domingo, 8 de setembro de 2019

Onde ficar em Berlim: 4 hospedagens econômicas testadas em diferentes bairros

Berlim é uma cidade barata para padrões europeus e a capital mais barata entre os países da Europa "clássica", mas os preços estão subindo e nunca é demais economizar! Na minha última viagem pela Alemanha, fiquei 11 noites na cidade que eu mais amo no mundo e quis experimentar regiões diferentes então escolhi 4 hospedagens que hoje mostro aqui no blog. Tem dicas de hotel e hostel, quarto individual e quarto coletivo, com banheiro exclusivo e com banheiro compartilhado, mas todos do lado leste de Berlim. Eles estão mais ou menos na ordem do que gostei mais para o que gostei menos (mas dependendo do que você estiver levando em consideração, a ordem muda).

Vejam aqui o índice com os mais de 80 posts sobre Berlim já publicados no blog!




The Circus Hostel


Está sempre nas listas de melhores hostels da cidade, tem um bar legal, café da manhã farto e barato (5 euros pagos à parte) e localização incrível - dá pra ir pra muita atração a pé e grudado em uma estação de metrô e vários pontos do tram. A Rosenthaler Platz é definitivamente um dos melhores lugares para se hospedar em Berlim! Para hostels em geral, é muito bem organizado, limpo, tem elevador para os andares superiores (milagre!) e a princípio achei poucos banheiros no meu andar para o tanto de quarto, mas nunca enfrentei fila nem para banho e nem para ir ao banheiro mesmo. Armário não cabe uma mala média, mas tem também lockers no subsolo que você paga por hora (deixei minha mala no dia do check in por algumas horas). O meu quarto para 6 pessoas era gigante e arejado (com ventiladores). Tem aquele inconveniente de ter que lembrar de pegar a chave até mesmo se você der um pulinho ao banheiro só para lavar a mão. Mais de uma lavanderia pertinho do hostel (inclusive a que eu usava em 2014). Inclui roupa de cama, mas não toalha. Importante ter um tapa-olho.


Onde ficar em Berlim: dicas de hotel barato em bairros diferentes - The Circus Hostel

Onde ficar em Berlim: dicas de hotel barato em bairros diferentes - The Circus Hostel
Lockers no subsolo (que abrem e fecham nessa maquininha confusa aí) e os banheiros - com espaço para se trocar quando sai do chuveiro (ótimo porque são unissex)




The Circus Hostel fica bem perto de Oranienburger Straße, Hackerscher Markt, Hackerscher Höfe e do Scheunenviertel (região que adoro) e do bairro fofíssimo Prenzlauer Berg, onde fica a antiga cervejaria transformada em centro cultural e de eventos Kulturbrauerei. Ainda quero ficar no The Circus Hotel, hotel da mesma rede deste hostel e que fica na mesma praça!


Onde ficar em Berlim: dicas de hotel barato em bairros diferentes - The Circus Hostel
Qualquer pessoa pode tomar café da manhã no hostel e também existem opção para o restante do dia, mas vale muito a pena pagar 5 euros e comer o quanto quiser até às 13h (com direito a uma bebida).


Onde ficar em Berlim: dicas de hotel barato em bairros diferentes - The Circus Hostel
praça onde está o hostel com outros hotéis na região e no primeiro andar lojas, bares, restaurantes, lavanderias etc



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


Seminarhaus S1516


Não é bem um hotel, mas também não é hostel - parece um alojamento/dormitório de faculdade daqueles que a gente vê em filmes americanos. O quarto é funcional e limpo, pertinho da estação de metrô Bernauer Straße, com direito até a garrafinhas de água como cortesia e varanda. Tem uma mini cozinha comunitária, mas parece pouco equipada - eu usei pelo menos a geladeira. Não oferece opção de refeição. Perto também do tram que vai para a estação central de trem (Hauptbahnhof) sem trocas (foi facílimo chegar ali no meu primeiro dia na cidade). Poucas opções de alimentação por perto. Região super tranquila, mas para quem não conhece, parece até vazia demais. Recepção não é 24h, mas com elevador! Recebemos a senha para usar na porta do prédio e temos que avisar com antecedência o horário de chegada. São poucos quartos e os banheiros e chuveiros são suficientes. Ideal para estadias maiores (a maioria dos hóspedes está fazendo algum curso e não são turistas, mas é um pessoal mais velho então não vi bagunça nas 3 noites que passei ali). Inclui roupa de cama e toalha.


