Páginas

sábado, 9 de agosto de 2025

Em viagem: quase 2 meses pelos Bálcãs e Europa Central!

Passando rapidinho para avisar que se tudo deu certo, estou em mais uma viagem longa solo! Não fazia isso desde a temporada de 3 meses por Alemanha, República Tcheca e Polônia em 2019! Estava com um comichão para me jogar em outra aventura dessas fazia tempo já, mas por mil motivos ainda não tinha dado certo. Dessa vez, a viagem quase foi cancelada, eu me "arrependi" de ter comprado essa passagem que consequentemente me deixaria muitas semanas longe do forró, mas fui mesmo assim, aos trancos e barrancos e a viagem sendo planejada só nas vésperas mesmo!

Leia aqui todas as dicas sobre viajar sozinha no blog!

Se tudo der certo, vou para a Itália, desço a costa da Croácia, Montenegro, depois começo a subir pelo interior dos Bálcãs, de volta para a Itália, passando por Bósnia, Sérvia, Eslovênia (com direito a bate-volta pra Áustria) e finalmente uns dias na Itália antes de voltar para o Brasil. Poderia conhecer mais alguns países da região como Kosovo e Macedônia (ou voltar para a Hungria para conhecer cidades diferentes além de Budapeste), mas aí precisaria de mais tempo e o transporte daquela região é menos fácil.


Em viagem: quase 2 meses pelos Bálcãs e Europa Central!



Leia aqui todos os posts sobre a Europa Central no blog!


Vai ter muita gastronomia típica, turismo urbano que eu amo, bate-voltas para conhecer lugares próximos, talvez alguma praia e passeio de barco na Croácia, walking tour, inclusive com locais de gravação de Game of Thrones, museus e patrimônios da UNESCO! Acompanhem tudo nas próximas semanas pelo instagram do blog!


Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

É seguro para mulher viajar sozinha pela República Tcheca/Tchéquia?


A República Tcheca/Tchéquia é um dos países mais seguros do mundo em geral e para viagens, não seria diferente.  Além disso, Praga foi considerada a 6a cidade mais segura da Europa para mulheres viajando sozinhas em 2023. Geralmente cidades menores são um pouco mais tranquilas do que capitais e cidades grandes. No Global Peace Ranking de 2023, a República Tcheca/Tchéquia foi considerada um local seguro para turistas, em 12o lugar, levando em consideração a taxa de crimes, casos de violência, acesso à armas, presença da polícia e outros itens.



É seguro para mulher viajar sozinha pela República Tcheca/Tchéquia?
Ponte Carlos com o Castelo de Praga e a Catedral de São Vito (Katedrála sv. Víta) ao fundo. Foto: Roman Cestr




Tenho amigas brasileiras que já viajaram sozinhas para a República Tcheca/Tchéquia e também tiveram uma experiência tranquila como a minha e viajantes da Europa e do mundo todo também fazem o mesmo.


quinta-feira, 31 de julho de 2025

Lado B da Europa - mais de 50 cidades médias e pequenas para visitar e fugir das multidões

Turistas brasileiros viajam muito para as mesmas cidades e dificilmente saem do roteiro básico na Europa. Claro que isso é motivado pelo pouco tempo de férias, preços altos, sonhos antigos e outras razões. Mas decidi criar uma série de sugestões no instagram do blog (e hoje trago aqui para o blog) com cidades de tamanho médio ou pequeno (na maioria dos casos) que são muito interessantes, mas ainda infinitamente menos visitadas do que os lugares mais concorridos como Roma, VenezaParis, Barcelona ou Londres. Escolhi destinos de países diferentes, que podem ser uma ótima escolha para um bate-volta ou um final de semana mais tranquilo e somente lugares que já conheço (então espere muita Alemanha, Itália, Polônia e Espanha por aqui, mas pitadas de outros países também). As cidades estão em ordem alfabética.

