela desde quevoltei ao Brasil. E por incrível que pareça comprei um leite de amêndoas que tem o gosto de típica horchata que fazem numa horchateria mto boa bem no centro, perto da Plaza Catalunya.
    O leite de amêndoas da Almond breeze tem o mesmo sabor, mas tem que acrescetar açucar (eu usei o demerara) e servir mto gelado!! Maravolhoso pra quem gosta de horchata!!! Consegui saciar meu desejo de sentir o sabor especial da Horchata estando no Brasil.
    Espero ter ajudado quem quer provar ou matar esse desejo de tomar uma Horchata bem gelada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tomei vários leites de amêndoas e gosto bastante, mas nunca achei nenhum parecido com horchata. Vou experimentar esse daí.

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.