terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Diversas praças para curtir Barcelona!

Organizando as fotos de Barcelona, percebi que passei por muitas praças gostosas durante minha viagem de quase 2 semanas por lá e resolvi fazer esse post com praças que valem a pena dar uma passadinha em Barcelona, seja para descansar ou tirar fotos. Algumas são mega turísticas e já estarão no roteiro de todos. Outras são mais desconhecidas e algumas vão ser somente passagem entre uma atração e outra, mas neste post, listei mais de 20 praças! Elas não estão em ordem de importância, mas sim na ordem que eu fui me lembrando (e no final acrescentei algumas que não cheguei a conhecer, mas que estão na passagem de muita gente que vai para a capital da Catalunha. Claro que tem um mapinha lá no final do post com todas elas marcadas! Ah, sempre acho essas praças escritas com nomes diferentes - quando a grafia está como "plaza", está em espanhol. Já a grafia "plaça", é o nome catalão.

01) Plaça Reial


Saindo das Ramblas para o Bairro Gótico, temos a linda Plaça Reial, cheia de arcadas e palmeiras, que dão até um clima mais caloroso para a praça. Os edificios são de meados do século XIX e os postes de 1879 são de Gaudì. Ao redor da praça, existem muitos bares e restaurantes mais carinhos e não comi exatamente na praça nenhuma vez (mas nas redondezas tem outros lugares mais baratos). Movimentada a qualquer hora do dia, vi também uma feirinha de artesanato e de itens de 2a mão, mas não sei se era algo especial para o Natal ou sempre é assim. A fonte no meio da praça representa as Três Graças.




02) Plaça del Rei


Nessa praça estão alguns dos prédios mais antigos de Barcelona. A praça medieval no Bairro Gótico está muito bem preservada (o Palau Reial é do século XIV) e o que mais chama a atenção é essa escadaria e os prédios que pertencem ao imperdível Museu de História de Barcelona (MUHBA)!


Praças para curtir Barcelona - Plaça del Rei
Diz a lenda que Cristóvão Colombo subiu essas escadarias quando foi contar para seus apoiadores os reis espanhóis, quando voltou de sua viagem para a América (que ele pensava ser a Índia)!



03) Plaça de Catalunya


O centro de tudo que acontece em Barcelona! Ela não é efetivamente bonita, mas tem diversos elementos legais: essa escultura abaixo, fontes, alguns prédios sem graça e outros lindos etc. Aliás, ela só é bonita vista do alto (vejam a foto abaixo)! Como é um importante hub no transporte da cidade, meio impossível visitar Barcelona sem passar por aqui - na hora de ir embora, peguei o Aerobus para o aeroporto aqui. Super lotada a qualquer hora, até mesmo quando estava chovendo absurdamente na minha primeira noite na cidade. Principal centro de compras de Barcelona também - as principais lojas tem filiais na praça e nas redondezas. Tem um grande centro de informações turísticas aqui e ponto dos ônibus hop on, hop off.

Se hospedar na região da Plaça de Catalunya é uma mão na roda, mas pode ser até excessivamente movimentada. Contei aqui como é o Hostel Equity Point Centric ali pertinho! 


Praças para curtir Barcelona - Plaça de Catalunya
El Corte Inglés - provavelmente a loja mais famosa da praça

Praças para curtir Barcelona - Plaça de Catalunya
Foto: Bert from Netherlands - CC BY 2.0 Praça vista da praça de alimentação do El Corte Inglés - é um lugar que vale muito a pena subir - e de graça!!!


Praças para curtir Barcelona - Plaça de Catalunya
Iluminação natalina em 2016

04) Plaça de Sant Jaume


No coração do Bairro Gótico, é sede dos 2 edifícios mais importante do governo: Palau de la Generalitat (governo do estado) e o Ajuntament (prefeitura)Veja como é a visita grátis no prédio do século XV maravilhoso onde funciona a prefeitura! Aqui sempre tem um grande presépio nas vésperas do Natal e multidões de pessoas. Era o núcleo da antiga cidade romana, conhecida como Barcino.

Praças para curtir Barcelona - Plaça de Sant Jaume



Veja aqui todas as dicas para conhecer o Bairro Gótico, a principal região turística de Barcelona!


05) Plaça Comercial


Entre o Passeig del Born e o Centro Cultural El Born, no antigo mercado (foto abaixo). Ao redor da praça, existem bares e cafés. Passei ali em um sábado e em um domingo e o movimento era infinitamente menor do que nas praças acima, apesar de uma feirinha próxima acontecendo no Passeig del Born. Leia aqui sobre o bairro El Born/La Ribera!


