domingo, 21 de maio de 2017

Curiosidades e mistérios de Berlim

Depois de lerem mais de 60 posts sobre Berlim aqui no blog, muita gente acha que não tem mais o que ser escrito sobre a fantástica capital alemã. Mas estão enganados já que a cidade é inesgotável! A cidade é cheia de pequenas (e grandes) curiosidades e detalhes, que acabam passando desapercebidos por um monte de gente ou até viram mistérios porque (quase) ninguém sabe o motivo daquilo estar ali. No post de hoje, reuni 10 curiosidades e mistérios sobre Berlim! OK, alguns já apareceram aqui no blog antes, mas tem coisa inédita sim! Algumas das curiosidades são de conhecimento comum e outras eu descobri no blog do órgão de turismo da cidade. Leia o post do Visit Berlin aqui (em inglês).

Curiosidades e mistérios de Berlim



Leia aqui todos os posts sobre Berlim no blog!


1) Buddy Bears espalhados pela capital alemã


Existem centenas de esculturas de ursos como essas abaixo espalhados por Berlim e já contei tudo sobre a exposição dos Buddy Bears que começou essa história. Hoje, caçar buddy bears decorados cada um de um jeito é uma diversão grátis em Berlim! 

Curiosidades e mistérios de Berlim -  Buddy Bears

Curiosidades e mistérios de Berlim - Buddy Bears



2) Coelhos na Chausseestraße


Essa eu nunca tinha ouvido falar (e não vi!). Caminhando pela rua Chausseestraße, em Mitte, preste atenção na calçada! Ali foram colocadas 50 placas com coelhos como recordação da faixa da morte entre a Berlim oriental e ocidental (que mostrei aqui)! Na realidade, a faixa da morte (para as pessoas que tentavam atravessá-la) era cheia de vida - dos coelhos que viviam ali! Eles se reproduziam tão rapidamente que foi necessário utilizar veneno para acabar com a super população antes que eles danificassem o muro! A história ficou famosa devido a um documentário de 2009, chamado "Mauerhasen". Veja mais sobre eles aqui (em alemão).


Curiosidades e mistérios de Berlim - coelhos na Chausseestraße


3) A curiosa numeração da Avenida Kurfürstendamm


A Avenida Kurfürstendamm (conhecida como Ku´damm) é uma das mais importantes avenidas de Berlim como contei aqui no blog e se você andar por ela, perceberá que a numeração está incompleta (a numeração das ruas na Alemanha é diferente do sistema do Brasil). Os números de 1 a 10 desapareceram durante a renumeração da rua nos anos 20 e o que aconteceu com os números de 77 a 89 continua um mistério.

Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required











4) "Street Yogis" nas placas de ruas


Outra novidade para mim! Já faz algum tempo que inventaram esses homenzinhos de rolha fazendo posições de yoga e espalharam pelas placas de rua de Berlim! Já quero voltar e caçar alguns porque não sabia dessa história e nem prestei atenção nas placas quando estive em Berlim! A ideia partiu do treinador de yoga Josef Foos, inspirado pelo trabalho "Little People" do britânico Slinkachu. Em alemão, eles chamam Korkmännchen. Leia uma reportagem aqui em inglês sobre o Street Art Yogis.

Curiosidades e mistérios em Berlim - Street yogis

Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!




5) Muro de Berlim


O muro que separou Berlim por décadas na época da Guerra Fria ainda está presente na cidade, não só por pedaços do muro que continuam de pé, mas também pelo traçado do muro ainda marcado no chão (pelo menos na parte mais urbana por onde o muro passou).

Curiosidades e mistérios de Berlim - muro de Berlim
Olhe para o chão quando estiver andando por perto de lugares como o Checkpoint Charlie ou a Potsdamer Platz para achar essas marcações do local exato de onde o muro passava!

