Procurando algo diferente para fazer em Campinas em um dia de folga? No post de hoje, uma listinha de mais de 10 experiências completamente fora do óbvio para conhecer em diversas regiões de Campinas!
Estação Cultura, antiga estação ferroviária de Campinas transformada em centro cultural e uma das sete maravilhas da cidade
01) Aprender sobre fabricação de chocolate na Monjolo Chocolate (Barão Geraldo)
A Monjolo é uma marca de chocolate bean to barcom fábrica pequena e loja no distrito de Barão Geraldo e o chocolate deles já ganhou diversos prêmios - eu AMO alguns deles! Eventualmente, a fundadora faz passeios guiados pela fábrica e também cursos de chocolate bean to bar. Fique de olho na programação pelo instagram da Monjolo Chocolate.
Bolonha é uma cidade surpreendente! Todo mundo volta da Itália elogiando Veneza, Roma, Verona, Florença e outras cidades, mas infelizmente muita gente não chega a incluir Bolonha no roteiro. Ainda não conheço todas as cidades que citei acima, mas voltei apaixonada por Bolonha, então tenho certeza que muito mais gente vai gostar dessa cidade linda também!
Basilica di San Petronio na Piazza Maggiore, principal praça da cidade
A cidade é bem localizada, proporcionando facilidade para fazer passeios de um dia para muitas cidades e atrações interessantes na região como Ferrara com seu castelo, Parma, San Marino, Ravenna ou Modena e Maranello com os museus da Ferrari, entre outras opções. Mais um ponto positivo da cidade é o seu tamanho intermediário (nem muito grande e nem muito pequena), os preços mais baixos do que em outras cidades italianas mais famosas, comida DELICIOSA (metade da culinária italiana apreciada no Brasil vem da região de Bolonha - presunto parma, queijo parmesão, vinagre balsâmico e muito mais) e clima de cidade universitária (a Universidade de Bolonha é das mais antigas no mundo e a cidade é cheia de estudantes).
Preciso te dar mais motivos para incluir a minha cidade italiana preferida no seu roteiro? Escrevi este post com 10 motivos para amar Bolonha - tem mais coisa além de tudo isso acima!
Palazzo Re Enzo na Piazza del Netuno - já é linda e nem é a praça principal rs
Em Paris, Buenos Aires e outras cidades pelo mundo, cemitérios históricos já viraram atração turística. Algumas pessoas podem ficar com medo e/ou achar algo macabro mas principalmente alguns cemitérios de séculos atrás, costumam ter esculturas em túmulos de famílias proeminentes que não perdem em nada para artes mais tradicionais. Existe até um termo para isso - arte tumular. Além disso, muitas fãs também visitam a morada final de seus ídolos e por isso alguns cemitérios estão no circuito turístico de muita gente.
Essa época de Halloween me lembrou de um tour por um cemitério que fiz aqui em Campinas e outro sobre assombrações no centro da cidade e resolvi fazer uma listinha de tours “assustadores” pelo Brasil! Confira a seguir! Se souberem mais mais tours desse tipo pelo Brasil, por favor deixem nos comentários!
Cemitério da Saudade em Campinas
Campinas (SP)
O projeto “O que te assombra” faz tours pelo histórico Cemitério da Saudade e também pelo centro de Campinas, contando sobre as histórias misteriosas da cidade. Acompanhem o insta porque eles fazem tours eventuais em outras cidades pelo país também - o Thiago lançou até um livro sobre assombrações campineiras rs.
Tour Campinas Assombrada
O pessoal do "O que te Assombra" pesquisa e divulga várias histórias assustadoras e lendas da cidade de Campinas e acho que desde 2021, começaram a fazer passeios pela cidade para contar essas estórias de assombrações. Hoje em dia, eles fazem passeios em cemitérios e em outras cidades, contando diversas lendas e causos no canal de youtube deles. No final de 2021, fiz uma caminhada pelo centro da cidade, que não era focada na historia de Campinas tradicional, mas sim em suas lendas e assombrações, inclusive sobre um dos campineiros mais ilustres, Carlos Gomes. Vou deixar alguns vídeos deles abaixo porque como estava escuro, não consegui tirar nenhuma foto boa.
Nos últimos 2 anos, visitei algumas queijarias pelo interior de São Paulo e indico algumas delas aqui onde você também pode turistar, além de degustar diversos tipos de queijo (feitos com leite de vaca, cabra ou ovelha), muitos deles premiados, além de doces de leite incríveis (amei o doce da 2a e da 3a queijaria dessa lista)!
Mas antes, um pouquinho sobre a origem e fabricação de queijos!
O Uruguaié um país fantástico! E a capital uruguaia Montevideo rende lindos passeios tanto urbanos, como bate-voltas para outras cidades próximas, além de diversas vinícolas bastante conhecidas dos brasileiros amantes de vinhos. Até hoje só passei rapidinho por lá então não vejo a hora de voltar com calma, mas fiz post aqui no blog com dicas de vinícolas por sommeliers (no caso, meus pais que entendem demais de vinho e foram diversas vezes já para o Uruguai visitar vinícolas)! Alguns dos bate-voltas podem também servir como mais uma base da sua viagem, com mais calma, mas em caso de viagem curta, existem excursões que podem descomplicar a logística do passeio. Trouxe no post de hoje uma seleção dos melhores tours guiados em Montevideo e proximidades para facilitar o seu roteiro e planejamento de viagem.
Destaco no post de hoje alguns passeios para quemquiser conhecer Montevideomais a fundo, tanto opções "free" como opções pagas. Lembre-se que não é preciso pagar pelos famosos "free tours", mas é bastante recomendável dar gorjeta para os guias. Indico também algumas excursões para locais nas proximidades para quem quer conhecer essas cidades e prefere não ir sozinho ou por conta própria. Eu não curto alugar carro em viagem e no caso das vinícolas, não seria recomendado mesmo - uma excursão com motorista é o ideal. Além disso, muitas vezes o ideal para esses passeios écomprar online com antecedência.
A Prefeitura e a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinasestão organizando passeios gratuitos pela cidade há algum tempo, inclusive para os estádios dos 2 principais times de futebol da cidade, que nunca estão abertos para visitas. Eu não sou muito fã de futebol, mas sou curiosa e fiz os passeios para os dois estádios da cidade, o da Ponte Preta e o do Guarani. Os ônibus partem da Praça Imprensa Fluminense e começamos o dia com um tour pela Feira Hippie do Centro de Convivência.
Curiosamente, os 2 estádios ficam bem próximos e em meados de 2025, o dérbi entre Ponte Preta e Guarani foi reconhecido como patrimônio imaterial de Campinas.
Pela logística, voei do Brasil para Veneza, desci a costa da Croácia até Montenegro e depois comecei a subir de volta até Veneza pelo interior. Vejam o roteiro nos mapinhas abaixo, que compartilhei no instagram do blog (segue lá)!