domingo, 5 de março de 2017

Las Fallas de Valencia - a festa que é Patrimônio Imaterial da UNESCO na Espanha!

Para quem está chegando no blog agora, saiba que me apaixonei por Valência na minha viagem para a Espanha no fim do ano passado! E justamente no dia que cheguei na cidade, a UNESCO declarou as Fallas, a principal festividade de lá (e uma das mais famosas do país todo), como Patrimônio Imaterial da Humanidade! Ainda não consegui presenciar essa festa que acontece anualmente em março, mas já que Valência está na minha listinha de lugares para voltar, quem sabe não consigo me programar para as Fallas de 2024?


Ninot para Las Fallas, Valência, Espanha
Bem resumidamente, Las Fallas é uma festa para queimar bonecos satíricos gigantes! Gente, vai dizer que isso não parece um carro alegórico do nosso Carnaval? Por essas e outras, pode-se se dizer que Las Fallas é o mais perto que existe do Carnaval na Espanha!






Veja como foi a minha viagem de 2 semanas sozinha por Barcelona e Valencia!



O que são "Las Fallas"?


O que começou com uma festa em homenagem a São José, patrono dos carpinteiros, dura hoje uma semana de festividades durante o mês de março, com direito a desfiles, shows de luzes, concursos e queimas de bonecos alegóricos! Valência, terceira maior cidade espanhola hoje (março/2017) tem cerca de 1 milhão de pessoas e atrai durante Las Fallas aproximadamente 3 milhões de amantes da pirotecnia! Em valenciano, "Las Fallas" significa "as chamas". O tema central da festa é a criação, construção e destruição dos ninots (bonecos gigantes) de diversos materiais, hoje principalmente cortiça e papel machê e mais antigamente também de madeira e cera.


Ninot para Las Fallas, Valência, Espanha
Foto: Keith Ellwood


Os bonecos ficam em exibição até o último dia da festa, quando um deles é salvo por votação popular e vai para o Museu Fallero (mais informações abaixo) enquanto os outros são queimados! A origem das fallas é meio obscura, mas a maioria acredita que é uma evolução de rituais pagãos para comemorar o fim do inverno/início da primavera que acontece provavelmente desde o século XVIII. No início dos anos XX, a festa evoluiu bastante com o surgimento de prêmios para as melhores figuras e artistas especializados na confecção de fallas, o artista fallero.


Ninot para Las Fallas, Valência, Espanha


Ninot para Las Fallas, Valência, Espanha
Foto: Keith Ellwood





Las Fallas começam em 15 de março com "la Plantà" e terminam no dia 19 de março, com "la Cremà". A "plantà" é quando acontecem o concurso para as Falleras Mayores (espécie de rainhas/princesas da festa) e a "cremà" é a queima das fallas na noite do dia 19/março. Algumas fallas (da Plaza del Ayuntamiento - praça da prefeitura) não participam do concurso e são as últimas a serem queimadas.


Ninot para Las Fallas, Valência, Espanha
Foto: Falconaumanni -CC BY-SA 3;0

Ninot para Las Fallas, Valência, Espanha
As fallas representam sátiras de acontecimentos dos últimos meses, críticas aos políticos e à sociedade etc. A Junta Central Fallera é responsável pelos prêmios.



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required

Email Address *
First Name
Last Name




Antes de tudo, acontece a "Crida", quando as falleras mayores eleitas convidam toda a população e visitantes para a festa, na frente da maravilhosa Torre de Serranos (uma das atrações de Valência). A Crida de 2017 aconteceu domingo passado, 26/fevereiro e abaixo vocês podem ver a Crida de 2015.




Durante as festas, existem uma dezena de atividades acontecendo em Valência, como corrida de touros, desfiles, concursos culinários, oferendas de flores (para a patrona de Valência, Virgem dos Desamparados), show de fogos de artifício (Mascletà - todos os dias na praça da prefeitura - Plaza del Ayuntamiento), cavalgadas pela cidade e outros. Um dos que achei mais bonitos foi uma espécie de "festival de luzes"- o da rua Carrer de Sueca tem ganhado nos últimos anos (fica no bairro cool de Ruzafa, não muito longe da Estació del Nord).




Leia aqui como foi usar o chip da Easysim4u para internet em Barcelona e Valência!


Hoje, cerca de 40 comissões falleras instalam sua falla em um local da cidade - essas comissões são mais ou menos como as nossas escolas de samba (mas acredito que menores). Os lugares mais centrais para observar las fallas em Valência são a Plaza del Pilar, Plaza de la Merced, Convento de Jerusalén (perto da Estació del Nord), a da rua Almirante Cadarso (perto do Mercado de Colón), a do Reino de Valencia (no "meio" do caminho entre o Mercado de Colón e o Museu Fallero), a da Carrer de Sueca (no bairro cool Rusafa, perto da Estació del Nord) e a da  calle Cuba (perto da última).



Ruas de Valência iluminadas para Las Fallas
Foto: MrCarlos11 - CC BY-SA 4.0

Ruas de Valência iluminadas para Las Fallas

Ruas de Valência iluminadas para Las Fallas

Ruas de Valência iluminadas para Las Fallas

Ruas de Valência iluminadas para Las Fallas


Nos vídeos abaixo, você pode conferir como eram as luzes de 2015 e 2012 na Carrer de Sueca.







Vejam abaixo os trajes típicos valencianos, cheios de detalhes e maravilhosos!




Valencianas vestidas com roupas típicas para Las Fallas, Valência
Valencianas vestidas com roupas típicas lindas!


