sexta-feira, 22 de julho de 2022

18 cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha

Todo mundo que vai viajar para a Alemanha pensa em visitar as cidades clássicas (e grandes) - Berlim, Munique, Colônia, Frankfurt, HamburgoStuttgart etc. E quando vão incluir mais alguns lugares, os mais famosos e mais frequentes nos roteiros são Heidelberg, Dresden, Potsdam, Rothenburg ob der Tauber (na Rota Romântica - ainda não conheço!), além dos castelos no sul da Baviera. São todos lugares incríveis, mas eu sugiro ir além do básico! Cidade charmosa é o que não falta na Alemanha e todas elas com fácil acesso estando de carro alugado ou de transporte público. Então no post de hoje, fiz uma listinha de cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha!


Tem opções em vários estados diferentes e como são cidades não tão grandes, dá para conhecer muitas delas em um esquema de bate-volta, sem precisar fazer mais um check-in/check-out. O post poderia ser muito maior, mas só vou falar de lugares que conheci em alguma das minhas viagens pela Alemanha - elas não estão em nenhuma ordem específica aqui e tem mapa lá no final do post! Deixei de fora vilarejos muuito pequenos ou "cidades de uma só atração" (como por exemplo Maubronn, que a única coisa interessante é o Mosteiro, mas que a cidade em si não "vale a pena" ou o Burg Hohenzollern, que fica completamente afastado da cidade mais próxima etc).




Calw (Baden-Württemberg)


Oficialmente Calw fica na Floresta Negra, mas eu acho que a cidade não tem tanto a cara de Floresta Negra do nosso imaginário. De qualquer jeito, a cidade natal do Nobel da literatura Hermann Hesse faz parte da Deustche FachwerkStraße (a "Rota do Enxaimel") e é ideal para quem ama as casinhas neste estilo arquitetônico (como as da foto abaixo). Veja aqui o post contando sobre o que eu fiz em uma tarde em Calw, saindo de Stuttgart.


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Calw
fim de tarde na praça principal de Calw



18 cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280







Quedlinburg (Saxônia-Anhalt)


É um bate-volta bem puxado saindo de Berlim, mas como Quedlinburg é pequena e as atrações ficam em uma área compacta, vale muito a pena. Provavelmente é a maior concentração de casas enxaimel "próximas" a Berlim. Com mais de mil anos de História, Quedlinburg era a casa do primeiro rei alemão e a Igreja Colegiada, o castelo e o centro histórico da cidade foram declarados patrimônio pela UNESCO em 1994.

Escrevi um post exclusivo sobre o que fazer em Quedlinburg em um dia e como chegar até lá de forma econômica. Aqui tem um post com mais dicas sobre a  região do Harz e aqui um post sobre os patrimônios da humanidade da UNESCO na Alemanha.


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Quedlinburg
São mais de mil casas em estilo enxaimel na bela Quedlinburg!


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Quedlinburg
Eu acho a prefeitura de Quedlinburg uma das mais fofas da Alemanha!


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Quedlinburg





Tübingen (Baden-Württemberg)


Tübingen é uma cidade universitária animada a uma curta distância de Stuttgart. Passei poucas horas por lá (contei aqui tudo sobre Tübingen), mas já quero voltar. É considerada uma das cidades mais verdes do país (no sentido de "ecológica").


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Tübingen
Margem do rio Neckar, em Tübingen


18 cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha



Lindau (Baviera)


Lindau fica na beira do Lago de Constança (Bodensee em alemão), o maior lago alemão, na fronteira com a Suíça e a Áustria e não muito longe de Liechtenstein. Dormi algumas noites em Lindau (que é uma das principais cidades turísticas da área) para explorar melhor a região: além de passear pela cidadezinha, deu para passear de barco pelo lago, conhecer a ilha das flores, Mainau, e também passar um dia na capital de outro país, Vaduz (capital de Liechtenstein). Lindau combina com uma viagem por Stuttgart e Munique.





cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Lindau
Os 2 símbolos de Lindau na entrada do porto - o leão e o farol


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Lindau
Porto de Lindau visto do lago


Trier (Renânia-Palatinado)