Onde ficar em Berlim: dicas de hotel barato em bairros diferentes - Seminarhaus S1516
Quarto com varanda!


Onde ficar em Berlim: dicas de hotel barato em bairros diferentes - Seminarhaus S1516
Cozinha em amarelo e vista para o outro lado - se você souber procurar, dá para ver até onde o muro de Berlim passava antigamente


Onde ficar em Berlim: dicas de hotel barato em bairros diferentes - Seminarhaus S1516
Banheiros - pia, chuveiro e bacias separados. Espaço para deixar as roupas secas ao lado do chuveiro.


Reserve aqui a sua hospedagem no Seminarhaus S1516!




Europa no verão: 10 dicas essenciais

Old Town Hostel


Localização um pouco em desvantagem em relação às 2 opções acima, mas ainda central. Tem código para entrar no prédio porque a recepção não é 24h e sala de convívio/cozinha não é muito grande. Bom espaço no quarto individual (mas tem também quartos compartilhados e apartamentos para alugar) e banheiros e chuveiros em quantidade suficiente e limpos! Bairro charmosíssimo com muitos lugares para comer por perto. Não oferece opção de refeições e não tem elevador. Fiquei 2 noites e no check-out, fui para a estação de trem (Hauptbahnhof) rapidamente, mas tendo que trocar de tram (que é o transporte mais perto - o metrô fica perto sem mala, mas com mala já fica um pouquinho longe). Inclui roupa de cama e toalha.


Onde ficar em Berlim: dicas de hotel barato em bairros diferentes - Old Town Hostel
Entrada, cozinha e banheiros (um diferente do outro)

Onde ficar em Berlim: dicas de hotel barato em bairros diferentes - Old Town Hostel
Quartos básicos, mas suficiente.


Reserve aqui a sua hospedagem no Old Town Hostel!

Old Town Hostel fica perto da recomendada exposição Alltag in der DDR (dentro do complexo Kulturbrauerei), do bairro Prenzlauer Berg, do Mauerpark (com direito a feirinha animada e karaokê aos domingos), da lindíssima piscina Stadtbad Oderberger (hoje dentro de um hotel, mas você pode pagar para utilizar mesmo sem ser hóspede) e da Oranienburger Straße, Hackerscher Markt, Hackerscher Höfe e Scheunenviertel, região que eu adoro!







Outras atrações em Berlim:
Museu Judaico e Memorial do Holocausto
Checkpoint Charlie e o Mauermuseum
O que fazer na região do Checkpoint Charlie
4 museus sobre a história de Berlim
As principais igrejas e sinagogas de Berlim
Avenida Kurfürstendamm (ou Kudamm)
Potsdamer Platz, Sony Center e região
Avenida Unter den Linden
Deutsches Historisches Museum (Museu Histórico Alemão)
Ilha dos Museus
Alexanderplatz e arredores
Nikolaiviertel - bairro histórico
Palácio de Charlottenburg
Tiergarten - o principal parque de Berlim


Veja também dicas práticas para viajar de trem e ônibus pela Alemanha e muitas opções de passeios de um dia saindo de BerlimCidades charmosas para ir além do básico no seu roteiro pela Alemanha.


