quinta-feira, 30 de abril de 2015

Spandau - uma das visitas mais surpreendentes na grande Berlim!

Que tal se afastar aproximadamente meia hora de Berlim e chegar a uma fortaleza medieval em um distrito que nem parece pertencer à capital alemã? É exatamente isso que acontece quando você vai passear em Spandau, distrito administrativo na parte oeste de Berlim.

Zitadelle Spandau


A fortaleza (Zitadelle) é simétrica, com 4 bastiões e representa bem como funcionavam esses sistemas de defesas nos séculos passados. É a única fortaleza sobrevivente na cidade de Berlim, na confluência dos rios Havel e Spree (aquele que passa bem pertinho de vários pontos turísticos da cidade). Construída em 1560 por Francesco Chiaramella de Gandino, foi inspirada em outra fortaleza italiana. Desde  o século XII, já existia uma outra fortaleza no local, da qual sobreviveu apenas a Juliusturm (torre abaixo), que inclusive serviu como prisão e como cofre do Império Germânico no século XIX.

Zitadelle Spandau - Berlim
Logo na entrada, o brasão dos Hohenzollern

Zitadelle Spandau - Berlim

Zitadelle Spandau - Berlim
vista aérea no ingresso da Zitadelle

terça-feira, 28 de abril de 2015

Arte de rua na Berlim alternativa (e um pouquinho em Leipzig também)

Berlim é uma das cidades mais alternativas por aí e passeando pela capital alemã é impossível não encontrar alguma arte de rua. No post de hoje, vou mostrar algumas coisas legais que achei em Berlim e um pouquinho em Leipzig também (Leipzig por sinal é um bate-volta bem legal que vou escrever depois).

Passeando na East Side Gallery, o maior trecho restante do Muro de Berlim e todo decorado com ícones famosos no mundo inteiro, não deixe de olhar para o outro lado da rua!


street art em Berlim
Assim como o artista, eu também amo Berlim!


Em outro dia, desci na estação de metrô Hallesches Tor para visitar o museu Judaico e no caminho encontrei os 2 murais abaixo.


street art em Berlim
"Faça arte, não guerra. Olhos abertos, mente aberta."


domingo, 19 de abril de 2015

Currywurst e o museu mais inusitado de Berlim, o Currywurst Museum

O museu está fechado desde antes da pandemia.

Uma das coisas que eu tinha certeza que iria comer em Berlim nessa última viagem era o tal do currywurst que via em vários guias e blogs de viagem. Experimentei alguns, mas só gostei mesmo do último e conto aqui neste post qual foi.

O que é currywurst?


Currywurst é um prato típico alemão (super comum em Berlim) que consiste de salsicha com ketchup e um tempero de curry, como na foto abaixo. Normalmente servido com batatas fritas e/ou pão, o prato surgiu após a Segunda Guerra Mundial e rapidamente fez sucesso nas barraquinhas de rua onde o pessoal come em pé, na maioria das vezes.

Currywurst do Curry 36 - Zoologischer Garten em Berlim
Esse é um dos pratos mais típicos de Berlim e tem gente comendo isso na rua por tudo quanto é lado em qualquer lugar que você vá!


Um dos cantores mais populares na Alemanha, Herbet Grönemeyer até fez uma música sobre o prato!





Esse fast food alemão nasceu em Berlim então é claro que alguém teve a ideia de fazer um museu para ele e eu fui visitar!


sexta-feira, 17 de abril de 2015

Paixão por aeroportos!

Eu não sei vocês, mas eu adoro estar em um aeroporto, mesmo quando não vou viajar! Acho que todo mundo que gosta de viajar acaba gostando também! Tudo bem que passar muitas horas em um ou dormir desconfortavelmente pode não ser tão legal assim, mas em geral aeroportos trazem boas lembranças! Eu sempre achei o máximo aquele clima de férias/viagem/reencontros/despedidas/ansiedade pelo destino desconhecido ou felicidade de voltar para casa que sempre tem nos aeroportos por aí e lembrei recentemente de um filme com cenas lindas em aeroportos.

