quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Pinheiros e Vila Madalena (São Paulo): onde ficar, onde comer e o que ver e fazer

Arte de rua, bares, restaurantes, livrarias e sebos, lojas interessantes, Carnaval de rua, ruas charmosas, muitos prédios novos em construção, bastante escritórios... você encontra tudo isso e mais um pouco nos bairros Vila Madalena e Pinheiros em São Paulo. Dependendo do que você for fazer em São Paulo, pode ser uma região bastante conveniente para se hospedar e com muitas opções de alimentação. E principalmente pelo Beco do Batman, outras street arts nas proximidades e a vibe moderninha, é um dos passeios mais legais da cidade para moradores ou turistas, durante a semana ou fim de semana.


Pinheiros e Vila Madalena (São Paulo): onde ficar, onde comer e o que ver e fazer


O que ver e fazer na Vila Madalena/Pinheiros


Não lembro quando eu ouvi falar do Beco do Batman e arredores pela primeira vez, mas sei que demorei muitos anos para finalmente conhecer a parte mais colorida de São Paulo. Anos atrás, eu nem ligava tanto para arte de rua e coisas do tipo, então ia arrastando essa visita nas minhas diversas vezes em SP, seja para visitar a família, a trabalho, para resolver burocracias ou simplesmente a turismo. Só fui conhecer a área em janeiro/2017, quando passei uma semana em São Paulo para fazer um curso e resolvi fazer um walking tour pela Vila Madalena.

De lá para cá, já estive algumas vezes no Beco do Batman e algumas outras visitas a diferentes pedacinhos de Pinheiros também, inclusive 2 vezes agora em 2023 e resolvi fazer esse post! Como já é de costume por aqui, vai ter mapa com tudo que for citado ao longo do post lá no final com restaurantes, bares, pontos interessantes, onde ficar, lugares para visitar, lojas descoladas, praças, murais etc. Além das minhas dicas, incluí também dicas de uma prima que trabalhava nessa área da cidade e de alguns amigos que moram ou já moraram na região.


Pinheiros e Vila Madalena (São Paulo): onde ficar, onde comer e o que ver e fazer
Livraria da Tarde em Pinheiros - uma das muitos livrarias de rua e sebos da região (tem várias outras marcadas no mapa lá no final do post!)




Leia aqui todas as dicas sobre São Paulo no blog!


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

5 tours e experiências diferentes em Berlim (Alemanha)

Em 2 meses estudando em Berlim no outono/inverno e 10 dias passeando no verão pela capital alemã, eu tive tempo de fazer (quase) todos os passeios turísticos clássicos e também para explorar bastante das coisas mais diferentes que tem por lá e garanto - uma vida inteira não é suficiente para conhecer Berlim! Mas se você for passar poucos dias na cidade e quiser ir um pouco além do básico, eu recomendo 5 passeios guiados abaixo - tem walking tours e tours com meios de transportes diferentes também, sendo alguns deles focados em um tópico específico - eu acho esse tipo de tour o melhor jeito de aprender sobre um assunto e é o tipo de tour que mais tenho gostado de fazer nas minhas viagens.


Trabi Safari - tour pelos principais pontos turísticos de Berlim no carro símbolo da Alemanha socialista
Prestes a começar um dos tours que falo no post de hoje!



Leia aqui todas as dicas sobre Berlim no blog!


segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Turismo em Munique (Alemanha) - dicas de tours guiados e excursões

Munique é a capital do estado da Baviera, a maior cidade do sul da Alemanha e a 3a maior do país, perdendo só para Berlim e Hamburgo. Ela foi parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial, mas belissimamente reconstruída. Sedia a Oktoberfest anualmente em setembro/outubro, mas atrai turistas o ano todo. Aliás, a Baviera ficou sob domínio americano após a guerra e muito por conta disso, Munique e as cidadezinhas do estado representam justamente a visão de "Alemanha" que se tem hoje em dia lá nos EUA e também em todos os países influenciados culturalmente pelos americanos, como o Brasil. Quando se fala em "Alemanha" ou "culinária alemã" aqui no Brasil, a visão que temos é justamente de Munique, Rothenburg ob der Tauber, Nuremberg e afins (Berlim e o norte do país não tem nada a ver com o imaginário brasileiro de Alemanha). É uma cidade cara para morar e turistar, mas não tem jeito - brasileiro que vai para a Alemanha, não quer deixar Munique de fora do seu roteiro.




