terça-feira, 19 de novembro de 2019

Mais de 30 cidades para curtir o Natal no Brasil (e 1 bônus no final)!

As informações deste post estão sendo atualizadas com os eventos de 2021, mas nem todas as prefeituras divulgaram ainda. Se tiverem sugestões de cidades para incluir no post, por favor deixem nos comentários! Última atualização em 26/11/2021.


A chegada de Novembro e Dezembro significa que o ano está acabando, mas significa também que várias cidades do Brasil ganham um atrativo bem legal, que vem ganhando força ano a ano de norte a sul do país - os eventos e decorações de Natal! Na Europa já é bastante tradicional que as cidades se enfeitem nesta época do ano e os mercados de Natal são bem grandes e fazem bastante sucesso! Eu AMEI visitar os mercados de Berlim, de Munique e até de Barcelona!


Para quem gosta de Natal, mas vai para a Alemanha em outra época, tem uma rede de lojas espalhada pelo país que é simplesmente fantástica - onde é Natal o ano todo!


No post de hoje, com a ajuda dos seguidores do Instagram, selecionei mais de 20 (!) cidades pelo Brasil que tem algo interessante nesta época do ano! No final do post tem um mapinha com todas elas. Claro que ainda não visitei todas, e muitas eu conheci em outras épocas, mas quem sabe um dia! Conforme forem sendo publicadas as novidades sobre o Natal nas cidades abaixo (que coloquei mais ou menos do sul para o norte do país), vou atualizando o post. Ah, não contei as decorações nos shoppings pelo Brasil porque aí seriam cidades demais, não é?


cidades para curtir o Natal no Brasil  - Holambra
Sabem onde fica esse mega evento? Resposta logo abaixo! Foto de divulgação do evento


cidades para curtir o Natal no Brasil - Socorro
E esta igreja decorada com a árvore grandona ali na frente? Resposta abaixo também! Foto de divulgação do evento



Para visita muitas destas cidades, o ideal é circular de carro porque no interior tem muito lugar legal de acesso não tão fácil por avião. Use um comparador de locadoras para economizar no aluguel de carro!




Como vamos lidar com esse gasto toda de energia na diversas decorações enquanto o caos energético se instala no Brasil eu já não sei...


Clique no nome do evento para ser direcionado ao site oficial do evento e poder conferir a programação completa!

Gramado (RS) - Natal Luz (28/10/2021 a 30/01/2022)



Tenho que começar o post com o Natal mais famoso e com maior público do Brasil: Gramado. A cidade já é queridinha dos turistas em qualquer época do ano (principalmente no inverno), mas nas vésperas do Natal também faz um sucesso tremendo com dezenas de eventos capazes de fazer os preços de hotel subirem às alturas! A dica para economizar é visitar Gramado em janeiro quando as decorações ainda estão de pé (mas claro que muito da magia vai se perder neste caso). Como a cidade conta sempre com muitas novidades no turismo em geral, vale a pena repetir o destino em épocas diferentes, então nada melhor do que curtir o Natal Luz!





Em 2021, o Natal Luz conta com 5 espetáculos pagos - os preços começam em R$100,00: o Natalis cheio de efeitos visuais e com narração de Cid Moreira, o tradicional Grande Desfile de Natal, o Primeiro Milagre do menino Jesus (uma opereta natalina), o Nativitaten repaginado - uma viagem sobre a história da criação e a novidade o Reino de Natal. Neste último, são mais de 60 sessões diárias em aproximadamente 3.000m2 em formato de fluxo circular passando por 7 ambientes decorados. Eles estão com capacidade de público reduzida e é necessário apresentar o certificado de vacinação. A Vila de Natal foi montada na Praça das Etnias, inclusive com a Casa do Papai Noel. Diariamente às 19h45 acontece o show de acedimento das luzes em 5 pontos diferentes para evitar aglomeração.






Ainda não comprou sua passagem? Confira as melhores opções no parceiro do blog Passagens Promo!