Lado B da Europa - mais de 50 cidades médias e pequenas para visitar e fugir das multidões
Prefeitura de Wroclaw (Polônia), a última cidade da lista de hoje



Acho um assunto importante para tratar em um blog de viagens em uma época onde determinadas cidades e regiões sofrem com o excesso de turistas (ainda do pior tipo - aqueles que não se preocupam com os moradores locais) e diversos protestos tem acontecido mundo a fora por este motivo. Eu mesmo presenciei um deles em novembro/2016 em Barcelona, ou seja, o problema não é tão recente como às vezes parece. E pensar que o turismo em Barcelona só decolou depois das reformas na cidade para receber as Olimpíadas de Barcelona em 1992, mas isso é assunto para outro post.





Nem todas as cidades dessa lista são pequenas (ex Hamburgo e Colônia) ou tão vazias (por ex Verona, Oxford, Dresden e Heidelberg), mas comparadas aos grandes ícones do turismo europeu que citei acima, a visitação é bem menor e por isso entraram no post também. Só coloquei as capitais dos países pequenos e que em geral, também são menos visitados do que os países mais conhecidos.

Bora pras sugestões!

Antequera (Espanha) - É uma graça, mas não tem tantos atrativos. Veja no centro o museu municipal, a Plaza del Coso Viejo, Plaza de Santiago, Arco de los Gigantes e Plaza San Sebastian. Os dólmenes de Antequera são espécies de câmaras mortuárias da pré-história, aproximadamente de 2.500 a 2.000 a.C. e ficam um pouco afastados, mas dá para ir a pé. Se estiver de carro, passeie pelos arredores e observe a linda paisagem do Torcal de Antequera;



Aranjuez (Espanha) - Ótimo bate-volta saindo de Madri, o destaque é o Palácio de Aranjuez e seu jardim;



sábado, 12 de julho de 2025

Top 20 igrejas mais visitadas da Itália

Por toda a longa relação da Itália com a Igreja Católica ao longo dos séculos, não é de se espantar a quantidade de igrejas por todo o país e em especial na capital Roma seja espantosa. Tem igreja de todos os estilos e tamanho e seria um desperdício você viajar para a cidade eterna e não visitar algumas delas, ainda mais considerando o poder e dinheiro da instituição e as riquezas de suas construções. Muito além de religião, igrejas são historicamente e arquitetonicamente significantes, além de conterem dezenas de obras de arte então eu costumo sempre visitar as mais importantes de todas as cidades por onde passo.

No post de hoje, trago uma lista das igrejas mais visitadas da Itália - a 14a é surpreendente!!! É uma das poucas deste post que ainda não conheci em 2 viagens pelo país. Encontrei essa lista das igrejas italianas mais  visitadas na wikipedia, com dados de 2022Já escrevi sobre 13 igrejas espetaculares para visitar em Roma - metade delas estão nessa lista!


01) Basílica de São Pedro (Vaticano)


mais importante santuário católico do mundo, a Basílica de São Pedro no Vaticano, é um dos focos de qualquer turista em Roma. A catedral atual é do século XVI e o domo com mais de 136m de altura e 42m de diâmetro foi criado por Michelangelo, que morreu antes de terminá-lo. Uma escadaria de 537 degraus leva até o alto do domo.



Top 20 igrejas mais visitadas da Itália
Basílica de São Pedro, no Vaticano - a igreja mais famosa do mundo!




O baldaquino de 1624 encomendado por Urbano VIII é um extravagante dossel em estilo barroco feito por Bernini e está exatamente em cima do túmulo de São Pedro. Logo na entrada à direita está a escultura Pietà de Michelangelo (1499). Desde 1972 ela está coberta por um vidro por conta de um atentado. A fachada é de 1614 e a Porta Sagrada é utilizada somente pelo papa. Na cripta estão enterrados diversos papas, mas não é ali que está o túmulo do primeiro deles, São Pedro.

Na frente da igreja está a monumental Piazza San Pietro (Praça de São Pedro). A colunata  de Bernini em formato semi-elíptico é impressionante mesmo! Ela é adornada por diversas esculturas. O obelisco central veio de Alexandria (Egito) e tem uma fonte de casa lado. Chegando pela Via della Conciliazone dá para sentir a imponência do conjunto. A praça é palco de diversos eventos, inclusive as famosas missas onde muitos vão para ver o Papa atual.


