domingo, 12 de outubro de 2025

8 Queijarias deliciosas no estado de São Paulo (+ 1 extra em Minas)!

Nos últimos 2 anos, visitei algumas queijarias pelo interior de São Paulo e indico algumas delas aqui onde você também pode turistar, além de degustar diversos tipos de queijo (feitos com leite de vaca, cabra ou ovelha), muitos deles premiados, além de doces de leite incríveis (amei o doce da 2a e da 3a queijaria dessa lista)!



Queijarias deliciosas no estado de São Paulo




Mas antes, um pouquinho sobre a origem e fabricação de queijos!






 




Veja aqui todas as dicas sobre o interior de São Paulo no blog!


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Tours para fazer em Montevideo (Uruguai) - incluindo vinícolas

O Uruguai é um país fantástico! E a capital uruguaia Montevideo rende lindos passeios tanto urbanos, como bate-voltas para outras cidades próximas, além de diversas vinícolas bastante conhecidas dos brasileiros amantes de vinhos. Até hoje só passei rapidinho por lá então não vejo a hora de voltar com calma, mas fiz post aqui no blog com dicas de vinícolas por sommeliers (no caso, meus pais que entendem demais de vinho e foram diversas vezes já para o Uruguai visitar vinícolas)! Alguns dos bate-voltas podem também servir como mais uma base da sua viagem, com mais calma, mas em caso de viagem curta, existem excursões que podem descomplicar a logística do passeio. Trouxe no post de hoje uma seleção dos melhores tours guiados em Montevideo e proximidades para facilitar o seu roteiro e planejamento de viagem.


Tours para fazer em Montevideo (Uruguai) - incluindo vinícolas



Tours para fazer em Montevideo (Uruguai) - incluindo vinícolas


Tours para fazer em Montevideo (Uruguai) - incluindo vinícolas



Destaco no post de hoje alguns passeios para quem quiser conhecer Montevideo mais a fundo, tanto opções "free" como opções pagas. Lembre-se que não é preciso pagar pelos famosos "free tours", mas é bastante recomendável dar gorjeta para os guias. Indico também algumas excursões para locais nas proximidades para quem quer conhecer essas cidades e prefere não ir sozinho ou por conta própria. Eu não curto alugar carro em viagem e no caso das vinícolas, não seria recomendado mesmo - uma excursão com motorista é o ideal. Além disso, muitas vezes o ideal para esses passeios é comprar online com antecedência.





quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Visitando os estádios de futebol de Campinas (SP) - Ponte Preta e Guarani

A Prefeitura e a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas estão organizando passeios gratuitos pela cidade há algum tempo, inclusive para os estádios dos 2 principais times de futebol da cidade, que nunca estão abertos para visitas. Eu não sou muito fã de futebol, mas sou curiosa e fiz os passeios para os dois estádios da cidade, o da Ponte Preta e o do Guarani. Os ônibus partem da Praça Imprensa Fluminense e começamos o dia com um tour pela Feira Hippie do Centro de Convivência.


Visitando os estádios de futebol de Campinas (SP) - Ponte Preta e Guarani







Curiosamente, os 2 estádios ficam bem próximos e em meados de 2025, o dérbi entre Ponte Preta e Guarani foi reconhecido como patrimônio imaterial de Campinas.





Veja aqui todas as dicas sobre o interior de São Paulo e aqui, todos os posts sobre Campinas no blog!
Veja aqui e já garanta com antecedência todas as opções de passeios, ingressos e tour guiados em Campinas!

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

O que eu fiz em 2 meses pelos Bálcãs (Croácia, Montenegro, Bósnia & Herzegovina, Sérvia, Eslovênia)

Na verdade, fiquei um pouco menos de 60 dias, mas recentemente fiz uma eurotrip focada na região dos Bálcãs passando por Croácia, Montenegro, Bósnia & Herzegovina, Sérvia, Eslovênia (com um pulo na Áustria) e terminando na Itália (também tinha chegado por lá).


O que eu fiz em 2 meses pelos Bálcãs (Croácia, Montenegro, Bósnia & Herzegovina, Sérvia, Eslovênia)
Passeando pelas muralhas de Dubrovnik, Croácia



Pela logística, voei do Brasil para Veneza, desci a costa da Croácia até Montenegro e depois comecei a subir de volta até Veneza pelo interior. Vejam o roteiro nos mapinhas abaixo, que compartilhei no instagram do blog (segue lá)!