sexta-feira, 1 de abril de 2016

10 razões pelas quais um intercâmbio vai acabar com sua vida

Claro que o título desse post é uma ironia, né gente? Uma pessoa que já fez 5 intercâmbios não ia achar que a experiência é horrorosa rs. Alguns dias antes ou depois do Ano Novo, apareceu na timeline do meu facebook um post com o nome mais ou menos assim: "por que um intercâmbio estragou a minha vida" e eu curiosa fui ler! Não lembro mais o nome exato e nem qual blog/site/revista era (se alguém souber, deixe nos comentários!), mas resolvi fazer a minha versão dos motivos que poderiam ser negativos ao fazer um intercâmbio.

Berlim, Granada, interior da Suécia, Frankfurt, Copenhagen, Hilton Head Island
Os lugares onde fiz intercâmbio: Berlim, Granada, interior da Suécia (Jönköping), Frankfurt, Hilton Head Island e Copenhagen (na verdade fiquei em Odense, mas foto de Copenahgen é mais legal rs)



1) Você vai melhorar tanto um idioma que vai incorporar frases, gírias e expressões e misturar com sua língua materna, correndo o risco de parecer esnobe sempre! Meus amigos que o digam - eu falo "whatever" o tempo todo!

Meu primeiro intercâmbio foi no século passado e não lembro de tudo, mas escrevi sobre a Dinamarca aqui no blog!

2) Suas viagens de férias de no máximo 4 dias em um local nunca mais serão as mesmas. Você vai achar que é pouco tempo para conhecer de verdade cada lugar.

3) Você vai deixar um pedaço do seu coração pelo mundo e nunca mais vai se sentir 100% completo, estando na sua cidade natal ou voltando para o local de intercâmbio tempos depois (porque aí as pessoas não serão mais as mesmas....).

I left my heart in San Francisco
I left my heart in San Francisco... é só ir trocando a cidade...


4) Você vai fazer amizades profundas com pessoas de outras nacionalidades e a maioria delas nunca mais vai reencontrar na vida. E pior, vai morrer de saudades eternamente porque mesmo que reveja alguns, vão ficar faltando outros amigos nos reencontros.

reencontro após intercâmbio
Reencontrando minha irmã dinamarquesa 2 anos após o intercâmbio - no quintal da minha casa em Odense! Não reparem a foto péssima! Além de antiga, tive que tirar foto da foto para colocar aqui!


5) Muito provavelmente você voltará falido para casa! Para piorar a situação, vai querer fazer outro intercâmbio - e isso custa $$. Por mais econômico que você seja, more no sofá de amigo por algum tempo, consiga a passagem aérea com milhas, etc, você SEMPRE gastará alguma coisa.

Dólares, dólares e mais dólares
Dólares, dólares e mais dólares


Logo depois de terminar a faculdade de Turismo, fui morar um ano nos Estados Unidos, fazendo estágio na recepção de um hotel boutique! Já escrevi alguns posts sobre a região quase desconhecida pelos brasileiros (Hilton Head Island), mas ainda falta muita coisa!

6) Seus chefes, familiares e amigos vão achar que você quer se mudar a qualquer momento para a cidade/país onde fez intercâmbio porque vai ser quase impossível ter uma conversa sem citar algum episódio da experiência. Você vai acabar sendo o chato monotemático por algum tempo. Isso me lembra a cena de um filme...

"this one time at band camp"
Quem não entendeu, está na hora de ver "American Pie" - o 1o filme

7) Você vai adquirir novos hábitos alimentares e conhecer outras comidas e quando voltar para casa vai ser muito difícil achar o mesmo paper chocolate, honey mustard, mac and cheese ou o que quer que seja para matar a saudade!

paper chocolate da Dinamarca
Ainda estou à procura do paper chocolate perfeito como na Dinamarca!

Praticamente emendei o 3o com o 4o intercâmbio, dessa vez para melhorar o espanhol! Estudei em Granada por 2 meses e aproveitei para conhecer bastante da Andaluzia e norte do Marrocos!

