terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O que fazer no interior da Suécia no inverno?

Mais de 10 anos atrás, acompanhei um grupo de adolescentes brasileiros que faziam intercâmbio na Suécia, em uma cidade do interior chamada Jönköping. Fomos no inverno e passamos o Natal e o Ano Novo lá. Abaixo vou contar sobre algumas das atrações da região e também sobre algumas atividades comuns no final do ano.

A trilha sonora de hoje são as 2 bandas suecas mais famosas: ABBA e Roxette!






Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!





Gotenburg - Passamos um dia na cidade, mas sinceramente não lembro quase nada. Segundo o Google Maps, dá 1h40 de viagem de carro, tranquilo para fazer um bate-volta, mas como Gothenburg é maior o mais normal costuma ser o contrário, ficar em Gothenburg e fazer bate-voltas para o interior do país. Tem um parque de atrações famoso, o Liseberg. Acho que escandinavos devem ter alguma atração inexplicável por parques deste tipo, pois o pessoal da Dinamarca é louco pelo Tivoli! Leia mais sobre a cidade no post do Breno.
Gothenburg

Liseberg em Gothenburg
entrada do Liseberg

Gothenburg

Assistir um jogo de hóquei no gelo - Vimos um time da cidadezinha de Huskvarna - um dos meus amigos de lá jogava no time juvenil. É muito mais interessante quando você sabe algumas regras do jogo. Ter assistido a trilogia "Nós somos os campeões" ou "The Mighty Ducks" também ajuda - foi o meu caso!

jogo de hóquei

jogo de hóquei

jogo de hóquei

jogo de hóquei

Cortar a própria árvore de Natal - não tirei fotos específicas dessa atividade, mas seguem algumas fotos dos bosques da região. A família toda se reúne para isso, e combinam com famílias amigas também e aí cortam uma árvore por família. Como elas morrem rapidamente, não pode ser muito antes do dia 24, então nada de enfeitar a casa para o Natal um tempão antes, como é por aqui (e cada ano que passa o pessoal enfeita mais cedo ainda!).

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

Patinar no gelo (e outros esportes de inverno em geral como esquiar) - Só vou colocar essa foto ao longe para não pagar mico! Vários lagos menores da região congelam totalmente no inverno e tornam-se apropriados para a patinação, mas não são todos!

bosques da região de Jönköping

Andar de trenó - Nesse caso, era puxado por esses cavalos enormes e peludos, que não sei a raça. Fizemos essa atividade perto da cidadezinha de Gränna. Uma paisagem mais linda do que a outra! Era um trenó grande que levava várias pessoas, mas o frio estava de matar nesse dia.

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

bosques da região de Jönköping

Fazer polkagris - Este doce abaixo vermelho e branco é o famoso polkagris, original da cidade de Gränna e super popular até hoje na Suécia, apesar de ter sido inventado no século XIX. Tem sabor de hortelã e apesar da cor clássica ser esse vermelho e branco, pode ser feito em qualquer cores e não somente com 2 também.

Polkagris em Gränna

Polkagris em Gränna
Fazendo polkagris verde e amarelo a pedido dos brasileiros

Polkagris em Gränna

Abaixo segue um vídeo de como são feitos. A visita foi mais legal ainda porque eles deixaram a gente fazer também!



Passear por Jönköping - a cidade não tem nada de mais para falar a verdade. Fica na beira do lago Vättern, um dos maiores da Suécia e foi na beira deste lago que passamos o Ano Novo e vimos os fogos de artifício no centro da cidade.

Jönköping

Parque Boda Borg - Acredito que fomos na filial de Sävsjö (a mais próxima), mas tem outras espalhadas pelo país. É um parque fechado (bom para o inverno) e cada grupo de pessoas (de 3 a 5 participantes) deve completar uma série de desafios, no estilo de um museu de ciências, mas super interativo. Segundo o site, dura aproximadamente 2 horas e hoje eles têm mais de 160 desafios!

Piscina aquecida - Como eles estão mais do que acostumados com o inverno rigoroso, outra atividade bastante comum por lá são as piscinas e os parques aquáticos aquecidos. Estive em um deles, mas não sei qual foi. É só procurar na internet que você acha várias opções na região que você estiver.

Como chegar na região - Nós voamos de Amsterdã para Gothenburg (não tenho certeza para qual aeroporto) e fomos de ônibus para Jönköping. Outra opção seria voar até Estocolmo, mas aí o caminho até Jönköping é mais longo.

HotéisReserve o seu hotel em Jönköping através deste link do Booking e ajude o blog! Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos comissão!


Mapa da região



Para terminar, alguns postais que trouxe da Suécia (em sueco o nome do país é Sverige):

postal da Suécia

postal da Suécia

postal da Suécia

postal da Suécia

postal da Suécia


Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, o nosso Instagram e o Google+?

2 comentários:

  1. Oi Fernanda,
    Como Cisviana de coração senti falar de uma mini explicação do seu Interchange no post ;o). Deve ter sido um inverno perrengue, mas pra lá de interessante hein?

    Abraços
    Mari Vidigal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Mari! O post ia ficar tão grande que concentrei só as dicas do que fazer mesmo, mas ainda vou postar mais sobre a Suécia. A fila de posts aqui é enorme!!!

      Excluir