terça-feira, 19 de outubro de 2021

Cultura pernambucana em Recife e Olinda - Guia "Lugares apaixonantes pelo Brasil"

Lembram do guia "Lugares apaixonantes pelo Brasil" que 70 produtores de conteúdo sobre viagem (eu inclusive) produziram em conjunto no ano passado para arrecadar doações para comunidades do turismo ao redor do Brasil sofrendo com os efeitos da pandemia? Ele não está mais a venda, mas enviei na newsletter do blog um tempo atrás e hoje publico aqui para todo mundo ler um dos meus 3 textos para o guia afetivo - o meu texto preferido e que não está publicado em nenhum outro lugar! Não pretendo publicar os outros 2 textos - quem ajudou a campanha que fizemos leu; quem não ajudou, não leu...


Carnaval 2019 em Olinda
Carnaval 2019 em Olinda


casarões coloridos em Olinda decorados para o Carnaval 2019
Casarões coloridos em Olinda decorados para o Carnaval 2019


Clique aqui para a playlist "Pernambuco falando para o mundo" e aqui para a minha playlist para lembrar dessa viagem!


Leia aqui todos os posts sobre Pernambuco no blog!



Cultura pernambucana em Recife e Olinda


Orgulhosas de toda sua riqueza cultural, Recife e Olinda têm muito mais a oferecer além do famoso carnaval de rua (foto 2). Pelas ladeiras de Olinda onde passam foliões ao som do frevo e do maracatu, encontram-se diversas das igrejas mais bonitas do Brasil, casarões coloridos preservados (foto 4) e até um museu dedicado aos bonecos gigantes, símbolos da festa. Não perca a linda vista da cidade-irmã Recife.


Marco Zero - Recife
Marco Zero - Recife


Fazendo um passeio de catamarã pelas pontes de Recife - rio Capibaribe
Fazendo um passeio de catamarã pelas pontes de Recife - rio Capibaribe

O Marco Zero de Recife, as margens do rio Capibaribe e suas pontes são palco de diversos artistas e do Galo da Madrugada na época mais alegre do ano. E isso é só uma das atrações do Recife antigo que também tem a sinagoga mais antiga das Américas, o Paço do Frevo, o Museu Cais do Sertão (museu sobre a cultura nordestina, com homenagens a Luiz Gonzaga) e até o antigo prédio da alfândega transformado em shopping.


Não sabe onde se hospedar em Recife? A dica é ficar na Praia de Boa Viagem, local com mais infraestrutura para os turistas. Testei 4 opções: Ibis Boa ViagemAtlante PlazaMar Hotel Conventions ou se quiser economizar, Ramon Hostel Bar!

Veja aqui sugestões de lugares para conhecer próximos a capitais do Brasil, incluindo Recife!


Outros destaques vão desde a Faculdade de Direito de Recife com quase 200 anos de existência, o Palácio do Campo das Princesas, a Capela Dourada, os mercados antigos (São José, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela), passando pelo Museu da Cidade do Recife no Forte das Cinco Pontas, uma dezena de igrejas históricas, as grafites do Espaço RUA, o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, a Torre Malakoff, os casarões da Rua da Aurora e a pracinha de Boa Viagem com sua feira de artesanato.


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required



Na Zona Norte da cidade, vale a pena explorar o bairro Casa Forte no entorno da praça com o mesmo nome, o fofíssimo Poço da Panela, o Parque da Jaqueira, o Jardim do Baobá, o Museu do Homem do Nordeste, o Museu do Estado de Pernambuco, a Fundação Gilberto Freyre na antiga casa do escritor e saindo um pouco mais da cidade, a Oficina de Cerâmica do famoso artista pernambucano Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand, que já foi eleito o melhor museu da América Latina. Você pode fazer um tour por cervejarias artesanais, aproveitando que em Recife ficava a cervejaria mais antiga das Américas.





Oficina de Cerâmica de Francisco Brennand
Oficina de Cerâmica de Francisco Brennand


Instituto Ricardo Brennand - Recife
Instituto Ricardo Brennand, que já foi eleito o melhor museu da América Latina


Entre os sabores de Pernambuco, se delicie com a tapioca do Alto da Sé de Olinda, arrumadinho, cartola, bolo Souza Leão, leite maltado, carne de sol e carne de charque, buchada, sarapatel, muito queijo coalho e queijo do reino, caldinho de feijão ou de peixe na beira da praia, sorvetes e caipirinhas com frutas locais como seriguela, cajá e mangaba, carne de bode (tradição no interior) e claro, bolo de rolo!



sabores de Pernambuco - arrumadinho
Arrumadinho do Bar do Tonhão, que já foi eleito o melhor da cidade!


sabores de Pernambuco - Moqueca de peixe, camarão e lagosta
Moqueca de peixe, camarão e lagosta do Restaurante Rota do Mar



Leia mais:


Na trilha sonora da viagem, inclua também Lenine, o manguebeat de Chico Science e Nação Zumbi e claro, Alceu Valença... “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais...”! Clique aqui para a playlist "Pernambuco falando para o mundo" e aqui para a minha playlist para lembrar dessa viagem!





Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

9 comentários:

  1. Fui a tanto tempo que não me lembro mais, porém em Dezembro estamos planejando ir para o nordeste e quero muito conhecer, principalmente a gastronomia, pois já tinha ouvido falar que era tudibão... rrss

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por Recife, cresci passando férias na cidade. Seu post me deixou morrendo de saudades, faz tanto tempo que não vou em Recife e Olinda. Ótimas dicas

    ResponderExcluir
  3. Amo a cultura pernambucana! Voltei recentemente de Recife e adorei reviver a cidade lendo seu post! Ótimas dicas =)

    ResponderExcluir
  4. Eu já fui 3x para Pernambuco e ainda não visitei Olinda, só Recife, e amei! Adorei o post, to organizado para voltar e visitar Olinda! Valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
  5. Que legal o seu texto sobre a Cultura pernambucana em Recife e Olinda, eu tenho esse guia hehehe estava maravilhoso mesmo. Parabéns!

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.