quinta-feira, 14 de abril de 2016

Unter den Linden - uma das avenidas mais importantes em Berlim

Unter den Linden é o nome de uma das principais avenidas de Berlim, no bairro Mitte, bem no centro da cidade e na época da Guerra Fria, ficava na Berlim e na Alemanha do leste/socialista. O nome pode ser traduzido em português para "Sob as Tílias", árvores que foram plantadas na avenida no século XVII. Ela foi construída por Johann Georg para ligar o palácio prussiano ao campo de caça (atual Tiergarten) e retrata grande parte da história da Prússia e da Alemanha.


Unter den Linden, Berlim
Desenho por Johann Stridbeck em 1691, wikipedia

Unter den Linden, Berlim
Foto da Wikipedia

A avenida vai do famoso portão de Brandemburgo até a Schlossbrücke (ponte do castelo) e vou destacar no post de hoje alguns prédios históricos para visitar na própria avenida e outros pontos interessantes nas proximidades. O mapa abaixo da Wikipedia mostra a maior parte dos prédios, pontos de interesse, ruas e praças da região.


Unter den Linden, Berlim
Mapa de Adam Carr (CC BY-SA 3.0)

Seguro viagem europa 468x60

Portão de Brandemburgo


Portão de Brandemburgo, Berlim
No post sobre a Berlim antiga, tem várias fotos dessa região da cidade.

Um dos principais símbolos da cidade, está localizado na Pariser Platz e hoje já não é maios possível passar de carro por baixo dele como na foto acima. No alto do monumento está uma réplica da quadriga original, com 6m de altura, criada em 1794 como um símbolo da paz. Era uma porta antiga de entrada na cidade e foi reconstruída no século XVIII como um arco do triunfo clássico. Possui 12 colunas dóricas de estilo grego. Napoleão atravessou o portão quando invadiu a cidade em 1806. Para demonstrar a dominação francesa, levou a quadriga para Paris no mesmo ano e ela só retornou à Berlim em 1814. Testemunhou e continua testemunhando diversos episódios marcantes da história da cidade e do país, como quando dividia a cidade em Berlim Ocidental e Oriental e na queda do muro.


Queda do Muro de Berlim em 1989
Queda do Muro de Berlim em 1989. Fonte: Estado de São Paulo


Portão de Brandemburgo, Berlim

Portão de Brandemburgo, Berlim
Em vários momentos diferentes

Hotel Adlon


O hotel histórico e chiquérrimo bem pertinho do Portão de Brandemburgo tem muito para contar, mas hoje em dia só é lembrado pelos turistas pela situação abaixo, lembram?

Foto: The Telegraph

Unter den Linden, Berlim

Leiam mais sobre a parte histórica desse icônico hotel no Agenda Berlim.


The Gate Berlin


Bem pertinho do famoso portão, foi inaugurada recentemente (abril/2016) uma nova atração multimídia sobre um dos principais símbolos da cidade. Contei tudo aqui neste post! A atração é tão nova que não está no mapa acima.


Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum



Na parte da frente parece uma simples lojinha de souvenir, mas eu achei uma das melhores lojinhas do tipo da cidade! E olha que entrei em várias no meu 1 mês e meio em Berlim! Nos fundos, funciona um dos museus sobre a história da cidade, que já mostrei no blog. Os 4 são bem diferentes e o que eu mais gostei desse aqui foram as maquetes de Berlim!


Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum

Berlim Story Museum ou Historiale Berlin Museum
um trabi!

Madame Tussauds


Não é muito o meu estilo de museu, mas não posso negar que o caro museu de cera é bastante disputado pelos turistas. A loja de souvenir é muito boa também!


Friedrichstraße


A Friedrichstraße é uma rua que cruza a Unter den Linden e é uma conhecida região de compras na cidade. Como o meu forte não é roupas e acessórios de grife, me concentrei no que me interessa mais: uma das melhores livrarias da Alemanha, a Dussman! Ali perto também ficam diversos palácios, onde são apresentados os shows e musicais mais famosos da cidade e inclusive foi no Admiral Palast onde vi (e AMEI) Let it be! Na região também fica uma atração não muito grande, grátis e desconhecida: o Tränenpalast!


Tränenpalast, Friedrichstraße, Berlim

Gendarmenmarkt


A praça mais linda da cidade fica algumas quadras ao sul da Unter den Linden! Por ali ficam 2 igrejas gêmeas, uma casa de concertos e 2 cafeterias/lojas de chocolate imperdíveis em Berlim! Já mostrei algumas dessas coisas da Gendarmenmarkt nos itens 11 a 15 deste postLeia mais no Contando as Horas!


