sábado, 23 de outubro de 2021

Ilhas da Laguna de Veneza: Torcello

Torcello (na Laguna de Veneza) foi estabelecida entre os século V e VI. A Catedral de Santa Maria dell´Assunta é a construção mais antiga da laguna, fundada em 639, e ela ainda preserva diversos mosaicos antigos. A igreja vizinha de Santa Fosca (construída nos séculos XI e XII) tem estilo bizantino em formato de cruz grega e é outra indicação da grandeza da ilha que chegou a ter 20 mil habitantes antes de ser ofuscada por Veneza. 


Ilhas da Laguna de Veneza: Torcello
Catedral Santa Maria dell´Assunta e Igreja Santa Fosca em Torcello


Torcello foi o primeiro assentamento na laguna de Veneza, de pessoas fugindo dos ataques dos bárbaros no continente e se tornou um importante centro político e comercial. Ainda é possível observar diversos canais, mas a obstrução de vários deles e a malária precipitaram o declínio de Torcello. No século XV, ocorrem mudanças climáticas na região devido ao desvio do rio Sile, levando a doença para Torcello. Grande parte da população se mudou para Veneza.

A ilha é a mais calma e mais rural das 3 ilhas que os turistas mais visitam na região (as outras são Murano e Burano - posts em breve) e a tranquilidade é uma alívio das multidões de turistas em Veneza. Um dos principais canais vai do ponto do vaporetto até a basílica - não tem como se perder aqui. Claro que tem um mapinha completo no final no post, com tudo marcadinho, inclusive onde pegar os vaporettos/barcos para esse passeio!







Ilhas da Laguna de Veneza: Torcello



Veja aqui:


Ilhas da Laguna de Veneza: Torcello


Na catedral de Santa Maria dell´Assunta, o destaque fica para o Mosaico da Abside - a Madona sobre o fundo de ouro do século XIII e o Mosaico do Juízo Final do século XII cobrindo todo o muro oeste da igreja. A construção da igreja foi ordenada em 639aD, pois a população da ilha crescia - hoje estima-se que a população permanente seja de somente 10 habitantes (imagino que seja um dado pré-pandemia)! Torcello havia acabado de receber habitantes da cidade de Altino, abandonada por conta das invasões bárbaras e eles levaram as relíquias do Santo Heliodoro (link em inglês), que passou a ser o padroeiro da ilha.

Ilhas da Laguna de Veneza: Torcello

Ilhas da Laguna de Veneza: Torcello
Trono de Átila na última foto da montagem. No local, há também um pequeno museu arqueológico.


No jardim na frente das duas igrejas, está o Trono de Átila e o museu arqueológico (algumas peças ficam expostas na praça na frente). O rei dos hunos teria usado este assento de mármore como trono no século V (nada confirmado). Torcello é menos visitada do que suas vizinhas Murano e Burano, mas acho que vale a pena demais fazer um passeios pelas 3 - e Torcello é o lugar ideal para fugir das multidões de turistas na região. A ilha conta com pouquíssimas opções de hospedagem e restaurantes/lanchonetes, então melhor garantir e levar sua água, seu casaco etc.  O restaurante-hotel Locanda Cipriani é o mais recomendado e até hospedou Ernest Hemingway em 1948.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required





Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Como conhecer Murano, Burano e Torcello em um dia?


É tranquilo conhecer as 3 ilhas Murano, Burano e Torcello em um dia como eu fiz e algumas pessoas até conhecem as 3 em meio dia! Para quem vai por conta própria, o ideal é comprar o ticket de um dia para utilizar o vaporetto ilimitado (em 2021 custa 20 euros) e pegar a linha 4.1 ou 7 para Murano (saindo da parada San Zaccaria - ao lado da Piazza San Marco). Saindo da estação de trem, o mais rápido é a linha 3, mas a 4.2 também é possível. Desça na parada Colonna - o trajeto dura cerca de meia hora. Para Burano, leva mais meia hora - na parada Faro em Murano, pegue o vaporetto 12. De Burano para Torcello são somente uns 10 minutos de vaporetto, também com a linha 12 ou a linha 9. Para voltar de Torcello para a ilha principal de Veneza, pegue o vaporetto 12 e desça na parada Fondamente Nove (é uma das principais paradas com diversas conexões) e aí troque para outra linha para o seu destino ou vá a pé. Confira o mapa com as linhas de vaporetto aqui e os preços e horários aqui.

Nós saímos relativamente cedo para conhecer tudo com calma, almoçamos em Burano e voltamos no final da tarde. Quem vai com grupo de excursão conhece tudo em um período só, com muito mais pressa.


Ilhas da Laguna de Veneza: Torcello



Tour para as ilhas de Murano, Burano e Torcello









Murano, Burano e Torcello no mapa


Marquei no mapa abaixo as 3 ilhas e suas atrações - Murano em marrom, Burano em amarelo, Torcello em rosa. Os piers que cito acima na parte sobre como se locomover entre as ilhas estão em preto e em roxo, a Piazza San Marco e a estação de trem Santa Lucia, ambas em Veneza.





Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Amo dicas de viagem que trazem também todo esse contexto histórico dos lugares. São informações que fazem toda a diferença quando a gente vai conhecer. E realmente não se fala muito em Torcello como se fala em Murano/Burano, né. Que bom saber mais. E adorei as fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Nossa, eu não me conformo como alguém se interessa em ir pra um lugar e não vai atrás da parte histórica pra entender tudo rs É uma das melhores coisas de viajar - saber pq as coisas são do jeito q são...

      Excluir
  2. Adorei seu blog, está me salvando para planejar a ida a Veneza. Vou me organizar pra conhecer as 3 ilhas num dia só, gostei da Torcello e não quero que fique fora :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal - volte sempre! Ainda tenho posts de Veneza para terminar. Vai adorar esse passeio!

      Excluir
  3. Quando eu estive na Laguna de Veneza, visitámos Murano (onde comi uma massa com mexilhões ma-ra-vi-lho-sa) e Burano. Não tivemos tempo para parar em Torcello. Foi uma pena. Mas o motivo foi válido, queríamos aproveitar ao máximo o Carnaval na Piazza de San Marco. Quem sabe um dia volto. Torcello não é o nome de uma bebida alcoólica italiana também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carnaval de Veneza é mais do que justificável rs Não conheço essa bebida não - vou pesquisar!

      Excluir
  4. Não conhecia esse roteiro das Ilhas da Laguna de Veneza, mas é um destino que gostaria muito de conhecer. Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Eu nem sabia que era possível visitar ilhas ali. Muito bonitinhas e cheias de história, né? Preciso mesmo voltar para essa área pois fui há muuuito tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre legal voltar para lugares marcantes pq a gente muda e aí vemos tudo com outros olhos - olhos mais maduros e com mais conhecimento sobre o mundo!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.