8) Se você tiver facilidade para engordar, vai engordar. Se você tiver facilidade para emagrecer, vai emagrecer. E quero ver voltar ao mesmo peso de antes quando estiver em casa!

9) Ir ao supermercado se torna uma diversão lá fora. Até arrumar a casa e lavar roupas não são tarefas tão insuportáveis no exterior. Agora quando você voltar, elas nunca mais serão divertidas! Nos Estados Unidos, consegui sobreviver 1 ano sem saber cozinhar e adorava ir ao supermercado!

economizando no supermercado nos Estados Unidos

supermercado nos Estados Unidos

economizando no supermercado nos Estados Unidos


Finalmente, no meu último intercâmbio, passei mais de 2 meses dando um up no meu alemão na Alemanha! E como aí esse blog já existia, viajei muito e ainda estou postando as dicas de turismo no país do meu coração (e de quebra incluí Luxemburgo na lista de países conhecidos!).

10) Ninguém em casa vai te entender 100% porque não tiveram a mesma experiência - você tem mais chance de ser entendido por outros intercambistas, mas como a experiencia significa algo diferente para cada um, não é garantia de que você vai ser compreendido at all! E se você fizer vários intercâmbios, cada um terá um significado diferente pois além do local diferente, o seu momento de vida é diferente.

Mas apesar de tudo isso, FAZER UM INTERCÂMBIO VALE MUITO A PENA! Leia mais aqui sobre a síndrome do regresso.


E aí gente, eu parei no 10 porque é um número bonito, mas tem algum leitor intercambista que quer acrescentar algum probleminha pós-intercâmbio? É só deixar nos comentários!


Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitternosso Instagram e o Google+?

16 comentários:

  1. Intercâmbio eh sempre uma experiência incrível!!! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Há anos que quero um intercambio e vivo tentando juntar o dinheiro e conciliar minhas férias, pois nem que seja por um mês, acho uma experiência muito importante!
    E óbv estou te invejando aqui por todas essas experiências! Qual foi o intercambio mais especial pra você?
    Beijos!
    www.leituraemdia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline, tem que ir mesmo que só por 1 mês mesmo! Os meus 2 primeiros intercâmbios foram curtinhos tb, mas super gratificantes! Puxa, pergunta difícil essa, mas acho que teria que ser o dos EUA pq fiquei mais tempo lá (1 ano), fui a trabalho (é outro esquema...), 1a vez morando fora de casa e tendo que cuidar da casa sozinha etc.

      Excluir
  3. Eu preciso fazer um post sobre isso também. Já acumulo 4 intercâmbios e estou pensando em mais dois ou três. Sério e em prazo curto viu? Hehehehe Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post Fer! A gente volta falida, mais rechonchuda e muito mais completa. Sempre vou recomendar a experiência. Me identifiquei muito com vários pontos! bj

    ResponderExcluir
  5. Fer, me vi em todas as situações! Hahaha também tenho 3 intercâmbios na conta. E como dói deixar partes do nosso coração espalhadas por aí... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dói muuuito!! E do nada às vezes vc fica lembrando, bate aquele saudade, o coração aperta, tudo de novo... Haja coração!

      Excluir
  6. kkkkkkk Que SUSTO me deu este título. Até arrumar a casa não são tarefas insuportáveis lá fora? Ah preciso de um intercâmbio urgente. =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha pois é... eu aspirava tudo, lavava roupa, tirava o lixo sem reclamar! ok, reclamava um pouco nesse último caso rs.

      Excluir
  7. Nossa, eu super concordo com você! Já fiz 3 intercâmbios, mas sempre estou pensando no próximo. Socorro, vira vício e custa dinheiro! ahaha
    Além de você melhorar muito suas qualificações, você melhora como pessoa. Adoro!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Que massa esse post! Sempre quis fazer intercâmbio mas nunca pude. Ainda penso em fazer um no futuro, pois existe até para a terceira idade ;)

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.