terça-feira, 30 de abril de 2019

Comidas e bebidas típicas de Recife/Pernambuco

Passeando um mês em Recife, claro que deu tempo para experimentar muitas comidas (e algumas bebidas) típicas da cidade (e do estado de Pernambuco) e vou mostrar todas elas no post de hoje, que faz parte de uma blogagem coletiva - vejam todos os links dos outros blogs lá no fim do post! Acrescentei também algumas coisinhas que não tive coragem ou oportunidade de experimentar.

A culinária típica recifense/pernambucana tem influência dos índios, africanos e europeus colonizadores e também é influenciada pela sua localização - por exemplo, com os frutos do mar e frutas nordestinas. Muita coisa considerada típica do estado também é típica de outros estados nordestinos. É claro que essa não é uma lista completa com todas as opções de culinária típica de Pernambuco, mas foi o que mais vi ou ouvi falar enquanto estive lá.

Arrumadinho


Experimentei em um local simples, o Bar do Tonhão perto do Mercado da Encruzilhada, no bairro de mesmo nome com o casal do blog Juntando Mochilas - nada como indicação (e companhia) dos amigos locais! Este bar já ganhou até prêmio de "melhor arrumadinho de Recife" e estava mesmo maravilhoso! O prato leva esse nome devido à arrumação dos ingredientes na travessa - o feijão verde, a farofa, o vinagrete e a carne de charque - com manteiga de garrafa. Não gosto daquele feijão marrom que se come muito em São Paulo com aquele caldo todo, mas gostei bastante do feijão sequinho assim. Segue uma receita de arrumadinho para quem ficou babando na foto abaixo.


Comidas e bebidas típicas de Recife (Pernambuco) - arrumadinho






Cartola


Criado na época dos engenhos de açúcar, consiste em banana com queijo manteiga derretido em cima e canela e açúcar. Sempre deixava para depois e nos últimos dias acabei não achando aí no último almoço tive que caçar para poder experimentar - essa daí é a cartola do restaurante Parraxaxá. Considerada Patrimônio Cultural Imaterial do estado desde 2009.


Comidas e bebidas típicas de Recife (Pernambuco) - cartola




Bolo Souza Leão


O nome do bolo vem da família que criou a receita (e aqui está a receita do bolo Souza Leão para quem quiser se arriscar em casa). Eu achei o gosto meio uma mistura de quindim com bolo de mandioca - parece esquisito falando assim, mas é bom demais. Leia mais sobre o bolo Souza Leão aqui.


Comidas e bebidas típicas de Recife (Pernambuco) - Bolo Souza Leão
Bolo Souza Leão no café da manhã do Hotel Atlante Plaza em Recife. Acabei só vendo esse bolo lá e ainda bem que comi nos 2 dias que me hospedei ali.



Ainda não sabe onde dormir em Recife? Algumas ótimas opções são o Ibis Recife Boa Viagem, o Ramon Hostel Bar, o Mar Hotel Conventions, o Atlante Plaza - todos em Boa Viagem, sendo que o último é bem de frente para ela! Onde ficar em Recife? Os melhores hotéis, hostels e bairros.




Booking.com





Bolo de Rolo


Uma massa simples bem fininha e uma camada leve de goiabada. Enrole com destreza e em pouco minutos estará pronto o bolo de rolo, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Permanbuco desde 2007. Comi bolo de rolo à rodo nesta viagem para o Pernambuco - e ainda trouxe para casa das 2 marcas mais reconhecidas: a tradicional Casa dos Frios e a mais nova Sabor da Casa e que não fica nada atrás. Eu e a Carol fomos inclusive visitar a fábrica da Sabor da Casa e conto mais sobre isso em outro post.

Hoje em dia, como bons brasileiros que somos, claro que já foram inventadas outras dezenas de sabores para o bolo de rolo - lá na fábrica da Sabor da Casa eu experimentei o sabor prestígio, o de chocolate e o de café. Interessante, mas continuo preferindo o original de goiabada! Caso alguém se interesse, o meu 2o preferido foi o prestígio. Também experimentei outros sabores na loja da Sabor da Casa em Porto de Galinhas.

E não se atreva a chamar o bolo de rolo de "rocambole" se não quiser causar a Terceira Guerra Mundial - a grande (enorme) diferença está na grossura/finura de cada camada e até na forma que é servido. O bolo de rolo deve sempre ser cortado fininho e acredite - isso faz toda a diferença no gosto!


