quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Ampelmann - o souvenir mais legal de Berlim (e da antiga Alemanha socialista)

Um dos principais símbolos da parte socialista da Alemanha (e de Berlim) eram esses homenzinhos (das fotos abaixo) nos sinais para pedestres, conhecido como "Ampelmann". Os primeiros que eu vi foi em Magdeburg e corri para tirar fotos! Se você estiver em Berlim e quiser saber se está na antiga Berlim oriental ou ocidental, na maioria das vezes o jeito mais fácil é observar o sinaleiro, mas não é um método infalível (alguns do lado oriental foram substituídos por sinais regulares e eu achei até um do lado ocidental - capitalista, imitando os do lado socialista)!

Ampelmann em Magdeburg

Ampelmann em Magdeburg


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!





O pessoal de vendas e do turismo não ia deixar passar uma oportunidade dessas e criaram a loja mais fofa de souvenir! Com várias filiais por Berlim, eu encontrei várias delas sem querer, perto dos principais pontos turísticos. Não vi lojas inteiras do Ampelmann em outras cidades, mas várias lojas de souvenir em Berlim e outros lugares vendiam alguns itens - mas na loja própria eram menos caros.

loja Ampelmann em Berlim
Para entender a história desse símbolo (em espanhol)

loja Ampelmann em Berlim

loja Ampelmann em Berlim
Aí no postal dá pra ver que também inventaram a "Ampelfrau", a mulher do sinal - vi uma em Dresden, mas a foto saiu péssima!

loja Ampelmann em Berlim
na frente de uma das lojas

loja Ampelmann em Berlim
na frente de uma das lojas

loja Ampelmann em Berlim

loja Ampelmann em Berlim

loja Ampelmann em Berlim

Não fui no restaurante deles, mas parece legal.

restaurante Ampelmann em Berlim

restaurante Ampelmann em Berlim
Essa loja na Karl-Liebknecht-Strasse (pertinho da Ilha dos Museus e da Catedral de Berlim) foi a que eu achei mais completa - onde eu tirei a maioria das fotos deste post!

Está procurando por hospedagem para sua viagem??? Reserve pelo Booking através dos links e banners do blog, não pague nenhum centavo a mais por isso e colabore na manutenção deste blog! Obrigada!


Abaixo estão as minhas comprinhas do Ampelmann, comprei também uma caneta para o meu avô, mas esqueci de tirar foto - tem uma loja online também.

souvenirs com o Ampelmann

Esse post NÃO é um publieditorial! Não ganho nenhum centavo indicando esses produtos.


6 comentários:

  1. Eu comprei uma forma de gelo com os bonequinhos. Hahahaha
    Na prática, é meio ruim de usar porque os bracinhos e pernas quebram muito fácil, mas é legalzinho.
    Adoro essas quinquilharias.
    Hehehe

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha acho que eu nem pensaria nisso antes de comprar, mas com certeza são os gelos mais legais ever! rs Eu queria mesmo comprar os aparadores de livro, mas cadê 30 euros pra comprar 1 de cada cor e principalmente espaço na mala???

      Excluir
  2. Respostas
    1. Tinha sim! Não comprei pq já tinha comprado outros de Berlim...

      Excluir
  3. Respostas
    1. Eu gostei mto pq são souvenirs com cara de menos batidos hehehe

      Excluir