Quando decidi incluir Padova e Verona no meu roteiro de 20 dias no norte da Itália, estava em dúvida em qual delas dormir, mas no fim das contas, decidimos dormir em Padova (veja o post sobre o hotel no link) e passar só um dia em Verona. Conto no post de hoje o que vi por lá e o que gostaria de ter visto - se você não entrar nas atrações, dá tranquilamente para fazer tudo isso em um dia, mas se você quiser entrar em tudo, aí precisa de mais tempo. A gente queria ter tido mais tempo em Verona (ainda mais que pegamos uma super chuva que nos atrasou!), mas se tirássemos um dia de Padova, o roteiro de lá que ficaria comprometido...
No mapa abaixo, as principais atrações de Verona e locais interessantes para tirar fotos. As em azul, foi as que visitamos neste dia, as em amarelo não entramos (mas gostaríamos de ter entrado) e em vermelho, uma atração que está fechada para reforma.
Andamos um booom trecho até a Piazza Brà, mas recomendo que você faça esse trajeto de ônibus para agilizar!
Iniciamos nossa visita propriamente dita a Verona por essa praça enorme, onde fica o escritório de turismo da cidade e um dos maiores símbolos - a arena.
Amei esses prédios coloridos!
O ônibus hop on, hop off obviamente tem parada aqui nessa praça. Na foto de cima, o prédio onde fica o escritório de turismo (preste atenção porque a sinalização é discreta! O último palácio da montagem é o Palácio Barbieri (prédio da prefeitura).
Mais fotos das construções coloridas!
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required
Mais tarde, almoçamos no Liston 12, simplesmente pela localização conveniente. Estávamos ali em frente quando caiu o maior toró e ficamos fazendo hora (mais de 1h mesmo) para poder passear sem chuva). Comida e serviços ok. Claro que não é barato por ser bem em frente à arena, mas também não era caríssimo (como seria em Veneza). Era praticamente a nossa única opção, pois as outras opções ali do lado eram bem caras (olhamos um ou outro menu antes de escolher). . A melhor coisa é mesmo a vista para a arena!
Gran Guardia Palace - acabei ficando sem foto boa dele! Essa é do site da cidade.
Já falei mais sobre essa atração no primeiro post sobre Verona! Um dos anfiteatros romanos mais bem conservados até os dias de hoje! Ingresso - 10 euros, gratuito com o Verona Card.
Fortaleza do século XIV, construída como residência familiar hoje abriga uma importante coleção de arte - esculturas e pinturas de Veronese, Tintoretto, Bellini etc. Uma passarela oferece vistas do Rio Adige com a medieval Ponte Scaligero (leia no blog Viajoteca) e a estátua equestre de Cangrande I. Depois que a família Scaligeri perdeu o poder, o castelo continuou com sua função militar durante o domínio de Verona por outros governantes. Infelizmente, tínhamos pouco tempo na cidade e não foi possível visitá-lo. Ingresso - 6 euros, gratuito com o Verona Card. Leia mais no blog Viajoteca.
Construída ao redor do núcleo dos séculos IV e V, com pedra vulcânica, mármore e tijolo, a igreja data do século IX a XIV. O objetivo era abrigar o santuário do padroeiro de Verona. É a mais bela igreja romanesca do norte da Itália, com painéis de bronze esculpidos na porta e altar de Andrea Mantegna. A igreja foi reconstruída após o terremoto de 1117. A rosácea na fachada é conhecida como "roda da fortuna" - mostram a ascensão e queda da sorte humana. A Torre da Abadia é do século XII. Acredita-se que a torre ao norte da igreja cubra o túmulo do rei Pepino da Itália (777-810). Ingresso - 2,50 euros, mas gratuito com o Verona Card.
O teto da nave de 1386 é no formato de quilha de navio.
Essa cópia da Santa Ceia acima era de uma exposição temporária no claustro da igreja. Túmulo de San Zeno, primeiro bispo de Verona (de 362 dC a 380 dC).
Os 48 painéis de bronze do portão mostram cenas bíblicas e da vida de San Zeno.
Esse trabalho listrado é típico do estilo românico em Verona - fileiras de tijolo rosa se alternam com calcário cor marfim
Via Mazzini
É a principal rua de compras da cidade, cheia de lojas e muito movimentada.
Nas 2 primeiras fotos, o Portoni della Brà (chegando na Piazza e saindo em direção a Via Mazzini)
O coração da cidade histórica e antigo fórum romano, conserva o status de ser o centro da vida econômica de Verona. O nome vem do antigo mercado de ervas da cidade. Estivemos ali em plena segunda feira e o mercado estava a todo vapor, mas hoje em dia mais focado em souvenirs genéricos.
O prédio com os afrescos nos andares superiores é chamado "Case dei Mazzanti". No alto da coluna, o leão de Veneza, marcando o período em que Verona esteve sob domínio da cidade.
