terça-feira, 22 de outubro de 2019

Onde ficar em Stuttgart - 3 opções econômicas testadas

Stuttgart é conhecida pela indústria automobilística e é uma grande cidade de negócios na Alemanha, então a maior parte dos hotéis na cidade são hotel de negócios (e caros!). Quando decidi incluir a cidade na minha última viagem pela Alemanha, tive dificuldade para encontrar hospedagem que não custasse um rim e que fosse bem localizada. Aparentemente a maior parte do pessoal que viaja por ali está com carro alugado então várias opções são afastadas do centro da cidade e não tão práticas para quem vai somente a turismo e não quer alugar um carro (meu caso).


Onde ficar em Stuttgart - 3 opções econômicas testadas
Schlossplatz  (praça do castelo) - local onde tudo acontece em Stuttgart


Aproveitei que Stuttgart fica muito bem localizada no estado de Baden-Württemberg e planejei ficar 8 noites para conhecer diversas cidades e castelos da região. Para resolver o problema da hospedagem, testei 3 locais diferentes e conto neste post sobre a pousada e os dois hostels onde me hospedei (um deles em quarto privativo e outro em quarto coletivo). Eles estão em ordem do que mais gostei para o que menos gostei.




Qual a melhor região para se hospedar em Stuttgart?


Essa é uma pergunta difícil de ser respondida porque não necessariamente existe uma resposta única e fácil. Se você estiver ou não de carro já faz uma baita diferença na resposta. Mas em geral como em qualquer cidade da Europa, a melhor hospedagem sempre estará perto de algum ponto de transporte público. Além disso, é essencial estar em uma localização segura. Ser um local seguro é bem fácil na Alemanha, mas ainda mais para mulher viajando sozinha, não tem só que ser seguro - tem que parecer seguro também! Por isso faço questão de procurar regiões movimentadas sempre para não me sentir insegura voltando caminhando para o hotel mesmo tarde da noite. O ideal também é sempre ter opções de restaurantes e conveniências nas proximidades.

Abaixo vou falar dos 3 lugares onde me hospedei sozinha em junho/2019, mas se estivesse de carro, as escolhas teriam sido outras. Ah, o centro da cidade está localizado em um vale comprido e estreito, então você não precisa nem se distanciar muito dele para encontrar muitas ladeiras. Esse foi um probleminha menor que tive em algumas das acomodações e que você deve prestar atenção quando for reservar a sua hospedagem em Stuttgart!









Onde ficar em Stuttgart - Pension am Heusteig


Fiquei minhas 3 primeiras noites em Stuttgart nesta pousada que tem como ponto fortíssimo o café da manhã das fotos abaixo incluído na diária! Era o único local com preço pagável para quarto individual durante a semana. O chuveiro era bom, mas a cama poderia ser uma pouco mais firme. A região é segura e bem conectada com transporte público, mas calma até demais. Tem um supermercado, uma lavanderia e uma padaria perto, mas nada de restaurantes. Com nota 8,5 no Booking, o único problema seria a ladeira que tem que subir da estação mais perto até a pousada e a falta de elevador - eu só subi um andar, mas tem outros 2 andares acima.  


Onde ficar em Stuttgart - Pension am Heusteig
Comi muito em todos os cafés rs Vários tipos de pão, geleia, manteiga, cream cheese, nutella, frios, iogurtes, sucos, sucrilhos com leite, café, cappuccino, chocolate quente e algumas poucas frutas.


No café da manhã cruzei com alguns hóspedes - uma família com filhos já adultos, alguns casais e vários colegas de trabalho.


Onde ficar em Stuttgart - Pension am Heusteig
Quarto com espelho grande, TV, escrivaninha, secador de cabelo e banheiro só para mim! Em uma das noites, comprei uma salada no supermercado e comi no quarto mesmo. Dava para deixar uma fresta da janela aberta para um beco lateral e a rua da frente era silenciosa.



Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


Várias dicas do que e onde comer em Stuttgart! O mercado da cidade entrou numa listinha que fiz de mercados incríveis pelo mundo!


Onde ficar em Stuttgart - Hostel Alex 30


Muito perto de uma estação de metrô, com uma leve inclinação na rua até o hostel. Poderia ter ficado em quarto coletivo, mas fiquei em um individual nas minhas 2 últimas noites em Stuttgart. O quarto era grande e tinha até TV e frigobar, coisa que não esperamos em um hostel. Ventilador e toalhas podem ser emprestados com um depósito de 5 euros cada que são devolvidos quando você devolve o item. Chuveiro e privada separados então facilita para dividir o banheiro com outras pessoas. A luz do quarto deveria ser mais clara (e o lustre mais alto porque até eu que sou baixinha cheguei a bater a cabeça nele!) e são muitas escadas para subir.



Onde ficar em Stuttgart - Hostel Alex 30
Bar do hostel que acabei não aproveitando. Esqueci de tirar foto da cozinha grande e equipada. Eles servem café da manhã cobrando barato e valeria a pena, mas eu não como nada de manhã geralmente e não quis.


Onde ficar em Stuttgart - Hostel Alex 30
Recepção, lockers no subsolo - gratuitos, mas o difícil foi descer e subir aquelas escadas - e terraço no primeiro andar.


Onde ficar em Stuttgart - Hostel Alex 30
Meu quarto maior do que  o esperado, mas com esse lustre inconveniente no meio! A janela dava bem para o terraço acima e fiquei com medo do barulho de outros hóspedes, mas ele era fechado todas as noites e não tive problema com isso.