A cidade mais antiga da Alemanha conta com patrimônios da humanidade declarados pela UNESCO (Monumentos Românicos, Catedral de São Pedro e Igreja de Nossa Senhora) e está mais próxima de Luxemburgo do que de outra grande cidade alemã (mas Frankfurt não fica longe). É ideal para iniciar ou terminar uma viagem pelo rio Mosel, seus castelos, suas vinícolas e suas vilas. Eu passei um final de semana na cidade e nem deu tempo de conhecer todas as atrações!




cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Trier
Porta Nigra em Trier, parte do que restou das muralhas romanas


Schwäbisch Hall (Baden-Württemberg)


Mais um bate-volta saindo de Stuttgart - o destaque é a igreja na praça principal com sua escadaria na entrada, a própria praça, muitas casas enxaimel e as vistas dessas casas da beira do rio Kocher. A pacata cidade atual já foi um centro rico produtor de sal, de onde vem o seu nome (Hall = sal em alemão antigo). Veja aqui o meu roteiro de um dia por Schwäbisch Hall.


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Schwäbisch Hall
Casinhas lindas de Schwäbisch Hall vistas do rio Kocher



18 cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha


Regensburg (Baviera)



Cidade histórica que já foi até capital da Baviera! Conheci em um bate-volta de Munique, mas achei um dia só pouquíssimo tempo - são muitas ruínas romanas, diversas praças e ruas gostosas de passear, tem palácio, igrejas interessantes, comida típica para experimentar, muitas construções seculares preservadas em um centro histórico relativamente grande, patrimônios da UNESCO no plural etc e a cidade já abrigou diversas personalidades alemãs. Veja aqui o meu roteiro de um dia em Regensburg e o que mais fazer se tiver mais tempo. 


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Regensburg
A ponte de pedra, a catedral e o centro histórico de Regensburg


Wiesbaden (Hesse)


Pertinho de Frankfurt - dá até para chegar em Wiesbaden de S-Bahn (tipo metrô/trem de subúrbio). Talvez por isso muita gente acabe passando batido pela capital do estado de Hesse. Conhecida por sua história relacionada aos spas e banhos termais, passei um dia tranquilo em Wiesbaden.


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Wiesbaden
Neues Rathaus, Marktsäule e ao fundo, Marktkirche em uma das praças de Wiesbaden



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required




Sigmaringen (Baden-Württemberg)


Confesso que fui para Sigmaringen só pelo castelo da foto abaixo mesmo rs, mas a cidade também tem um centrinho fofo - a entrada do castelo fica em plena praça principal no lado oposto ao rio Danúbio (sim, aquele rio famoso!). Além disso, você vai acabar dando uma voltinha a mais na beira do rio para tirar essa foto do melhor ângulo do castelo! Conheci Sigmaringen e o castelo da família Hohenzollern em um dia saindo de Stuttgart e ela fica muito perto de Tübingen, que falei acima.


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Sigmaringen
Atravesse o rio Danúbio para essa vista incrível do castelo em Sigmaringen!





Mainz (Renânia-Palatinado)


Outro passeio grudadinho em Frankfurt, tanto que conheci em uma tarde quando estudava na cidade. Além do centro histórico preservado, ruínas de um teatro romano não muito longe do centro e uma catedral magnífica, a cidade é conhecida por ser o local de nascimento de Gutenberg, o responsável pelo desenvolvimento da imprensa (com museu sobre o assunto). Veja aqui o meu roteiro por Mainz.


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Mainz
Catedral de Mainz


Hildesheim (Baixa Saxônia)


Uma das cidades menos conhecidas e mais calmas deste post - conheci em um bate-volta saindo de Berlim. Apesar desse sossego todo hoje em dia, Hildesheim tem mais de mil anos de História, tendo sido parte da Liga Hanseática e chegou a ser maior do que Berlim ou Munique! Também é um paraíso para quem gosta da arquitetura enxaimel e tem 2 igrejas consideradas patrimônio mundial pela UNESCO (em uma delas existe uma roseira milenar e por isso a rosa está presente em diversas coisas pela cidade). Ah, e o museu da cidade fica dentro desse prédio lindo e torto na praça principal - adorei a sensação de entrar em uma construção dessas! Veja aqui o meu roteiro de um dia em Hildesheim!