Praças para curtir Barcelona - Plaça Comercial
Centro Cultura El Born no antigo mercado do século XIX, restaurado e convertido em um centro cultural - entrada grátis



Guia Roteiros Básicos de Barcelona
Compre aqui o seu Guia Roteiros Básicos de Barcelona! Contei tudo sobre esse guia em pdf aqui!


06) Plaça de Sant Josep Oriol e Plaça del Pi


São 2 praças no Bairro Gótico praticamente juntas, nos arredores da Basilica Santa Maria del Pi (foto abaixo). São vários cafés e lojinhas por aqui e estava rolando uma feirinha de produtos alimentícios por aqui (não sei se acontece todo fim de semana). Bastante movimentada. Curiosidade: Pi significa "pinheiro" e  o nome veio do pinheiro da praça.

Praças para curtir Barcelona - Plaça de Sant Josep Oriol e Plaça del Pi
Basilica Santa Maria del Pi



07) Plaça de Santa Maria


Outra pracinha na frente de uma igreja, dessa vez a Iglesia Santa Maria del Mar. A praça é tão pequena que é bem difícil tirar foto da fachada da igreja! Mas é fofa e também tem 1 ou 2 restaurantes por ali. Trecho bem movimentado, com o pessoal que vai do Gótico para o Born e vice versa. É a igreja do livro e da série "La Catedral del Mar".


Praças para curtir Barcelona - Plaça de Santa Maria


Está gostando do post? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook






08) Plaça de la Vila de Madrid


Perto das Ramblas e um pouco para cima na mapa da parte mais interessante do Gótico, as construções ao redor da praça não tem muita graça. O legal mesmo são as ruínas da necrópole romana bem no meio da praça, que fazem parte do Museu de História de Barcelona (MUHBA). Para tirar essas fotos que eu tirei, não precisa pagar nem entrar em lugar nenhum. Achei bem vazia em um sábado à tarde.


Praças para curtir Barcelona - Plaça de la Vila de Madrid




09) Plaça de Sant Felipe Neri


Pracinha histórica escondida no Gótico, que passaria imperceptível se eu não fizesse o free walking ou tivesse lido sobre ela no blog Sol de Barcelona. As paredes ao redor da praça ainda estão marcadas pela Guerra Civil Espanhola! Fica pertinho do El Call, antigo bairro judeu.


Praças para curtir Barcelona - Plaça de Sant Felipe Neri


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blog, Real Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro Viagem Europa





10) Plaça del´Angel


Uma praça sem muita graça entre o Gótico e o Born, mas aqui tem uma estação de metrô que todo mundo que quer conhecer a parte mais histórica de Barcelona acaba usando e também é o ponto de encontro do Free Walking Tour e do Tour de Tapas que contei aqui no blog! Bem perto da praça, ainda existem alguns resquícios da cidade romana.


Praças para curtir Barcelona - Plaça del´Angel


Receba a nossa newsletter quinzenal! Não se preocupe porque não fazemos spam!
* indicates required












11) Plaça de la Universitat


Fica bem pertinho da Plaça de Catalunya e apesar de ser bastante movimentada, mas não tem nem comparação. Tem uma estação de metrô aqui, ponto de parada do Aerobus do aeroporto para o centro de Barcelona e alguns restaurantes, bares e lojas. Estava parcialmente em reforma no fim de 2016. Na foto não aparece direito, mas em uma dos lados da praça tem o prédio principal da Universidade de Barcelona (construído entre 1863 e 1869).




Praças para curtir Barcelona - Plaça de la Universitat
Essa avenida que aparece na foto é uma das principais da cidade - a Gran Via de les Corts Catalanes


Veja aqui o meu top 5 das atrações de Barcelona!

12) Plaça de la Seu e Plaça Nova


Uma das praças mais movimentadas da cidade! Na verdade são 2 praças, uma do lado da outra. A Plaça de la Seu é bem em frente à catedral (foto abaixo) e onde acontece o principal mercado de Natal de Barcelona (não espere algo como um mercado de Natal alemão porque é bem menor). Já a Plaça Nova fica bem do lado, com a escultura Barcino (antigo nome de Barcelona), um friso de Picasso e torres romanas. Mostrei mais disso tudo no post sobre o Free Walking Tour que fiz pela região.


