terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - o que ver e fazer na parte mais turística da cidade

O charmoso Bairro Gótico em Barcelona fica em um quadrilátero irregular entre La Rambla, o Passeig de Colom, a Via Laietana e a Carrer de Fontanella/Plaça de Catalunya (com mapinha lá no final do post com todas as indicações do que ver, fazer, onde comer etc deste post!). São dezenas de restaurantes, cafés, lojas, museus e atrações geralmente apinhados de turistas e moradores em praças e ruas/vielas charmosas. Aqui estão diversas ruínas romanas dos primórdios da cidade, que então se chamava Barcino. Entre os destaques estão a Plaça Reial, a Plaça de Sant Jaume, o Museu de História de Barcelona, a Catedral da cidade e o antigo bairro judeu - El Cal.

O Barri Gòtic (em catalão) tem muita coisa para ver e fazer - navegue pelo mapa lá no final do post para mais lugares interessantes, além dos destacados no post! O traçado do bairro foi quase todo mantido até o século XIX, quando sofreu diversas modificações (por exemplo cemitérios paroquiais foram transformados em praças e a muralha derrubada). O nome do bairro teoricamente viria do estilo gótico da maioria de suas construções. Mas existem controvérsias, pois muitos afirmam que a maioria dos edifícios seriam em estilo neogótico do final do século XIX ou início do século XX, depois de reformas para sediar a Exposição de 1929 (e a fachada da catedral é um grande exemplo disso). O nome do bairro seria um slogan turístico, inventado pela prefeitura da cidade para atrair turistas já no século XX e até então o bairro era chamado simplesmente de "Bairro da Catedral".


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona (não é a Sagrada Família não!)


Uma ótima ideia para começar a viagem por Barcelona com o pé direito é fazer um walking tour pelo bairro Gótico para entender melhor sobre Barcelona, sua fundação e as lendas da cidade - eu descobri vários cantinhos fofos fazendo esse tour. Voltei para essa região praticamente todos os dias que estive em Barcelona (e foi uma semana lá, além dos bate-voltas  para Tarragona, Girona e Montserrat e de algumas noites em Valência). Junto com el Raval, Sant Pere, Santa Caterina i la Ribera/El Born e la Barceloneta formam o distrito Ciutat VellaPara o post não ficar um post interminável,  falo sobre El Born/La Ribera em outro post - clica aqui para ler!


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - o que ver e fazer na parte mais turística da cidade







Plaça Reial


Saindo das Ramblas para o Bairro Gótico, temos a linda Plaça Reial, cheia de arcadas e palmeiras, que dão até um clima mais caloroso para a praça. Os edifícios são de meados do século XIX e os postes de 1879 são de Gaudì. Ao redor da praça, existem muitos bares e restaurantes mais carinhos e não comi exatamente na praça nenhuma vez (mas nas redondezas tem outros lugares mais baratos). Movimentada a qualquer hora do dia, vi também uma feirinha de artesanato e de itens de segunda mão, mas não sei se era algo especial para o Natal ou sempre é assim. A fonte no meio da praça representa as Três Graças.


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Plaça Reial


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - o que ver e fazer na parte mais turística da cidade




Plaça de Sant Jaume


No coração do Bairro Gótico, a praça é sede dos 2 edifícios mais importantes do governo: Palau de la Generalitat (governo do estado) e o Ajuntament (prefeitura)Veja como é a visita grátis no prédio do século XV maravilhoso onde funciona a prefeitura! Aqui sempre tem um grande presépio nas vésperas do Natal e multidões de pessoas. Era o núcleo da antiga cidade romana, conhecida como Barcino, onde se cruzavam as duas ruas mais importantes, o cardo e o decumano.


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Plaça de Sant Jaume

Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Plaça de Sant Jaume
Ajuntament (prefeitura)


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Plaça de Sant Jaume
Salón de Ciento (ou Saló de Cent) - Ajuntament (prefeitura)







Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Pont del Bisbe
A famosa "Pont del Bisbe" (ponte do bispo) parece muito mais antiga, mas só foi instalada em 1928 no local!





Museu de História de Barcelona (MUHBA) e Plaça dei Rei


Nessa praça estão alguns dos prédios mais antigos de Barcelona. A praça medieval no Bairro Gótico está muito bem preservada (o Palau Reial é do século XIV) e o que mais chama a atenção é essa escadaria e os prédios que pertencem ao imperdível Museu de História de Barcelona (MUHBA)! No subsolo do museu é possível ver as ruínas da antiga Barcino.



Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Museu de História de Barcelona (MUHBA) e Plaça dei Rei

Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Museu de História de Barcelona (MUHBA) e Plaça dei Rei


Parte do museu está instalado na Casa Padellàs, construção bastante antiga (final do século XV/começo do século XVI) que seria destruída para a construção da Via Laietana e então foi transferida para o local atual.


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Museu de História de Barcelona (MUHBA) e Plaça dei Rei


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - o que ver e fazer na parte mais turística da cidade




Ali no Bairro Gótico ficam outras sedes do MUHBA, inclusive a da foto abaixo - Temple Roma d´August com quatro colunas góticas remanescente do templo dedicado a Augusto, o principal templo romano da Barcelona antiga de século 1 aD.


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Museu de História de Barcelona (MUHBA) - Temple Roma d´August








Catedral de Barcelona



A catedral de 1298 tem uma mistura de vários estilos arquitetônicos - um antigo batistério cristão foi estabelecido ali no século VI e substituído por uma basílica românica no século XI, que por sua vez deu lugar à atual igreja. O claustro é em estilo gótico do século IV (onde moram alguns gansos) e a fachada com vitrais modernistas e cem anjos esculpidos do século XIX. A igreja é dedicada à Santa Eulália e à Santa Cruz e aqui está a cripta de Santa Eulália, primeira padroeira de Barcelona. Aqui também estão enterrados condes e condessas de Barcelona e são quase 7 mil metros quadrados de área construída! A nave central tem 28m de altura e a cúpula, 40m.  O órgão é do século XVI e foi reformado no século XX. Em seu claustro, ficam 13 gansos, representando quantos anos tinha Santa Eulália quando foi martirizada pelos romanos. A entrada paga na igreja dá direito à visita ao telhado (do lado esquerdo do altar perto da Porta de Santo Ivo tem um elevador) com vista para o bairro Gótico, mas eu acabei visitando rapidamente em um dia logo ao final de uma missa e não subi no telhado - era final de tarde e já estava tudo escuro no final do outono. Mostrei mais fotos da catedral de Barcelona e sobre outras igrejas da cidade neste post.



Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Catedral de Barcelona

Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Catedral de Barcelona

Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - o que ver e fazer na parte mais turística da cidade




Leia mais:

Plaça de la Seu e Plaça Nova


Uma das praças mais movimentadas da cidade! Na verdade são 2 praças, uma do lado da outra. A Plaça de la Seu é bem em frente à catedral (foto abaixo) e onde acontece o principal mercado de Natal de Barcelona (não espere algo como um mercado de Natal alemão porque é bem menor). Já a Plaça Nova fica bem do lado, com a escultura Barcino (antigo nome de Barcelona), um friso de Picasso e torres romanas. Mostrei mais disso tudo no post sobre o Free Walking Tour que fiz pela região.


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Plaça de la Seu e Plaça Nova

Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Plaça de la Seu e Plaça Nova



Plaça de Sant Josep Oriol e Plaça del Pi


São 2 praças no Bairro Gótico praticamente juntas, nos arredores da Basilica Santa Maria del Pi (foto abaixo). São vários cafés e lojinhas por aqui e estava rolando uma feirinha de produtos alimentícios quando passei (não sei se acontece todo fim de semana). Bastante movimentada. Curiosidade: Pi significa "pinheiro" e  o nome veio do pinheiro da praça. Falei sobre a Basilica Santa Maria del Pi aquiÉ possível visitar o interior da igreja, o tesouro, a cripta, o jardim e o campanário. Confira como ela é por dentro no blog A Fragata Surprise.



Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Plaça de Sant Josep Oriol, Plaça del Pi e Basilica Santa Maria del Pi




El Call - antigo bairro judeu


Se não tivesse feito um tour guiado, acho que nem entraria nessas ruelas, achando que não ia ter nada interessante. Aí nessa portinha de cima fica a entrada da sinagoga mais antiga de Barcelona. E é claro que no tour temos a explicação do motivo dela ser tão escondida assim. A região abrigou uma das maiores comunidades judaicas da Espanha até a expulsão dos judeus no século XV. Os judeus tinham importância no desenvolvimento comercial e marítimo da cidade a partir do século XIII e estima-se que mais de 4 mil judeus viviam naquele pedacinho da cidade no século XIV. Tem sua própria "filial" do Museu de História de Barcelona, mas não visitei.



Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - El Call - antigo bairro judeu


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - El Call - antigo bairro judeu
Foto: Nikodem Nijaki - CC BY SA 3.0



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





Plaça de Sant Felipe Neri



Pracinha histórica escondida no Gótico, que passaria imperceptível se eu não fizesse o free walking ou tivesse lido sobre ela no blog Sol de Barcelona. As paredes ao redor da praça ainda estão marcadas pela Guerra Civil Espanhola. Em 1938, algumas bombas caíram na praça, causando uma tragédia - a morte de 42 pessoas, incluindo 20 crianças que estava refugiadas na Igreja de Sant Felipe Neri. Fica pertinho do El Call, antigo bairro judeu.


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Plaça de Sant Felipe Neri



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required












Plaça de la Vila de Madrid e MUHBA Via Sepulcral Romana


Perto das Ramblas e um pouco para cima na mapa da parte mais interessante do Gótico, as construções ao redor da praça não tem muita graça. O legal mesmo são as ruínas da necrópole romana bem no meio da praça, que fazem parte do Museu de História de Barcelona (MUHBA). Para tirar essas fotos que eu tirei, não precisa pagar nem entrar em lugar nenhum. Achei bem vazia em um sábado à tarde.


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Plaça de la Vila de Madrid e MUHBA Via Sepulcral Romana


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - o que ver e fazer na parte mais turística da cidade


Plaça del´Angel



Uma praça sem muita graça entre o Gótico e o Born, mas aqui tem uma estação de metrô que todo mundo que quer conhecer a parte mais histórica de Barcelona acaba usando e também é o ponto de encontro do Free Walking Tour e do Tour de Tapas que contei aqui no blog! Bem perto da praça, ainda existem alguns resquícios da cidade romana.



Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Plaça del´Angel




Plaça de Ramon Berenguer El Gran



No limite do bairro Gótico com a Via Laietana, tem um dos maiores trechos das muros romanos ainda intactos! Ramon Berenguer El Gran era um conde de Barcelona. A Via Laietana está sendo remodelada para privilegiar mais os pedestres e menos os carros e a previsão de conclusão é em março/2022.


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Plaça de Ramon Berenguer El Gran



Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - o que ver e fazer na parte mais turística da cidade


Gaudí Exhibition CenterMuseu Diocesano



Apesar de ficar bem ao lado da Catedral de Barcelona, acho que muita gente passa batido pelo Museu Diocesano, que abrigava também uma exibição sobre o Gaudí. Falei sobre a exibição neste post - o destaque ficava para móveis em estilo modernista desenhados por Gaudì e maquetes de suas obras mais conhecidas, além de uma réplica da famosa salamandra do Park Guell. Mas infelizmente a exposição do Gaudì foi fechada permanentemente. 


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Gaudí Exhibition Center/ Museu Diocesano
A entrada, a salamandra do Gaudì e parte do Museo Diocesano.






Outros pedacinhos fofos do Bairro Gótico de Barcelona


Além das principais atrações e praças que falei acima, destaco mais alguns pontos para visitar no bairro Gótico abaixo: a Font Sant Anna com mais de 660 anos, a Font de la Portaferrissa, com um maravilhoso trabalho em cerâmica representando a vida diária no século XVIII com a muralha ainda cercando a cidade e uma de suas portas, o painel "O Beijo", de Joan Fontcuberta na Plaça Isidre Nonell e o edifício dos Correios, todos mostrados abaixo. Marquei no mapa lá no final do post mais alguns cantinhos fofos espalhados pelo Gótico.
















Uma publicação compartilhada por Roc Isern (@stoptheroc) em




Onde comer no Bairro Gótico em Barcelona


Assinalei no mapa abaixo algumas opções de onde comer na região do Bairro Gótico em azul. Destaque para duas das mais famosas granjas de Barcelona, as "cafeterias" que são os melhores lugares para comer churros com chocolate e experimentar crema catalana. Mas neste outro post, trouxe mais dicas de onde comer na cidade, com várias opções no centro histórico e tem mais opção ainda no mapinha!



Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Onde comer - granjas de Barcelona
Granja Dulcinea


Tudo sobre o Bairro Gótico em Barcelona - Onde comer - granjas de Barcelona
Granja La Pallaresa


Onde ficar no Bairro Gótico em Barcelona


Sendo bem sincera, não me hospedaria nas ruazinhas do Bairro Gótico. A maioria das opções fica complicado de chegar - ruas fechadas para carro, movimento absurdo de gente atrapalhando chegar e sair do hotel com mala e dependendo do caso, não tão perto de transporte público. Fora que são várias ruazinhas sinistras porque são estreitas e os prédios tampam boa parte do sol (não que seja necessariamente perigoso, mas mulher viajando sozinha tem mil pés atrás SEMPRE).  Recomendo DEMAIS o TOC Hostel (que não é somente um hostel) e em outro post dou mais dicas sobre hospedagem em Barcelona. Mas deixei aqui algumas dicas no Bairro Gótico.

O hostel mais famoso de Barcelona é o Kabul Party Hostel - eu não ficaria nele porque se tem party até no nome significa que você não vai dormir hehehe Mas muita gente que fica lá super elogia (certeza que são adolescentes e jovens que viajaram para curtir as festas e baladas da cidade) e fica pertinho da Plaça Reial então a localização é top para turistar - entre as Ramblas e o Bairro Gótico!

Achei um hotel maravilhoso - H10 Raco del Pi - bem no meio do Bairro Gótico, perdido no meio das ruazinhas da parte antiga da cidade. Não deve ser legal chegar ali ou ir embora arrastando malas, mas o hotel é bem moderno e elogiado. Uma opção mais cara, mas maravilhosa e fachada do prédio super estilosa é o Ohla Barcelona! Em uma avenida movimentada, fica entre a estação de metrô Urquinaona e o Palau de la Musica Catalana (descobri sem querer passando em frente e por isso inclui aqui).


Reserve aqui a sua hospedagem em Barcelona! Fazendo isso através dos links e banners espalhados pelo blog, recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Obrigada!



Booking.com













Bairro Gótico em Barcelona no mapa


Marquei todos as coisas interessantes comentadas neste post no mapa abaixo para facilitar sua viagem - as estações de metrô mais próximas ao Gótico e as ruas interessantes em preto, as principais coisas para ver em roxo, outros pontos interessantes em verde, dicas de lugares para comer e beber em azul, o local da feira de Natal em vermelho (e 2 lojinhas de souvenirs lindoooos também), uma livraria que amei em marrom e a área toda em rosa.







O ingresso para o Museu de História de Barcelona foi cortesia do Visit Barcelona/Turisme de Barcelona, que me ofertou um presscard com direito a entrada grátis em várias atrações da cidade, mas as opiniões aqui no blog são independentes.



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

12 comentários:

  1. Passei pelo Bairro Gótico em um free walking tour do hostel, mas não chegamos a entrar nos lugares; foi massa pra conhecer outras duas brasileiras que estavam viajando solo tb
    Uma delas, inclusive, era de Recife tb e, por coincidência, voltamos no mesmo voo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidência mesmo! Tem taaanta coisa pra ver e fazer no gótico, que passei por ali praticamente todos os dias da minha viagem rs.

      Excluir
  2. Nossa, quanta coisa interessante. É um estilo diferentão mesmo, mas muito legal se perder por aquelas ruelas, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um bairro beeem legal para andar sem rumo pelas ruelas!

      Excluir
  3. Quando fomos à Barcelona nos hospedamos no Bairro Gótico, a ponte do Bispo era passagem obrigatória para irmos do hotel para Las Ramblas. Foi em uma de nossas primeiras viagens para a Europa. Pretendo voltar e com certeza verei a cidade e esse bairro maravilhoso com outros olhos, bem mais aguçados e treinados depois de muitas viagens por aí.

    ResponderExcluir
  4. Mais um guia completíssimo de bairros de Barcelona. Espero usá-lo em breve, obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Affe, Barcelona é linda demais né? Eu sou louca pela cidade e especialmente pelo Bairro Gótico. Adoro me perder por lá e passar horas caminhando

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse Bairro Gótico em Barcelona, eu adoro esse tipo de arquitetura e construção, acho lindo! Ia fazer várias fotinhos rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho! Voltei com centenas de fotos - é até difícil escolher para por no blog. rs

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.