Oferendas para Las Fallas, Valência
Oferendas

Cremà - queima das fallas em Valência
Cremà - queima das fallas em Valência. Foto da direita: Emilio Garcia, CC BY-SA 2.0




Las Fallas declaradas patrimônio imaterial pela UNESCO


Em 30/novembro/2016, a UNESCO declarou as fallas como Patrimônio Imaterial da Humanidade e eu tinha acabado de chegar em Valência! Confesso que só fiquei sabendo pela televisão já no quarto indo dormir e só vi movimento na cidade sobre esse assunto nos dias seguintes!

Para quem for curioso, segue a lista completa de todos os Patrimonios Imateriais da Humanidade! Entre os elementos patrimoniais que compõe a festa, a UNESCO levou em consideação a pirotecnia, as músicas tradicionais, o artesanato, a indumentária e a "literatura festiva" para incluir essa festa na lista.


No dia seguinte mesmo, fui conhecer a Torre de Serranos, que estava no meu roteiro e ali na frente já haviam colocado essa falla acima para comemorar o fato! Pena que eu iria voltar para Barcelona antes da festa oficial, quando ela seria queimada!



Leiam aqui as dezenas de posts do blog sobre patrimônios da UNESCO pelo mundo! Como podem ver, esse é um assunto que muito me interessa!


Las Fallas de Valencia - a festa que é Patrimônio Imaterial da UNESCO na Espanha!

Las Fallas de Valencia - a festa que é Patrimônio Imaterial da UNESCO na Espanha!

Las Fallas de Valência em 2017


Aqui está o programa completo para as fallas de 2017! Diversos actos falleros já começam desde janeiro, na verdade, mas isso para os locais e organizadores!

Veja abaixo a Crida de 2017 (26/02):





O melhor site onde encontrei informações sobre Las Fallas de 2017 é o Love Valencia.







Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa







Museu Fallero


Instalado em um antigo convento, o Museu Fallero contém uma coleção de ninots indultats (bonecos), salvos do fogo por uma votação popular anual e também uma galeria de quadros das Falleras Mayores (espécie de "rainhas" ou "princesas" da festa). Leia mais sobre o Museu Fallero e seu acervo na wikipedia. Eu fiquei 3 dias na cidade, mas acabou não dando tempo de conhecer esse museu!


Museu Fallero, Valência, Espanha
Museu Fallero. Fotos: GlaucoPis92 - wikipedia - CC BY-SA 4.0


Localização: Plaza Monteolivete 4, pertinho da famosa Cidade das Artes e das Ciências
Preço: 2 euros
Horários de funcionamento: das 9h30 às 19h (domingo até 15h)
Mais informações no site da prefeitura - na época das Fallas, consulte o site porque o funcionamento pode ser diferente. Em março/2017, grande parte da exposição está em outro local.


Ufa, quem aí vai comigo para Las Fallas? rs Somente uma foto deste post é minha, mas todas as outras fotos tem permissão para utilização.


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

15 comentários:

  1. Waowwww.. nunca tinha ouvido falar, mas já apaixonei.. que lindo, que maravilhoso! E o vídeo com as crianças? babei!! Esse ano não dá mais, mas vou me programar para um próximo ano. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! Tá vendo que sua viagem pra Espanha vai ser longe né? rs

      Excluir
  2. Achei o máximo essa festa na Espanha: Las Fallas. Nos parece uma versão mmmuuuiiittoo melhorada do carnaval de Olinda, não?

    Você, por acaso, tem algum indicação de pacotes específico para este evento?

    Experiência própria de viagem é outra hist'pria, em? Nos transporta para a atmosfera do lugar.

    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei incrível tb! Mas infelizmente não tenho indicações de pacotes não. Para tours pela cidade, recomendo a http://www.toursinvalencia.com/ - fiz um tour de tapas muito bom com eles: http://www.taindopraonde.com.br/2017/01/tour-tapas-valencia-espanha.html. Reserve o seu hotel pelo Booking: http://www.booking.com/city/es/valencia.pt-br.html?aid=377437. Eu fiquei nesse aqui e recomendo (http://www.booking.com/hotel/es/venecia.pt-br.html?aid=377437) - bem na praça da prefeitura!

      Excluir
  3. Muito interessante! Nunca tinha ouvido falar! O museu parece ser maravilhoso! Sou fã de museus!

    ResponderExcluir
  4. Esse ano íamos ver as Fallas de Valencia e também de Gandía, já estávamos com hotel reservado e tudo... mas caiu bem na época do começo da epidemia do corona e tudo foi cancelado. É meu sonho! Amei seu relato e fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena! Mas com certeza vcs vão em algum dos próximos anos! Eu tb quero voltar a Valencia nessa época!

      Excluir
  5. Encantada por essas esculturas! Queria ter miniaturas enfeitando minha casa hahahah Não conhecia essa festa Las Fallas, mas achei lindíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha não tinha pensado nessa ideia - será que eles fazem souvenir assim?

      Excluir
  6. Amo Valência, sempre que temos uma.folga vamos pra lá e este anos estava tudo certo para irmos nas Fallas. Vai ter que ficar pra 2020...

    ResponderExcluir
  7. Nossa, a festa parece super animada com tantas luzes, trajes típicos e as faltas (que lindas, por sinal!). Eu não conheço Valencia mas agora queria me programar para ir na época do festival! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade é FANTÀSTICA e vale a pena demais com ou sem as festas!

      Excluir
  8. Muito interessante essa festa Las Fallas. Fiquei chocada quando descobri que os carros eram queimados no final :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha desperdício né? agora fiquei curiosa pra saber o q acontece com os carros das escolas de samba!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.