Até começar efetivamente a planejar uma viagem para Stuttgart, eu não fazia ideia da geografia particular na cidade alemã conhecida por ser berço dos automóveis. Descobri que a cidade se espalha em um vale entre algumas colinas (muitas delas ocupadas por vinhedos) - Bernhartshöhe, Birkenkopf (ponto mais alto da cidade com 511m) e Württemberg entre outras, criando assim sem querer muitos lugares com vistas panorâmicas incríveis! Se você sair um pouquinho só centro da cidade, você já estará subindo alguma ladeira, fator importante para considerar na hora de chegar e sair do hotel onde for se hospedar. Foram tantas vistas bonitas que vi nos dias que passei em Stuttgart, que resolvi fazer um post específico para elas, já que praticamente não achei informação na internet sobre isso antes de ir (em português mais difícil ainda). Tem dica de praças com vistas bonitas ou construções. Alguns lugares tem que pagar para visitar e outros são grátis. Claro que essa não é uma lista de absolutamente todos os mirantes de Stuttgart - se tiver mais alguma dica, deixe nos comentários!
Stuttgart e região vistas da Torre de TV |
Para vocês verem como a cidade tem muitos morros por todo lado, essas escadas (Stäffele no plural, Staffel no singular) das fotos abaixo são super comuns pelas ruas! Ninguém sabe o número exato, mas estima-se que existam entre 400 e 600 escadarias do tipo.
Além dos lugares marcados neste mapa, achei uma lista com outros lugares para ver Stuttgart do alto neste site em alemão - a maioria deles também está marcado no mapa no final do post!
Leia aqui todos os posts sobre Stuttgart no blog!
Para acessar o site da atração e conferir preços, horários de funcionamento atualizados, etc, clique no nome do local!
Torre de TV - Fernsehturm Stuttgart
A Torre de TV de Berlim é a mais famosa torre do tipo na Alemanha, mas a Torre de TV (Fernsehturm) de Stuttgart se orgulha de ser a mais antiga (e de onde Berlim teria se inspirado). Tem um restaurante no alto da torre, mas você pode simplesmente subir pela vista. Entrada incluída no StuttCard.
Depois de uma construção que durou 20 meses, a torre de TV de Stuttgart abriu em 5/fevereiro/1956, como a primeira torre de TV do mundo! Possui 217m de altura. Custou 4,2 milhões de marcos para construir e o custo foi pago em 5 anos de funcionamento. É um marco da cidade de Stuttgart e você pode enxergá-la de diversos pontos. Dá para ir de metrô até a estação Ruhbank (Fernsehturm) e depois fazer um pequeno trajeto por uma mata super segura e movimentada.
Eiskaffee de 5 euros aos pés da torre de TV |
Killesbergturm
A torre de 42m de Killesberg inaugurada em 2001 fica dentro de um parque, que estava bem cheio de famílias com crianças em um final de semana de verão. Ela balança bastante e é toda diferentona! Eles pedem uma doação, mas muita gente sobe sem pagar nada. Tem um sentido certo para subir e outro para descer, mas algumas crianças fazem ao contrário. São 4 plataformas de observação e no verão em feriados e finais de semana é comum ter até um "engarrafamento" nas escadas.
Construída por Jörg Schlaich, com sistema de cabos igual a uma ponte estaiada. Foto da esquerda - Pixabay e da direita, pjt56 - CC BY 3.0 |
Um pouco do parque e a torre estilosa |
Na foto de baixo à esquerda, a Torre de TV |
Viajar de trem na Alemanha encareceu muito nos últimos anos, então na minha viagem de 2019 testei o trem low cost da Flixtrain e contei tudo neste post - inclusive minha ida de Berlim para Stuttgart!
Torre da Hauptbahnhof
Na principal estação de trens de Stuttgart tem uma torre e no 9o andar da torre, uma plataforma de observação. Em junho/2019, era possível subir de graça (de escada ou elevador + 2 andares de escada). Demorou uns 15 minutos para conseguir subir, mesmo sem filas. Existiu uma exposição ali sobre a polêmica reforma da estação (Projeto Stuttgart21), que já tinha acabado quanto eu fui. Uma outra exposição do tipo estava para abrir em um prédio ao lado, mas devido à pandemia, não sei como está (clique no link anterior que tem um videozinho) - e não sei se essa torre será fechada definitivamente ou temporariamente por conta da reforma da estação.
Foto: Felix König - CC BY 3.0 |
Eugensplatz
É uma praça pequena, espremida entre casas, a rua e o vale, mas a fonte é bonita. A vizinhança toda é bem charmosa e quando eu fui, estava cheia de gente tomando sorvete - casais jovens e famílias com crianças.