Top 20 igrejas mais visitadas da Itália
Chegando ao Vaticano pela Via della Conciliazone. O obelisco egípcio com 25,5m de altura no meio da Piazza de San Pietro foi colocado ali em 1586. De granito vermelho de Assuã, foi levado por Calígula.


Top 20 igrejas mais visitadas da Itália
No centro, os guardas suíços que fazem a guarda do Vaticano, com a roupa típica engraçada



sexta-feira, 11 de julho de 2025

Roteiro Roma, Nápoles, Capri e Costa Amalfitana em 15 dias

Essa é a 2a parte da viagem que começou com uma semana na Sicília - veja aqui o roteio de 9 dias pela Sicília cultural e históricaJá faz mais de ano da minha viagem pela Itália e estou longe de acabar os posts detalhados aqui no blog. Mas como muita gente tem curiosidade e me pergunta sobre o roteiro de 20 e poucos dias pela Itália, vou publicar o roteiro completo da outra parte e vou adicionando os links conforme for postando.

Depois de algumas idas à Itália, eu e meus pais ainda não conhecíamos Roma! E nem a icônica Costa Amalfitana. Também aproveitamos para conhecer a cidade de origem dos meus antepassados por parte de pai, que fica próxima à Nápoles.


Roteiro Roma, Nápoles, Capri e Costa Amalfitana em 15 dias
Nem tenho certeza de qual vilarejo fotogênico eu estava tirando essa foto andando de ferry pela Costa Amalfitana!









Dia 1 - Chegada em Roma


Depois dos dias na Sicília, voamos de Catânia para Roma. O voo atrasou e chegamos tarde só para fazer o check-in, jantar nas proximidades do hotel e dormir. Nunca programe nada com horário fixo para o primeiro dia de viagem, pois tudo pode atrasar.




quinta-feira, 3 de julho de 2025

É seguro para mulher viajar sozinha pela Polônia?

Recentemente a Polônia foi eleita o melhor país para mulheres que viajam sozinhas, segundo um estudo realizado pela plataforma inglesa Wethrift e a Universidade de Georgetown. A Wethrift analisou os 30 países que lideram o Índice de Paz e Segurança das Mulheres (publicado anualmente pelo Instituto Georgetown para Mulheres, Paz e Segurança da Universidade de Georgetown, em Washington, EUA). Foram avaliados os itens "segurança", "preços acessíveis" e "variedades de atividades", entre outros. Um elemento importante da análise foi o resultado da "segurança de caminhar sozinha à noite". Eu passei um mês no país no verão europeu de 2019 e andava sempre sozinha para todos os lugares, de dia e de noite, a pé, de transporte público ou com carro de aplicativo e nunca tive problema nenhum relacionado a ser mulher ou a estar sozinha.

De todos os pontos possíveis, a Polônia recebeu a maior pontuação: 99,59 pontos em 100.  Com essa pontuação a Polônia garante a sua posição como uma referência no turismo feminino seguro.

Segundo os
autores do estudo, a Polônia oferece uma cultura diversificada e vibrante, com belas cidades como Varsóvia, Cracóvia e Gdansk, ricas em história, arte e arquitetura. Varsóvia também entrou recentemente na lista das 10 melhores cidades para mulheres viajantes, no ranking Dip'n Dive, ficando em 5º lugar.


É seguro para mulher viajar sozinha pela Polônia?
Rynek de Wroclaw, a praça principal da cidade.



A
revista britânica Time Out comentou sobre os resultados do ranking: "Varsóvia é conhecida por sua arquitetura, de igrejas góticas a arranha-céus soviéticos, e possui ótimos bares, mercados e museus". O segundo lugar no ranking da plataforma Wethrift é ocupado pela Lituânia (93,98 pontos) e o terceiro pela Eslováquia (89,88 pontos), países que ainda não conheço, mas sempre ouvi falar que são seguros.


