terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Ilhas da Laguna de Veneza: Murano

Murano é um conjunto de ilhotas ligadas por pontes, assim como sua vizinha Veneza. Desde 1291 é o centro da indústria de vidraria, que foi transferida para cá para evitar incêndios em Veneza. Nos séculos XV e XVI, Murano era o principal produtor de vidros da Europa. É um dos principais passeios saindo de Veneza, junto com Burano e Torcello, mas pessoas com roteiro mais corrido geralmente visitam só Murano (ou nem isso) e por isso é a mais cheia das 3.


Ilhas da Laguna de Veneza: Murano


Ilhas da Laguna de Veneza: Murano


Somente passear pelos canais de Murano (menos cheios do que os de Veneza) já é um programa maravilho e faz o passeio valer muito a pena! A escultura acima é a "Natale di Luce in una Cometa di Vetro". Natale di Vetro ("Natal de vidro") é um evento anual em Murano (não sei se andou acontecendo com a pandemia) na época do Natal. O artista Simone Cenedese fez esta escultura para o evento em 2008, mas o sucesso foi muito grande e tornaram a escultura algo permanente na praça Campo Santo Stefano.



Claro que tem um mapinha completo no final no post, com tudo marcadinho, inclusive onde pegar os vaporettos/barcos para esse passeio!






Murano foi fundada pelos romanos e desde o século VI foi habitada por pessoas procedentes das províncias de Altino e de Oderzo. Conta hoje com cerca de 5 mil habitantes. Na Idade Média, os vidros eram caros e muito desejados pela população em geral, mas poucos tinham o dinheiro para comprá-los. Para a fabricação do mesmo, havia muito perigo de incêndio na cidade toda por conta dos fornos e assim os artesãos de Veneza foram expulsos da cidade. Eles se instalaram na vizinha Murano. Cerca de um século depois, esses artesãos adquiriam o direito de portar espadas e permissões para que suas filhas se casassem com jovens das famílias influentes de Veneza. Sua arte foi reconhecida e os artesãos de Murano dominavam as técnicas como ninguém. Eles inclusive implantaram inovações como o vidro completamente translúcido no século XVI. Quem levasse os segredos industriais para fora de Veneza poderia sofrer com a pena de morte, mas mesmo assim a arte em vidro foi se espalhando pelo mundo e os cristais da Boêmia (República Tcheca) desbancaram as peças coloridas de Murano. O talento da ilha foi recuperado em 1700 com o lançamento de candelabros decorados com flores e folhas, que passaram a ocupar os salões de palácios, teatros e casas imponentes desde então. Hoje os candelabros continuam sendo o principal orgulho dos vidreiros de Murano, mas os vasos, esculturas e copos sofrem muito com a concorrência de produtos da Ásia e da Europa Central e o número de artesãos caiu expressivamente. 


Ilhas da Laguna de Veneza: Murano



Veja aqui:


Ilhas da Laguna de Veneza: Murano

Ilhas da Laguna de Veneza: Murano
Nas fotos do meio, a Torre dell'Orologio (torre do relógio) com a marcante escultura azul na frente


Muitas peças de vidro podem ser vistas no Museo del Vetro no Palazzo Giustinian, que conta tudo desde a invenção do material na atual Síria. Leia mais sobre o museu aqui. A Basilica dei Santi Maria e Donato do século XII teve restaurações desastradas no século XVIII, mas ainda conserva muito da original. Destaque para o teto gótico, abside com colunatas, o mosaico da Madona e o piso de mosaico medieval de 1140. 


Ilhas da Laguna de Veneza: Murano


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required





Ilhas da Laguna de Veneza: Murano

Ilhas da Laguna de Veneza: Murano
No meio à direita, a Igreja São Pedro Mártir, que não entramos


Como podem ver, nós só fomos andando sem rumo, curtindo os canais, as vitrines das lojinhas, as casas coloridas, alguma igreja pelo caminho, o clima em geral, bem menos agitado do que Veneza.

Ilhas da Laguna de Veneza: Murano
O farol de Murano


Veja no vídeo abaixo como se faz vidro! Várias lojas e fábricas fazem demonstrações do tipo para turistas.






Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa






Como conhecer Murano, Burano e Torcello em um dia?


É tranquilo conhecer as 3 ilhas Murano, Burano e Torcello em um dia como eu fiz e algumas pessoas até conhecem as 3 em meio dia! Para quem vai por conta própria, o ideal é comprar o ticket de um dia para utilizar o vaporetto ilimitado (em 2021 custa 20 euros) e pegar a linha 4.1 ou 7 para Murano (saindo da parada San Zaccaria - ao lado da Piazza San Marco). Saindo da estação de trem, o mais rápido é a linha 3, mas a 4.2 também é possível. Desça na parada Colonna - o trajeto dura cerca de meia hora. Para Burano, leva mais meia hora - na parada Faro em Murano, pegue o vaporetto 12. De Burano para Torcello são somente uns 10 minutos de vaporetto, também com a linha 12 ou a linha 9. Para voltar de Torcello para a ilha principal de Veneza, pegue o vaporetto 12 e desça na parada Fondamente Nove (é uma das principais paradas com diversas conexões) e aí troque para outra linha para o seu destino ou vá a pé. Confira o mapa com as linhas de vaporetto aqui e os preços e horários aqui.

Nós saímos relativamente cedo para conhecer tudo com calma, almoçamos em Burano e voltamos no final da tarde. Quem vai com grupo de excursão conhece tudo em um período só, com muito mais pressa.

Ilhas da Laguna de Veneza: Murano



Tour para as ilhas de Murano, Burano e Torcello









Murano, Burano e Torcello no mapa


Marquei no mapa abaixo as 3 ilhas e suas atrações - Murano em marrom, Burano em amarelo, Torcello em rosa. Os piers que cito acima na parte sobre como se locomover entre as ilhas estão em preto e em roxo, a Piazza San Marco e a estação de trem Santa Lucia, ambas em Veneza.





Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

4 comentários:

  1. Imagino como deve ser mágico passear pelos canais de Murano. Estive em Veneza mas não deu tempo de fazer passeios de um dia. E amei o vídeo das fábricas de vidro de Murano

    ResponderExcluir
  2. Nossa que máximo! Estive em Veneza, mas não deu tempo de conhecer Murano. Imagino como deve ser prefeito passar de barco por seus canais.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.