Turismo em Munique (Alemanha) - dicas de tours guiados e excursões
Feldherrnhalle e Theatinerkirche durante um evento na Odeonplatz em Munique. Foto: Tommy Loesch



Estive em Munique em 3 oportunidades: por 3 semanas no Natal/Ano Novo 2004/2005 na casa de amigos alemães, por uma semana no verão de 2006 e novamente mais uma semana no verão de 2019. Passeei bastante pela cidade e arredores, mas mesmo assim, ainda faltam muitas atrações para visitar. Apesar disso, Munique não está entre as minhas cidades preferidas na Alemanha (sou apaixonada por Berlim, mas em geral, prefiro as cidades menores).

Destaco no post de hoje alguns passeios para quem quiser conhecer Munique mais a fundo, tanto opções "free" como opções pagas. Lembre-se que não é preciso pagar pelos famosos "free tours", mas é bastante recomendável dar gorjeta para os guias. Indico também algumas excursões para locais nas proximidades para quem quer conhecer essas cidades e prefere não ir sozinho ou por conta própria. Eu fiz a maioria desses passeios por conta própria e a logística de transporte na Alemanha é fácil demais para se virar, mas caso você não queira se arriscar, melhor ir com uma excursão do que não ir! Além disso, apresento algumas opções de tickets para museus e principais pontos turísticos de Munique, que você pode comprar online com antecedência.




segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca

Kuks é uma pequena vila tcheca (com cerca de 300 habitantes) na região de Hradec Králové, a leste de Praga e cerca de 1h da capital. A principal atração da localidade é sem dúvidas o antigo hospital do século XVII em estilo barroco e que também é chamado na região de "castelo de Kuks" por conta de sua imponência. Ali perto passa o rio Elba, o mesmo rio de Dresden, Magdeburg e Hamburgo.


Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca


Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca

Kuks - antigo hospital tcheco, joia da arquitetura barroca



Os primeiros registros da região contam que ali se minerava ouro. No final do século XVII (1692-1696), o conde  Franz Anton von Sporck proprietário daquelas terras acreditava que a água de nascentes da região eram curativas e instalou ali um pequeno spa. Construiu depois uma capela para a Assunção de Nossa Senhora, um castelo, um hospital, um imenso jardim, um cemitério e a Igreja da Santíssima Trindade. Os exteriores e interiores foram decorados com esculturas de Matthias Braun. Uma enchente destruiu a maior parte do spa em 1740 e como os herdeiros do conde não estavam interessados em manter a propriedade, o spa foi fechado. Em 1896, o castelo inabitado pegou fogo e foi demolido em 1901.

Kuks foi anexada à Alemanha em 1938, fazendo parte da Reichsgau Sudetenland. Após a derrota alemã na Segunda Guerra, os habitantes alemães foram expulsos e substituídos por colonos tchecos. O hospital, a igreja e a farmácia foram preservados, além de diversos móveis. Hoje, pertence ao Estado tcheco e ali funcionam um museu de arte barroca e da farmácia. As esculturas da parte exterior também sobreviveram, mas sofriam com erosão constante pelos fenômenos naturais. Elas foram transferidas para ambiente interno e no exterior encontramos réplicas agora.


Vejam aqui todas as dicas sobre Praga e a República Tcheca/Tchéquia.


domingo, 5 de novembro de 2023

Onde comer em Campinas - dicas 2023

Já são dezenas de dicas gastronômicas sobre Campinas aqui no blog. Como eu moro na cidade e saio bastante para comer fora, sempre tenho várias dicas pendentes de restaurantes para mostrar aqui e esse é o tema do post de hoje. Aqui no blog tem também uma série sobre cafeterias e docerias (post 1 e post 2) e muitas dicas de turismo na cidade e pelo interior de São Paulo.

Os restaurantes apresentados neste post não estão em nenhuma ordem muito específica, mas deixei as melhores opções no começo do post e as que eu não faço questão de repetir para o final. Deixei para o final também algumas opções que pedi por delivery e não conheço a loja física. Para conferir os horários de funcionamento, localização, cardápio etc, cliquem no nome do local para consultar os sites oficiais ou redes sociais (assim o post não fica desatualizado rapidamente e vocês terão acesso sempre à informação mais atual).



Onde comer em Campinas - dicas 2023
Monumento ao Bicentenário de Campinas no Largo das Andorinhas



Se tiverem mais sugestões de lugares onde eu devo comer e conhecer, deixem nos comentários! Minha lista de lugares para ir só aumenta, mas gosto de ter opções porque cada dia você quer um tipo de culinária diferente, etc.



Leia aqui todas as dicas sobre Campinas no blog!


sábado, 28 de outubro de 2023

Dicas de turismo em Atibaia (SP) - o que ver e fazer em um final de semana

ATUALIZAÇÃO 31/01/2024

A Capital Nacional do Morango tem também o segundo melhor clima do mundo! Com pouco mais de 150 mil habitantes,  Atibaia é um dos doze municípios paulistas considerados estâncias climáticas no estado de São Paulo. O nome "Atibaia" vem do tupi, mas existem diversas versões sobre seu significado. O início do povoado se deu na época dos bandeirantes que a caminho de Minas Gerais, paravam na região. Um deles, Jerônimo de Carvalho, fundou uma fazenda de gado e inaugurou uma capela a São João Batista no dia 24 de junho de 1665, data da fundação da cidade. Em 2017, foi considerada a segunda cidade mais segura do Brasil de acordo com o Atlas da Violência, mas em 2023 ficou em 9o lugar (nada mal).


Dicas de turismo em Atibaia (SP) - o que ver e fazer em um final de semana







Mesmo morando tão perto de Atibaia (SP), até bem recentemente não tinha conhecido a cidade ainda. Quando pensamos em interior de São Paulo, Atibaia não é das cidades mais famosas para turistar, mas fiquei 3 dias lá em uma presstrip pelo SEBRAE SP e até faltou tempo! Se puder escolher a data de sua visita, dê preferência para algum final de semana de setembro, quando a cidade recebe a Festa das Flores e do Morango.



Leia aqui todos os posts no blog sobre o interior de São Paulo!


quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Turismo em Colônia (Alemanha) - dicas de passeios guiados e excursões

Hoje sem grande influência política na Alemanha, Colônia é a maior cidade do estado mais populoso do país - a Renânia do Norte-Vestfália, cuja capital é a rival Düsseldorf.  Era a capital da província romana Germânia Inferior. Sede do Arcebispado de Colônia, seu arcebispo era um dos 7 príncipes-eleitores do Sacro Império Romano-Germânico. Impossível falar de Colônia sem falar de sua magnífica catedral (abaixo), cuja pedra fundamental foi colocada em 1248 e demorou mais de 600 anos para ficar pronta. A cidade foi bastante destruída na Segunda Guerra Mundial, mas reconstruída e a maioria dos turistas costuma curtir bastante a cidade, apesar de não ser uma escolha tão óbvia de destino como Berlim ou Munique.


Catedral de Colônia - Turismo em Colônia (Alemanha) - dicas de passeios guiados e excursões
Lateral da Catedral de Colônia - é quase impossível fazer ela caber em uma foto só rs


Quando passei um mês estudando em Frankfurt uns anos atrás, conheci Colônia, mas somente por um dia. Não curti tanto, mas não sei se foi pela cidade ou pelo curto tempo que passei ali. Quando voltar para essa região da Alemanha, pretendo me hospedar em Colônia por algumas noites.