Onde ficar em Stuttgart - Hostel Alex 30
No meu andar eram pelo menos 2 cubículos para chuveiros e 2 para a privada no corredor e não teve fila em nenhum hora (para uns 6 quartos individuais ou duplos). Os outros quartos do meu andar estavam ocupados com casais jovens ou pai e filho viajando juntos.


Achei a região bem calma, mas quando fui a pé para o supermercado Lidl, andei por uma rua bem suja e sem cara de Europa.






Onde ficar em Stuttgart - A&O Stuttgart


Já tinha ficado em um hostel da rede A&O em Frankfurt por quase um mês então estava tranquila, porque sabia que não tinha frescuras, mas era bom, mas tive um problemão neste hostel de Stuttgart! Acabei não tirando fotos e todas as fotos abaixo são de divulgação aparentemente após a reforma.

Onde ficar em Stuttgart - A&O Stuttgart
Visto por fora e a área do café da manhã, que não estava incluído e não quis pagar porque achei caro. Era básico, mas não ruim.


Existem máquinas para vender de tudo na recepção, até desodorante e gilette rs. Paga-se separado pelo lençol, mas já sabia desde que reservei e levei minha própria toalha. Mas o grande problema deste hostel é que é extremamente quente e impossível de dormir no verão. O quarto é espaçoso e o colchão confortável. O banheiro fica dentro do quarto compartilhado e são cabines separadas para chuveiro e para privada, o que facilita na hora de dividir com desconhecidos, mas o calor dentro do prédio é ABSURDO. Eu acordava pingando de suor todos os dias horas antes do horário que precisava acordar e ia dar uma volta na rua para refrescar e conseguir voltar a dormir. A janela tinha que ficar aberta a noite inteira para a gente não morrer sufocado então era muito barulho de trem - os trilhos passam logo ali atrás do hostel e toda hora tinha trem indo ou saindo da estação principal de Stuttgart (a janela fechada tinha isolamento). O calor extremo foi o início de uma sequência de mini perrengues que tive assim que saí de Stuttgart!



Onde ficar em Stuttgart - A&O Stuttgart
O quarto que eu fiquei seria mais ou menos parecido com a primeira foto, mas os móveis não correspondem com a realidade! Em junho/2019 estava tudo completamente diferente destas fotos e beeem mais simples. O hostel estava passando por uma reforma no lobby, mas o barulho não incomodou apesar do meu quarto ser no andar térreo e bem perto da recepção.


Cheguei para check-in super cedo e deixei minha mala em um quarto ao lado da recepção. As pessoas não tinham acesso porque ficava trancado o tempo todo, mas qualquer um que deixasse sua mala lá poderia sair com duas depois e não achei tão legal. Dividi o quarto com turistas asiáticos  quietos e com alemães e europeus do leste mais velhos que moram na cidade e trabalham na área de construção então aquele clima de hostel legal, ficou totalmente prejudicado. Alguns bairros novos estão sendo construídos na cidade como a própria região do hostel e da estação central, então são muitos trabalhadores de fora que ficam hospedados ali. Não me senti insegura viajando sozinha, mas também não foi divertido. Um dos atendentes da recepção não soube me dizer onde ficava o supermercado mais próximo. Achei no google, mas se dependesse dele, teria que ir de metrô até a região da estação central para comprar qualquer coisa...
A região é bastante movimentada e a uma estação do Shopping Milaneo, novo e sensação na cidade - até comi ali em uma das noites e a famosa biblioteca de Stuttgart fica bem em frente ao shopping.


 
Onde ficar em Stuttgart - 3 opções econômicas testadas

Fiz vários passeios de meio ou de um dia saindo de Stuttgart:

Onde ficar em Stuttgart - 3 opções baratas no mapa


Marquei no mapa abaixo o aeroporto, estação principal de trens (por onde cheguei) e estações de metrô perto das hospedagens citadas em preto. As hospedagens estão em roxo e em laranja, os supermercados, lavanderias, shopping, restaurantes e cafés nas proximidades das 3. Em azul, algumas das atrações principais de Stuttgart.







Booking.com





Veja aqui todas as opções de hospedagem em Stuttgart!


Onde ficar em Stuttgart - 3 opções econômicas testadas




Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Esse tipo de post é de extrema utilidade, porque a primeira coisa que pesquiso na hora de escolher onde ficar é a localização. Ficar longe dos pontos turísticos ou em uma área perigosa quebra o clima da viagem.

    Obrigada por compartilhar as suas experiências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu pesquiso muito sobre isso antes de fechar a acomodação mesmo.

      Excluir
  2. Olá,

    Desconhecia o fato da hospedagem em Stuttgart ser cara, ponto de atenção quando for montar um roteiro pela Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, é uma cidade principalmente de negócios. A grande maioria dos hotéis são voltados para esse público e aí complica a nossa vida né? rs

      Excluir
  3. Hotel barato e bom é um achado, né? Em Stuttgart, a primeira opção me pareceu a melhor. O café da manhã pareceu bem satisfatório. Sobre a última, que loucura esse calor no prédio, hein? Ponto negativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o calor foi ruim DEMAIS. Acho que foi a semana recorde de calor na Alemanha e eu estava no hostel mais quente do universo rs. Mas a pensão dos primeiros dias é bem boa sim.

      Excluir
  4. Calor + barulho de trem... Eu acordaria todas as manhãs com olheiras! Realmente esse hotel foi pensado para o clima do resto do ano

    ResponderExcluir
  5. que legal, fiquei em Stuttgart na minha primeira viagem a Europa, foi muito legal! acho que foi numa rede da HI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tem mesmo esse hostel lá, mas achei que a subida pra chegar até ele era íngrime demais rs

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.