Tenho amigas brasileiras que já viajaram sozinhas para a Polônia e também tiveram uma experiência tranquila como a minha e viajantes da Europa e do mundo todo também fazem o mesmo.


terça-feira, 3 de junho de 2025

Seguro de viagem obrigatório na Argentina e em outros países (2025)

Em maio/2025, tivemos a notícia de uma nova lei na Argentina tornando obrigatório o seguro em viagens de estrangeiros pela Argentina, destino queridinho dos turistas brasileiros. Apesar de parecer algo supérfluo, o seguro viagem não é algo caro que vá inviabilizar a viagem de ninguém e para a América do Sul, ele costuma ser mais em conta do que para Estados Unidos ou Europa. Fora que viagens para a terra do tango costumam ser mais rápidas e o seguro tem preço por dia - portanto menos dias de viagem significa seguro mais barato.


Seguro de viagem obrigatório na Argentina e em outros países (2025)
Foto: Matheus de Moraes Gugelmim


Sobre seguro viagem em geral


Em alguns lugares é obrigatório ter um seguro saúde ou seguro viagem válido. A Argentina adotou recentemente essa regra. Mas mesmo onde não seja obrigatório por lei, é sensato ser prevenido e adquirir um seguro antes qualquer viagem.

Seguro viagem não é exatamente a mesma coisa que um seguro saúde (tipo os Unimed, AMIL, etc que temos no Brasil). Muitos deles são por reembolso (principalmente os seguros oferecidos pelos cartões de crédito), mas pelo menos incluem assistência com bagagens extraviadas, além de reembolso em problemas com a parte aérea da viagem, entre outras vantagens.


Seguro de viagem obrigatório na Argentina e em outros países (2025)



Com um seguro-viagem, você pode ser atendida na rede particular do país de destino, sem sobrecarregar o sistema público (quando existente - tem muito país que não tem nada parecido com o SUS).


Veja aqui todas as dicas sobre planejamento de viagem e sobre seguro viagem no blog!


domingo, 25 de maio de 2025

Os melhores museus de Malta - Valeta e outras cidades

Malta é mais famosa por suas praias (já que fica no Mar Mediterrâneo), mas tem também muitas atrações culturais interessantes. No post de hoje, trago os museus mais importantes que visitei durante meus 8 dias no país, na capital Valeta e em outras cidades, e cito também os que ficaram de fora, mas que gostaria de ter visitado. E acabei dando uma roubadinha e coloquei também outras atrações fechada sem Malta, que são imprescindíveis!


Os melhores museus de Malta - Valeta e outras cidades
Apesar de não ser um museu propriamente dito, a Co-Catedral de São João Batista é tão linda e ricamente decorada que acaba sendo a atração mais visitada no país (sem contar as de natureza) e também exibe quadros famosos de Caravaggio, então entrou nesta lista.



Clique nos nomes abaixo para abrir os sites oficiais de cada um dos museus e ter sempre as informações atualizadas de endereço, como chegar, horários, eventos especiais, preços e outras coisas. Você pode comprar e utilizar o Malta Discount Card ou o Malta Multi Pass para descontos nos ingressos. Confira aqui todas as opções de tours e atividades em Malta!

Este post faz parte de uma blogagem coletiva (quando diversos blogueiros publicam no mesmo dia sobre um determinado assunto) com o tema de museus, devido ao Dia Internacional de Museu comemorado em 21/maio. Veja a lista completa de blogs participantes e os museus que eles escolheram mostrar lá no final do post!


Grandmaster´s Palace


No Grandmaster´s Palace é possível visitar a sala do trono, diversas salas de estado ricamente decoradas (Palace State Rooms) e o arsenal, um corredor imenso de armaduras, armas, canhões e outros materiais militares. Localizado na parte central de Valeta, na St George’s Square, foi construído entre os séculos XVI e XVII, incorporando palacetes anteriores, ampliado ao longo dos anos (quando recebeu características barrocas) e já abrigou o palácio do Governador no período britânico, recebeu o primeiro Parlamento em 1921 (até 2015) e hoje é o gabinete do Presidente de Malta. Foi danificado por bombardeios durante a 2a Guerra Mundial.

