domingo, 2 de junho de 2019

Eu estou apaixonada... por Berlim!

Eu nunca consigo colocar em palavras os meus sentimentos e fica ainda pior quando é algo avassalador. Eu não consigo explicar como e porque me apaixonei por Berlim e acho super difícil colocar esse sentimento em palavras. Acho que quanto mais intenso for o sentimento, mais difícil de escrever/descrever é. Também fica complicado porque isso não aconteceu em um momento único, por uma única causa. Berlim é uma cidade que foi me instigando e me conquistando aos pouquinhos desde as diversas aparições nas minhas aulas de alemão e um pouquinho nas aulas de História do colégio.


Eu estou apaixonada... por Berlim!
Foto: GillyBerlin - CC BY SA 2.0


Leia aqui todos os posts sobre Berlim no blog - já são mais de 70!





Eu amo História, mas só gostava até a Segunda Guerra e depois disso achava tudo chato. Aí comecei a estudar alemão em 2006 e os professores falavam tão bem de Berlim e a cidade sempre aparecia nos livros e vídeos durante a aula que eu fui começando a gostar da cidade. Nisso foram uns 6 anos me apaixonando devagar por Berlim - tanto que eu queria ir pra lá mas não nos esquemas de 3 ou 4 dias correndo como todo mundo faz. Em 2014 achei a desculpa perfeita e fui estudar. Foram só 7 semanas, mas que semanas! E só lá que me apaixonei pela História pós Segunda Guerra: Guerra Fria, Muro de Berlim etc, vendo tudo in loco. Muitos turistas vão só em um museu ou memorial que fala sobre isso e eu fui em mais de 10 sem brincadeira e não cansei. Aliás ficou faltando coisa para ver e por isso também não vejo a hora de voltar.


Procurando dicas de onde se hospedar em Berlim? Fiz uma seleção aqui com os hotéis mais estilosos da cidade, outra com bons hotéis e hostels econômicos e mais uma com hotéis com vistas panorâmicas!


Geralmente eu até que me apaixono rápido pelas coisas e ai me decepciono rápido também (porque além de tudo sou exigente), mas nesse caso como foi sendo aos poucos, acho que foi mais verdadeiro. É uma paixão inexplicável. Quando me perguntam sobre Berlim eu até abro um sorriso involuntário (como se estivesse falando sobre o crush) para falar da cidade - quer mais sinal de paixão do que isso??? E não teve decepção!


Eu estou apaixonada... por Berlim!
Foto: Glyn Lowe PhotoWorks - CC BY SA 2.0


No meu primeiro dia inteiro na cidade, quase chorei quando saí do metrô e dei de cara com o Portão de Brandemburgo - só não dei um escândalo porque me segurei MUITO. Tipo "não acredito que estou aqui, no lugar que mais queria estar do mundo todo"! Isso foi em 2014 quando eu ainda tinha um coração de gelo/pedra. Se fosse hoje, tenho certeza que a história seria diferente.
A cidade é uma mistura de antigo e moderno, novo e velho, história e vanguardista, cultural e contra-cultural, gastronomia x comida de rua, arte de rua/grafiti x arte tradicional, alemã x mundial/global, metrópole x cidade de interior que fica difícil de explicar e entender sem ver, vivenciar.

Eu estou apaixonada... por Berlim!
Ícones dos principais pontos turísticos berlinenses - alguém aí sabe o que cada desenho representa? Imagem: Pixabay - reprodução permitida


Para ler:
10 razões para amar Berlim
Coisas que são a cara de Berlim
Motivos para amar Berlim
Can Berlin change you (for the better)? - em inglês
Sobre o filme "Berlin I love you" - em inglês
Quando os sentimentos não cabem nas palavras


Eu já amava Berlim mesmo sem conhecer pessoalmente e passar mais de um mês lá só fez esse amor aumentar e ter uma certeza: um dia eu volto! Acho difícil com todas essas dualidades, ela não oferecer o que os turistas buscam - tem atrações para todos os gostos. Por isso também não consigo dizer o que gostei mais. Tudo é perfeito e imperdível. e não, não me apaixonei por nenhum alemão ou berlinense como muitos pensam quando me ouvem falar da cidade... Desde que voltei no final de 2014, todo mundo que me conhece bem (ou nem tão bem assim) sabe que eu AMO essa cidade!

Li essa frase em algum lugar: "Is this typical berlim? Nothing is typical Berlim" - eu diria "Everything is typical Berlin" ("Isso é típico de Berlim? Nada é típico de Berlim" - eu diria "Tudo é típico de Berlim"). Como a Juliana (do Viagens e Diversão) disse, "Paris pode sim, estragar (entre aspas, ok?!) sua vida. A minha por exemplo, mudou de um jeito que passo parte dos meus dias pensando quando conseguirei voltar. Faço planos, contas, calculo parcelamentos, acompanho as novidades, tudo pensando em passar mais uns dias por lá.". É só trocar a cidade e a ideia é a mesma.




Também gostei bastante de outras cidades como Bolonha (Itália), Granada (Espanha) e Valência (Espanha), mas o amor não chega aos pés do amor por Berlim. E você, é apaixonado por alguma cidade ou lugar? Agora só me resta voltar a Berlim para descobrir se é amor de verdade ou era fogo no rabo na primeira visita hehehe.

Eu estou apaixonada... por Berlim!




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

2 comentários:

  1. Olá! Também voltei apaixonada!! Que cidade espetacular. Fui em junho/2017! E de quebra realizei o sonho de conhecer a encantadora Dresden!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Em 2014 eu tb conheci Dresden saindo de Berlim! Cidade lindíssima!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.