terça-feira, 6 de outubro de 2020

Onde comer em Munique - com dicas de moradores locais!

Em 2019, voltei a Munique (Alemanha) pela 3a vez para revisitar a cidade, fazer alguns passeios de um dia nas proximidades que não tinha conseguido ainda, descansar no meio de uma longa viagem pela Europa e principalmente rever uma grande amiga que conheci viajando quase 2 décadas atrás. No post de hoje, dou dicas de onde comi no centro histórico, restaurantes clássicos da cidade e também até algumas dicas fora do circuito turístico. Para sempre ter dicas gastronômicas atuais na cidade, veja esta lista em inglês de instagrams sobre comida em Munique. Clique no nome do local para o site oficial ou redes sociais com informações de horários de funcionamento, menu etc. No final do post tem um mapinha com todos os lugares!


Onde comer em Munique - com dicas de moradores locais!
Biergarten na Chinesicher Turm no Englischer Garten. Foto: Luis Gervasi



Leia aqui todos os posts sobre Munique no blog!







Biergarten na Torre Chinesa do Englischer Garten


O Englischer Garten é um parque gigante no meio de Munique e bastante frequentado (leia tudo sobre ele em um post exclusivo), principalmente no verão. Além dos "surfistas de rio", outro destaque é a Torre Chinesa, com seu biergarten ("jardim de cerveja"). São vários "Biergarten" pela cidade e só no parque são 4. Esse é o mais famoso e um dos maiores, com 7 mil lugares!


Onde comer em Munique - com dicas de moradores locais!


Acabei não tirando fotos dos comes e bebes, mas comi um creme/patê de queijo típico da Baviera, Obazda, com pretzel e bebi Apfelschorle (suco de maçã com água com gás). Detalhe que não lembrava desse queijo das outras vezes que estive na cidade. Muitas opções de comidinhas alemãs e o esquema é quase um self-service. Você não se serve, mas pega um bandeja e vai passando pelas "barracas" de cada uma das comidas, pedindo o que você quiser. Tinha uma bandinha tocando músicas típicas (era final de semana - é programa de turista, mas também estava cheio de alemão). A cerveja é no esquema de "Pfand" (copo retornável - você paga um valor por ele e recebe de volta quando devolve).


Onde comer em Munique - com dicas de moradores locais! (Obazda com pretzel)
Esse é o Obazda com pretzel - veja receita aqui








Cafe Glockenspiel


A cafeteria também serve refeições (não tão baratas), mas eu fui só pela vista, tomar um cappuccino (4,00 euros). Apesar da vista turistona da Neues Rathaus e da Marienplatz, o lugar estava cheio de locais. Era meu último dia na cidade então tive que ir mesmo com o tempo fechado - se der, vá em um dia bonito. A entrada é meio esquisita pela rua lateral - Rosenstrasse em uma espécie de passagem/mini galeria. Claro que essa cafeteria entrou na minha listinha de uma dezena de vistas incríveis de Munique, né?


Onde comer em Munique - com dicas de moradores locais!
A foto da direita era exatamente a vista que eu tinha sentada da minha mesa



Tem vários passeios de um dia muito legais para fazer saindo de Munique:
Regensburg - primeira capital da Baviera, fundada pelos romanos
Freising e o campo de concentração de Dachau
Livros sobre o holocausto para se preparar antes de visitar um campo de concentração


Vinzenzmurr Metzgerei


É uma mistura de de padaria com açougue e comi ali por conta da localização mesmo (estava passando perto e com fome rs). Gastei 7,50 euros com esse sanduíche de schnitzel e a bebida, mas o sanduba era bem fraquinho. São várias unidades pela cidade e só quebra galho na pressa mesmo, mas não é nada demais.


Onde comer em Munique - com dicas de moradores locais!


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!



Seguro viagem europa 336x280


Ratskeller München


Restaurante clássico em Munique, "Ratskeller" é o restaurante que fica no porão da prefeitura de muitas cidades alemãs. Servem comidas tradicionais alemãs e preço é justo. É um dos preferidos da minha amiga quando ela vai encontrar amigas da faculdade no centro da cidade e conheci em alguma viagem passada.


Onde comer em Munique - com dicas de moradores locais!
Foto: Oktobersonne  - CC BY SA 4.0




Hofbräuhaus


A cervejaria mais clássica de Munique (e provavelmente a cervejaria mais famosa do mundo)! Perto da Marienplatz, serve as comidas típicas alemãs. Se não me engano, fui umas 3 vezes lá na minha primeira vez na cidade em 2004/2005 e não voltei, mas continua sendo clássica como já é há décadas. Fundada em 1589, pode parecer, mas não é a mais antiga. Ela era fechada ao público e somente permitia a entrada da corte e da burguesia, mas foi aberta ao público em 1828. Nos anos 20 e 30, vários encontros do partido nazista aconteciam no local, que acabou destruído na Segunda Guerra. Reconstruído em 1958. Leia mais sobre a Hofbräuhaus no blog Destino Munique.


Onde comer em Munique - com dicas de moradores locais!



Garanta aqui um super tour guiado sobre cerveja em Munique!




Blue Spa Bar e Trader Vic´s (Hotel Bayerischer Hof)


No topo do Hotel Bayerischer Hof (um dos melhores e mais chiques hotéis de Munique), fica o Blue Spa Bar com uma vista incrível da cidade. Tentamos ir um dia, mas ele estava fechado para um evento naquela noite. Os funcionários pelo menos me deixaram entrar para tirar uma foto rápida da Frauenkirche de lá de cima. No porão do hotel, fica o bar Trader Vic´s em estilo pub, que o marido da minha amiga gosta bastante. Outro local que entrou no post sobre as melhores vistas de Munique!