Destaco no post de hoje alguns passeios para quem quiser conhecer Colônia mais a fundo, tanto opções "free" como opções pagas. Lembre-se que não é preciso pagar pelos famosos "free tours", mas é recomendável dar gorjeta para os guias. Indico também algumas excursões para locais nas proximidades para quem quer conhecer essas cidades e prefere não ir sozinho ou por conta própria. Eu fiz a maioria desses passeios por conta própria e a logística de transporte na Alemanha é fácil demais para se virar, mas caso você não queira se arriscar, melhor ir com uma excursão do que não ir! Além disso, apresento algumas opções de tickets para museus e principais pontos turísticos de Colônia, que você pode comprar online com antecedência.




terça-feira, 24 de outubro de 2023

Turismo no ABC Paulista - Estrada Velha de Santos, Paranapiacaba e mais

O ABC Paulista é formado por 07 cidades, sendo Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul as 3 mais famosas e que compõe a sigla da região. As outras são Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Também conhecida como Grande ABC, essas cidades tradicionalmente industriais ficam no entorno de São Paulo, região que é chamada de Grande São Paulo, entre SP e o litoral paulista (Baixada Santista).

Turismo não é algo bastante lembrando quando se trata do ABC, mas tem alguns passeios interessantes para fazer por lá. Hoje vou falar de 3 possíveis passeios legais em Santo André e São Bernardo, mas sei que tem um borboletário em Diadema, restaurantes na beira da represa em São Bernardo e mais algumas opções.


Turismo no ABC Paulista - Estrada Velha de Santos/Parque Caminhos do Mar
Demorei anos, mas finalmente conheci a estrada velha de Santos entre São Bernardo e Cubatão!


Turismo no ABC Paulista - Estrada Velha de Santos/Parque Caminhos do Mar


Turismo no ABC Paulista - Estrada Velha de Santos, Paranapiacaba e mais
São Paulo estaria para a esquerda do mapa e o litoral paulista para a direita mais ou menos. Mapa: Marcos Elias de Oliveira Júnior.



Veja aqui todas as dicas de São Paulo capital e do estado todo!


segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Museu do Café - Santos (SP)

O Museu do Café em Santos fica no prédio da antiga Bolsa Oficial do Café e visa divulgar e preservar a história do café no Brasil e no mundo. O Brasil está entre os top países produtores, exportadores e consumidores de café do mundo e não teria um local melhor para abrigar este museu!

A produção e comércio do grão nos séculos anteriores trouxe grande riqueza para a cidade, onde fica o porto de onde saíam as sacas de café brasileiro para exportação. São objetos, vídeos, mapas, painéis, reproduções, fotos e documentos diversos retratando essa importante fase para a economia brasileira.

Depois de vários anos fechado, o prédio da antiga bolsa foi restaurado e reaberto como "Museu do Café" em 1998. Desde então eu sonho em conhecer esse lugar porque naquela época, já era "cafezeira" rs De lá pra cá, aprendi a beber café sem açúcar e também a apreciar café especial e o desejo de conhecer o museu só foi aumentando. Já publiquei aqui uma lista de top cafeterias em Campinas, com direito a continuação (porque nos últimos anos não param de abrir boas cafeterias na cidade). Tenho até uma pasta do pinterest sobre café especial e dicas de cafeterias pelo mundo.


Museu do Café - Santos (SP)


Museu do Café - Santos (SP)
Olha esse prédio maravilhoso!!!



A Bolsa sediava as negociações de café realizadas no estado de São Paulo. Até 1917, as relações comerciais de café aconteciam em outro prédio próximo, mas este ficou pequeno com o aumento das negociações. Aí então foi construído o prédio em questão, com mais de 200 portas e janelas, inaugurado em 1922, mostrando a opulência e força da elite cafeeira paulista. O edifício possui elementos arquitetônicos em homenagem ao café e é tombado pelo Iphan desde 2009 (primeiro edifício de estilo eclético a ser tombado por aqui).

