terça-feira, 9 de junho de 2020

Berlim nos livros - Dicas de leitura sobre a capital alemã

Percebi que andei lendo muitos livros sobre Berlim na quarentena (e alguns meses antes), tanto histórias reais como fictícias e dou todas as dicas no post de hoje para você se teletransportar para a capital alemã e também aprender mais sobre Berlim e entender mais da cidade na sua viagem!


Dicas de leitura sobre Berlim
Um dos passeios mais populares em Berlim é subir até a cúpula moderna do Reichtag!

Berlim, agora


Berlim, agora conta sobre diversos aspectos de Berlim nos tempos atuais, desde as marcas históricas de outros séculos à cena noturna agita, dos bairros de imigrantes aos bairros gentrificados, que aceleram as mudanças por todos os lados da metrópole ainda em construção. O autor tentou responder à pergunta: Se Berlim não é propriamente bonita, por que é tão amada?






Walking in Berlin


Estou lendo "Walking in Berlim" agora mesmo! Não achei versão em português para vender - comprei na melhor livraria do mundo, que fica em Berlim! O escritor dá um passeio pela Berlim dos anos 20, período de intenso movimento cultural entre guerras na cidade e conhecemos diversos personagens e lugares que não existem mais.





Dicas de leitura sobre Berlim
Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche antes de ser destruída pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial


Dicas sobre o que e onde comer em Berlim: Dicas gerais de restaurantesOnde comer por menos de 10 euros e dicas de comida de ruaO que é currywust, receita, onde comer e museu do CurrywurstOnde comer o melhor currywurst em Berlim2 chocolaterias e cafeterias imperdíveisMais de 30 dicas de onde comer e se divertir - 2019Comendo no restaurante mais antigo de Berlim (do século XVII!) e tudo sobre os mercados de Natal em Berlim (e comidinhas típicas)!



Berlin: Imagine a city


"Berlin" é mais um livro que não achei a versão em português e comprei lá em Berlim, na Dussman. O livro vai acompanhando a História da capital alemão desde o século XIII até os dias atuais, a cada capítulo focando em uma região diferente da cidade e também em personagens diferentes - alguns reais e alguns fictícios, mas que retratam algum tipo de "personagem" berlinense. Temos capítulos de Marlene Dietrich a Albert Speer, o arquiteto de Hitler.




Dicas de leitura sobre Berlim - livraria Dussman
Alguns dos livros que fiquei com morrendo de vontade de comprar na Dussman!




O que ver e fazer em Berlim: Roteiro de um dia pelas atrações básicasTop 15 atrações/pontos turísticos de Berlimconhecendo Berlim sem gastar (quase) nadaIngresso de atrações e toursBerlin Welcome Card e Museum Pass - passes de desconto em atraçõesmais de 100 atrações e atividades grátis em BerlimTrabi Safari - dirigindo um Trabant por Berlim e Tour de segway.



Trilogia "O Século" - Queda de Gigantes, Inverno do Mundo, Eternidade por um fio


A trilogia de Ken Follett - Queda de GigantesInverno do Mundo e Eternidade por um fio - conta a história de cinco famílias (uma inglesa, uma gaulesa, uma alemã, uma russa e uma norte-americana) ao longo do século XX. Tudo começa nas minas de carvão do País de Gales no início do século e ainda estou na metade do último volume, mas já sei que termina com a queda do Muro de Berlim. No começo são retratados alguns personagens e depois seguimos acompanhando seus descendentes e suas vidas vão se entrelaçando em lugares diferentes do mundo. Tem histórias em Buffalo (EUA), Washington, Havaí, interior do Pais de Gales, Londres, interior da Espanha e da França, Berlim, Moscou, Cuba e outros lugares. Claro que a parte alemã do livro é bem grande e mais especificamente em Berlim - principalmente no 2o livro, que trata basicamente do período da Segunda Guerra. A minha personagem preferida da trilogia mora em Berlim justamente nessa época. Prepare-se porque são cerca de mil páginas cada volume, mas vale a pena demais.









Já temos aqui no blog dicas de diversas atrações como Reichtag (Parlamento alemão) e Torre de TVIlha dos MuseusEast Side Gallerycomemoração de 25 anos da queda do muro de Berlim e explicações sobre o muroonde ver o muro de Berlim hojeBerlim e Alemanha socialistas - Museu DDR e Alltag in der DDRMuseu Judaico e Memorial do HolocaustoBerliner Unterwelten: tour sobre os subterrâneos de BerlimCheckpoint Charlie e Mauermuseummuseus sobre a História de BerlimBerliner Dom e outras igrejas e sinagogas em BerlimPalácio CharlottenburgDeutsches Historisches Museus (DHM) - Museu Histórico AlemãoTiergartenTempelhof - o aeroporto desativado que virou parquequatro atrações grátis relacionadas ao muro de BerlimMemorial da Resistência Alemãos outros muros de Berlim e o restaurante mais antigo da cidademuseus e exposições menos conhecidos - Anne Frank Zentrum, Asisi Panorama The Wall, The Wall Museum, Myth of Germania, Deutsches Spionagemuseum, Little Big City Berlin, Torre de Vigia da DDR, Maquetes de Berlim, Black Box Kalter Krieg e Trabi Museumnovidades em 2017: Little Big City, Barberini Museum Potsdam, Stadtbad Oderberger, Urban Nation Street Art Museum. Staatsopernovidades em 2016: The Gate Berlin e Wall Museumpasseio de barco pelo rio Spreeexposição Nineties Berlin e Berlim vista do alto - várias opções para subir.


Berlim 1945 (volume 1 e 2)


Li "Berlim 1945 - volume 1" e "Berlim 1945 - volume 2" durante a quarentena, mas achava que tratava mais da cidade ao final da guerra. Claro que esse aspecto é abordado, mas o primeiro volume inteiro é bem detalhado sobre o desdobrar das batalhas e regimentos militares pela Europa antes de chegar na Batalha de Berlim. É para quem gosta de ler sobre guerras, estratégias militares e afins, mais do que sobre a cidade em si.






Berlim nos livros - Dicas de leitura sobre a capital alemã


A partir de agora, a lista continua com livros muito recomendados sobre Berlim e que estão na minha wishlist - ainda não li, mas lerei assim que comprar, ganhar ou emprestar o livro!

Um brasileiro em Berlim


Meus professores costumavam falar muito bem deste livro "Um brasileiro em Berlim", mas acabei não lendo ainda! João Ubaldo Ribeiro foi convidado a fazer um roteiro literário no país de Goethe nos anos 90 e publicou crônicas em jornais, que estão reunidas neste livro sucesso editorial na Alemanha.







Berlim Alexanderplatz


Ficção sobre um ex-carcerário que está de volta a Berlim nos anos 1920. "Berlin Alexanderplatz" é um marco na literatura expressionista alemã, que valorizava o sentimento mais do que a razão. O nome do livro é o nome de uma praça movimentada, mas que eu acho overrated e sem graça.




Dicas de leitura sobre Berlim
Torre de TV e a estação Alexanderplatz

Dicas de leitura sobre Berlim
Weltzeituhr na Alexanderplatz


Dicas variadas sobre Berlim: Berlin Hauptbahnhof - a principal estação de trens em Berlimchip de internet comprado na Alemanhachip de internet que recebi em casa e usei por um mês na Alemanhadicas de Berlim no Instagram, Facebook e Youtubemistérios e curiosidades de Berlimonde comprar lembrancinhas de viagem em Berlim (e o que comprar)tudo sobre o Ampelmann, o homenzinho do sinalBuddy Bears, esculturas de urso espalhadas por Berlima antiga Berlim em fotosarte de rua e grafitti em BerlimKäthe Wolhfarht, a loja onde é sempre Natal na Alemanhaconsciência histórica alemã - a relação com o turismo na Alemanha e o Brasil nos dias de hoje o muro caiu, mas a cidade continua dividida30 anos da queda do muro de Berlim e eu estou apaixonada... por Berlim!


Morrer sozinho em Berlim


Depois do filho morrer à toa na guerra, um casal começa a fazer oposição a Hitler nos anos 1940. Esta é a história do livro "Morrer sozinho em Berlim", que virou filme não faz muito tempo e fiquei morrendo de vontade de ler e assistir.






Aproveite para conhecer outros destinos pertinho de Berlim:



Berlim: 1961


Em plena Guerra Fria, "Berlim: 1961" conta sobre a tensão entre os americanos e soviéticos que dividiam a cidade na época (também com os franceses e ingleses) e os acontecimentos que levaram à construção do Muro de Berlim.





Dicas de leitura sobre Berlim
trecho do Muro de Berlim - hoje East Side Gallery



Dicas de leitura sobre Berlim
trecho do Muro de Berlim - hoje East Side Gallery


1989: O ano que mudou o mundo


"1989: O ano que mudou o mundo" conta obviamente sobre a queda do Muro de Berlim e o fim do regime socialista da União Soviética no Leste Europeu. Escrito por um jornalista que morava na região e entrevistou personalidades importantes ligadas aos fatos.





Berlim nos livros - Dicas de leitura sobre a capital alemã


Alemanha 1945


Imagino que "Alemanha 1945" deve seguir o esquema dos livros "Berlim 1945", mas não focando em uma região só e mais geral sobre o estado lastimável em que se encontrava o país ao final da guerra, com fome, morte, falta de material para o exército, bombardeios, destruição de cidades inteiras, deslocamentos em massa, colapso econômico, incontáveis mortes e violência sexual e também a ocupação e divisão do território e retomada após o fim da guerra.





A conquista de Berlim


Os soviéticos foram o primeiro exército a chegar a Berlim e um de seus militares conta como derrotou os nazistas em sua própria capital no livro "A Conquista de Berlim".





Aceito os sete últimos livros de presente! rs E aí, gostaram das dicas? Tem mais alguma dica de livro relacionado a Berlim? Se sim, deixe nos comentários! Obrigada!


Berlim nos livros - Dicas de leitura sobre a capital alemã



Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontopesquisar passagens aéreas, comprar chip de internet para usar no exterior, conseguir ingressos para atrações no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.