Seguros Promo



Canela (RS) - Sonho de Natal (22/10/2021 a 09/01/2022)


A cidade vizinha de Gramado não fica para trás, nem para turismo em épocas "normais" e nem com os eventos de Natal! Estou devendo o post sobre a cidade, mas não deixem de combinar Canela com Gramado, para aproveitar mais e inclusive se hospedar em Canela pode ser mais barato e assim você aproveita mais! Também conta com mais de 280 espetáculos natalinos com música, dança, teatro e artes visuais e decorações e atividades gratuitas pela cidade, como as Árvores dos Sonhos na Avenida Júlio de Castilho e as projeções de luzes na catedral de pedra.









Nova Petrópolis (RS) - Magia do Natal na Cidade dos Elfos (06/11/2021 a 16/01/2022)



Serão mais de 170 eventos descentralizados na cidade gaúcha, que não fica longe das já famosas Gramado e Canela. Nisso estão incluídos show diário de som e luz "Brilha Nova Petrópolis" e a Feira de Natal.



Nova Petrópolis (RS) - Magia do Natal na Cidade dos Elfos
Foto: Divulgação






Blumenau (SC) - Natal em Blumenau (10/11/2021 a 06/01/2022)


Mais um Natal bastante famoso, no sul do Brasil! Os imigrantes alemães não iam deixar de ter um grande evento desses na época queridinha de seus antepassados, não é mesmo? A Oktoberfest não é o único grande evento de Blumenau, sabiam? Confiram aqui todos os posts sobe Blumenau no blog e aqui o Magia de Natal (antigo nome do evento) pelos olhos da Márcia do blog Casa de Doda! A festa principal ocorre no Parque Vila Germânica (com casa do Papai Noel, apresentações e um mercado natalino inspirado nos mercados europeus), mas será transmitida por toda a cidade gratuitamente. Além da decoração pela cidade (com destaque para a Avenida XV de Novembro onde 80 árvores receberão 1.000 esferas luminosas e para a Rua Curt Hering), uma balsa promoverá um balé das águas no Rio Itajaí-Açu próximo à ponte Adolfo Konder. Confira o site oficial (clique no nome do evento acima) para descontos em estabelecimentos da cidade.


Cidades para curtir o Natal no Brasil - Blumenau









Aqui estão todas as opções de hospedagem em Blumenau


Pomerode (SC) - Weihnachtsfest (25/11/2021 a 19/12/2021)


Na fofíssima cidade de origem pomerana vizinha a Blumenau também rola um Natal legal! Veja o nosso roteiro de uma manhã em Pomerode e outras dicas do que fazer na cidade! Veja mais fotos no blog Casa de Doda. Haverá desfile de lanternas, rua coberta iluminada, casa do Papai Noel e  programação cultural.









Lages (SC) - Natal Felicidade (03/12/2021 a 23/12/2021)


Shows, parada de Natal, feira de Natal e Casa do Papai Noel foram algumas das atrações na cidade catarinense em 2019. Para 2021, a decoração de Natal ainda está sendo licitada no início de novembro e não se encontra informações online sobre o evento.


Aqui estão todas as opções de hospedagem em Lages!


Florianópolis (SC) (02/12/2021 a xxxx)



A programação de Natal em Floripa terá desfiles no Centro, nos bairros e até na Ponte Hercílio Luz, além de shows inspirados nas programações de Gramado. A Praça XV terá presépio em tamanho real, globo de neve e a casa do Papai Noel em estilo açoriano (os portugueses que colonizaram a região). Haverá ainda 14 apresentações com um caminhão que vai circular pelos bairros e desfiles de carros alegóricos no centro  e na Ponte Hercílio Luz. Os eventos de Natal fazem parte do "Verão da Virada".







Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






Curitiba (PR) - Luz dos Pinhais (18/11/2021 a 09/01/2022)


Em 2019, Curitiba contou com a maior programação gratuita de Natal no país, com mais de 130 atrações! Para 2021, são 6 novas atrações, inclusive o cenário de Natal no Mercado Municipal, decoração especial na Rua XV de Novembro (o primeiro calçadão para pedestres no Brasil) e o voo de balão (preso ao solo, como o que eu conheci em Berlim em 2014) no Jardim Botânico! Por conta da pandemia, é necessário agendamento online (clique no nome do evento para abrir o site oficial).

Entre os eventos tradicionais, temos a parada no bairro Batel e o coral no Palácio Avenida, este último com a participação de Carlinhos Brown e pelo segundo ano em formato virtual (transmitido pelo youtube em 18/dezembro às 20h nos canais do banco e do Teatro Bradesco). Vejam como era o Natal de Curitiba no blog De Mochila e Caneca. Os eventos acabam até o dia 30/dezembro, mas a decoração ficará montada até 09/01. 