O salão do pregão da primeira foto do post abriga 81 cadeiras mesas em imbuia sobre um estrado de jacarandá e era o salão mais importante para a economia brasileira no século XIX e início do XX. Ali eram negociadas a compra e venda do café brasileiro até a década de 50, quando a atividade foi transferida para São Paulo. Em 1986, o seu fechamento foi decretado pelo governador do estado e uma década depois, o prédio em decadência corria risco inclusive de desabamento. Logo em seguida, os trabalhos de restauro foram iniciados.





sábado, 21 de outubro de 2023

Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica (de Palermo a Taormina)

A ilha italiana da Sicília conta com 7 Patrimônios Mundiais pela UNESCO, vinhos premiados, praias incríveis e hotéis de cinema (aqui foi filmada a 2a temporada de "The White Lotus" recentemente, além de outras produções, inclusive "O Poderoso Chefão") e tudo isso colocou a Sicília no topo da lista do The Daily Telegraph - ela foi eleita a melhor ilha do Mediterrâneo em 2023! A Sicília às vezes parece tipicamente italiana e às vezes, um país totalmente separado. Os preços ainda estão defasados em relação à Itália continental,  mas eu diria que a receptividade aos turistas e a simpatia das pessoas é maior. Tem História por todos os lados, já que por sua posição pode ser considerada o "umbigo do mundo" - muitas civilizações passaram por aqui e deixaram suas marcas.


Roteiro de 09 dias pela Sicília cultural e histórica - Palermo
A Porta Nova e a Catedral de Palermo







No final de 2022, ganhei 2 passagens aéreas para a Europa em um prêmio de Jornalismo (quem não leu o post com a notícia, clique no link anterior). Decidi viajar com meus pais e o inicio da viagem foi pela Sicília! Depois continuamos para Roma, Costa Amalfitana e mais alguns lugares da Itália e já eram destinos demais para pesquisar e planejar tudo então decidimos pegar uma excursão de uma semana para conhecer a icônica ilha mediterrânea. Não sou 100% a favor dessas excursões, mas reconheço que existem algumas vantagens, além das desvantagens e nesse caso, escolhemos um roteiro bastante focado nas atrações históricas e patrimônios da UNESCO sicilianos. Chegamos um dia antes do tour e ficamos um dia a mais no final e você pode ver todo o roteiro no mapa acima, Não é um roteiro tão fácil para fazer de transporte público, mas caso você queira alugar um carro dá para fazer por conta própria sim - a gente não queria. Ou você pode comprar aqui exatamente o mesmo pacote que eu fiz - com todas as hospedagens, muitas refeições, guia acompanhante por todo o período e ingressos de diversas atrações incluídos.



Caso prefira alugar um carro na sua viagem, alugue através da Rentcars, uma de nossas parceirasVocê não paga nenhum centavo a mais e colabora para o blog se manter! No site da Rentcars, é possível comparar preços de aluguel de carro em diversas locadoras. Obrigada!









Abaixo, vocês podem ver um vídeo com o roteiro dessa parte da viagem, que vou explicar dia a dia neste post.




Veja aqui todas os posts sobre a Sicília no blog e aqui todos os posts sobre a Itália!


terça-feira, 12 de setembro de 2023

Turismo em Frankfurt (Alemanha): dicas de passeios guiados e excursões

Frankfurt é uma das maiores cidades alemãs e é conhecida como a capital financeira do país (e da União Europeia também). Ela foi parcialmente destruída durante a Segunda Guerra e com menos resquícios do passado do que muitas outras cidades alemãs, não costuma chamar a atenção em termos turísticos. Seu aeroporto é o mais importante da Alemanha (e tem voo direto do Brasil!) e assim acaba servindo somente como hub de transporte para boa parte dos brasileiros que viajam para o país. Mas a cidade não é totalmente desprovida de atrações turísticas não! Eu passei um mês estudando em Frankfurt alguns anos atrás e depois das aulas, sempre passeava muito e aos finais de semana, viajava para cidades próximas, já que a cidade está muito bem localizada - às margens do rio Meno e bem próxima ao legendário rio Reno.


