sexta-feira, 6 de junho de 2014

Comidas e bebidas típicas da África do Sul

A África do Sul é um país grande e diversificado e claro que em 2 semanas vi só um pequeno pedaço do pais. Sendo assim, experimentei muitas coisas gostosas, mas não tive como experimentar toda a culinária típica. Esse post é sobre as guloseimas e pratos que experimentei, aprovando ou não. Acho que nunca tinha lido nada sobre a culinária do país até a Claúdia publicar esse post no Aprendiz de Viajante. Na Wikipedia tem mais um pouco de informação sobre o assunto.

**Malva Pudding

Um pudim (na verdade bolo, não é?) leve típico da África do Sul, com origem na culinária Cape Dutch. Servido com esse creme inglês da foto abaixo e às vezes com sorvete ou alguma geleia. Li em vários lugares que o nome da sobremesa vem do vinho de uva malvasia (porque o pessoal costumava comer essa sobremesa tomando esse vinho), mas o guia e vários entendedores de vinho no grupo nunca tinham ouvido essa história, mesmo não sendo a primeira vez no país. Também li outras teorias sobre o nome. O da foto foi a sobremesa no restaurante do Buffesdrift Game Lodge, o único que tenho foto bonitinha.

Malva Pudding

Comprei no supermercado a mistura para fazer a sobremesa em casa e esqueci de tirar fotos! Não anotei o preço também, mas foi baratinho. Não reparem que a caixa amassou na mala rs! Encontrei algumas receitas online: receita 1receita 2 e receita 3.

Malva Pudding



**Braai (churrasco)

braai é o churrasco dos sul-africanos. Comi uma vez no lodge do safári e é claro que as carnes são diferentes das nossas, já que eles têm vários animais diferentes por lá. Infelizmente, as fotos noturnas saíram horríveis e nem vou colocar aqui.

Está procurando por hospedagem para sua viagem??? Reserve pelo Booking através dos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e colabore na manutenção deste blog! Obrigada!


**Refrigerantes diferentes

Não tinha visto antes, mas descobri esse refrigerante de maçã durante os safáris e esse outro de maracujá e limonada tinha comprado na Cidade do Cabo, mas sempre esquecia de tomar e acabei trazendo para casa. O de maçã era uma espécie de espumante de maçã sem álcool e era mais ou menos, mas o de maracujá e limonada era terrível! Essa marca "Jive" tem refrigerantes de outros sabores, se for tomar não recomendo esse não! Mas como sou louca por um refrigerante, sempre que vejo um diferente acabo experimentando.

refrigerante de maçã

refrigerante de maçã


refrigerante sul-africano

refrigerante sul-africano

Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!





**Patês de Avestruz, Kudu e Springbok


Não tivemos coragem de comprar o de zebra que também estava disponível (as zebras são fofas!) e ainda não conseguimos experimentar esses 3 abaixo. Kudu e springbok são tipos de antílopes que comemos muito por lá e o springbok até dá o nome à seleção de rugby do país. Essa marca de patê a gente achou para vender em várias lojinhas de souvenirs. Um tempo atrás experimentei patê de avestruz aqui no Brasil, mas não gostei, vamos ver dessa vez. Assim que experimentar os 3, eu volto para atualizar o post!

patês sul-africanos de carnes diferentes


**Biltong

Uma espécie de carne seca que acho que ninguém do grupo gostou! É feito com carnes diversas e claro que não experimentamos todas, mas os que comi eram secos, salgados e duros demais! Informações da  Wikipedia.

biltong na África do Sul
Esse pacotinho custou aproximadamente 2 dólares no supermercado Pick n Pay

biltong na África do Sul


**Kudu

Uma espécie de antílope muito comum naquela região. Comi em vários lugares e os melhores foram no braai do Shamwari (reserva onde fiz os safáris) e esse aí embaixo, carpaccio de kudu, que era a entrada em um restaurante perto da cidade de Knysna (que ainda vou falar por aqui!).

carpaccio de kudu


**Springbok

Outro antílope também que tem aos montes na África do Sul. Em português o nome seria cabra-de-leque, que eu nunca tinha escutado antes! Entre a carne de kudu e de springbok, não tive uma preferida porque elas mudam muito de acordo com o modo de preparo. Comi (pelo menos um pedacinho) pratos bons e outros nem tanto dos 2 animais.