Foz do Iguaçu (PR) - Natal Águas e Luzes (01/12/2021 a 05/01/2022)



O Natal de Foz começa com uma apresentação dos autos de Natal na Praça da Paz. Em diversos palcos, acontecerão shows e apresentações culturais ao longo do mês até dia 22, que uma e show com o Padre Reginaldo Manzotti, conhecido como “o Padre que reúne multidões”, fechará a programação (detalhe que nunca ouvi falar nessa pessoa rs). A decoração vai até o início de janeiro. Dizem que o uso consciente, racional e sustentável de energia será levado em conta na elaboração das decorações.

As "águas" e as "luzes" no título da festa é uma menção à Usina de Itaipu, que foi a propositora da festa e haverá iluminação da Ponte da Amizade, que representa o espírito de integração da fronteira do Brasil e Paraguai. Outra atração será uma Feira de Natal – com gastronomia e artesanato da tríplice fronteira, paradas de Natal, shows, oficinas para capacitar artesãos e uma programação itinerante nos bairros da cidade. Na proposta inicial, eram 33 pontos da cidade decorados com projeções, cortina de água, chafariz, túnel e até mesmo avenidas estreladas, caminhos com neve e árvores de natal com elementos que lembram a fauna da região.


Mais de 20 cidades para curtir o Natal no Brasil
Fonte: site oficial







LONDRINA (PR) - Natal de Luzes (23/11/2021 a 06/01/2022)


No Lago Igapó será montada a tradicional árvore de Natal com 23 metros de altura (maior árvore flutuante do sul do Brasil) e acontecerá o espetáculo das águas dançantes com uma cortina d’água onde uma projeção mapeada contará uma história sobre a cidade (completando 88 anos nesse dezembro). No lago Igapó II, haverá uma segunda árvore de Natal e mais decorações de Natal pelas rotatórias da cidade.




Holambra (SP) - Natal Mágico de Holambra (27/11/2021 a 23/12/2021)



Haverá Parada de Natal na Alameda Maurício de Nassau, Casa do Papai Noel na Praça dos Pioneiros e decorações pela cidade! Além de outros eventos (confira no instagram da prefeitura).


Noeland CANCELADO EM 2021


O maior evento de Natal do estado de São Paulo fica na cidade de colonização holandesa no interior pertinho de Campinas e já famosa pela festa das flores na primavera, a Expoflora! Aqui estão todos os posts sobre Holambra no blog! Esta é a cidade da primeira foto deste post. Em 2019, finalmente conheci a Noeland e contei tudo neste post sobre a maior festa de Natal do Estado de São Paulo!


cidades para curtir o Natal no Brasil - Holambra

cidades para curtir o Natal no Brasil - Holambra

cidades para curtir o Natal no Brasil - Holambra
cardápio natalino com inspirações holandesas



Aqui estão todas as opções de hospedagem em Holambra! Leiam com mais detalhes sobre a Noeland aqui!


Socorro (SP) - Luzes de Natal (11/11/2021 a 09/12/2022)


A cidade do interior paulista já é reconhecida mundialmente por ser um pólo para o turismo acessível e também já faz toda a sua decoração com garrafas pets há bastante tempo! Este Natal eu já conferi em anos anteriores e contei aqui sobre o Luzes de Natal em Socorro! Em 2021, a pré-estreia será no dia 11/novembro com a iluminação do Papai Noel gigante na Praça do Amanhã e a abertura oficial do dia 20/novembro na Praça da Matriz. A cidade terá 13 pontos iluminados para visitação, com mais de 75km de cordões contendo 1,3 milhões de luzes acesas, incluindo diversas inovações na decoração, mas a programação cultural ainda não foi divulgada. O Papai Noel gigante com 12 metros de altura, novidade do ano passado, estará na futura Praça do Amanhã (ao lado da antiga estação ferroviária - casa do mais novo museu da cidade, sobre motos e bicicletas) e foi instalado um túnel de luz na frente da Igreja Matriz.
