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Hildesheim
Na principal praça de Hildesheim - tente não ficar zonzo com essa casa inclinada! rs


Magdeburg (Saxônia-Anhalt)


Conheci em um final de semana entre os meus cursos em Frankfurt e Berlim. Com um passado mais glorioso do que o presente, é um destino legal para explorar outras cidades próximas (por exemplo a região do Harz) ou para quem curte arquitetura (olha uma das construções mais famosas de Hundertwasser abaixo) ou engenharia (fiz um passeio de barco passando por uma ponte para navios!). Sua origem se deu com Carlos Magno, foi casa do primeiro imperador Romano-Germânico e era grandiosa antes de ser destruída na Guerra dos 30 Anos. Veja aqui o meu roteiro para um final de semana em Magdeburg e aqui todos os posts sobre Magdeburg no blog!


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Magdeburg
Eu me hospedei dentro da curiosa Grüne Zitadelle!


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Magdeburg
Um resuminho de Magdeburg



Leipzig (Saxônia)


Casa do maior monumento europeu - o Monumento da Batalha das Nações, Leipzig é uma cidade universitária interessante, que já hospedou diversos músicos e personalidades alemãs históricas. Foi palco de diversas manifestações pela queda do Muro de Berlim nos anos 80 e eu achei o museu da cidade dentro da prefeitura (prédio das fotos abaixo) bem legal - mas existem diversos outros destaques no centro da cidade. Veja aqui o meu roteiro para um dia em Leipzig e aqui todos os posts sobre Leipzig no blog!


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Leipzig
Prefeitura de Leipzig na praça principal. Quando estive ali em novembro/2014, já estavam montando as barracas para o mercado de Natal.


Ulm (Baden-Württemberg)


No meio do caminho entre Stuttgart Munique, passei um final de semana em Ulm, cidade natal de Einstein e da igreja mais alta da Europa (até a Sagrada Família em Barcelona ficar pronta rs)! Daria também para conhecer em um bate-volta saindo de Stuttgart. Nas proximidades ficam a incrível biblioteca da Abadia de Wiblingen e também o lago super azul Blautopf. Ulm foi um importante centro comercial na Idade Média e declarada Cidade Imperial Livre pelo Sacro Império Romano-Germânico. Decaiu após a Guerra dos 30 Anos, mas se tornou uma importante cidade industrial no século XIX até ser 80% destruída na Segunda Guerra. Leia aqui tudo sobre Ulm e aqui os mil perrengues que passei naquele final de semana!


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Ulm
Quase tive que deitar na praça pra conseguir tirar essa foto da igreja inteira! rs


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - biblioteca da Abadia de Wiblingen
Biblioteca da Abadia de Wiblingen


Esslingen (Baden-Württemberg)


Esslingen fica tão perto de Stuttgart, que dá para ir de metrô/S-Bahn! Passei uma tarde na cidade, que tem muuuitas casas enxaimel, uma prefeitura cor de rosa fofíssima (abaixo), vinícola, essa igreja da foto abaixo com 2 torres interligadas de um jeito curioso e um dos Mercados de Natal mais famosos da Alemanha! Esslingen era uma uma Cidade Imperial Livre (na época do Sacro Império Romano Germânico).


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Esslingen
Esslingen é cortada pelo rio Neckar e essa pequena ponte é parada obrigatória para fotos (fica entre a estação e a praça da prefeitura)!


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Esslingen
Frente e parte de trás da prefeitura de Esslingen


Limburg an der Lahn (Hesse)


Mais uma cidade da Rota do Enxaimel (Deutsche Fachwerkstraße) para deixar os fãs felizes e as nossas câmeras e celulares lotados de fotos - até a catedral é em estilo enxaimel, o que não é comum! rs Fiz um passeio de um dia saindo de Frankfurt e combinando com a cidade logo abaixo, que foi perfeito! É uma cidade pequena hoje, mas como a maioria dos lugares deste post, tem mais de mil anos de idade. O roteiro do dia foi simplesmente passear ao ar livre, curtindo as ruas e praças encantadoras de Limburg (contei aqui)! Preste atenção na janelinha do trem do lado esquerdo quando estiver indo embora porque tem uma vista incrível da cidade!


