terça-feira, 17 de novembro de 2015

#UmAbraçoemMariana - blogueiros de viagem se mobilizando para ajudar os afetados pelo mar de lama

Se você acompanha este blog nas redes sociais (links abaixo) e diversos outros blogs de viagem também, já se deparou nos últimos dias com a hashtag "UmAbraçoemMariana"

Um Abraço em Mariana, MG
Foto: Camila, blog Viaggiando

Acho que nem preciso escrever detalhadamente sobre tudo que aconteceu com o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana - MG. Tem um resuminho aqui e ainda existe o risco de que outra barragem se rompa (bem maior, por sinal)! Leia sobre o desastre ambiental do ponto de vista de uma moradora da região que escapou a tempo!

Achei várias imagens de satélite da região antes e depois do rompimento das barragens no G1 e um vídeo no R7, mostrando o exato momento do rompimento.


No vídeo abaixo, como era o distrito antes da lama:




Além de todo esse caos em alguns distritos de Mariana (apesar de Bento Rodrigues ser o mais noticiado, não foi o único), os rejeitos da barragem navegam pelo Rio Doce e em breve chegarão ao Oceano Atlântico, afetando centenas de milhares de pessoas, animais e toda a vegetação ao longo do rio, em Minas Gerais e no Espírito Santo (inclusive em alguns locais que visitei em 2013!). Enquanto todos lamentam que o Rio Doce está morto, muitos estão ajudando in loco. Tem os pescadores que tentavam salvar os peixes, a professora que salvou dezenas de crianças, a dona de um bar no distrito destruído que distribui coxinhas para os afetados e a blogueira que foi voluntária em Mariana, organizando as doações.

Bento Rodrigues destruído pela lama (Mariana, MG)
Imagem: flickr - Antonio Cruz/Agência Brasil

Mas e nós que estamos longe, o que podemos fazer? Os blogueiros lindos da RBBV estão fazendo uma campanha para arrecadar fundos e ajudar as vítimas da catástrofe e de quebra, incentivar o turismo na região, porque todos nós achamos que vale muito a pena visitar Mariana e que o turismo tem uma força transformadora (como disse a Camila, do blog Viaggiando)!!!

O centro histórico não foi afetado (e nem a Mina da Passagem) e assim que as pousadas estiverem um pouco mais liberadas (hoje elas estão abrigando pessoas que perderam suas casas), a gente espera que a cidade volte a ser um super destino turístico como sempre foi! Aliás, eu já visitei Mariana 2 vezes (vejam aqui todas as dicas), ficando hospedada na vizinha Ouro Preto, o que pode ser também uma ótima ideia para você viajar já para a região!

Dica de restaurante em Mariana (e Ouro Preto também)


Foi criada uma campanha no site Vakinha para arrecadar fundos, que serão convertidos em água (ou outra necessidade) para a população afetada pelo mar de lama. A cidade de Mariana não está mais aceitando doações de roupas, alimentos e objetos diversos e nem todo mundo confia que as doações feitas às contas públicas vão chegar aonde tem que chegar. #realidadebrasileira

Junte-se a nós e colabore você também! Muito obrigada de todos os mais de 800 blogueiros da rede!

Um comentário:

  1. Muito importante este tipo de informação. As pessoas precisam de ajuda e muita gente não sabe como fazer, é sempre bom ver um texto com várias informações, como este. Maravilhosa a ação da RBBV, ainda existem muitas comunidades que estão sem água, com um calor louco desses! Um crime ambiental como esse prejudica a vida de milhares de pessoas e do meio ambiente de forma geral, por décadas! Cada post é um incentivo para que os responsáveis paguem pelo que fizeram.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.