Curiosidades e mistérios de Berlim - muro de Berlim
Nas comemorações dos 25 anos da queda do muro (que eu presenciei ao vivo em 2014 e contei aqui!), foram colocados esses balões brancos seguindo toda a linha do muro!

6) Stolpersteine


Eu literalmente tropecei um dia a caminho da minha aula de alemão (e muita gente faz o mesmo em Berlim). Olhei para o chão e finalmente encontrei uma "pedra do tropeço" que estava procurando! O projeto, que hoje está disseminado por vários países da Europa, coloca essas pedras para lembrar os judeus (e outras minorias) que foram mortos nos campos de concentração na Segunda Guerra Mundial na frente de suas casas ou escritórios. Leia mais sobre elas na wikipedia.

Curiosidades e mistérios de Berlim - Stolperstein


7) Tubulação cor de rosa (e azul) nas ruas da cidade


É super comum achar esses tubos cor de rosa (ou azul) pelas ruas da cidade. Eles estão sempre por perto das construções ou reformas. Como reforma é o que não falta em Berlim, os canos estão pela cidade toda! O guia do meu walking tour contou sobre eles e disse que a cor do tubo representa o que tem ali dentro - água, esgoto, etc. Segundo o post que citei lá no começo, o rosa levaria água presente nos terrenos das construções até o rio Spree.

Curiosidades e mistérios de Berlim - tubulação suspensa rosa
Tubos na frente da prefeitura em 2014

8) Prédio de apartamentos do Daniel Libeskind


Daniel Libeskind é conhecido em Berlim pelo projeto inovador do Museu Judaico, mas ele foi o arquiteto também de um edifício de apartamentos na Chausseestraße (a mesma rua dos coelhos lá em cima!) sensacional! Já quero morar aí - vai ser meio difícil já que o metro quadrado custa entre 4.150 e 15.000 euros!

Curiosidades e mistérios de Berlim - Sapphire, por Daniel Libeskind
Fotos: Sapphire Berlin

9) Fonte de elefantes no lobby do tradicional Hotel Adlon Kempinski


Em 1930, o tradicional Hotel Adlon Kempinski (chiquérrimo e pertíssimo do Portão de Brandemburgo) recebeu um presente direto do oriente - uma fonte com elefantes! A fonte de quase 4m de altura conta com 12 elefantes, sapos e uma grande flor de lótus. Foi destruída na Segunda Guerra e só recentemente o lobby do hotel passou por uma reforma para abrigar uma cópia da fonte, que tinha sido presente do Marajá de Patiala (leia sobre ele na wikipedia em inglês).

10) Ampelmann


Já fiz um post exclusivo sobre o "homenzinho do sinal" que está espalhado por toda Berlim (e outras cidades da antiga Alemanha Oriental como Dresden e Magdeburg) - hoje um dos souvenirs mais legais! Ele foi criado na época que a Alemanha estava dividida e implentado na parte oriental - socialista. Até os dias de hoje, continua guiando os pedestres pelas ruas da cidade e dando um certo charme para os semáforos!

Curiosidades e mistérios de Berlim - Ampelmann
Ampelmann grandão na frente da loja de souvenir que vende tudo que você pode imaginar com/sobre os homenzinhos!

11) Pavilhão da Unificação em estilo coreano


Na intersecção da Potsdamer Platz com o Tilla-Durieux-Park, foi construído no fim de 2015 um pavilhão em estilo coreano representando a unificação da Alemanha nos anos 90 e a esperança da unificação da Coreia. Vejam mais detalhes nesta reportagem em inglês.

Curiosidades e mistérios de Berlim - Pavilhão Unificação em estilo coreano
Foto: Kristin Buller


E aí, gostaram? Sabem de mais alguma curiosidade ou mistério de Berlim? Me conta nos comentários!


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

Um comentário:

  1. You will find more about the "Korkmännchen" and "Street-Yogis"? Have a look at www.korkmaennchen.de

    ResponderExcluir