Ostel - das DDR Hostel


Fazia tempo que estava querendo me hospedar ali somente para sentir o clima da Alemanha oriental por conta da decoração do hotel! Nesse aspecto, é bem legalzinho mesmo - tanto a recepção como os quartos, mas não tem elevador. A entrada fica escondida na parte de trás do prédio, mas tem sinalização. Como fica em um prédio antigo e simples, as paredes são finas e você ouve tudo o que falam nos corredores e a cada vez que uma porta é aberta ou fechada, todas as paredes balançam! É um hotel simples então não tem cozinha coletiva (e nem opção de alimentação), mas além de quartos privativos com banheiros exclusivos - só que no corredor, tem quartos com banheiro compartilhado (foi o que eu fiquei, para economizar). Só que são poucos banheiros compartilhados e acaba formando uma fila de pessoas. Praticamente as únicas opções na região para comer ficam na estação Ostabahnhof, - bem perto, mas só coisa bem simples e não lugarzinhos charmosos. Supermercado na porta do hotel. Os ônibus que passam ali não são de linhas tão úteis para os turistas comuns. Preços praticamente imbatíveis para quarto individual ainda em uma área com distância aceitável para as principais atrações da cidade. Fiquei 3 noites, mas por causa do preço quase fiquei mais. Inclui roupa de cama e toalha (mas a toalha era bem fina).

Onde ficar em Berlim: dicas de hotel barato em bairros diferentes - Ostel - das DDR Hostel
O hotel ocupa um pedaço desse prédio residencial colorido. Recepção decorada como se ainda estivéssemos na década de 70!

Onde ficar em Berlim: dicas de hotel barato em bairros diferentes - Ostel - das DDR Hostel
Quarto cuidadosamente decorado para você voltar ao passado!

Onde ficar em Berlim: dicas de hotel barato em bairros diferentes - Ostel - das DDR Hostel
Mais alguns detalhes do quarto e o banheiro compartilhado ao lado do meu quarto




Reserve aqui a sua hospedagem no Ostel - das DDR Hostel!


OndeficaremBerlim-dicaseconomicastestadasemdiferentesbairros

OndeficaremBerlim-dicaseconomicastestadasemdiferentesbairros



Onde ficar em Berlim: 4 dicas de hotéis baratos em diferentes bairros


Marquei no mapa abaixo as 4 hospedagens onde fiquei nessa última viagem (em roxo) com as respectivas estações mais próximas (em preto), algumas opções de cafés, restaurantes, supermercados nas proximidades (em amarelo) e algumas atrações principais da cidade possíveis de visitar em poucos minutos caminhando (estrelas vermelhas). É só ir clicando no mapa para ver o que é o que.





Outros posts interessantes:
Consciência histórica alemã
O muro de Berlim caiu, mas a cidade continua dividida
Eu sou apaixonada por Berlim


Se ainda não estiver satisfeitos com essas sugestões, vejam aqui todas as opções de hospedagem em Berlim!



Booking.com




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Obrigada pelas super dicas. A coisa mais importante na escolha da hospedagem é o palpite de quem já esteve no hotel, principalmente em uma cidade grande como Berlim. Ótimas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, quanto mais opção, mais perdido a gente fica né?

      Excluir
  2. Isso sim é um guia de onde ficar em Berlim. gostei das dicas vai ajudar bastante,Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o quarto que tem varanda. Obrigada por compartilhar suas experiências e ajudar quem procura onde ficar em Berlim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Eu não ligo muito pra varanda, mas nesse daí que era um bairro super calmo, ficou com cara de casa da gente mesmo!

      Excluir
  4. gostei dessas opcoes em berlim! quando fui pra la fiquei na casa de amigos e depois aluguei meu quarto ne entao n tive a oportunidade de testar os hostels!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o meu caso em Munique... já fui 3x, conheço bastante, mas nunca fiquei num hostel ou hotel hehehe

      Excluir
  5. Muito legal suas dicas de onde ficar em Berlim, eles me ajudaram a escolher onde ficar.

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.