segunda-feira, 25 de abril de 2016

14 motivos pelos quais um intercâmbio vai mudar sua vida para melhor!

Depois de todos os posts sobre intercâmbio aqui no blog e especialmente do último (10 razões pelas quais um intercâmbio vai acabar com a sua vida), tinha que fazer um com os aspectos positivos de fazer um intercâmbio. Aqui estão os aspectos positivos que eu destaco, depois de 5 experiências em lugares e momentos de vida diferentes, mas é claro, se você também tiver sido um intercambista e quiser acrescentar algo, deixe nos comentários! (sim, algumas fotos são iguais ao post passado porque várias situações tem a lado positivo e o negativo também!)

intercâmbio em Berlim, Frankfurt, Granada, Suécia, Dinamarca e Hilton Head Island
Os lugares onde fiz intercâmbio: BerlimGranadainterior da Suécia (Jönköping)FrankfurtHilton Head Island e Copenhagen (na verdade fiquei em Odense, mas foto de Copenahgen é mais legal rs)




1) Você vai melhorar absurdamente algum idioma - exceto se for em Portugal ou outros países de língua portuguesa. Mas não aconselho você viajar sem saber nada - aprenda um pouquinho no Brasil antes de ir que isso te ajudará demais!

2) Você vai conhecer e começar a gostar de novas músicas, seriados, filmes, etc e isso é sempre divertido e culturalmente enriquecedor. Além das comidas, posteriormente incorporadas ao cardápio da sua casa. Aqui em casa, são várias comidas incorporadas após intercâmbios e viagens em gerais, como o bobotie da África do Sul das fotos abaixo. E quem já leu os posts da Espanha sabe que uma das minhas bandas preferidas até hoje é El Canto del Loco, que eu ouvia loucamente em Granada (e ouço até hoje!) - ouçam as músicas abaixo!


Bobotie da África do Sul
O de cima é mais gourmet e o de baixo, mais comum, mas é o mesmo prato.

Bobotie da África do Sul



3) Se você ainda não souber, vai aprender a se virar sozinho - ser o único responsável por si mesmo desde horário de acordar e também a cuidar da casa, até lavar roupas e providenciar comida. Na maioria das vezes, tudo isso em outro idioma. Tudo isso vai contribuir para o seu amadurecimento!

Acho que os 2 momentos que tive que resolver problemas e até hoje foram mais desafiantes foram o meu chip de internet na Alemanha que parou de funcionar por 2 vezes (nem contei sobre isso no blog ainda né?) e nos EUA, quando o microondas, a máquina de lavar louça e o chuveiro resolveram quebrar ao mesmo tempo, além do ralo que entupiu - parecia um complô comigo e com as roommates porque tudo isso foi em 24 horas! Abaixo, algumas fotos do apartamento nos EUA -leia mais sobre essa experiência aqui.


fazendo intercâmbio de trabalho nos Estados Unidos

fazendo intercâmbio de trabalho nos Estados Unidos


4) Você vai ter tanta história engraçada e diferente que não vai faltar assunto nunca mais na vida!

this one time at band camp
Quem não entendeu, está na hora de ver "American Pie" - o 1o filme


5) Você vai fazer amigos de outros lugares e pode depois aproveitar o couchsurfing em outras viagens!  Além da hospedagem de graça, pode reencontrar amigos!

reencontrando amigos de intercâmbio
Reencontrando minha irmã dinamarquesa 2 anos após o intercâmbio - no quintal da minha casa em Odense! Não reparem a foto péssima! Além de antiga, tive que tirar foto da foto para colocar aqui!

6) Fazer tudo isso do item 3, te dará mais segurança (auto confiança) para qualquer outra coisa que você vá fazer na vida posteriormente.

7) Você vai conhecer o local mais a fundo do que uma simples viagem de férias. E é praticamente impossível que a cidade não vire sua queridinha como Odense, Granada, Hilton Head IslandFrankfurt e Berlim para mim.

8) Vai aprender a mexer com dinheiro, afinal, você que teve que tomar conta do seu por um tempão (se já não fazia isso antes).

money, money, money


9) A não ser que você vá morar sozinho (o que não é comum na maioria dos intercâmbios), vai aprender a conviver em espaço pequeno com as manias dos outros - de novo flexibilidade e entender diversas culturas. Lá nos Estados Unidos, o item que causava a maior discórdia era o ar-condicionado! Sempre tem uma que quer mais quente e outra que quer o ar mais frio!

fazendo intercâmbio de trabalho nos Estados Unidos
Para ler mais sobre o meu intercâmbio nos Estados Unidos. Esse era o meu quarto (e a piscina do prédio) por lá!


10) Se você for estudante, será um diferencial no seu currículo, na hora de encontrar o primeiro emprego. Esse fato será valorizado pelos RHs que você encontrar por ai. Eles sabem que quem passou por um intercâmbio tem algumas qualidades como flexibilidade, adaptabilidade, facilidade de interação com desconhecidos etc. Duvida? Leia as reportagens abaixo!

Sucesso na carreira: intercâmbio valoriza currículo
Qual o real peso de um intercâmbio?
Empresas valorizam intercâmbio: invista nesta experiência
Especialistas tiram dúvidas sobre intercâmbio
Dicas para dar um gás na carreira
Intercâmbio faz a diferença na qualificação profissional
Vivência em outros países valoriza o currículo de futuros profissionais

11) Se o seu caso for intercâmbio de trabalho no exterior, a experiência de ter trabalhado em um ambiente internacional também vai contar muitos pontos na sua vida profissional, pelos mesmos motivos acima.

fazendo intercâmbio de trabalho nos Estados Unidos - trabalhando no The Inn at Harbour Town no Seapines Resort em Hilton Head Island
Eu na recepção do Inn at Harbour Town, dentro do Seapines Resort em Hilton Head Island


12) Você vai conhecer e entender melhor diversas culturas - tanto do país para onde vai como do países de outros intercambistas. E junto com as habilidades do item 3 e 10, podem ser utilizados na vida toda. Vejam no mapa abaixo todos os países do pessoal que conheci durante meus 5 intercâmbios (não contei as outras viagens não!) e nem tenho certeza se não estou esquecendo de ninguém! Marquei no mapa abaixo os países das minhas host families, companheiros de curso de espanhol e de alemão, pessoal que trabalhava comigo nos Estados Unidos, roommates dos EUA e pessoas que me foram apresentadas por amigos dos intercâmbios.





13) Em alguns momentos, você vai se sentir sozinho, mas isso é bom, muito bom! Porque é justamente nessa hora que você vai aprender mais ainda sobre si mesmo! Intercâmbio te traz autoconhecimento!

14) A experiência vai abrir os seus olhos pra diversidade, a aceitar o diferente, aprender que é possível existir uma outra maneira correta para fazer a mesma coisa - e a mente que se expande nunca mais volta ao original. Você vai ser mais tolerante com o diferente, ainda mais nesses tempos tumultuados que vivemos, uma qualidade bastante necessária. E aliás, vai aprender que todas as culturas são muito mais parecidas do que diferentes!

E aí pessoal, algo a acrescentar? Deixem nos comentários!!!

Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitternosso Instagram e o Google+?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.