Onde comer em Munique - com dicas de moradores locais!



Veja aqui dicas de onde se hospedar em Munique - várias opções de hostels e hotéis testados por amigos e parentes! 



Viktualienmarkt


Mercado tradicional na parte central de Munique, ótimo local para comprar alimentos caso você esteja hospedado em um apartamento e vá cozinhar. Além disso, é ótimo também para comprar comidinhas e lembrancinhas, como por exemplo os lebkuchen em formato de coração - a tradição é bem grande na Oktoberfest e nos Mercados de Natal, mas eles são vendidos o ano todo. Eu comprei alguns para dar de presente! Ali por perto também existem trocentas lojinhas de souvenir. Na praça do mercado fica a Maibaum - "árvore de maio" (1a foto abaixo - tradição alemã, austríaca e de outras regiões, até sueca). A primeira Maibaum no Viktualienmarkt foi uma doação dos cervejeiros locais em 1962 e desde então de tempos em tempos temos uma árvore nova, pintada de azul e branco, cores da Baviera. A das fotos abaixo era de 2017, que estava lá em 2019, mas em 2021 colocarão uma árvore nova (era para trocarem em 2020, mas ela não ficou pronta por causa do coronavírus). O mercado local funcionava na Marienplatz até 1807, quando o rei Maxiliano I decretou a mudança para a área entre a Heiliggeist-Kirche e a Frauenstrasse porque a outra praça estava pequena. Em 1823, o mercado aumentou de tamanho e chegou no tamanho atual em 1890. Além do mercado é uma área cheeeia de restaurantes.  O nome Viktualien surgiu depois e inicialmente a praça era chamada de Marktplatz (praça do mercado). Lembro de ir a esse mercado fazer compras com a mãe da minha amiga na minha primeira vez em Munique, no Natal de 2004. São 140 barracas em 22 mil metros quadrados e claro que ele está nessa listinha de mercados incríveis para conhecer pelo mundo!


Onde comer em Munique - com dicas de moradores locais!
Queijos, frutas, bolachinhas etc e até canecas de cerveja. A igreja no alto é a Peterskirche (que subi na primeira vez na cidade e tem uma vista incrível da Marienplatz - praça principal, que fica ali perto)


Onde comer em Munique - com dicas de moradores locais!
Barraquinhas de mel, frutas, pão, plantas etc

IHLE - HIT Markt Fasangarten


IHLE é uma padaria dentro do supermercado HIT (enorme) perto da casa da minha amiga, de onde vinham os meus pães maravilhosos do café da manhã daqueles dias! Existem várias unidades tanto deste mercado gigante como da padaria por várias cidades da Alemanha.




Restaurante italiano de bairro, onde só locais comem! Dava para ir a pé da casa da minha amiga, mas a mãe dela que mora em outro bairro faz questão de frequentar mesmo não sendo tão perto assim. Pedi uma pizza que misturava vários ingredientes - alcachofra, presunto, cogumelo e azeitona e custava 7,90 euros (individual, apesar de enorme - padrão europeu de pizza). Além das pizzas, várias massas no cardápio e mesas também na varanda para quem quiser aproveitar o sol até mais tarde no verão.


Onde comer em Munique - com dicas de moradores locais!
Igreja ortodoxa romana nas proximidades



Restaurante grego, um dos lugares preferidos da minha amiga e do marido dela em Munique. Pedi esse prato com uma mistura de várias carnes, arroz com tomate e tzatziki (não sei o nome do prato e não anotei o preço, mas todos custam entre 13 e 18 euros). De sobremesa, dividimos em 3 pessoas esse iogurte grego com mel e nozes, que estava incrível (6,90 euros). É um restaurante mais arrumadinho e morremos de rir porque uma mulher na mesa do lado tinha uma tatuagem no braço escrita "mythos". Além do salão principal, tem mesas do lado de fora onde sentamos em uma noite de verão.


Onde comer em Munique - com dicas de moradores locais!


Mapa de onde comer em Munique - com dicas de moradores locais!


Marquei todos os locais citados neste post no mapa abaixo. Em laranja os que fui em 2019 e em roxo, os que conheci em outras viagens anteriores ou que não conheci, mas foram recomendados por moradores da cidade.






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

5 comentários:

  1. Só opção gostosa nesse post. Imagino quanta comida boa deve haver em Munique, e você já se tornou especialista né?

    ResponderExcluir
  2. Este é o tipo de post de utilidade pública, pois dá sempre imenso jeito saber onde comer bem nos locais que visitamos. Uma má experiência gastronómica pode arruinar uma viagem.

    ResponderExcluir
  3. Que show as dicas de restaurantes e lugares bacanas para comer em Munique! Dicas anotadas!

    ResponderExcluir
  4. Adoro esses posts com dicas de onde comer. Chegar a uma cidade pela primeira vez sabendo de alguns endereços para refeições é muito prático e evita aqueles perrengues sobre péssimas comidas e preços altos que tanto vemos turistas falarem né? Meu filho foi pra Munique recentemente, passou 2 dias inteiros, gostou muito da cidade.

    ResponderExcluir
  5. Tenho família em Zurique, de onde é possível fazer um bate-volta bem simpático, mas ainda não visitei Munique. Gostei das suas dicas, um dia espero aproveitar todas

    ResponderExcluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.