Springbok
Para ser bem sincera, não tenho 100% certeza se esse é o springbok, o impala ou outro antílope, porque no safári aprendi a diferenciar uns 10 tipos de antílope que existiam na reserva, mas 3 meses depois já não tenho certeza. Pelo que pesquisei na internet parece que esse é o springbok!


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required










** Bobotie

Já falei desse prato neste post e aqui também. As duas versões foram bem diferentes e esse definitivamente é um prato que quero fazer e comer aqui em casa. Informações da Wikipedia.

bobotie

bobotie


**Cogumelos

Aqui no Brasil a maioria do pessoal ignora a existência de outros tipos de cogumelo além daquele super comum em conserva que vende em qualquer mercado por aí, mas eu amo todos que já comi. E lá na África do Sul, eles faziam mil e um pratos com cogumelo! Os que mais me marcaram foi o hambúrguer com molho de cogumelo em uma cadeia de fast food (era como se fosse um cheeseburguer com cogumelo) e no braai que fizeram um cogumelo com queijo maravilhoso, como acompanhamento das carnes!

sanduíche do Steers


**Molho Peri Peri

Li sobre ele no post da Cláudia e quis experimentar. Na primeira lanchonete que vi, o atendente me disse que o molho era bem forte e me deixou experimentar. Fui obrigada a concordar com ele e desisti da ideia. Em todos os cardápios sempre via esse molho com frango, mas com medo de ser muito apimentado para mim, acabei não pedindo. Vi para vender no aeroporto de Johannesburg e acabei comprando a versão "mild", que era a mais fraca ali e já é forte o suficiente para mim. Já experimentei com quase tudo aqui no Brasil e cheguei à conclusão que o que mais combina é mesmo com frango - frango grelhado tem outro sabor aqui em casa agora! Na Wikipedia tem mais informação e no site do Nando´s (que é uma cadeia de restaurantes que faz esses molhos) tem a explicação do nível de "ardência" de cada um.

Molho Peri Peri Mild

Molho Peri Peri Mild

nível de ardência dos molhos peri-peri do Nando´s
Do site da cadeia Nando´s

** Avestruz

Tem o patê acima que ainda não comemos, mas o churrasco de avestruz sim! A carne estava bem saborosa, mas não gostei da linguiça não! Mais informações sobre a carne de avestruz e seus benefícios. Aqui está o post sobre a visita a uma fazenda de avestruz.

churrasco de avestruz


**Amarula

Anos atrás esse liquor era o hit do Duty Free brasileiro. Comprei lá o chocolate que tinha recheio do famoso licor, mas na verdade era só um leve gostinho... Até achei que fosse ser mais fácil de achar, mas o único lugar que vi esse chocolate foi no supermercado Pick n Pay.

chocolate recheado com amarula

Chocolate de Amarula
Quando postei no instagram essa foto no feriado de 1 de Maio o pessoal ficou com vontade!

**Vinhos

Visitei várias vinícolas em cidades perto da Cidade do Cabo e também na Rota 62, mas por enquanto só publiquei aqui a visita na Groot Constantia, que é a mais antiga delas. O grupo que estava comigo visitou mais vinícolas ainda, nos dias que eu escapei e fiquei passeando pela Cidade do Cabo. A maioria dos rótulos não chegam ao Brasil e apesar do vinho da uva pinotage ser o mais famoso, tem vários outros vinhos ótimos. Isso sem contar os preços, muito mais barato que no Brasil - tanto nas vinícolas, como nos supermercados e restaurantes! Como já tinha falado no primeiro post sobre a África do Sul, a venda de bebida alcóolica em lojas e supermercados tem horário restrito então se programe para não ficar sem!

Groot Constantia

degustação na Nederburg
Nederburg, uma das melhores vinícolas visitadas

degustação na vinícola De Krans
A vinícola De Krans em Calizdorp produz muitos vinhos no mesmo estilo do vinho do Porto


**Chá de Rooibos

Também conhecido por chá vermelho é MUITO consumido na África do Sul (mais informações na Wikipedia) e agora que descobri o efeito detox, além de outros benefícios para a saúde, vou abusar do estoque que eu trouxe! Aqui todo mundo te oferece um cafezinho ao final da refeição - por lá, sempre ofereciam um chá de Rooibos!

chá de rooibos

chá de Rooibos
Tomando chá de Rooibos para esquentar!