Turismo em Frankfurt (Alemanha): dicas de passeios guiados e excursões



Turismo em Frankfurt (Alemanha): dicas de passeios guiados e excursões






Destaco no post de hoje alguns passeios guiados para quem quiser conhecer Frankfurt mais a fundo, tanto opções "free" como opções pagas. Lembre-se que não é preciso pagar pelos famosos "free tours", mas é recomendável dar gorjeta para os guias. Indico também algumas excursões para locais nas proximidades para quem quer conhecer essas cidades e prefere não ir sozinho ou por conta própria. Eu fiz a maioria desses passeios por conta própria e a logística de transporte na Alemanha é fácil demais para se virar, mas caso você não queira se arriscar, melhor ir com uma excursão do que não ir! Além disso, apresento algumas opções de tickets para museus e principais pontos turísticos de Frankfurt, que você pode comprar online com antecedência.



Leia aqui todos as dicas sobre Frankfurt no blog!


quinta-feira, 6 de julho de 2023

Onde (e quando) ver a florada das cerejeiras no Brasil?

O que o Japão, Washington, Nova York, Toronto, Alemanha (Berlim, Munique e Bonn) e Campos do Jordão têm em comum? Todos tem uma florada de cerejeira incríveis! Cada espécie de cerejeira tem um período diferente de florada, que também é influenciada pelo clima da região onde está localizada. De forma geral, a florada acontece entre o inverno e a primavera. No exterior, costumo ver as cerejeiras florindo nos perfis de muita gente que acompanho em todos os lugares citados acima e mais vários outros (impossível fazer uma lista completa), começando no final de março até meados de maio. Eu consegui pegar as cerejeiras no auge em Toronto perto do dia 10/maio em 2018, mas foi um florescimento um pouco mais tarde do que na maioria das vezes para a cidade.

São mais de 200 espécies de cerejeiras no Japão e somente algumas se adaptaram ao clima brasileiro (e em cidades mais frias) - por exemplo as espécies Hiroshima, Oshima e Yukiwari. Leia aqui sobre os tipos de cerejeiras - algumas são mais brancas, outras mais rosinhas etc. A tradição de contemplar as fores ganhou o nome de Hanami no Japão. E aqui no Brasil não é só em Campos do Jordão não que podemos achar essas flores lindas no inverno! No post de hoje, vou mostrar os principais lugares onde podemos curtir a florada das cerejeiras aqui mesmo no Brasil!



Onde (e quando) ver a florada das cerejeiras no Brasil? Campos do Jordão


Onde (e quando) ver a florada das cerejeiras no Brasil?



sábado, 27 de maio de 2023

Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)

Para conhecer as Cataratas de Niagara ou Niagara Falls (Canadá), é bastante tranquilo fazer um passeio de um dia saindo de Toronto. Você pode alugar um carro, ir de transporte público (ônibus saindo da Toronto Coach Terminal, 610 Bay St) ou contratar um tour de um dia (ou ainda dormir na cidadezinha ali perto, se tiver mais tempo no roteiro). As Cataratas de Niagara estão entre as 3 "grandes" cataratas do mundo, juntamente com a Victoria Falls entre Zâmbia e Zimbábue e as nossas cataratas em Foz do Iguaçu. Mas o ponto turístico americano e canadense não é das quedas d´água mais altas do mundo. O que impressiona aqui é o volume da água - mais de um milhão de banhos de banheira por segundo, que atraem mais de 12 milhões de turistas anualmente para aquele ponto na fronteira entre EUA e Canadá. Estima-se que elas surgiram cerca de 12 mil anos atrás. 