No local também aprendemos sobre o Grande Cerco de Malta em 1565 (quando o poderoso exército otomano tentou conquistar Malta, mas foi derrotado apesar das circunstâncias desfavoráveis para os malteses e os Cavaleiros da Ordem de São João) e a construção da atual capital Valeta. Os cavaleiros hospitalários surgiram no século XII em Jerusalém durante as Cruzadas, foram expulsos da Terra Santa, dominaram Rodes por algum tempo e quando saíram de lá, foram para a ilha de Malta, onde permaneceram e influenciaram o destino da região até Napoleão conquistar Malta em 1798.


Somente um pedaço do palácio está aberto ao público e foi reaberto após reforma no início de 2024. O primeiro andar era utilizado para reuniões (Palace State Rooms) e ali fica também a Sala do Trono. As cozinhas e armazéns ficavam no térreo, espaço menos nobre.


Os melhores museus de Malta - Grandmaster´s Palace

Os melhores museus de Malta - Grandmaster´s Palace


Veja aqui todas as dicas sobre Malta no blog! Aqui estão todos os posts sobre museus pelo mundo e aqui todas as blogagens coletivas que o blog já fez até hoje!


quinta-feira, 22 de maio de 2025

Palácios em Istambul (Turquia) - Topkapi e Dolmabahçe

Os sultões otomanos construíram diversos palácios suntuosos que podem ser visitados pelos turistas hoje em Istambul (Turquia). Visitei os 2 mais famosos e luxuosos deles e conto abaixo como é a visita. Estes são os dois mais visitados pelos turistas, mas no fim do post, deixo a dica de outros 2 palácios também belíssimos e abertos para visitantes. Clique nos nomes das atrações para acessar o site oficial e conferir horários de funcionamento, possíveis fechamentos e outras informações.





Palácios em Istambul (Turquia) - Topkapi e Dolmabahçe
Palácio Topkapi em Istambul (Turquia) visto do Bósforo - Foto: Bjørn Christian Tørrissen - CC BY-SA 3.0



Segue abaixo um vídeo com os 2 palácios, mas infelizmente somente em inglês - se preferirem, coloquem no mudo e só aproveitem as imagens!






Palácio Topkapi



O Palácio Topkapi em Istambul era o centro do Império Otomano e abrigava o sultão, sua família e muitos servidores. Foi construído entre 1460 e 1478 por Mehmet II após a conquista de Constantinopla. São 4 pátios, uma série de pavilhões e salas diversas e o tão famoso harém (a parte mais bonita do complexo). Era a sede do governo e centro de treinamento para soldados. Ele deixou de ser moradia da família do sultão quando Abdul Mecit I mudou-se para o Palácio Dolmabahçe em 1856.


Palácios em Istambul (Turquia) - Topkapi e Dolmabahçe
Mapinha do complexo enooorme - (a) Divan, (b) Harem, (c) İftariye Pavilion, (d) Baghdad Pavilion, (e) Library of Ahmet  III, (f) Palace Kitchens, (g) Treasury - Fonte: site oficial




Veja aqui todas as dicas sobre Istambul no blog!



quarta-feira, 21 de maio de 2025

Feira do Leste Europeu - programa diferente para fazer em São Paulo!

Em novembro de 2024, finalmente conheci a Feira do Leste Europeu na Vila Zelina em São Paulo! Era aniversário do bairro então o evento foi maior, com apresentações de músicas e danças típicas folclóricas de diversos países, além de oficinas gratuitas de temas diversos como por exemplo caligrafia russa e as tradicionais barracas com artesanato e comidas e bebidas típicas da Polônia, Rússia, Croácia, Sérvia, Hungria, Bulgária, Romênia, Ucrânia e Lituânia (além de barracas sobre o universo viking)! Alguns dos países inclusive contavam com mais de uma barraca de comida e artesanato.



Feira do Leste Europeu - programa diferente para fazer em São Paulo!

Feira do Leste Europeu - programa diferente para fazer em São Paulo!

Feira do Leste Europeu - programa diferente para fazer em São Paulo!
Acabei não comendo nada da Polônia para experimentar coisas novas, mas ainda volto!




terça-feira, 13 de maio de 2025

25 motivos para viajar para a Alemanha em 2025

Não que a Alemanha precise de motivos especiais para ser visitada além das cidades fantásticas, gastronomia deliciosa, festas vibrantes, museus interessantes etc, mas algumas datas e eventos especiais sempre podem ser um motivo a mais para fazer sua viagem e férias ainda mais excepcional! Em 2025 serão datas comemorativas, reaberturas importantes e um calendário cultural, gastronômico e esportivo recheadíssimo! A maior parte do que foi citado neste post é mesmo em  Berlim, mas tem comemorações pelo país todo durante este ano!