Gendarmenmarkt, Berlim


Biblioteca Estatal de Berlim


O acervo está dividido com um outro prédio na Potsdamer Platz, mas impossível passar pela avenida e não admirar mais um prédio lindo!

Foto de  Manfred Brückels (CC BY-SA 3.0)


Humboldt Universität


A Universidade Humboldt de Berlim é a mais famosa universidade da capital alemã e foi fundada em 1810 por Wilhelm von Humboldt (que era irmão do mais famoso Alexander von Humboldt - tem uma estátua dele ali na frente). O prédio abaixo é o principal, mas não é o único. É possível entrar no prédio principal sem pagar nada. Do lado direito, fica uma lojinha que vende souvenirs da universidade (camisetas, bonés, etc) e a escadaria na frente da porta é bem bonita. Com 29 vencedores de prêmios Nobel, a universidade já teve alunos conhecidos, como HegelKarl MarxEngelsHeinrich Heine e Otto von Bismarck.

Leia mais no Agenda Berlim.


Humboldt Universität, Berlim

Humboldt Universität, Berlim

Bebelplatz


Originalmente chamada de Opernplatz, foi aqui que aconteceu a famosa queima dos livros pelos nazistas em 1933. Imperdível! Cercada por diversos prédios bonitos, da Universidade Humboldt (acima)Catedral Santa Edwiges e a Ópera Estatal de Berlim (abaixo). Ali fica também o antigo prédio da Staatsbibliotek, ou Alte Bibliotek, conhecido como "Kommode" ou "Cômoda", pelo formato do edifício. Quando passei por aí no final de 2014, a praça estava quase intransitável com a reforma da ópera ali ao lado. O memorial à queima dos livros estava quase inacessível.


Alte Bibliotek. Foto de A. Savin (CC BY-SA 3.0)


Bebelplatz, Berlim

Bebelplatz, Berlim
Memorial à queima de livros

Staatsopera


É a ópera mais antiga de Berlim (mas não é a única!). O lindo prédio está em reforma (previsão de reabertura em 2017) e por enquanto, estão se apresentando no Schillertheatre. Site oficial.

Ópera Estatal de Berlim
Foto de Josef Lehmkuhl, foto da Wikipedia


Neue Wache


Um pequeno prédio se comparado com os outros ao redor, mas lembra um templo grego e hoje é um memorial para as vítimas da guerra. A Nova Casa da Guarda foi construída entre 1816 e 1818 e lá dentro fica a estátua "Pietá", de Käthe Kollwitz. É uma visita rápida. Leia mais sobre o prédio no Agenda Berlim e no Simplesmente Berlim.

Neue Wache, Unter den Linden, Berlim

Deutsches Historisches Museum (Zeughaus)


No prédio do antigo arsenal da Prússia (Zeughaus) está hoje o Museu Histórico Alemão, que já tem post exclusivo aqui no blog. O prédio é o mais antigo da Unter den Linden e você pode ler mais sobre ele no post mencionado.

Zeughaus - Deutsches Historisches Museum, Berlim



Deutsches Historisches Museum, Berlim


Deutsches Historisches Museum, Berlim

Deutsches Historisches Museum, Berlim


Schlossbrücke


A avenida termina (ou começa?) na ponte abaixo, mas logo a seguir vem a Ilha dos Museus , que vou falar aqui também.


Schlossbrücke, Berlim
Zeughaus à esquerda e Ilha dos Museus à direita. Foto de Dieter Brügmann (CC BY-SA 3.0)


Ilha dos Museus


Já falei um monte sobre a Ilha dos Museus no post da blogagem coletiva). Os 5 museus são fantásticos - Pergamonmuseum (parcialmente em reforma), Neues Museum, Altes Museum, Alte Nationalgalerie, Bode Museum. É só clicar no link para ler tudo!

Ali pertinho fica também o super interativo e legal DDR Museum!


Unter den Linden, Berlim
Foto de  Nath el Biya/Niel (CC BY-SA 2.0) - a avenida vista da Berliner Dom (embaixo) em direção ao POrtão de Brandenburgo (lá no alto à direita).


Pergamonmuseum, Berlim
Pergamonmuseum

Neues Museum, Berlim
Neues Museum

Altes Museum, Berlim
Altes Museum

Alte Nationalgalerie, Berlim
Alte Nationalgalerie

Lustgarten


Uma praça/jardim com vista linda para a Berliner Dom (abaixo) e o Altes Museum (acima)! Do outro lado da rua, ficava o antigo Stadtschloss (abaixo)!