Veja aqui dicas do que e onde comer em Stuttgart! O mercado da cidade entrou numa listinha que fiz de mercados incríveis pelo mundo!
Karlshöhe
Um dos mirantes mais famosos de Stuttgart, aberto e grátis. Acabei não tendo tempo para conhecer. Dá para chegar de metrô pela estação Marienplatz (e depois subir a ladeira), mas o ponto de ônibus Mörikestraße é um pouco mais perto. A montanha era chamada de Reinsburghügel, mas em 1889, mudaram o nome para Karlshöhe. Nos séculos XIII e XIV existia uma pedreira no local. O parque foi criado em 1864. Dizem que os nazistas queriam construir um prédio parecido com a Acrópoles em Atenas para servir como estação de rádio nesse local. É bastante popular hoje, também por conta do Biergarten que tem ali. Ali perto fica um lapidário.
Sky Beach Stuttgart
É o bar rooftop da loja de departamento Galeria Kaufhof, que só funciona no verão. Servia poucas opções de bebida e uns 2 tipos de flammkuchen, que foi o meu jantar. Ficava aberto até mais tarde do que a maioria dos restaurantes de Stuttgart. Tem cadeiras com pé na areia mesmo e também mesinhas. Estava cheio de grupos de amigos entre 20 e 40 anos fazendo Happy Hour. Como está no centro da cidade, as construções ficam mais perto do que nos outros mirantes deste post, mas não é muito alto. Achei a entrada esquisita - na verdade entrei pela loja mesmo e perguntei para os funcionários como chegar lá, mas a loja já estava fechando (e os funcionários lavando o chão!), então deve ter uma outra entrada específica, que não achei.
Aí no meio, a torre da Hauptbahnhof |
Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!
Bismarckturm Stuttgart
A 409m de altura no ponto mais alta da região norte de Stuttgart, está uma torre em homenagem a Otto von Bismark. Foram projetadas 410 torres do tipo pelo país, mas somente 238 foram construídas. Construída entre 1902 e 1904, passou por reformas extensas em 2004. Tem 20m de altura.
São diversas opções de passeios de um dia (ou meio dia) saindo de Stuttgart:
Schloss Solitude e Residenzschloss Ludwigsburg
Tübingen, cidade universitária liiiinda
Ulm, terra natal de Einstein e da igreja mais alta da Europa
Lago Blautopf e Biblioteca da Abadia de Wiblingen
Mosteiro de Maulbronn
Ulm, terra natal de Einstein e da igreja mais alta da Europa
Lago Blautopf e Biblioteca da Abadia de Wiblingen
Mosteiro de Maulbronn
Santiago-de-Chile-Platz
Ao final dos anos 80, foi instalado um consulado chileno em Stuttgart e em homenagem, construíram essa praça no bairro de Haigst. Descobri sem querer no trenzinho para Degerloch (abaixo) e aí parei ali na descida. Tem uma estátua de moai da Ilha de Páscoa (foi feita por um escultor rapanui, mas recentemente e é bem menor do que os moais originais) e uma escultura da chilena ganhadora do Nobel de Literatura Gabriela Mistral, além de uma pedra do Vale do Maipo (região vinícola chilena). Em troca, também existe uma "Plaza Stuttgart" em Santiago. É um local bem desconhecido entre os turistas e só recentemente que tornaram o local acessível e parece que abriu um café ali perto (quando eu fui em junho/2019, não vi nada do tipo nas proximidades - o bairro é bem residencial).
Zacke (Zahnradbahn)
A Zahnradbahn, apelidada de Zacke, é a única cremalheira urbana na Alemanha, funcionando desde 1884. Não é qualquer tipo de trem que consegue subir algumas das colinas mais íngremes da cidade! Começa na Marienplatz (onde tem uma estação de metrô - praça movimentada com hotéis e restaurantes) e vai até a estação Degerloch (200m acima), com diversas paradas no caminho, como por exemplo onde fica a praça acima. As bicicletas tem um carrinho específico e como fui em um final de semana, estava cheio - muita gente faz trilhas e passeios de bike pela região.
Você só precisa ter o ticket de transporte da cidade (para 2 zonas) ou o StuttCard PLUS e ir admirando as vistas pelo caminho. Chegando em Degerloch não tem muito o que fazer (a região é bem residencial), então o que vale é o passeio de trem. Dá um pouco de aflição porque a cremalheira disputa espaços apertados com os carros morro acima e faz curvas fechadas, mas tudo dá certo e é um passeio curioso. Em diversos trechos, vemos a cidade lá embaixo, mas não dá nem tempo de tirar foto. Vejam como é nos vídeos abaixo:
Visitei alguns museus em Stuttgart e escrevi também sobre alguns outros dos museus mais interessantes em Stuttgart, inclusive o Mercedes-Benz Museum!