Niagara Falls em um dia saindo de Toronto (Canadá)



A da esquerda é a catarata americana, logo do lado dela e bem mais estreita é a "Bridal Veil" (Véu de Noiva) e a da direita, maior e mais bonita é a canadense, em formato de ferradura e por isso chamada de "Horseshoe" também). Imagino que a vista dos EUA seja prejudicada porque a cidade não fica em uma boa posição. Elas ficam no Niagara River, que liga dois dos Grandes Lagos na América do Norte, o Erie e o Ontario. Abaixo, as cataratas vistas por cima! Imaginem como não deve ser espetacular fazer um passeio de helicóptero ali? A ferradura do lado direito, são as cataratas canadenses e a da esquerda, as americanas.






Veja aqui todas as dicas sobre Toronto no blog e aqui sobre o Canadá!


sexta-feira, 12 de maio de 2023

Quebec - o que ver e fazer na cidade mais fofa do Canadá

Quebec é uma fofíssima cidade murada na parte francesa do Canadá (no estado também chamado Quebec) e é praticamente um sacrilégio viajar para o país e não colocar a cidade no seu roteiro. Eu cheguei em Quebec por trem vindo de Ottawa e a própria estação de trem já é uma beleza. Depois saí de lá também de trem para Montreal.

Em sua segunda viagem ao Novo Mundo em 1535, o explorador francês Jacques Cartier ocupou o local da atual Cidade de Quebec. Ele retornou em 1541 para estabelecer um posto permanente, mas não conseguiu. Somente em 1608 que Samuel de Champlain fundou a cidade para os franceses chamando-a de Kebec ("o rio se estreita aqui" na língua dos nativos algonquianos). Foi atacada pelos britânicos em 1629, mas voltou para a mão dos franceses 3 anos depois, tornando-se o centro da Nova França. Os 2 povos lutaram sucessivas batalhas pela região e em 1763, o Tratado de Paris deu o Canadá para os britânicos. Em 1775, houve uma tentativa de captura da cidade pelos revolucionários americanos. O ano de 1867 é considerado a formação oficial do Canadá e então Quebec se tornou capital da província. Mas com o passar dos anos, a cidade perdeu a importância comercial para Montreal, um pouco mais ao sul e então, nos anos 1950, devido a movimentos dos próprios moradores, a cidade começou a investir no turismo.


Rue Sous-le-Fort no Quartier Petit Champlain - uma das muitas ruazinhas que vão te deixar de queixo caído com a fofurice de Quebec!



A cidade é dividida nas partes alta e baixa e as 2 áreas juntas formam a Vieux-Quebec (Old Town), com mais de 10km quadrados dentro do muro de pedra. Essa parte mais antiga de Quebec foi inscrita na lista de patrimônios da UNESCO em 1985. Definitivamente, a melhor localização para se hospedar em Quebec é dentro das muralhas, na parte antiga (e mais charmosa da cidade), ou pelo menos muito próximo dos portões. Aí você vai inclusive conseguir fazer todos os passeios turísticos a pé - não tem coisa melhor em viagem!

Ao final do post, tem um super mapa com todas as atrações citadas neste post (e mais algumas) marcadas, assim como dicas de hotel, restaurantes, lojas, estação de trem etc.






quarta-feira, 3 de maio de 2023

Ottawa (Canadá) - dicas de turismo na capital canadense (o que fazer e onde comer)

Ottawa é a capital do Canadá e fica na província (tipo nossos estados) de Ontario, na fronteira com a província de Quebec. Atravessando o rio Ottawa, você chega em outra cidade no estado vizinho, Gatineau (e tem atração por lá também). Não é a cidade mais turística canadense, mas fica estrategicamente posicionada entre Toronto e Montreal então dá facilmente para incluí-la no seu roteiro de viagem. Principalmente se você for viajar em maio durante o Festival de Tulipas, vai me agradecer por essa sugestão. Não fica longe de Kingston, a primeira capital canadense.