25 motivos para viajar para a Alemanha em 2025
A praça considerada a mais bonita de Berlim esteve em reforma nos últimos anos e só reabriu no início de 2025!



Evitei colocar na lista eventos que acontecem anualmente porque não seriam específicos de 2025, mas tem uma infinidade deles também! Para mais informações sobre as atrações turísticas e eventos diversos citados no post como localização exata, preços, horários de funcionamento etc, clique nos links para abrir a página oficial ou redes sociais correspondentes.


Veja aqui todas as dicas sobre a Alemanha e dicas sobre Berlim no blog!


quarta-feira, 2 de abril de 2025

25 motivos para viajar para a França em 2025

Não que a França precise de motivos especiais para ser visitada além das cidades fantásticas, gastronomia deliciosa, vinhos e champanhes espetaculares, etc, mas alguns eventos especiais sempre podem ser um motivo a mais para fazer sua viagem e férias ainda mais excepcional! Em 2025 serão muitas datas comemorativas, reaberturas importantes e um calendário cultural, gastronômico e esportivo recheadíssimo!


25 motivos para viajar para a França em 2025


25 motivos para viajar para a França em 2025



Para mais informações sobre as atrações turísticas e eventos diversos citados no post como localização exata, preços, horários de funcionamento etc, clique nos links para abrir a página oficial ou redes sociais correspondentes.



Veja aqui todas as dicas sobre a França e dicas sobre Paris no blog!


sexta-feira, 21 de março de 2025

Região da Cuesta Paulista - dicas de turismo e gastronomia em Botucatu, Pardinho, Bofete, Pratânia, Avaré e São Manuel (SP)

Na última noite de uma presstrip organizada pelo SEBRAE e parceiros pela Região da Cuesta Paulista, pediram para definir a viagem em uma palavra e eu logo respondi "surpreendente"! E foi mesmo! Quem não conhecia nada de Botucatu, Bofete, Pardinho, Pratânia e Avaré com certeza aprendeu muito naqueles 5 dias e ainda voltamos querendo mais! Esse tempo não foi suficiente para conhecer todos os atrativos da área e ainda ficou faltando visitar Anhembi, Itatinga e São Manuel para completar as cidades do Pólo Cuesta, um consórcio que coordena ações e marketing dessas cidades em conjunto. Alguns meses depois, passei novamente pela região em outra presstrip (dessa vez organizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Revista Prazeres da Mesa) - Sabor de São Paulo - e comi muita coisa gostosa em Botucatu, Bofete e São Manuel.


Dicas de turismo na Região da Cuesta Paulista - Botucatu, Pardinho, Bofete, Pratânia e Avaré (SP)





Dicas de turismo na Região da Cuesta Paulista - Botucatu, Pardinho, Bofete, Pratânia e Avaré (SP)
Pólo Cuesta no mapa de São Paulo. Fonte: Secretaria de Turismo do Estado de SP


Mas primeiramente, o que significa "cuesta"?


A definição de Cuesta no site do Pólo é "uma formação de relevo escarpado em um dos lados com um suave declive em outro, constituindo “degrau“, que se elevam sobre o solo até mil metros de altura, formando grandes paredões, cujo topo não é pontiagudo como as serras, mas sim uma vasta área plana." Um dos lados da cuesta parece até alguma coisa como a Table Mountain na Cidade do Cabo, África do Sul.



Dicas de turismo na Região da Cuesta Paulista - Botucatu, Pardinho, Bofete, Pratânia e Avaré (SP)

Dicas de turismo na Região da Cuesta Paulista - Botucatu, Pardinho, Bofete, Pratânia e Avaré (SP)


Dicas de turismo na Região da Cuesta Paulista - Botucatu, Pardinho, Bofete, Pratânia e Avaré (SP)