sábado, 21 de abril de 2018

TEDx Campinas - O Presente do Amanhã

Este blog não apoia mais o TEDx Campinas depois de um episódio de censura na 2a edição do evento em 2019. O evento em si aconteceu normalmente, mas uma das palestras não teve o vídeo publicado porque criticaram o presidente racista e homofóbico. "Se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor". (Desmond Tutu, vencedor do Nobel da Paz).



Quem aí conhece o TED (e TEDx) deve estar se perguntando o que este texto está fazendo em um blog sobre viagens e quem não conhece deve estar se perguntando "o que será esse tal de TEDx?". "TED é uma organização sem fins lucrativos com o propósito de promover ideias que merecem ser espalhadas. TED começou com uma conferência de 4 dias na Califórnia há mais de 30 anos e cresceu para apoiar ideias que mudam o mundo." (explicação pelo TEDx Campinas). As conferências oficiais são recheadas de palestras curtas de temas inspiradores e ao redor do mundo são realizados diversos eventos independentes menores, mas no formato do TED original, chamados de TEDx. Em março/2018, eu participei do TEDx Campinas e foi um dia diferente e muito produtivo! Para saber mais sobre o TED, vejam o site oficial. No site estão disponíveis literalmente milhares de palestras com legendas em português sobre todos os temas que vocês puderem imaginar - criatividade, cultura, economia, educação, tecnologia, artes, psicologia, liderança, ciência e muito mais!


TEDx Campinas - O Presente do Amanhã



"A imaginação te leva para onde você estiver disposto a ir." (TEDx Campinas)




Acordar cedo em pleno sábado para ficar horas e horas sentada na platéia de um teatro não foi fácil, mas posso dizer que foi muito recompensador. Entre os temas abordados, tivemos um pouco de tudo: moda, cachaça, veganismo, superação, igualdade de gênero, comunidade e muito mais. Nenhum desses temas estava diretamente ligado às coisas que eu mais gosto ou a este blog, mas tive vários momentos "uau" ao longo do dia - nada como perguntas que incomodam para fazer a gente sair da zona de conforto.


TEDx Campinas - O Presente do Amanhã
O nadador Daniel Dias foi um dos palestrantes aplaudidos de pé!


"Futuro, para imaginar. Passado, para aprender. Presente, para estar." (TEDx Campinas)




Nas palavras de Daniel Dias, "o campeão de amanhã depende da minha dedicação de hoje. O amanhã chega logo. Mergulhe de cabeça no hoje e seja exemplo." A dupla Luisa Puterman e Bruno Garibaldi nos transportou para outros lugares através de uma experiência de imersão com música, culminando no paradoxo do quão diferentes e idênticos somos uns dos outros. Maurício Bueno nos fez reformular, colaborar e experimentar, afinal "a única constante na evolução é a mudança. Um futuro exponencial começa com você".






Já a Gabriela Callejas foi a que eu mais relacionei com o blog e viagens em geral. Sua palestra foi sobre mobilidade urbana e a importância da caminhada para se conectar com as cidades. Caminhar por uma cidade dá uma sensação de pertencimento - e eu cheguei à conclusão que provavelmente por ter caminhado tanto que me apaixonei por diversas cidades: Nova York, Valência, Berlim, Frankfurt, Heidelberg, Barcelona, Granada, Bolonha, Luxemburgo, Madri, LondresCidade do Cabo e tantas outras cidades pelo mundo! Muitas das minhas melhores lembranças de viagem são justamente pelas cidades onde andei muito! Difícil ser coincidência, não?

Caminhar também é bom para a saúde, para não depender de carros, para garantir a eficiência da cidade (a cidade precisa ser mais completa do que uma cidade onde os carros são os reis) e para a inclusão das pessoas (ao invés de ficar todo mundo isolado cada um em seu próprio veículo).




Ana Carolina Zeri falou sobre o que é preciso para fazermos cientistas - curiosidade, coragem e carinho e Itali Collini (outra que foi aplaudida de pé) sobre (des)igualdade de gênero. Ignacio García nos fez pensar quais são as nossas redes e comunidades de relacionamento online e offline.





Fábio Chaves falou sobre veganismo e as 3 escolhas diárias que temos para não fazer vítimas. Não que eu vá me tornar vegana tão cedo, mas é cada vez mais necessário pensar em sustentabilidade, consumismo, esgotamento dos recursos naturais e turismo sustentável e responsável. Felipe Jannuzzi, apresentou o Mapa da Cachaça e particularidades de cachaças pelo Brasil, que mostram a cultura de cada região. "O álcool pode ser um vetor para mostrar nossos aromas e sabores, resgatar e falar sobre a História do Brasil".






As meninas do Fashion Revolution (Eloisa Artuso e Fernanda Simon) mostraram que moda vai muito além de futilidade. "A verdadeira revolução da moda é a consciência e ela começa dentro de cada um de nós. Você por acaso sabe quem fez as suas roupas?". Aqui dá até para fazer um paralelo com as nossas escolhas de destinos e atrações que visitamos (afinal, ver leão dopado não pode ser lá muito normal). Cláudio Pinheiro explicou sobre tecnologia artificial e ciência de dados. "O que fazemos hoje não será o que faremos amanhã (daqui a 10 anos)". E para fechar o dia, Carolina Pinho foi mais uma dos aplaudidas de pé e disse que "o futuro é feito de oportunidades. Pessoas diferentes precisam de oportunidades diferentes". Para um futuro digno, temos que equalizar essas oportunidades.


TEDx Campinas - O Presente do Amanhã
O que você vai fazer hoje para transformar o amanhã?




Abaixo, vou deixar as minhas 3 palestras favoritas do TED:








Se tiver a oportunidade de participar de um TED/TEDx, não perca! Com certeza, esse dia foi um dia de muita inspiração. E afinal, o que são os blogs de viagem além de inspiração para as viagens dos leitores?


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.