terça-feira, 4 de julho de 2017

Patrimônio Mundial (ou da Humanidade) pela UNESCO

Depois de postar sobre os patrimônios da UNESCO na Alemanha, resolvi postar mais sobre esse assunto e o post de hoje é uma introdução para quem sempre se confunde (que nem eu) com os termos patrimônio da humanidade, patrimônio imaterial, patrimônio da UNESCO, etc. Afinal, qual é o certo?

A melhor definição que encontrei foi da Revista Galileu: "Um patrimônio da humanidade é um local considerado valioso para todo o mundo, independentemente de onde está localizado. Quem credita o título é a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O patrimônio é classificado em cultural, natural ou misto. O cultural é composto por monumentos e grupos de edifícios ou sítios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Até mesmo músicas podem ser consideradas patrimônio. Natural vale para formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético."





Segundo o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), "os países signatários da Convenção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural devem indicar bens culturais e naturais a serem inscritos na Lista do Patrimônio Mundial. As informações sobre cada candidatura são avaliadas pelos órgãos assessores da Convenção (Icomos e IUCN) e sua aprovação final é feita anualmente pelo Comitê do Patrimônio Mundial, composto por representantes de 21 países. O Brasil ratificou a Convenção em 1978".







Patrimônios da Humanidade pela UNESCO - Alhambra, Granada, Espanha
Nem preciso dizer que a Alhambra foi até um dos motivos que escolhi fazer intercâmbio em Granada ao invés de outras cidades espanholas, né? Leia tudo sobre ela aqui.


Ainda segundo o IPHAN, "o Patrimônio  Imaterial contempla  os saberes, práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.." Aqui tem mais informações sobre os patrimônios imateriais. Aqui está a lista desse tipo de patrimônio no Brasil.


Patrimônios da Humanidade pela UNESCO - Cidade de Luxemburgo
Voltei encantada por Luxemburgo! Leiam sobre o fim de semana que passei por lá nestes posts!


Patrimônios da Humanidade pela UNESCO - Cidade de Luxemburgo
Tem vários posts no blog sobre Luxemburgo!


Para conferir a lista mundial em português, consulte a wikipedia ou veja a lista oficial da UNESCO (em inglês). É possível fazer pesquisas, por exemplo, pelo ano que o sítio foi declarado patrimônio. Fiquei morrendo de dó de ver a lista de 55 lugares considerados "em perigo" hoje, a maioria em países subdesenvolvidos.


Patrimônios da Humanidade pela UNESCO - conjunto de resquícios romanos em Trier, a cidade mais antiga da Alemanha
A cidade mais antiga da Alemanha (Trier) é cheia de ruínas romanas e o conjunto é patrimônio da UNESCO! Leia mais sobre o meu fim de semana na cidade fofíssima aqui!


Patrimônios da Humanidade pela UNESCO - conjunto de resquícios romanos em Trier, a cidade mais antiga da Alemanha
Todos os posts sobre Trier


Patrimônios da Humanidade pela UNESCO - Cusco, Peru
Plaza de Armas, Cusco, Peru


A lista completa de patrimônios mundiais no Brasil (tanto cultural como natural) pode ser consultada neste site.

Patrimônios da Humanidade que eu já visitei


Dos mais de 800 locais, já conheci 102 deles. Fazendo a lista, vi que já foi bastante coisa, mas ao mesmo tempo, não foi nada! Para ler o que já publiquei de cada lugar, é só clicar em cima do link no nome do patrimônio. Se estiver sem link é porque ainda não tem post aqui no blog, mas de tempos em tempos vou atualizar essa lista. Está por ordem alfabética de país e se vocês forem para a direita na planilha, tem o ano que visitei também.





Patrimônios da Humanidade pela UNESCO - Stonehenge, Inglaterra
Leia aqui sobre o meu passeio de um dia saindo de Londres para visitar Bath e Stonehenge!


Alguém mais por aí que curte História e ama visitar patrimônios pelo mundo como eu? Qual foi seu preferido até hoje? Participe nos comentários!





Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.