15 cidades para curtir o Natal no Brasil - Socorro
Decorações de Natal em anos anteriores em diversos pontos do centro de Socorro


15 cidades para curtir o Natal no Brasil - Socorro
Decorações de Natal em anos anteriores em diversos pontos do centro de Socorro





Aqui estão todas as opções de hospedagem em Socorro


Serra Negra (SP) - Natal Luzes da Serra (12/11/2021 a xxxx)



Pertinho de Socorro, dá tranquilamente para visitar as duas no mesmo final de semana. A cidade contará arcos com iluminação decorativa, Casa do Papai Noel no saguão do Palácio das Águas, diversas árvores de Natal (inclusive uma de crochê na Praça Rio Branco - a cidade é famosa por suas malharias), o espetáculo “Um passeio na ópera”, parada de Natal e outros atrativos.


Aqui estão todas as opções de hospedagem em Serra Negra


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required












São Paulo - eventos diversos (04/12/2021 a 06/01/2022)


Quando eu era adolescente tinha até gente de Campinas que gostava de visitar a cidade nesta época porque a Avenida Paulista e os Jardins sempre estavam bastante decorados para o Natal, mas todo mundo parou de falar sobre isso e nem se ouve mais sobre o assunto. Veja aqui todos os posts no blog sobre São Paulo!

As fotos abaixo são da árvore no Ibirapuera em 2019. A tradicional Árvore de Natal de 50 metros será instalada pelo segundo ano consecutivo na região da Ponte Estaiada, mas haverá um circuito de árvores menores ao redor do lago do Ibirapuera, além de decorações diversas, com inspiração na fauna e na flora do parque. Haverá também projeções e show de luzes holográficas na fonte.





Entre 10/12 e 06/01, acontecerá a Villa de Natal no Parque Villa Lobos (garanta ingresso antecipado) com uma árvore de Natal de 65m de altura, uma pista de patinação no gelo de 300m² , Casa do Papai Noel e um parque de diversões, além de uma "aldeia gastronômica".




No centro de São Paulo, aconteceu o Natal Iluminado em 2019, com video mapping no Mosteiro de São Bento, Páteo do Colégio e Edifício Matarazzo, mas não encontrei nenhuma informação sobre o evento em 2021.







Aqui estão todas as opções de hospedagem em São Paulo


Campos do Jordão (SP) - Natal dos Sonhos (12/11/2021 a 02/01/2022)


Outra cidade queridinha dos turistas no interior paulista já conta com decoração natalina há alguns anos. Vejam algumas fotos abaixo da decoração de 2017. Em 2021, haverá um circuito com mais de 100 árvores decoradas no bairro Vila Capivari. Serão quatro paradas natalinas a partir de 14 de novembro.








cidades para curtir o Natal no Brasil - Campos do Jordão
Decoração natalina nas ruas principais de Campos do Jordão em 2017

cidades para curtir o Natal no Brasil - Campos do Jordão
Decoração natalina nas ruas principais de Campos do Jordão em 2017

cidades para curtir o Natal no Brasil - Campos do Jordão
Decoração natalina nas ruas principais de Campos do Jordão em 2017




Guararema (SP) - Cidade Natal CANCELADO EM 2021



O evento de Natal em Guararema chegou a movimentar cerca de 500 mil pessoas e foi cancelado pelo segundo ano consecutivo (Notícia). Em 2020 até a decoração havia sido cancelada.



Aqui estão todas as opções de hospedagem em Guararema!


Poços de Caldas (MG) - Natal Poços de Luz (06/11/2021 a xxxx)


Estive em Poços de Caldas no meio de novembro de 2016 e a cidade já estava preparada para o Natal como vocês podem conferir nas fotos abaixo. Aqui estão todos os posts sobre Poços de Caldas no blog! Em 2021, a decoração de Natal foi inaugurada juntamente com as comemorações do aniversário da cidade no Parque José Affonso Junqueira, Praça Pedro Sanches, Complexo da Urca, Museu, Estação Fepasa e a Praça dos Macacos, além das ruas Assis Figueiredo, Prefeito Chagas e São Paulo.


15 cidades para curtir o Natal no Brasil - Poços de Caldas
Decoração natalina no centro de Poços de Caldas em 2016




Sabiam que Poços de Caldas foi cenário da maioria das cenas dos filmes da Turma da Mônica?? Qual o seu pedacinho preferido do bairro do Limoeiro em "Turma da Mônica - Laços"?

