quarta-feira, 13 de julho de 2016

O que ver e fazer na região do Checkpoint Charlie em Berlim

Impossível pensar em Berlim e não pensar no tão falado Checkpoint Charlie! Já falei aqui no blog que a "atração" em si nem é grande coisa, mas a região está repleta de coisas para ver e fazer, que são o tema do post de hoje!

Checkpoint Charlie, Berlim

O Checkpoint Charlie e seu entorno ficam muito perto da Avenida Unter den Linden, Potsdamer Platz (e Leipziger Platz) e mais ainda da Gendarmenmakt, todos já apareceram aqui no blog e como é bem central, é uma ótima localização para hospedagem para os turistas de primeira viagem.
Assinalei no mapa abaixo o Checkpoint Charlie em si com um estrela vermelha, outras atrações em vermelho, as estações de metrô com o "M", hotéis que comento abaixo, indicação de restaurante, café e praças, além do Mall of Berlin com o símbolo do euro.






O que fazer na região do Checkpoint Charlie


Clique nos links abaixo para informações de horários, preço, etc.

Checkpoint Charlie


Já tenho um post no blog sobre o Checkpoint Charlie e o Mauermuseum aqui no blog (o primeiro grátis e o segundo pago), mas infelizmente nesse caso o segundo vale mais a pena! O primeiro é só um ponto para uma foto rápida. Sorte que ali por perto tem um monte de coisas legais! É aberto e você pode tirar foto a uma certa distância à vontade, mas para tirar fotos com os atores posando de oficiais, paga-se caro (e mais caro ainda para ter os carimbos no passaporte!). E não, Charlie não é o nome daquele cara no cartaz enorme no local! ;)

Checkpoint Charlie, Berlim

Checkpoint Charlie, Berlim
Observe o chão na região! Dá para ver o traçado exato do muro de Berlim nas ruas!

Mauermuseum


Já contei que gostei muito desse museu (caro infelizmente), que foca bastante na criatividade das pessoas para fugir de um lado do muro para o outro na Berlim da Guerra Fria. Tem desconto com o Berlin Welcome Card.

Mauermuseum, Berlim


Asisi Panorama


Existem vários "panorama de Asisi" espalhados por aí e em Berlim, ele mostra um pouco da Berlim dividida pelo muro. Você entra dentro de uma estrutura com uma imensa pintura da cidade dividida para se sentir dentro dela! Veja quem é Yadegar Asisi aqui. Tem desconto com o Berlin Welcome Card, mas eu acabei não entrando.

Black Box Kalter Krieg


Também não entrei na "caixa preta da Guerra Fria", mas existe um ticket combinado com a atração acima. Aqui existe um pequeno pedaço do muro de Berlim.

Black Box Kalter Krieg, Berlim
entrada para a Black Box Kalter Krieg (direita)

Subir no balão da Air Service Berlin


Eu adorei minha primeira vez em um balão - conta se ele estiver preso no chão? É meio caro pagar quase 20 euros (com direito a desconto com o Berlin Welcome Card), mas adorei a vista lá de cima! Ah, quem tiver um roteiro flexível, vale super a pena ficar de olho nos last minute deals! Eles oferecem até passeios de helicóptero por Berlim!

balão da Air Service Berlin

vista panorâmica do balão da Air Service Berlin


Essa atração é das mais conhecidas e visitadas entre os turistas em Berlim. Mas sinceramente? Só curti a parte de fora com um pedaço bem grande do muro ainda preservado como antigamente, mas a exposição com muitas fotografias (grátis) não me agradou. Acho que foca demais na história do Partido Nacional Socialista e o assunto não me interessou muito (ao contrário de qualquer outra coisa relacionada à Segunda Guerra e ao Muro de Berlim!). Do lado de fora, também existem ruínas de alguns prédios do governo nazista que ficavam ali.

Topografia do Terror no My Destination Anywhere


Martin-Gropius Bau


É um prédio antigo (e lindo) que sempre tem exposições temporárias bem interessantes!

