terça-feira, 7 de março de 2017

Como visitar a Última Ceia em Milão?

Muito antes do livro e do filme "Código da Vinci", eu já queria ver a maravilhosa obra de Leonardo da Vinci ao vivo e já sabia que era um programa super concorrido em Milão. Logo que compramos a passagem para a Itália, corri para comprar o ingresso para visitar a "Última Ceia" e então poder planejar melhor os passeios que queria fazer na região de Milão (para Gênova, Lago di Como e Bérgamo).


Como visitar a Última Ceia em Milão
Leonardo da Vinci retratou aqui a última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos
Uma das pinturas mais famosas do mundo, a Última Ceia foi encomendada pelo duque de Milão Ludovico Sforza em 1492 e foi pintada na parede do refeitório do convento da Santa Maria delle Grazie, em Milão. Ela ficou pronta em 1495.






Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa






Procurando hotel em Milão? Veja qual é a melhor região para se hospedar
Europa no verão: 10 dicas essenciais

A Basílica e Convento Santa Maria delle Grazie


A Santa Maria delle Grazie é bonita, mas definitivamente não é a razão que leva as pessoas até essa região de Milão. Nós aproveitamos que chegamos cedo e visitamos também a igreja (entrada gratuita) antes de entrar na sala mais esperada. Obviamente, está incluída na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO desde 1980.


Como visitar a Última Ceia em Milão - Santa Maria delle Grazie
A entrada para visitar a Última Ceia é nesse prédio amarelo, à esquerda de quem olha para a porto principal da igreja


Como visitar a Última Ceia em Milão - Santa Maria delle Grazie


Veja aqui as nossas dicas de onde (e o que) comer em Milão!



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required










A Última Ceia


Como visitar a Última Ceia em Milão
Não tem como não ficar alguns minutos hipnotizado pela pintura ao vivo depois de tanto ver em fotos e vídeos! Os sinais dos tempos são visíveis - são mais de 500 anos de existência! A Última Ceia é mais velha do que o Brasil! A técnica utilizada por Leonardo da Vinci é de difícil preservação, além de que o refeitório já sofreu reformas (essa porta horrorosa que acabou com um pedaço da pintura e dá para ser vista acima) e foi parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial.


Como visitar a Última Ceia em Milão
Só depois de um tempo que o pessoal costuma olhar para o outro lado e encontra a pintura das fotos de cima: "Crucificação", de 1495, por Donato Montorfano.





As paredes laterais estão quase que inteiramente brancas, pois o antigo refeitório do convento foi muito danificado na Segunda Guerra Mundial. A parede da Última Ceia só não caiu por um milagre (e alguns sacos de areia que a protegeram). A obra ficou exposta por um bom tempo ainda enquanto o restauro do complexo não acontecia.


Santa Maria delle Grazie em Milão após bombardeio em 1943
Santa Maria delle Grazie após bombardeio em 1943. Foto da wikipedia - autor desconhecido


Como visitar a Última Ceia em Milão
Hoje em dia, é permitido tirar fotos sem flash - e por isso essa escuridão toda nas fotos! A diferença de iluminação nas fotos é por conta da diferentes câmeras utilizadas para as fotos desse post - 2 máquinas fotográficas e 3 celulares diferentes! As visitas em grupos de 25 pessoas duram 15 minutos, mas o tempo curto é suficiente para a gente sair feliz e babando bastante!



Vai chegar pelo aeroporto de Linate e não sabe como chegar até o centro? Esse post é para você!



Informações Práticas


Obrigatório comprar online! Site oficial: Viva Ticket (é o mesmo site que vende vários ingressos para atrações importantes na Itália). Normalmente as vendas são liberadas 3 meses antes da visita - por exemplo, em julho serão liberadas as vendas para outubro. Aconteceu algum problema no início de 2016 e eu sofri para comprar os meus ingressos, que só foram liberados em cima da hora! A minha dica é entrar várias vezes ao dia até conseguir porque o sistema é atualizado o tempo todo, liberando novos horários enquanto outros ficam esgotados em poucos minutos! Se estiver mesmo esgotado para os seus dias em Milão, a segunda dica é ligar no telefone do site que eles sempre tem ingressos disponíveis para isso (e falam inglês)! A terceira dica está no final do post!

Localização: Piazza Santa Maria delle Grazie. Olhando para a porta principal da igreja, no anexo à esquerda, conforme foto no início do post.

Horário de funcionamento: de 2a a sábado, das 8h às 18h30
Preço: 12 euros + audioguide (é interessante ouvir o audioguide, mas ele é bastante longo - a dica é começar a ouvir bem antes de entrar, mas mesmo assim eu não consegui ouvir tudo). Se não comprar, leve pelo menos um guia impresso porque é um desperdício ver a pintura ao vivo sem entender os detalhes!


Como visitar a Última Ceia em Milão?

Leia aqui como foi comprar e usar um chip de celular local para internet na Itália!


Compre aqui o seu ticket para a Última Ceia com a parceira do blog Get Your Guide


Coloquei abaixo várias empresas que fazem tours guiados (alguns somente para a Última Ceia e outras também incluem tour pela cidade), assim vocês mais opções de datas para encaixar na viagem de vocês!



No blog Milão nas Mãos tem um post interessante com o roteiro de Leonardo da Vinci em Milão!

Eu acho que uma dos aspectos mais legais de viajar é justamente ver ao vivo tudo aquilo que você sempre viu/leu/ouviu/sonhou a sua vida toda nos livros/na TV/nos filmes, etc então, sempre faço questão de ver ao vivo obras mundialmente reconhecidas como a Última Ceia e não queria de jeito nenhum ir para Milão e ficar sem ver uma das obras primas de Leonardo da Vinci! O esforço para conseguir o ingresso vale a pena!



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

6 comentários:

  1. Ver a Última Ceia de perto também foi a realização de um sonho! Não falo apenas pela pintura, mas por toda a história por trás dela. Realmente é muito difícil comprar na hora, mas tivemos a sorte de ter desistência e conseguimos.
    Muito bom ;)

    ResponderExcluir
  2. Deve ser incrível conhecer a Santa Ceia ao vivo. Eu ainda não conheço Milão, necessito!! É uma cidade cheia de história e cultura. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pq vc mora ai "pertinho" rs. Muitas viagens pra 2017 hein??? Milão, Espanha vc tb tem que ir urgente! rs

      Excluir
  3. Tem tanto tempo que a visitei, que acredito estar mais do que na hora de voltar para rever esta maravilha. Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visitar as atrações é ótimo, mas revisitar é tão legal tb! Vc faz td com mais calma... Vale a pena demais!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.