Tiradentes (MG) - Natal Iluminado (05/11/2021 a 26/12/2021)


Já visitei Tiradentes diversas vezes e agora tenho mais um motivo para voltar rs. A cidade inaugurou seu Natal Iluminado em 2019! Vai ter Papai Noel e Mamão Noel na Casa Aimorés e as projeções vão acontecer na Igreja das Mercês em alguns dias, com a apresentação de uma história inédita entre uma pastorinha e um cozinheiro (confiram no link acima).



 






São Lourenço (MG) - Natal das Águas (20/11/2021 a 06/01/2022)


A região das termas mineiras promete um Natal agitado na sua principal cidade. Só aqui o Papai Noel chega de trem!





Aqui estão todas as opções de hospedagem em São Lourenço!


Monte Verde (MG) - Natal nas Montanhas (13/11/2021 a 09/01/2022)


Monte Verde é na realidade um distrito de Camanducaia, mas é mais famosa e visitada do que a cidade principal. Não fica longe de Campos do Jordão e é conhecida pelo clima frio e turismo "de montanha". Avenida e fachadas iluminadas, personagens temáticos e muitas atrações, por exemplo a casa do Papai Noel no Parque Oschin. Em 2021, o Natal nas Montanhas vai homenagear as origens, os nomes, os sobrenomes, os lugares, os personagens que deram origem a Monte Verde. Ao entardecer, o Maquinista da Luz e seus ajudantes percorrem a avenida principal para encontrar a chave mágica, que quando acionada pelo Papai Noel, ilumina toda a cidade. A Praça do Carvalho se transforma na Floresta Encantada e haverá também uma Vila do Natal. O Bosque dos Imigrantes contará com árvores decoradas e iluminadas com temáticas sobre as etnias que construíram o distrito.



Aqui estão todas as opções de hospedagem em Monte Verde!



Penedo (RJ) - Fábrica de Sonhos (28/10/2021 a 16/01/2022)


A cidade no interior do Rio de Janeiro já é conhecida por abrigar a Pequena Finlândia e consequentemente a casa do Papai Noel. Não conheço ainda, mas se o lugar é inspirado na Finlândia (terra oficial do Papai Noel), com certeza deve ser coisa boa! Leia mais sobre Penedo aqui e aqui sobre o Natal em Penedo. Em 2021, a Pequena Finlândia contará com a primeira edição de um parque temático (Fábrica de Sonhos) de 10 mil metros quadrados com desfiles e pista de patinação no gelo. Haverá um túnel formado por um milhão de lâmpadas! Garanta seu ingresso com antecedência pelo site acima.




Aqui estão todas as opções de hospedagem em Penedo!


Rio de Janeiro INFO 2019


Apesar de ser uma das principais cidades do país, para ser sincera, o Natal decepciona. Até o meio de novembro não se acha nenhuma notícia se haverá alguma coisa especial. Somente a Árvore da Lagoa que voltou ano passado com 70m e 900 mil lâmpadas na Lagoa Rodrigo de Freitas está confirmada para 2019 - começou a ser montada há poucos dias e será inaugurada bem tarde para eventos deste tipo - somente em 14/12.


cidades para curtir o Natal no Brasil - Rio de Janeiro
Árvore de Natal gigante flutuando na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. Foto: Halley Pacheco de Oliveira - CC BY SA 3.0






Petrópolis (RJ) - Natal Imperial (25/11/2021 a 06/01/2022)


Na Cidade Imperial, claro que o evento de Natal também seria imperial rs. Conheci Petrópolis ainda nos anos 90 e revi em 2017, mas sempre em passagens rápidas. Aqui está o roteiro de um dia em Petrópolis da minha última visita. O Natal Imperial terá uma árvore de 35m de altura, encenações de rua, túnel de luz e muita música.





Veja como é o Natal Imperial no blog Mala de Aventuras. As fotos abaixo são de divulgação do evento de 2017.


cidades para curtir o Natal no Brasil - Petrópolis
Natal Imperial 2017 em Petrópolis

cidades para curtir o Natal no Brasil - Petrópolis
Natal Imperial 2017 em Petrópolis

cidades para curtir o Natal no Brasil - Petrópolis
Natal Imperial 2017 em Petrópolis





Aqui estão 
todas as opções de hospedagem em Petrópolis!


Domingos Martins (ES) - Brilho de Natal CANCELADO EM 2021


Uma decoração de Natal será realizada na praça central de Campinho e em outros pontos. No entanto, não haverá shows ou apresentações como em anos anteriores. A decoração está prevista para ficar pronta na segunda quinzena de novembro e ficar até 06 de janeiro de 2022.








Aqui estão todas as opções de hospedagem em Domingos Martins e aqui dicas de Domingos Martins no blog!



Serra (ES)


Não sei se a cidade tem muito mais decoração de Natal além disso, mas ela conta com a terceira maior árvore de Natal do Brasil no Parque da Cidade! Equivalente a 15 andares (quem fica medindo e organizando essa lista de "maiores árvores de Natal do Brasil"? rs)! Em 2021, ela terá 25 metros de altura (não sei se vai mudar na posição aí no ranking), mas a empresa que vai montar a árvore ainda nem foi selecionada.





Aqui estão todas as opções de hospedagem em Serra! Dei dicas sobre a cidade no blog neste post e neste outro post.


Brasília - Natal Monumental/ Brasília Iluminada (07/12 a 06/01) INFO 2019


Não fazia a mínima ideia de que também tinha decoração de Natal em Brasília - e bem no eixo monumental  - até pesquisar para esse post! Em 2018, foram 8 monumentos enfeitados como a Biblioteca Nacional, o Teatro Nacional Claudio Santoro e a escultura Meteoro no Palácio do Itamaraty, mas o Natal Monumental é novidade. A Torre de TV será transformada em um árvore de Natal! Leia mais detalhes aqui. Fotos abaixo - divulgação Agência Brasília.



cidades para curtir o Natal no Brasil - Brasília
Novo evento de Natal - Natal Monumental em Brasília em 2019


cidades para curtir o Natal no Brasil - Brasília
Novo evento de Natal - Natal Monumental em Brasília em 2019



Leia aqui todas as dicas sobre Brasília no blog e aqui estão todas as opções de hospedagem em Brasília!



Goiânia (GO) - Natal do Bem (01/12/2021 a 26/12/2021)



O Natal este ano ocorro no Centro Cultural Oscar Niemeyer, já que a Praça Cívica, que tradicionalmente recebe a festa, está interditada por obras do BRT. Contará com atrações musicais, com personagens e show de luzes gratuitamente no Palácio da Música. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que organiza a festa junto com o governo, também realiza ao longo do mês de dezembro a distribuição de brinquedos para crianças nos 246 municípios goianos - milhares de carrinhos, bonecas, bolas de futebol e vôlei ajudam a garantir o direito de brincar e um Natal com mais alegria para famílias em situação de vulnerabilidade. São 17 locais com decoração de Natal espalhados pela cidade, incluindo uma árvore de 17 metros no meio do lago no Parque Vaca Brava.




Aqui estão todas as opções de hospedagem em Goiânia!


Campo Grande (MS) - Cidade do Natal


A Cidade do Natal está em obras e pelo segundo ano não receberá os eventos de Natal.  O município prevê eventos e atrações espalhadas por diversas regiões da cidade, principalmente na Avenida Afonso Pena e na 14 de Julho, além do coral da Morada dos Baís. Após as obras na Cidade do Natal, o espaço será multiuso, com cenários que recriam monumentos e prédios históricos da cidade. No fim da intervenção, o município pretende abrir consulta à população para definir um novo nome para local, não que não será mais usado somente no final do ano.


Salvador (BA) (15/11/2021 a xxxx)


Serão instaladas decorações na praça do Campo Grande e na Praça da Revolução, em Periperi.





Até a primeira versão deste post em 2019, eu não sabia que o Natal era algo forte no interior de Pernambuco, mas é sempre uma boa surpresa ter cidades fora do eixo sul-sudeste investindo neste tipo de programação. Os eventos se encerram no Ano Novo, mas a decoração fica até 06/01. Não queria comparar, mas esse foi o que fiquei com mais vontade de conhecer fazendo o post rs.

Em 2021, será um evento mais tecnológico - os visitantes poderão interagir e conhecer histórias que serão contadas por meio de QR Code, para proporcionar maior distanciamento social, e com ampliação dos pontos de visitação, como o Relógio de Flores, a Praça da Fonte Luminosa, além das Avenidas Santo Antônio e Rui Barbosa e da Praça da Bíblia.