Curtir Trabis ou Trabants


Trabi é a abreviação de Trabant, praticamente o único carro da Alemanha e Berlim socialistas e hoje é um dos grandes símbolos dessa época. É possível fazer um Trabi Safari pela cidade (pago), mas mesmo se você não quiser desembolsar nada, passe na rua Zimmerstraße, entre o Checkpoint Charlie e a Topografia do Terror (que é o ponto de partida dos tours) e observe os carros com as mais divertidas pinturas estacionados por ali. O Trabi Museum (pago - não visitei por falta de tempo) também fica por ali.

trabant ou trabi em Berlim

trabant ou trabi em Berlim
Esse fica em um museu e por isso está discreto!

Antigo prédio da Luftwaffe, hoje Ministério das Finanças


Observem no vídeo abaixo (entre 1´10 e 2´50) o imponente prédio do atual Ministério das Finanças alemão, antigo prédio da Luftwaffe, com a arquitetura nazista bem aparente. Já que está bem ali na esquina, não custa dar uma passadinha para fotos.

Antigo prédio da Luftwaffe, hoje Ministério das Finanças em Berlim
Na última foto, visto do balão!




Currywurst Museum


Uma das atrações mais inusitadas da cidade, o Currywust Museum fica nas proximidades e conta tudo sobre a história, fabricação e curiosidades do prato mais berlinense de todos. Interativo e divertido para as crianças, não é uma atração essencial, mas é bom para relaxar e mudar de tema, se já estiverem cansados de Segunda Guerra/Muro de Berlim/Guerra Fria e afins. Tem desconto com o Berlin Welcome Card. Ah, nesse post aí conto também onde comi o melhor currywurst da minha viagem! ;)

Currywurst Museum, Berlim

Currywurst, Berlim
Esse fica um pouquinho mais longe daí infelizmente, mas coloquei a foto para vocês terem uma ideia como é o prato!


Seguro viagem europa 468x60


Onde comer


Marquei algumas poucas opções no mapa acima, mas a região tem vários fast foods e lanchonetes bem perto do metrô Kochstraße, então não é difícil matar a fome por ali. O destaque no meu ponto de vista fica para a Fassbender & Rausch, chocolateria/cafeteria imperdível ali pertinho - só as esculturas de chocolate já valeriam a pena!

Fassbender & Rausch, Berlim

Fassbender & Rausch, Berlim


Onde ficar

A região tem bastante opções de hospedagem (mas poucas com preços em conta) e fica bem central para explorar os pontos mais turísticos. Bem servida de ônibus, mas a caminhada das estações de metrô mais próximas para os hotéis são um pouco maiores do que eu gosto.


Sugiro o Novum Winters Hotel The Wall (mais perto de tudo deste post), o Gat Point (inclusive com quartos individuais não muito caros) e em direção a Gendarmenmarkt, o NH Berlin Mitte Leipziger Straße e o Novum Winters Gendarmenmarkt. Duas boas opções mais caras (e um pouco para o leste) são o Mercure Hotel & Residenz Berlin Checkpoint Charlie e o Mondrian Suites Berlin am Checkpoint Charlie. Um pouco ao sul fica o Novum Winters Hotel Checkpoint Charlie e mais perto da Anhalter Bahnhof estão o relaxa Stuttgarter Hof, o ibis Berlin City Potsdamer Platz e o Novotel Suites Potsdamer Platz.









Este post contém links para programas de afiliados.


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

8 comentários:

  1. Gente, tanta coisa que eu to decidida a voltar a Berlin. Quem sabe no encontro de blogueiros? hummmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade é inesgotável!!! Mas infelizmente, blogueiros que moram fora da Europa não podem mais participar desse encontro...

      Excluir
  2. Adoro os seus posts de Berlim... sempre fico com vontade de ir logo para lá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fico aqui escrevendo sobre a cidade e louca para voltar!

      Excluir
  3. A-D-O-R-E-I esse post!!!! Berlim é uma cidade tão interessante e cheia de coisas para fazer ;) Engraçado que estive lá e faltou fazer muita coisa, sabia? Não imaginava que poderia subir no balão.
    Obrigada pelas infos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, normal... Não tem como esgotar Berlim! Vamos voltar???

      Excluir
  4. Ta indo pra Onde sempre incluindo novos destinos na nossa lista, né?
    Adorei principalmente o trecho de onde comer!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir