Segundo a wikipedia, a Cidade das Artes e das Ciências é "um complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento" em Valência, obra do famoso e polêmico arquiteto espanhol Santiago Calatra e Félix Candela. A construção começou nos anos 90 e o complexo foi inaugurado em abril de 1998, apesar de que a última parte só foi finalizada em 2005. Ele é formado por várias estruturas imponentes, que vou detalhar mais abaixo e mesmo observar somente por fora como eu fiz, com certeza já vale o passeio!!! Agora existe um free walking tour pelo complexo! Eu com certeza teria feito se existisse na época!
Veja aqui como foram meus 15 dias entre Barcelona e Valência sozinha e aqui, 10 motivos para amar Valência!
Eu nem sei como/quando vi foto desses prédios todos pela primeira vez, mas desde que vi, me encantei e fiz uma nota mental de que precisava visitar Valência um dia! Quando planejei minha visita para Barcelona, sabia que era a oportunidade ideal pois as cidades ficam a 3h/4h de distância. Mas não contava em me apaixonar tanto pela História da cidade a ponto de desistir de visitar o complexo da Cidade das Artes e das Ciências por dentro (porque levaria muito tempo) e passear mais pela encantadora Valência! Resultado: me impressionei com tudo aquilo por fora, mas ainda preciso voltar a Valência para visitar o museu, o Oceanogràfic e o Hemisfèric!
![]() |
Não existe um fã de arquitetura, especialmente arquitetura moderna, que não fique encantado com tudo isso!!! |
O complexo foi construído no antigo leito do rio Turia, que depois de causar muitas enchentes e prejuízos em Valência, teve seu curso desviado na segunda metade do século XIX e seu leito transformado em jardins e áreas de lazer (leia aqui sobre o Jardín del Turia). No local estão o Palau de les Arts Reina Sofia, o Hemisfèric, o Umbracle, o Museu de Ciências Príncipe Felipe, a Ágora e o Oceanogràfic, todas as construções com ares futuristas e cercadas por espelhos d´água.
![]() |
Mapinha para todo mundo se localizar melhor - nessa está faltando o Palau de les Arts Reina Sofia |
![]() |
Ilustração do site oficial da atração |
Cidade das Artes e das Ciências
A "cidade" é formada por basicamente 6 estruturas (o Palau de les Arts Reina Sofia, o Hemisfèric, o Umbracle, o Museu de Ciências Príncipe Felipe, a Ágora e o Oceanogràfic), sendo três visitáveis e pagas, uma aberta e grátis, uma dedicada para eventos e uma casa de ópera. Além disso, a Ponte de l´Assut de l´Or entre os prédios também chama a atenção (de 2008, é o ponto mais alto da cidade!!!)
![]() |
Licença CC 0 - site Pixabay |
![]() |
Licença CC 0 - site Pixabay |
Eu recomendaria um tour pela região da Cidade das Artes e das Ciências com certeza!
Conheça Valência e sua História através das 5 principais praças ou então saiba mais sobre a catedral da cidade, que abriga o Cálice Sagrado!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Cidade das Artes e das Ciências - L´Ágora
L´Ágora é uma estrutura metálica similar a uma elipse de 88m por 66m com quase 5 mil metros quadrados utilizados para eventos especiais, por exemplo, a Valencia Fashion Week. A partir de 2020, abrigará o CaixaForum Valencia. Geralmente não está aberto ao público para visitas.
![]() |
Ágora e a ponte de l´Assut de l´Or |
Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook
Cidade das Artes e das Ciências - L´Oceanogràfic
L´Oceanogràfic apresenta 7 ambientes marinhos distintos com 45 mil exemplares de cerca de 500 espécies aquáticas (golfinhos, leões marinhos, pinguins, focas, tubarões etc). Aberto em 2003, é desde então o maior oceanário da Europa, com cerca de 42 milhões de litros de água. Conta com um restaurante submarino! Veja mais detalhes aqui. Recomenda-se pelo menos meio dia para visitá-lo. Entrada paga (mais informações abaixo).
![]() |
Oceanogràfic com a Ágora ao fundo |
Nenhuma viagem para a Espanha estará completa sem a maravilhosa gastronomia espanhola! Aqui no blog já contei sobre onde (e o que) comer em Valência (são várias comidas e bebidas típicas), sobre a horchata (ou orxata) - voltei apaixonada por essa bebida, sobre um delicioso tour de tapas e sobre o Mercado Central e o Mercado Colón, os 2 principais mercados da cidade! Aliás, esses 2 mercados estão na minha lista de top mercados pelo mundo!
Cidade das Artes e das Ciências - Museu de Ciência Príncipe Felipe
Com exposições interativas e animações científicas, é ideal para conhecer novas tecnologias e os avanços da ciência. Faz sucesso com crianças e adultos e também conta com exposições temporárias. São 40 mil metros quadrados em 3 andares no prédio que lembra um esqueleto de uma baleia! Entrada paga (mais informações abaixo).
![]() |
Museu de Ciência Príncipe Felipe com a Ponte de l´Assut de l´Or |
Cidade das Artes e das Ciências - L´Hemisfèric
O "olho" gigante. Foi o primeiro edifício inaugurado em 1998 e abriga uma grande esfera transformada em sala de projeção com uma tela côncava de 900 metros quadrados. São diversos filmes e documentários exibidos aqui em 3D ou IMAX (em geral de temas científicos, naturais ou artísticos). Veja aqui as opções. Entrada paga (mais informações abaixo).
![]() |
Em cima: Hemisfèric e um pedacinho do Palau de les Arts Reina Sofia. Embaixo: Museu de Ciência Príncipe Felipe, a ponte e a Ágora |
Eu cheguei até a Cidade das Artes e das Ciências com o ônibus turístico hop on, hop off e contei tudo aqui!
Cidade das Artes e das Ciências - Palau de les Arts Reina Sofia
Inaugurado em 2005, é a casa de óperas da cidade. Confira a programação de espetáculos na página oficial do Palau de les Arts Reina Sofia. Não está incluso nos tickets do complexo, mas aqui estão as informações sobre visitas guiadas.
![]() |
Mais do Palau de les Arts Reina Sofia |
![]() |
Umbracle por fora |
* indicates required
Cidade das Artes e das Ciências - L´Umbracle
Um jardim lindíssimo dentro de uma estrutura impressionante! Embaixo dele, fica um grande estacionamento. Entrada grátis. São 17 mil metros quadrados de jardim com plantas mediterrâneas e da região de Valência. Aqui também fica El Paseo de las Esculturas, galeria de arte ao ar livre (que conta até com uma escultura da Yoko Ono!).
![]() |
Umbracle visto por fora |
![]() |
Umbracle |
![]() |
Umbracle |
![]() |
Umbracle e Hemisfèric |
Outro destaque em Valência é a arquitetura modernista (tá pensando que só tem modernismo em Barcelona? Nada disso...). E claro, Las Fallas, principal festa espanhola que é patrimônio imaterial pela UNESCO!
Ufa, depois de tudo isso, como não querer visitar????
Informações Práticas sobre a Cidade das Artes e das Ciências
Horários de funcionamento: Varia de acordo com baixa ou alta temporada e também para cada uma das atrações - confira tudo aqui.
Preço: Adulto: de 8,00 a 37,90 euros (combo para as 3 principais atrações) - confira os detalhes aqui (descontos aplicáveis)
Como chegar: O jeito mais confortável é com o ônibus hop on, hop off. Ônibus regulares também chegam aqui (linhas 1, 13, 14, 15, 19, 35, 95 e 40), mas o metrô não. Distância grande para caminhar desde o centro histórico (a não ser que o intuito seja curtir os jardins del Turia).
Site oficial : Cidade das Artes e das Ciências
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Quando estive na Espanha não consegui incluir Valencia no meu roteiro e tinha ficado tranquila com isso, depois de ver o seu post estou completamente arrependida de não ter ido até la. Já tenho um bom motivo para voltar
ResponderExcluirNossa, vale a pena demais voltar então!!! Eu amei Valência!!!
ExcluirEu também gostei muito dos dias que passei em Valência! Assim como você,só vi a Cidade das Artes e Ciências por fora. Achei sensacional! Meu hotel ficava ali perto e eu podia ver a estrutura de minha janela! Quando fui, por alguma razão que já não me recordo, as atrações do complexo estavam fechadas e só nós perambulávamos por ali.
ResponderExcluirPois é, mesmo sem entrar, vale demais passear pela região!
ExcluirAdorei conhecer a Cidade das Artes e Ciências de Valência pelo seu post. A arquitetura é sem dúvidas deslumbrante. Fiquei surpresa com o tamanho do lugar e com os detalhes do seu interior que você mostrou. Lindo!
ResponderExcluirO complexo é gigante! Amei conhecer, mas ainda tenho que voltar e visitar "direito" rs
ExcluirTô aqui sonhando com minha viagem pela Espanha e amei saber de tanta coisa incrível para ver em Valência! Muito obrigada pelas dicas!
ResponderExcluirDe nada! E eu tô sonhando em voltar pra lá...
Excluir