Aracaju (SE) - Natal Iluminado (22/11/2021 a xxxx)


Em 2019 eu não encontrei nenhuma informação sobre Natal em Aracaju, mas em 2021 o prefeito anunciou que a cidade contará com decoração natalina. Serão 4,5 milhões de pontos de luz concentrados nas praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso (as 3 no centro). Haverá uma parada de Natal em 10 noites determinadas, além de apresentações diversas - tudo gratuito por 49 dias de evento. Além disso, o Parque da Sementeira também receberá decoração de Natal, com uma árvore flutuante de 12 metros, presentes e reis magos, mais uma Casa do Papai interativa, presépio, trenós etc.


Mais de 20 cidades para curtir o Natal no Brasil (e 1 bônus no final)!
Natal Iluminado, no Centro de Aracaju — Foto: Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Arquivo





João Pessoa (PB) - Natal dos Sentimentos (03/12/2021 a 26/12/2021)


Pelas propagandas que andei vendo, João Pessoa está investindo pesado no evento de Natal na cidade. Haverá o Polo do Amor no Largo de Tambaú (com pórtico de entrada, feirinha natalina, trenó do Papai Noel e árvore dos desejos), o Polo da Esperança na Praça da Independência (com coreto, floresta dos sonhos, food trucks, árvore da esperança, feirinha solidárias e projeção mapeada na fachada do Colégio Pio X) e o Polo da Alegria no Parque Solon de Lucena (com árvore da lagoa, carrossel, roda gigante, pedalinhos, presépio natalino, tuk tuk e trenzinho). Haverá corridas e passeios ciclísticos e o show de encerramento em 26/12 na orla marítima.




 




Natal (RN) - Natal em Natal (22/11/2021 a 06/01/2022)


Tive que pesquisar como é o Natal em Natal hahaha. O destaque é a grandiosa Árvore de Mirassol - na foto abaixo em  2018 com 112m de altura e cerca de 1,5 milhão de lâmpadas. Em 2021, ela será acesa dia 19/11 e haverá feira de gastronomia e artesanato no local. O início da festa coincide com o dia da padroeira da cidade, que em 2021, volta a ter shows espalhados pela cidade, com mais de 200 artistas potiguares. Vejam como é a decoração de Natal em Natal no blog Vá Conferir e aqui passeios e atrações incríveis em Natal!





NATAL NO NATAL tem sua Árvore Natalina. Árvore de Mirassol, como é conhecida pelos natalenses e uma das principais atrações da cidade durante o período natalino que chegou diferente dos anos anteriores. Com 112 metros de altura, além de possuir o tradicional pisca-pisca, sua extensão contará com 1.5 milhão de lâmpadas de LED e 116 enfeites com formato de Sol, Lua e Estrelas e com uma chama na sua base. Na praça da árvore, além da casinha de Papai Noel, construída no formato das construções européias, também, foi construído um túnel luminoso, os três Réis Magos gigantes ao lado da BR (símbolo da cidade de Natal) uma grande tenda com diversos negócios comerciais do artesanato local, dezenas de barracas gastronômicas e um palco para shows musicais e apresentações culturais que ficarão a disposição do público para visitação todas as noites até o dia 06 de janeiro de 2019. Visite essa e outras postagens no blog www.vaconferir.com.br #arvoredenatal #arvoredemirassol #VaConferir #natal #festa #rbbviagem #abbv_brasil #festanatal #natalina #meninojesus POSTAGEM NOVA. Siga-me no Instagram! Marque aquela pessoa. Curta e compartilhe. FELIZ NATAL!
Uma publicação compartilhada por VaConferir (@vaconferir) em


Aqui estão todas as opções de hospedagem em Natal!


Manaus (AM) - Natal das Águas, luz da esperança (31/10/2021 a xxxx)


Entre os destaques do Natal de Manaus em 2021, está um presépio montado em uma balsa na orla da cidade e que percorrerá o Rio Negro e o Rio SolimõesNo chafariz da Ponta Negra serão realizadas apresentações de um show de luzes, o "Balé das Águas". Ruas e viadutos serão enfeitados e a cada semana, um ponto diferente da cidade será iluminado. São 30 ônibus articulados e 15 coletores de lixo iluminados rodando pela cidade no período.