Comidas e bebidas típicas de Recife (Pernambuco) - bolo de rolo
Sobremesa irresistível no Aloha Café, de frente para a pracinha de Boa Viagem e super dica gastronômica - uma fatia de bolo de rolo servida com sorvete de tapioca e calda de goiaba!

Carne de sol e charque


Até ir para Recife, eu sempre achei que carne de sol e charque (e também carne seca) era tudo a mesma coisa rs. Continuo não sabendo identificar direito qual é qual, mas a diferença está no modo de preparo como conta o blog Tudo Gostoso e o blog Comidas e Bebidas do UOL.


Comidas e bebidas típicas de Recife (Pernambuco) - carne de sol com macaxeira
Carne de sol com macaxeira e um pedaço de queijo coalho por cima - esse daí foi o almoço meu, da Cris, da Nívia e do Jayme em um dia de Carnaval em Olinda quando encontramos também a Luísa!



Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required


Escondidinho


O escondidinho original é feito com carne de sol ou charque (chamado de carne seca em São Paulo) e com purê de mandioca (ou aipim ou macaxeira). Geralmente no Sudeste é comum encontrar a receita adaptada para carne moída e purê de batata e outras coisas. Não sei se essa é a melhor receita de escondidinho, mas segue aqui um exemplo.


Leite Maltado


Uma espécie de milkshake bem doce, mas com um toque diferente e bem gostoso servido pela lanchonete As Galerias por décadas! "Conheci" essa delícia pelo blog da Luísa, Janelas Abertas e fiquei doida para provar!


Comidas e bebidas típicas de Recife (Pernambuco) - leite maltado





Tapioca


Feita com goma de mandioca, pode ser doce ou salgada e com dezenas de recheios diversos. Eu comi muitas e muitas vezes, sempre variando o recheio e dando preferência para ingredientes locais, como os queijos coalho ou do reino. Leia na Wikipedia sobre a história do nome tapioca e a origem da iguaria. Em 2006, a tapioca do Alto da Sé de Olinda recebeu o título de Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade.


Comidas e bebidas típicas de Recife (Pernambuco) - tapioca
Tapioca com água de coco em Olinda



Leia aqui um dos meus textos para o guia solidário Lugares Apaixonantes pelo Brasil - sobre cultura pernambucana em Recife e Olinda!

Buchada


Feita com o bucho (estômago) do bode ou carneiro, nunca tive coragem de comer e o cheiro já é bem forte e não facilita. Leia mais sobre a buchada de bode aqui.


Veja aqui dicas de onde comer e sair em Recife!


Sarapatel


Prato feito com miúdos de porco e sangue - também passei longe e não provei. Leia mais sobre o sarapatel aqui.



Caldinho de feijão ou de peixe/camarão na praia


Eu achei mega inusitado e demorei para ter coragem de experimentar os caldinhos que todo mundo toma nas praias. Sim, é como se fosse uma sopa quente naquele calor pernambucano e o sol batendo na cabeça! Vi muita gente pedindo na praia e também como entrada em restaurantes diversos tanto o de feijão como o de peixe ou de camarão. Eu só tive coragem de experimentar o de peixe - estava delicioso, mas dá uma suadeira! rs


Se for alugar carro para conhecer Recife e Pernambucoalugue pela Rentcars parceira do blog! A Rentcars compara os preços em várias locadoras, você não paga nenhum centavo a mais por isso e ajuda o blog a se manter, pois recebemos uma pequena comissão! Obrigada!






Queijo coalho e queijo do reino


Enquanto no estado de SP você só acha queijo coalho sendo vendido na areia da praia, em Recife o queijo coalho e o queijo do reino são as principais escolhas para qualquer sanduíche ou composição de prato. Cansei de comer os dois - na verdade não cansei não, poderia substituir sempre o queijo prato ou mozzarela comum em SP por coalho ou do reino...


Carne de bode


Mais típico do interior do estado (em Petrolina existe até um Bodódromo cheio de estabelecimentos especializados neste tipo de carne), mas eu não tive coragem de experimentar. Me disseram que é bem forte.



Sorvetes e bebidas de frutas regionais


São dezenas de frutas endêmicas do Nordeste brasileiro e qualquer viagem para a região pode ser aproveitada para conhecer ou matar as saudades de alguma. Tomei suco, caipirinha e sorvete de várias delas, mas destaco a seriguela, o cajá (fruta que mais vi sendo pedida/servida por lá) e a mangaba. Quem quiser me indicar mais frutas para a próxima viagem, é só deixar nos comentários!