Aeroporto de Guarulhos
ADORO observar esse painel!





quarta-feira, 15 de abril de 2015

Food Truck Festival em Campinas - corram que é até amanhã!

Desde ontem, está rolando o Food Truck Festival no Shopping D. Pedro aqui em Campinas! E vai até amanhã!


Food Truck Festival Parque D. Pedro Shooping em Campinas

Food Truck Festival Parque D. Pedro Shooping em Campinas
Foto do facebook do shopping

Food Truck Festival Parque D. Pedro Shooping em Campinas
Logo na entrada, eu já pedi um milkshake de mousse de maracujá muito bom!!! Comprei o menor (R$ 12,00) - o de Nutella ficou só na vontade!

terça-feira, 7 de abril de 2015

Conhecendo a blogueira

Faz um tempinho que está rolando um brincadeira na internet (ou "tag" no palavreado da área) "Know your blogger", que recentemente foi adotada por vários blogueiros de viagem brasileiros para que os leitores conheçam melhor os blogueiros. 

Na primeira parte da tag, devemos contar 11 coisas aleatórias sobre nós e na segunda parte, responder algumas perguntas, então lá vai! Leiam o post com essa trilha sonora e depois vocês vão entender o motivo! No final do post, tem a listinha dos blogueiros de viagem do Brasil que já participaram!





domingo, 5 de abril de 2015

É sempre Natal na Alemanha! Super dica para comprar souvenirs na Alemanha!

Vocês estão achando que eu estou louca para postar uma coisas dessas, não é? Mas quem já conheceu a loja Käthe Wohlfahrt sabe do que eu estou falando! Essa é a loja mais sensacional que já vi, com enfeites de Natal e com várias filiais espalhadas pela Alemanha (além de 1 na França, 1 na Bélgica e 1 nos Estados Unidos)! 

loja Käthe Wohlfahrt de decoração natalina


loja Käthe Wohlfahrt de decoração natalina


Além dos tradicionais enfeites de árvore de Natal, a loja tem muitas opções de enfeites de mesa, guirlandas, enfeites de madeira, enfeites de vidro, miniaturas, presépios, cartões de Natal etc e até ambientes inteiros decorados com motivos natalinos, que vão fazer você acreditar que o Papai Noel está chegando a qualquer momento!

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Buddy Bears em Berlim - esculturas de ursos espalhados pela capital alemã!

Aposto que você viajante já viu fotos por aí desses ursos coloridos espalhados pelo mundo! Desde 2001, a exposição que começou em Berlim e depois se espalhou pelo mundo, chama a atenção para a tolerância e convivência pacífica entre os povos. Cada país foi representado por um urso com pintura que mostrasse algo da cultura daquele país. Os ursos fizeram tanto sucesso em Berlim em 2001, que transformou-se em uma exposição itinerante, além de alguns ursos fixos espalhados pelo mundo. Algumas empresas principalmente em Berlim fizeram seus próprios ursos e é muito legal "caçar" as esculturas pela cidade! Eles estiveram inclusive no Rio de Janeiro em 2014, como a Cláudia contou lá no Aprendiz de Viajante.

"A paz não pode ser mantida pela força. Ela só pode ser alcançada pela compreensão.", Albert Einstein

Este é o site oficial da "United Buddy Bears". Quer entender as teorias da relação entre Berlim e ursos? Leia este post do blog Agenda Berlim.

United Buddy Bears em Berlim
Todos os ursos unidos pelas "mãos" representariam o mundo pacífico do futuro.

Buddy Bears em Berlim - esculturas de ursos espalhados pela capital alemã!

Eu adorava passear pela cidade e encontrar com um deles de vez em quando! Vou mostrar aqui os que eu achei e a localização aproximada!