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Limburg an der Lahn
Almocei em Limburg an der Lahn nessas mesinhas embaixo desses guarda-sóis!



Idtstein (Hesse)


Combinei com a cidade acima em um passeio de um dia saindo de Frankfurt. É menor do que Limburg e a área fofa é compacta, mas são muuuitas construções em estilo enxaimel ainda preservadas em torno da praça principal. Essa casa torta azul da foto abaixo foi o principal motivo que me levou a Idstein - desde que achei uma foto dela nas redes sociais, nunca mais tirei da cabeça!  Contei aqui o que vi em Idstein - confira como essa cidade é uma pérola praticamente esquecida pelos turistas brasileiros que passam por Frankfurt!


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Idstein
Um dos lados da König-Adolf-Platz. Foto: Ralf Ziegler CC BY SA 3.0


Koblenz (Renânia-Palatinado)


Estive rapidamente em Koblenz após um passeio de barco pelo Rio Reno. Eu queria mesmo ver a curiosa "esquina alemã", onde os rios Reno e Mosel se encontram (foto abaixo), então explorei um pouco a cidade e subi pelo teleférico que atravessa o Reno até a fortaleza do outro lado do rio. Koblenz também combina com uma viagem pelo rio Mosel. Esse passeio teve origem na cidade de Frankfurt.


cidades charmosas para fugir do óbvio na Alemanha - Koblenz
Deustches Eck, a esquina alemã onde os rios Mosel (o de cima) e Reno (o de baixo) se encontram em Koblenz




Mapa de 18 cidades para fugir do óbvio na Alemanha


Como vocês podem ver no mapa abaixo onde marquei todas as cidades charmosas deste post, sempre existe alguma cidade menos conhecida independente de onde você estiver na Alemanha. Depois de 5 viagens pelo país de Goethe, posso garantir que cidades encantadoras não faltam! As possibilidades de roteiro pela Alemanha são infinitas, principalmente se você incluir algumas dessas opções fora do óbvio.








Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

14 comentários:

  1. Quanta cidade linda na Alemanha. Algumas eu já tinha ouvido falar (Lindau, Ulm e Leipzig), mas as demais ainda não e deu vontade de fazer um roteirão pelo interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muito lugar incrível por lá e praticamente desconhecidos por nós brasileiros mesmo!

      Excluir
  2. Que super post de cidades menos visitadas na Alemanha! Como não se lembrar dos bloquinhos de madeira pintados com janelas, telhadinhos e relógios, olhando as fotos da arquitetura típica. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Tô achando que a Alemanha é o país mais charmoso da Europa! São muitas cidadezinhas fofas!!! Estou planejando viajar pra lá e tá difícil montar um roteiro, mas seu blog tá ajudando demais. Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que pude ajudar! Qq dúvida específica, é só mandar!

      Excluir
  4. Adorei o seu roteiro de cidades fora do óbvio na Alemanha! Cada uma mais charmosa e linda que a outra!!! Eu visitei Leipzig e achei muito interessante a sua ligação com a música. Uma cidade pequena e charmosa, super fácil de visitar de trem. Salvei o post para conhecer as outras cidades no futuro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Quando for novamente pra Alemanha, volte aqui!

      Excluir
  5. Acho a Alemanha um destino incrível na Europa! Amei essa seleção de cidadezinhas fofas - infelizmente quando estive lá só consegui conhecer as cidades maiores, como Nuremberg e Rothenburg. Quero muito voltar com mais tempo para explorar melhor outras cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que voltar mesmo, eu já fui 5x e ainda tenho muito para conhecer hehehe

      Excluir
  6. Adoro dicas de cidades encantadoras. Na Alemanha conheci Berlim e Colônia. Me apaixonei pelas duas... Imagine se tivesse conhecido as cidades que indicou... teria amado ainda mais. Acabei de colocar Sigmaringen na minha lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai amar! E tem várias mais dessa lista e além dessas pra sua 2a vez na Alemanha!

      Excluir
  7. Todas lindas! Mas Wiesbaden ganhou meu coracao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! E é facinho chegar lá do aeroporto de Frankfurt, principal ponto de chegada dos brasileiros na Alemanha!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.