A região era habitada pelo povo Algonquin, que chamavam o rio próximo de Kichissippi (o grande rio) e foi escolhida pela rainha Victoria para uma nova cidade justamente pela localização entre os dois principais centros coloniais - Toronto e Montreal, mas na época consideravam que a região era muito longe e "somente um campo de neve" - a cidade se chamava "Bytown". O nome estranho vem de John By, coronel do exército e engenheiro, que supervisionou a construção do Canal de Rideau. Após a Segunda Guerra Mundial foi renovada pelo urbanista parisiense Jacques Greber, que deu um ar europeu para o centro urbano, criando diversas áreas comuns e espaços recreativos.


Ottawa (Canadá) - dicas de turismo na capital canadense
Conhecem essa escultura de aranha de outro lugar? Fala mais sobre ela abaixo!


Tecnicamente a capital é bilingue, pois o país é bilingue. Em Montreal e Quebec City fala-se mais francês e em Toronto, Niagara Falls e Kingston, fala-se mais inglês. Apesar disso, eu tive a impressão de que Ottawa puxa saco para o lado francês do país, mas tudo tem tradução sim para  o inglês.

Os destaques turísticos de Ottawa são o imponente prédio do Parlamento canadense, diversos museus incríveis, o Byward Market (um dos mercados mais incríveis do mundo na minha humilde opinião), o Rideau Canal (onde dá para patinar no gelo no inverno) e o Festival de Tulipas.



Ottawa (Canadá) - dicas de turismo na capital canadense
Se tem letreiro, tem que tirar foto! rs




Leia aqui todas as dicas sobre Ottawa no blog!



segunda-feira, 1 de maio de 2023

Dicas de Kingston (Canadá): o que ver e fazer na primeira capital do Canadá?

No nosso roteiro pelo Canadá, o trajeto entre Montreal e Toronto estava muito longo e resolvemos parar uma noite em uma cidade intermediária, A escolhida foi Kingston, a primeira capital canadense (entre 1841 e 1844), cidadezinha fofa não muito grande à beira do Lago Ontario e com um passeio de barco famoso.

Hoje com pouco mais de 130 mil habitantes, Kingston foi fundada no século XVII com propósito militar e declarada capital em 1841, mesmo ano da fundação da Queen´s University (uma das universidades mais antigas do país juntamente com a Faculdade Militar Real). A rainha aí no caso era a Rainha Victoria do Reino Unido, mas ela achou que Kingston ficava muito perto da fronteira com os Estados Unidos e apenas 3 anos depois, a cidade perdeu o título de capital do país. É conhecida como "Limestone City" ou "cidade do calcário" e conta com diversas mansões com essa pedra. Estrategicamente posicionada de frente para o rio São Lourenço, possui diversas praças, jardins e áreas ao ar livre acompanhando a beira-rio.



Kingston (Canadá): o que ver e fazer?
Letreiro de Kingston no Confederation Park



Kingston (Canadá): o que ver e fazer?


Kingston (Canadá): o que ver e fazer?
No mesmo parque/praça também ficam uma cabine telefônica, uma locomotiva antiga e a prefeitura (fotos mais pra frente)




Chegamos à noite (jantamos no trem), demos uma volta a pé pelo centro aproveitando que estávamos hospedados em uma ótima localização. No dia seguinte, logo após o café da manhã, fomos até o píer comprar o ticket para o passeio de barco e demos uma volta maior pelo centro de Kingston, entrando nas igrejas, tirando fotos com calma das praças, prédios, monumentos, etc. Fizemos o tour pelas Thousand Islands ("Mil ilhas") com o almoço incluído. Depois, ainda demos mais uma volta no centro com direito a sorvete antes de buscar as malas no hotel e pegar o uber para a estação de trem no meio/final da tarde, em direção a Toronto. Não ficamos nem 24h na cidade, mas deu para aproveitar bastante!




Leia aqui todas as dicas sobre o Canadá aqui no blog!