quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Alemanha: as pontes mais fantásticas!

Recentemente vi uma reportagem sobre as 10 mais belas pontes da Alemanha e vi que faltavam algumas que eu considero as mais bonitas! Então resolvi fazer a minha própria lista, mas nesse caso um pouquinho maior - no fim das contas, o post ficou com 14 pontes. Tem pontes históricas, modernas, maravilhas da engenharia, pontes que dividiram cidades/países, pontes milenares e recém-inaugurada, ponte para carros, trens, pedestres e até para barcos! Ponte que parece saída de contos de fadas, pontes no meio de cidades e no meio da natureza, ou seja, todo o tipo de ponte, uma mais linda do que a outra! Elas estão listadas aqui simplesmente na ordem que eu fui lembrando.

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Heidelberg
A ponte de Heidelberg (Alte Brücke) e um pedaço da cidade vistos do castelo

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Heidelberg
Do lado oposto: centro antigo e castelo de Heidelberg vistos do outro lado do rio e claro, a ponte novamente!


Leiam aqui todos os mais de 100 posts sobre a Alemanha no blog!





01) Ponte Romana, Trier


Construída entre 144 e 157 dC, ainda conta com 5 pilares do século I. Desde antes de Cristo já existia uma ponte de madeira no local. Durante algumas guerras, foi o único ponto atravessável do rio Mosel (Mosela), por exemplo em 1945.


Alemanha: as pontes mais fantásticas! Ponte Romana em Trier


Claro que as construções romanas de Trier (são várias) se tornaram Patrimônio da Humanidade pela UNESCO - são mais de 40 no país!


02) Hohenzollernbrücke, Colônia


Já falei aqui no blog que Coônia não foi dos meus lugares preferidos na Alemanha, ao contrário da maioria das pessoas que conhecem a cidade. Mas a ponte Hohenzollern não poderia ficar de fora da lista! Ela é conhecida pelos cadeados que (infelizmente) inventaram de colocar ali e fica bem pertinho da famosa catedral. Ela foi a única ponte da cidade que sobreviveu às bombas na Segunda Guerra, mas com as 2 toneladas de cadeados, não duvido que sofra algum problema em breve.

Leia aqui todos os posts sobre Colônia no blog e um roteiro de um dia na cidade.

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Hohenzollernbrücke, Colônia

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Hohenzollernbrücke, Colônia



03) Wasserstraßenkreuz ou Kanalbrücke, Magdeburg


A ponte mais diferentona desse post é uma ponte para navios perto de Magdeburg, que já mostrei em um post exclusivo aqui no blog! Uma verdadeira maravilha da engenharia! A ponte foi construída no século XX para ligar 2 canais e facilitar o transporte de bens pela Alemanha. É o maior aqueduto navegável do mundo!



Alemanha: as pontes mais fantásticas! Wasserstraßenkreuz ou Kanalbrücke, Magdeburg
Fotos de um livrinho que eu comprei lá


Alemanha: as pontes mais fantásticas! Wasserstraßenkreuz, Magdeburg
Em navegando em um outro rio e passando por cima do rio Elba ao mesmo tempo!



04) Oberbaumbrücke, Berlim


Claro que minha querida Berlim ia ter uma exemplar aqui nessa lista! A Oberbaumbrücke no rio Spree é bem diferentona com essas 2 torres e serviu  para separar a Berlim oriental da Berlim ocidental na época do Muro de Berlim. 


Alemanha: as pontes mais fantásticas! Oberbaumbrücke, Berlim

Ali pertinho da ponte fica o maior trecho ainda de pé do Muro de Berlim - a East Side Gallery! Outro jeito diferente de ver a ponte é fazendo um passeio de barco pelo rio Spree!


05) Alte Brücke, Heidelberg


Uma das minhas cidades preferidas da Alemanha! Fiquei encantada com todo o centro histórico de Heidelberg, incluindo aí a Alte Brücke, que apareceu nas primeiras fotos desse post. A ponte sobre o rio Neckar com 9 arcos foi erguida entre 1786 e 1788 e destruída na Segunda Guerra Mundial. Antes da ponte de pedra, havia ali uma ponte de madeira. O portão (maravilhoso) em uma das extremidades fazia parte das antigas muralhas da cidade.


Alemanha: as pontes mais fantásticas! Alte Brücke, Heidelberg


Alemanha: as pontes mais fantásticas! Alte Brücke, Heidelberg



Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






06) Eisener Steg, Frankfurt


A principal ponte de Frankfurt foi construída em ferro no final do século XIX e os passeios de barco na cidade saem perto dali. Liga o centro histórico de um lado do rio até a Museumsufer (ou "Margem dos Museus"), uma região cheinha de museus do lado oposto.