Comidas e bebidas típicas de Recife (Pernambuco) - sorvetes e bebidas de frutas regionais
Parece que existe uma filial da Frisabor em cada esquina em Recife! Também com aquele calor, nada melhor do que um sorvete de frutas refrescantes como esses!



Comidas e bebidas típicas de Recife/Pernambuco


Livro Açúcar, de Gilberto Freyre


Já na primeira metade do século XIX, foi lançado o livro "Açúcar", de Gilberto Freyre, contando um pouco sobre as sobremesas da região, com direito a várias receitas. Deixei a dica aqui porque o livro é relacionado com o assunto do post.






Blogagem Coletiva - Culinária Regional


Este post pertence a mais uma blogagem coletiva, quando diversos blogueiros escrevendo no mesmo dia sobre um mesmo assunto. A lista de blogs participantes segue abaixo.


Comidas e bebidas típicas de Recife (Pernambuco) - blogagem coletiva








  • Destinos por onde andei... - O melhor barreado de Morretes, Paraná






  • 3 Gerações e 1 Mala - Culinária Regional: Churrasco Gaúcho






  • Mariana Viaja - Panelas de barro do ES: símbolo capixaba tem tradição indígena e é essencial na moqueca






  • Qualquer viagem. Eu vou! - Bolinho de frango ou encapotado - o salgado do interior de São Paulo






  • Uma Viagem Diferente - Um café na Confeitaria Colombo , Rio de Janeiro






  • Tá indo pra onde? - Comidas e bebidas típicas de Recife/Pernambuco






  • Pelo Mundo com Manu - Culinária Capixaba: Cultura e Tradição






  • Fui ser viajante - Comida holandesa: 10 pratos típicos da Holanda para conhecer e provar
  • Cantinho de Ná - 12 comidas típicas da Espanha





  • Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

    15 comentários:

    1. Cada prato delicioso que você escreveu. Da sua lista comi pouca coisa, adoro carne seca, escondidinho e bolo de rolo. Preciso experimentar os outros itens =)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pronto, destino das próximas férias resolvido! hahaha

        Excluir
      2. Da próxima vez aproveite para tomar suco de graviola, pitanga e tamarindo também.

        Excluir
    2. Que fome eu fiquei agora. Não fiquei em Recife, mas quando estive em Pernambuco experimentei os sorvetes e picolés e a tapioca. Faltou este bolo de rolo que tem cara de ser tudo de bom.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nossa, motivo mais do que suficiente para voltar djá! rs Indispensável comer bolo de rolo! Se pudesse, comeria todo dia rs.

        Excluir
    3. Bolo de Rolo: igual ao de Pernambuco não tem! Oh trem bão viu! E de fato, nem se compara a rocambole - é mil vezes melhor! Com um cafezinho então...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Né? Não tem nada a ver com rocambole... aliás é uma ofensa pro pernambuco chamar bolo de rolo de rocambole.

        Excluir
    4. Esse bolo Souza Leão acho que é tipo o bolo mole que tinha no café da manhã em Fortaleza e que eu amei. O cartola com certeza eu vou adorar, inclusive quero. E bolo de rolo dispensa comentários. Já a buchada e a carne de bode eu também passo. Hahah

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É meio mole sim, deve ser o mesmo pq muita coisa típica de um estado do Nordeste se espalha pela região toda.

        Excluir
    5. Quanta coisa boa! Algumas já provei e gosto, outras fiquei com vontade de provar, e umas poucas vou deixar passar hahaha. A cartola é uma das que ainda não provei, mas tenho certeza que vou gostar. Está anotada!

      ResponderExcluir
    6. Vamos combinar que a gastronomia da minha terra é boa demais! Não tem como uma pessoa sair daqui e dizer que não comeu bem por falta de opção. Temos de tudo, para todos os gostos e a maioria com preparos simples mas que pedem prática. Vi que você experimentou muita coisa e que gostou!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Experimentei bastante sim, mas sempre falta né? Tive que correr nos últimos dias pra não sair de lá sem a cartola kkkk E como tem coisa boa por aí hein?

        Excluir
    7. Faltou experimentar o caldinho de aratu é com certeza o mais saboroso

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. tive até que pesquisar no google o que é um aratu rs Anotado!

        Excluir

    Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.