Grabkapelle auf dem Württemberg
É a capela onde está enterrada alguns membros da família Württemberg, que governou a região por bastante tempo, governou a Prússia e a Alemanha e deu nome ao estado (Baden-Württemberg). A capela está no local onde já existiu um castelo. O castelo de Württemberg foi registrado pela primeira vez em 1083 e destruído em 1311. Ele foi reconstruído, mas a corte se mudou para outro castelo em Stuttgart. Foi alvo de saques, ataques, incêndios e diversas reconstruções. Em 1797, acrescentou-se o Great Hall, mas o restante do castelo já estava em ruínas. Em 1819, o rei Wilhelm realizou o desejo da rainha Katharina de ser enterrada no local, construiu a capela e já demoliu o restante do castelo. Acabei não visitando porque os horários de funcionamento não batiam com minha programação e ficava longe do centro, mas além da capela, o local tem vistas lindas de Stuttgart e do vale! Veja aqui como chegar de transporte público.
Chinesischer Garten (Jardim Chinês)
Acho que não deve ser muito famoso porque só descobri fazendo este post. É um jardim de inspiração chinesa e devido ao local onde está instalado, tem vistas legais da cidade. São vários pavilhões e tem até uma queda d´água. Para chegar lá, pegue o ônibus 44 saindo da Hauptbahnhof até o ponto Im Kaisemer. Confiram o horário no link acima em alemão, mas a informação que consta em setembro/2020 é abertura das 7h até anoitecer, com limite de 20h.
Kunstmuseum Stuttgart
Do moderno museu de arte no centro de Stuttgart, temos uma vista incrível da Schlossplatz, através do prédio todo envidraçado!
Lugares para ver Stuttgart do alto no mapa
Marquei no mapa abaixo a estação principal de trens em preto e todos os pontos citados acima - em roxo os que eu fui e em rosa, os que não conheci. Alguns dos pontos rosas são mirantes famosos, outros são simplesmente uma rua com vista bonita. Além destes pontos, você consegue ver Stuttgart do alto de vários outros lugares, mas em geral são propriedade privada ou com vegetação escondendo a vista, etc. As estrelas são os pontos principais. Também em preto estão as estações para o passeio de Zacke.
Eu estava com um cartão Stuttcart Card cortesia do escritório de turismo da cidade com direito a entrada em algumas das atrações citadas no post, mas as opiniões apresentadas aqui são independentes.
Você sabia que pode reservar hotel, alugar carro, garantir seguro viagem com desconto, conseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!
Quantas opções legais de mirantes para ver Stuttgart do alto! Adorei todas, muito estilosa a torre de tv!
ResponderExcluirÉ muita vista bonita, não?
ExcluirCaramba, eu teria que ficar pelo menos dois dias inteiro apenas visitando os mirantes em Stuttgart pois sou apaixonado por tirar fotos de vistas panorâmicas! Nunca consigo escolher apenas alguns e quero incluir todos no roteiro! hahaha
ResponderExcluirAdorei o cenário do Karlshöhe!
Ótimas dicas!
Eu fiquei 2 dias em Stuttgart, mas visitei vários museus e tb peguei tempo fechado em um dos dias... Queria ter lido este post antes da minha viagem pq até então, não fazia ideia de metade desses lugares!
ExcluirDemais! Quantos lugares incríveis! Adorei estes mirantes com vistas panorâmicas! Achei super interessante esse Killesbergturm, subir estas escadas por si já deve ser uma aventura, ainda mais que belança hehe.
ResponderExcluirhahaha sim, bateu um medinho uma hora lá, mas aí vc vê um monte de criança nem aí e desencana tb rs
ExcluirAdoro esses mirantes de vistas panorâmicas. Quando for e Stuttgart já sei onde gastar umas horinhas de passeio. Adorei as dica,s obrigada
ResponderExcluirDe nada!
ExcluirNo começo das minhas viagens não curtia muito mirantes e vistas panorâmicas. Aos poucos fui incluindo esses programas em meus roteiros e hoje adoro ter essa vista de cima das cidades que visito. Então, esse post ajudou bastante para quando for a Stuttgart.
ResponderExcluirComo assim não curtia?? Eu AMO - seja uma vista com mta natureza ou com uma "selva de pedra" q nem São Paulo rs
Excluir