** Brandy com Coca-Cola

Segundo o nosso guia, os sul-africanos bebem muito brandy com coca-cola. Eu achei que tem o mesmo gosto da famosa e vintage Cuba Libre. Phile é um nome sul-africano (não sei se masculino ou feminino!), a Coca estava vendendo lá as latinhas com nomes de pessoas.

Brandy com coca-cola


Ufa! Essas são as bebidas e comidinhas que experimentei. Agora se você procura comidinhas tipicas de outros países na África do Sul, mais especificamente na Cidade do Cabo, eu super recomendo o Market on the Wharf. Lá tem muita coisa sul-africana, mas a maior parte das opções é de fora.

E aí, já experimentaram alguma dessas comidas e bebidas? Gostaram? O que mais recomendam?


Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, o nosso Instagram e o Google+?

16 comentários:

  1. Olá Fernanda! Ainda não experimentei as comidas e bebidas sul-africanas, mas confesso que fiquei curiosa para provar o bobotie, parece gostoso...hummmm =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aprovei e agora quero fazer em casa!

      Excluir
    2. Eu também fiquei curiosa,pelos vinhos,pela coca,pelo chá vermelho,pelo o CHOCOLATE,em fim tudo,menos é claro pelo a carne seca[Biltong Beef

      Excluir
    3. hahaha mas tem que experimentar de tudo! rs

      Excluir
  2. Hum... tirando os refrigerantes, tudo me apeteceu! Acho que tá na hora de almoçar... hehehehe
    Chá de roiboos é vida. até com leite ele vai bem e o melhor: teína free - dá para tomar a qualquer hora do dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca experimentei com leite! Vou ver se tomo esses dias (acredita q ainda tem chá de rooibos aqui em casa 2 anos depois da viagem? A caixa que comprei era muito grande e já tinha muitas opções aqui em casa então o negócio ainda vai longe rs..)

      Excluir
  3. É isso aí, tem que experimentar as coisas locais! Em relação ao avestruz ou à zebra, lembrei quando eu experimentei rena e urso na Finlândia. Também deu dó, mas... também temos nossos costumes, não é mesmo? Amo chá e temperos, deu água na boca! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, já experimentei baleia na Noruega e alce e rena na Suécia, mas não fiquei com dó não rs. Mas nenhuma dessas carnes são muito boas - elas são muito fortes para o meu gosto pra falar a verdade.

      Excluir
  4. Impressionada com a quantidade de coisinhas diferentes para comer na África do Sul. Adoro Amarula e me empolguei com esses chocolates aí rss
    Dei uma pesquisada uns meses atrás e tinha lido sobre as vinícolas próximas à Cidade do Cabo. O que você achou da visita?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita coisa boa mesmo! Tem um post aqui no blog sobre as vinícolas da região: http://www.taindopraonde.com.br/2015/09/vinicolas-imperdiveis-arredores-cidade-cabo-restaurantes.html. África do Sul vale super a pena! É bem diferente do turismo que eu estou acostumada - Europa.

      Excluir
  5. Agora tá falando minha língua. kkkk. Fiquei com vontade de provar este molho Peri Peri. kkkkkk. Fiquei com vontade de muita coisa deste post na verdade. =P

    ResponderExcluir
  6. preciso fazer 1 entrada um prato principal 1 sobremesa 1 bebida relacionado a cozinha africana vc pode me ajudar nessa missao obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo de entrada torrada com patê de avestruz (provavelmente a carne menos difícil de achar no Brasil entre as citadas no post), prato principal Bobotie, sobremesa Malva Pudding. Como bebida, algum vinho sul-africano. Você deve encontrar todas as receitas na internet.

      Excluir
  7. Hummmm, que delícia!
    Começaremos nossa viagem de volta ao mundo pela África do Sul. Vamos querer provar tudinho! hehheehe
    Adorei!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e não vai se arrepender de experimentar td isso e mais um pouco! bjs!

      Excluir