Alemanha: as pontes mais fantásticas! Eisener Steg, Frankfurt


07) Alte MainbrückeWürzburg

12 estátuas e figuras santas adornam a ponte mais antiga de Würzburg, que leva o nome da fortaleza ali perto. Veja as dicas para conhecer Würzburg no blog Trilhas e Cantos.

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Alte Mainbrücke, Würzburg
Foto: Christian Horvat - domínio público


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!


* indicates required











08) Obere Brücke, Bamberg


Uma das construções mais curiosas da Alemanha e provavelmente o lugar mais fotografado de Bamberg, cidade que ainda está na minha wishlist! Vejam as dicas para conhecer Bamberg no blog Viagens que Sonhamos.

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Obere Brücke, Bamberg
Foto: Francine, blog Viagens que Sonhamos


09) Basteibrücke, Sächsische Schweiz


A ponte Bastei no Parque Nacional da Suíça Saxônica não fica muito longe de Dresden e foi construída em 1851. Em meio a impressionantes formações rochosas, a vista da região é impressionante. Ela passa pela rio Elba, que é o mesmo de Dresden. Não vou contar mais detalhes, mas todas as dicas de como visitar estão neste post do blog Packing my Suitcase (o nome é em inglês, mas o blog é em português mesmo) e no vídeo do Canal Alemanizando abaixo.

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Basteibrücke, Sächsische Schweiz
Foto: Je-str - CC BY-SA 3.0






10) Marienbrücke


Aqui o destaque não é nem a ponte em si, mas a vista que se tem de lá - QUE VISTA! Perto de  Munique (na verdade em Schwangau), todo mundo que visita o icônico castelo Neuschwanstein deve também visitar essa ponte e o motivo está nas fotos abaixo!

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Marienbrücke
Marienbrücke vista do Neuschwanstein

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Neuschwanstein visto da Marienbrücke
Neuschwanstein visto da Marienbrücke - simplesmente A MELHOR VISTA DA ALEMANHA TODA!!!!


11) Geierlay, Mörsdorf im Hünsrück


Essa ponte suspensa é a mais nova da lista - foi inaugurada em 2015! A maior ponte suspensa da Alemanha tem 360m de comprimento, 100m de altura e atravessa o rio Mörsdorfer. Veja aqui as dicas do blog Contando Destinos para visitar a ponte Geierlay!


Alemanha: as pontes mais fantásticas! Ponte suspensa Geierlay
Foto: Rabax63 - CC BY-SA 4.0


12) Krämerbrücke, Erfurt


Essa eu ainda não conheci. A ponte fazia parte da Via Regia, importante rota comercial que atravessava o Sacro Império Romano. Hoje, poucos turistas visitam Erfurt, mas as casinhas da ponte do rio Gera são galerias e lojas de artesanato. Fiquei morrendo de vontade de participar da festa anual em junho que remete à Era Medieval na parte antiga da cidade! Leia mais dicas sobre Erfurt no blog Pekuliaridades.

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Krämerbrücke, Erfurt
Foto: J. Strauß - CC BY-SA 3.0

13) Göltzschtalbrücke


O viaduto Göltzsch, no vale de Göltzsch (entre Nurenberg e Dresden mais ou menos) é a maior ponte de tijolos do mundo (com mais de 26 milhões de tijolos!)! Construída entre 1846 e 1851, já foi também a ponte mais alta do mundo.

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Göltzschtalbrücke
Foto: UlrichAAB - CC By-SA 3.0

14) Rakotzbrücke, Kromlau bei Görlitz


Essa é a mais "conto de fadas" de todas as pontes! Relativamente perto de Dresden, tem toda uma áurea de lugar encantado, não tem? Estou louca para ver ao vivo! Não consegui nem economizar nas fotos aqui de tanta lindeza!

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Rakotzbrücke
Foto: A. Landgraf - CC BY-SA 4.0

Alemanha: as pontes mais fantásticas! Rakotzbrücke
Foto: Dominic Wunderlich - CC BY-SA 4.0





Vejam todas as pontes desse post no mapa abaixo! E aqui, todos os posts sobre a Alemanha no blog!




Alemanha: as pontes mais lindas e fantásticas!


Você já curte a fanpage no Facebook, já segue o Twitter, o Instagram, o Google+ e o Pinterest?

Nenhum comentário:

Postar um comentário