Nas 2 fotos de cima, o maravilhoso Domus Mercatorum ou Casa dei Mercanti (associação dos mercadores locais, construída no século XIII, mas o edifício atual é em grande parte do século XVII). Torre dei Lamberti (mais informação abaixo)
Na 1a foto, o Palazzo Maffei (1668), em estilo barroco. Pausa para gelato e granita! Colonna del Mercato e a fonte com a Torre Gardello ao fundo
A Torre dei Lamberti (no Palazzo della Ragione) tem 84 m de altura e 368 degraus e é um dos edifícios mais altos de Verona. A construção foi do século XII ao século XV. O relógio é de 1779. Ingresso 8 euros, mas gratuito com o Verona Card., sem incluir o elevador. Portadores do Verona Card pagam €1 para usar o elevador. Vejam fotos e mais informações nos blogs Viajoteca e Viajante Crônica.
Piazza dei Signori
Grudadinha na Piazza delle Erbe, está a também linda, mas mais tranquila Piazza dei Signori. Leia mais no blog Viajoteca.
A Torre dei Lamberti por outro ângulo!
Estátua de Dante (que viveu um tempo na cidade) e a Loggia del Consiglio logo atrás
Tumba dos Scaligeri - Arche Scaligere
São tumbas em frente à igreja Santa Maria Antica, da familia Scaligere, que reinou muito tempo em Verona! É o maior símbolo do estilo gótico da cidade. Ingresso gratuito com o Verona Card (aberto somente no verão), mas dá para ver da rua como nessas fotos abaixo.
Casa do Romeu
Casa Nogarole - acredita-se que pertenceu à família Montague (Montéquio em português), a do Romeu. Um castelo urbano ainda com resquícios da torre no canto/esquina. Propriedade privada, sem visitação!
Teatro do século I, com belas vistas da cidade. A atração está fechada para reforma, mas quando reabrir, dá para visitar com ingresso gratuito com o Verona Card.
Rio Ádige e pontes
Caminhe pela beira do rio para ótimos visuais!
Não entramos na Igreja de Sant´Anastasia porque o tempo estava corrido mesmo! Ingresso - 2,50 euros, grátis com o Verona Card
O complexo inclui além da Catedral de Santa Maria Assunta, a igreja San Giovanni in Fonte, Santa Elena e o claustro Canon. Nós entramos pelos fundos e visitamos primeiro as outras parte e a Catedral mesmo ficou por último. Só fomos ver a fachada na hora que saímos! rs Sua construção foi iniciada em 1139.A pia batismal de mármore foi esculpida em 1200. Observem os 2 mosaicos remanescentes no chão da época paleo cristã (da basílica que existia no local). Ingresso - 2,50 euros, gratuito com o Verona Card.
O portal românico da catedral foi entalhado por Nicolò
Depois de visitar tudo isso, voltamos para Piazza Brà para pegar ônibus para a estação de trem porque o caminho não é tão curto e estava ameaçando cair outra chuva! A suposta tumba da Julieta teve que ficar para outra oportunidade! Leia sobre ela no blog Vontade de Viajar.
Nas duas últimas fotos: painel no ponto de ônibus indicando linhas e horários e a estação de trens de Verona
No fim das contas, achei pouco tempo para a cidade e definitivamente recomendo mais tempo! Fazer bate-volta de Milão (1h30 horas de trem mais caro ou 2h no trem mais barato) é muito comum para turistas na Itália, mas não recomendo! Se tivesse 2 dias disponíveis em Verona, além de tudo que fiz acima, entraria em algumas igrejas a mais, subiria na Torre dei Lamberti e visitaria a Tumba da Julieta, além de claro, fazer tudo com mais calma!
Alguém já esteve em Verona por aí? Tem mais dicas sobre essa cidade linda? Deixe nos comentários!
Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.
Você conseguiu fazer isso tudo em dois dias? Só a casa de Julieta eu perderia um tempão eu acho rs
ResponderExcluirEu fiz em 1! rs Mas não entrei em tudo como expliquei no post. Pra entrar em tudo, recomendo 2 dias...
ExcluirLouca para conhecer essa região da Itália!!
ResponderExcluirDeve ser incrível!
beijos
Sim, tem taaaanta coisa interessante que 23 dias só no norte foram poucos dias!
ExcluirJura que dá para conhecer tanta coisa assim? Menina, você é tipo ninja dos roteiros de viagem. #ADORO
ResponderExcluirhahaha chegando cedo né? E batendo muuuita perna rs.
ExcluirSeus posts com roteiros são sempre muito completinhos, adoro. Beijo
ResponderExcluirObrigada pelo elogio! bjs!
ExcluirFer, ameiiii o roteiro!! Verona está na minha lista, quero muito!
ResponderExcluirSuper vou usar quando for à Verona.
Eba! Bom saber! Tem que incluir Verona no roteiro mesmo!
ExcluirEu também fiz um esquema corridão assim em Verona, mas achei que valeu a pena. A cidade é muito linda. Essa sugestão de roteiro está ótima.
ResponderExcluirTb achei que ficou bem boa para o basicão, mas acho que seria ainda melhor com menos correria fazer em 2 dias!
Excluir