Onde ficar em Campinas:
Reserve o seu hotel em Campinas pelos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e ajude a manter o blog no ar! Obrigada! Este post contém links para programas de afiliados.
Visita ao estádio Moisés Lucarelli da Ponte Preta
Saindo do Centro de Convivência, paramos na antiga ponte que dá nome ao bairro e ao time. Era pintada de preta (piche), mas também escurecia pela fuligem do trem. A área pertencia à Fazenda Maranhão e os filhos dos funcionários da fazenda tinham um campinho de terra para jogar futebol, embaixo da ponte, construída pela Companhia Paulista de Trem para ligar Americana a Jundiaí.
Moisés Lucarelli era um fabricante de fogão que tomou à frente a iniciativa de construir um estádio para o time que já tinha uma multidão de torcedores. Conseguiu reunir muita gente e o dinheiro para comprar o terreno. Em uma campanha entre os torcedores, foram reunidos 250 mil tijolos e o estádio foi 100% erguido pela torcida - levou 8 anos para ficar pronto. Tem uma nascente passando embaixo do campo e a macaca é o mascote oficial desde o início. Depois que fiz a visita, fizeram uma estátua da mascote na frente do estádio!
Quando começaram as obras do estádio, ele comportaria metade da população da cidade e ai a obra ficou conhecida como “majestosa” por causa do tamanho. Hoje a fachada é tombada. Embaixo das arquibancadas e torres, funcionam alojamentos pras categorias juvenis (cerca de 80 meninos que moram ali a partir de 15 anos - são cerca de 600 na peneira), administração, memorial etc. Aproximadamente 200 funcionários trabalham para o time.
Foi o primeiro time a permitir que mulheres frequentassem seu estádio e o time do pimeiro jogador negro (Miguel - para aprender a história inteira, sugiro que façam o tour! Dica: não usem roupa verde rs).
Cabem oficialmente 21 mil torcedores no estádio, mas em um jogo icônico logo após o tri de 1970, entraram 33 mil pessoas para ver Pelé jogar. Esses são os número oficiais, mas em algum momento a catraca foi quebrada e estimam que a quantidade de pessoas era bem maior. A Ponte é um dos únicos 3 times que tem a “Taça Rei Pelé”.
A Ponte Preta tem hoje 125 anos - o time mais velho do Brasil em atividade ininterrupta e surgiu exclusivamente como time de futebol (vários clubes surgem por conta de outros esportes). Vale a pena conhecer o estádio e o time que faz parte de metade da História de Campinas! Não existem visitas regulares à Ponte Preta então recomendo que os interessados fiquem de olho no instagram da Secretaria de Cultura de Campinas para os próximos tours!
Visita ao estádio Brinco de Ouro da Princesa do Guarani
Saindo do Centro de Convivência, paramos na Praça Carlos Gomes (aquela do coreto, próxima à Prefeitura de Campinas) pois foi naquele local que 12 garotos se uniram para fundar o clube em 1911. A praça já foi o desinfectório da cidade e lixão, mas hoje ajardinada abriga a única obra de Oscar Niemeyer em Campinas (o Edifício Itatiaia).
Passamos de ônibus por alguns pontos importantes da história de Campinas, inclusive pela rua onde ficava o primeiro estádio do clube, inaugurado em 1923 e conhecido como “Pastinho” - o motivo do nome você aprende no tour! rs O guia de turismo contou sobre os apelidos da cidade - “cidade das andorinhas” e “princesa d´oeste” - o último inclusive deu origem ao nome do estádio atual do time - “Brinco de Ouro da Princesa".
O estádio atual foi construído com campanhas entre a torcida e inaugurado em 1953. O time tem orgulho de ser o único campeão brasileiro do interior, em 1978, sob comando do técnico Carlos Alberto Silva, que foi homenageado com um busto ao lado do estádio.
As instalações são bem maiores do que eu imaginava - mesmo passando ao lado do Guarani várias vezes por semana! Tem uma capela grandinha, ginásio coberto, piscinas e um memorial com troféus, relíquias, fotos antigas, maquete do estádio, camisa da Nigéria autografada (time que treinou ali na Copa de 2014), etc.
O nosso tour ainda terminou na arquibancada, assistindo o final de um jogo da categoria sub20, mas acho que nunca mais vão me deixar entrar - estava 1 x 0 pro Guarani quando cheguei e em 15 minutos, eles tomaram 2 gols…. Não existem visitas regulares ao Guarani então recomendo que os interessados fiquem de olho no instagram da Secretaria de Cultura de Campinas para os próximos tours!
E você - conhece algum estádio de Campinas? Qual deles ficou com vontade de conhecer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.