Stadtschloss


O "Palácio da cidade de Berlim" foi originalmente construído no século XV, ampliado pelos reis da Prússia a partir de 1701 e com a queda da monarquia germânica em 1918, tornou-se um museu. Foi danificado por bombardeios na Segunda Guerra Mundial, mas foi demolido nos anos 50 pelo governo da Alemanha Oriental. No seu lugar foi construído o horroroso Palácio da República

Stadtschloss e o Lustgarten  em Berlim
Stadtschloss e o Lustgarten vistos do Altes Museum em 1913

Palácio nos anos 1920, foto da Wikipedia
Graças a Deus, foi demolido (estava contaminado com amianto) após a unificação das Alemanhas e hoje em dia o palácio original está sendo reconstruído (a fachada, pois o interior será moderno). A previsão de término é para 2019 e se chamará Humboldt Forum. Sediará 2 restaurantes, um moderno museu com arte africana e não-europeia, um auditório, um teatro e um cinema.

reconstrução do Stadtschloss em Berlim - 2015
Em 2015 - foto: Miriam Guterland (CC BY-SA 3.0)

Leia mais no Agenda Berlim.

Humboldt Box


No local da (re)construção do Stadtschloss, foi montado o Humboldt Box, que tem uma vista bem legal da área e possibilita que o pessoal acompanhe as construções! Leia mais no Brasileiros Mundo Afora.


Berliner Dom


Ainda vou falar mais no blog sobre a linda catedral de Berlim, mas já adianto que foi a minha vista preferida da cidade! Leia sobre a catedral no Agenda Berlim.


Berliner Dom, Berlim

Será que vale a pena comprar o Berlin Welcome Card e o Museum Pass Berlin? Eu usei os 2 e conto neste post como foi!

Transporte Público na Unter den Linden


Perto do Portão de Brandemburgo existe a estação Brandenburger Tor, por onde passam os trens da linha U55 do UBahn, ligando o portão somente à Estação Central e ao Reichtag (linha sendo ampliada). Já o SBahn, recebe trens das linhas S1, S2 e S25.

O ônibus TXL para o aeroporto Tegel passa na Unter den Linden, mas a rede de SBahn e UBahn ainda é bem precária na região (resquício do tempo em que a cidade era dividida em 2!). A longo prazo, a intenção é que a linha U5 seja estendida e passe por baixo de toda a avenida, com novas estações inclusive na Ilha dos Museus, que ainda não tem uma estação bem próxima (planejamento para 2020).

Algumas quadras para cima da avenida está a estação Friedrichstraße (S+UBahn) que é uma estação de ligação entre várias linhas, então é uma região estratégica para se hospedar. Na rua Friedrichstraße, algumas quadras abaixo da Unter den Linden e bem próximo à praça Gendarmenmarkt, está a estação U Französische Straße, com trens da linha U6, que corre em sentido norte-sul.

Na própria Unter den Linden passam também os ônibus 100 e 200, que são uma mão na roda para os turistas. Para mais informações sobre o transporte em Berlim e calcular rotas, consultem o site da BVG.


Onde ficar em Berlim perto da Unter den Linden


Já dei diversas dicas de hospedagem econômica em Berlim, mas nesta área da cidade, definitivamente não tem nenhum dica econômica. São pouquíssimos hotéis na região da Unter den Linden e esses poucos são alguns dos mais chiques e caros da cidade.

Além do já citado acima Adlon Kempinski, perto do Portão de Brandemburgo existem alguns apartamentos para alugar que parecem interessantes: Apartments am Barndenburger Tor e Apartment Berlin 16. Já na região da Gendarmenmarkt, são várias opções como o imponente Westin Grand, o Clipper City Home Apartments, o The Regent e o Sofitel Berlin Gendarmenmarkt.

Na Bebelplatz tem o Hotel de Rome - Rocco Forte e logo atrás, o Titanic GendarmenmarktAo norte da Unter den Linden, em direção à estação Friedrichstraße, tem o hotel de rede alemã Maritim proArt e o NH Collection Friedrichstraße. Um pouco para baixo da Schlossbrücke, tem o ARCOTEL John F. Não me hospedei em nenhum desses hotéis, mas selecionei pela proximidade. Todos tem ótima notas no Booking e no Tripadvisor.







Este post contém links para programas de afiliados.


Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitternosso Instagram e o Google+?

Nenhum comentário:

Postar um comentário