EXTRA: Rovaniemi - Finlândia


Essa não é no Brasil, mas não poderia deixar de fora a terra "oficial" do Papai Noel lá na Finlândia! Leiam aqui sobre a Aldeia do Papai Noel no blog A Casa na Mala e mais sobre Rovaniemi, onde é Natal o ano todo - que sonho de viagem!






Aqui estão todas as opções de hospedagem em Rovaniemi!


Mais de 20 cidades para curtir o Natal no Brasil no mapa


Todas as cidades citadas acima estão marcadas no mapa abaixo. Infelizmente as dicas estão bem concentrada no Sul e Sudeste, mas claro que não são as únicas cidades. Se conhecer outra cidade com clima natalino legal aqui no Brasil, pode deixar a dica nos comentários! Quem sabe não visito também?

Procurando por cidades que poderiam ter um Natal legal no Norte, Nordeste e Centro Oeste, achei pouca informação sobre decoração de Natal em São Luís, Manaus e Goiânia, mas tudo de 2018.






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

20 comentários:

  1. Que super post, Fernanda, não tinha ideia de que tínhamos tantas cidades com eventos especiais. Confesso que já me empolguei mais com o Natal, agora com filha adolescente não vamos mais atrás de decoração de natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu ia fazer uma lista de 10 cidades que conheço e achei muitas outras. Sabe q nunca liguei pra decoraçõa/evento de Natal qnd era menor? Só dps d adulta hehehe

      Excluir
  2. Uau! Não tinha noção de que havia tantas cidades no Brasil para curtir o Natal. Sem dúvidas uma época de decoração e programação lindas. Amei as dicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a cada ano que passa, tem mais cidade com programação legal e as que já faziam vão aumentando o evento!

      Excluir
  3. Amei o post! Amo essa época do ano e o natal nessas cidades são apaixonante, já acrescentei na minha minha listinha Holambra, Curitiba, Penedo e Petrópolis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Eu tb acrescentei algumas cidades para conhecer ou voltar nessa época!

      Excluir
  4. Dessas cidades para curtir o natal, a única que conheci nesse período foi Campos do Jordão e saí totalmente encantada. Agora bora viajar para conhecer as demais! Listinha top!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada! Eu não visitei quase nada nessa época, preciso conhecer algumas nos próximos anos!

      Excluir
  5. Caramba quanto lugar lindo para passar o Natal no Brasil, no Rio não tem nada disso rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem só a árvore da Lagoa rs mas tem Penedo e Petrópolis pertinho!

      Excluir
  6. São tantas cidades com decoração natalina no Brasil. Lindo demais! O natal de Curitiba é muito bonito (sou suspeita, mas acho até que é mais bonito que o de Gramado), pena que esse ano com a pandemia muitos eventos foram cancelados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu queria ir justamente pra Curitiba nesse dezembro... :(

      Excluir
  7. Nossa que lista maravilhosa de cidades para passar o natal no Brasil. Nunca passei fora da família, sempre passamos aqui em casa umas 30 pessoas.kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk aqui tb, sempre mais de 20 pessoas aqui em casa, mas essas decorações começam no meio de novembro - dá para visitar em feriado ou no começo de dez, q é ótimo pra viajar pq geralmente está clima ótimo, mas super vazio.

      Excluir
  8. Ah, que coisa linda! Eu sou louca por Natal, mas nunca visitei esses destinos que têm decorações marcantes. Blumenau, Holambra e Canela parecem incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero muuuito conhecer ou revisitar algumas dessas cidades nessa época, mas só em 2021...

      Excluir
  9. Uia... fiquei com vontade de ir para Petropólis.
    No ano que vem vou organizar uma ida a Holambra que é pertinho de São Carlos e quero ir no show do Daniel! Quase fui em 2015. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero visitar o máximo possível dessa lista! Mas só em 2021...

      Excluir
  10. Quantos lugares maravilhosos para passar o Natal no Brasil, esse ano será a primeira vez viajando nessa época.

    ResponderExcluir
  11. O bom é que as decorações de Natal já começam em meados de novembro e em geral, novembro e dezembro até dia 20 são épocas menos cheias para viajar!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.