Praças para curtir Barcelona - Plaça de la Seu e Plaça Nuova

Praças para curtir Barcelona - Plaça de la Seu e Plaça Nuova - catedral de Barcelona
A catedral de Barcelona NÃO é a Sagrada Família, mas essa igreja aí!

13) Plaça de Espanya


Construída para a Exposição Universal de 1929, é uma das praças mais emblemáticas de Barcelona até hoje. Segundo a wikipedia, ela é maior do que a Plaça de Catalunya (mas não parece - acho que porque tem menos espaço para pedestres)! Tem muita coisa para prestar atenção e tirar foto por aqui: a fonte no centro do balão, a antiga arena de touradas que foi transformada em um shopping (com vista legal da região grátis), as torres venezianas (vai dizer se não são iguaizinhas ao Campanário de São Marco?) e ao fundo, o MNAC - Museu Nacional de Arte da Catalunha, abrigado no Palau Nacional. Contei sobre a praça neste post sobre a região do Montjuic e da Plaça d´Espanya.

Além de estação de metrô, tem uma estação de trem aqui também (no subsolo), de onde saem os trens para Montserrat, por exemplo. Com tantas atrações na região, claro que vai ter post mais detalhado no blog em breve! O lugar é tão lindo que subi 2x no terraço do shopping para fotos de dia e de noite!


Praças para curtir Barcelona - Plaça de Espanya

Praças para curtir Barcelona - Plaça de Espanya



14) Plaça de Carles Buïgas e Plaça de Josep Puig i Cadafalch


Ninguém sabe o nome oficial dessa praça porque todo mundo só conhece a Fonte Mágica que está nela! Carles Buïgas projetou a fonte  para a Exposição Internacional de 1929 e ela faz sucesso até hoje. Ver a Fonte Mágica em funcionamento é um dos melhores programas para colocar no seu roteiro na cidade (apesar da lotação de gente porque faz sucesso)! Sempre confira os horários de funcionamento no site oficial, pois ele varia ao longo do ano! Fica entre o Museu Nacional de Arte da Catalunha e a Plaça d´Espanya.


Praças para curtir Barcelona - Plaça de Carles Buïgas e Plaça de Josep Puig i Cadafalch - Fonte Mágica de Barcelona
De dia e desligada não tem graça

Praças para curtir Barcelona - Plaça de Carles Buïgas e Plaça de Josep Puig i Cadafalch - Fonte Mágica de Barcelona
Fonte: wikipedia - domínio público




Ali pertinho fica o fofo Poble Espanyol construído também para a exposição de 1929, mas que ao invés de ser derrubado posteriormente, foi mantido e serve para você conhecer um pouquinho ou matar as saudades de outras regiões da Espanha!


15) Plaça de la Vila de Gràcia


A Vila de Gràcia foi anexada a Barcelona em 1897 e a principal praça da região está cheia de cafés, bares e restaurantes e consequentemente, pessoas. Dei uma pequena caminhada pelo bairro quando fui encontrar uma amiga para ver o jogo Real Madri x Barcelona, mas não tenho certeza se passamos por essa praça.  O destaque é essa torre do relógio da segunda metade do século XIX. Leia mais sobre ela na wikipedia.


Praças para curtir Barcelona - Plaça de la Vila de Gràcia
Foto: puigalder - CC BY 3.0


16) Plaça del Sol


Também no bairro de Gràcia, é rodeada de construções do século XIX. À noite, fica animada com o pessoal nos bares e restaurantes com mesas na calçada. Pelas fotos que achei na internet, até acho que passei por aqui na caminhada que falei no item anterior, mas nem tirei foto naquele dia.

Praças para curtir Barcelona - Plaça del Sol
Foto: Thierry Tutin - CC BY 2.0


17) Plaça de Gaudì


Ao lado da Sagrada Família, tirei essa foto quando subi em uma de suas torres! Como a igreja é bem grande, uma ótima ideia é ir até a praça para tirar fotos onde ela caiba inteira!


Praças para curtir Barcelona - Plaça de Gaudì




18) Plaça de Ramon Berenguer El Gran


No limite do bairro Gótico com a Via Laietana, tem um dos maiores trechos das muros romanos ainda intactos! Ramon Berenguer El Gran era um conde de Barcelona (leia mais sobre ele na wikipedia). 

Praças para curtir Barcelona - Plaça de Ramon Berenguer El Gran


19) Plaça Urquinaona


Tem uma estação de metrô aqui e ela é bem localizada, perto do Gótico e da Plaça de Catalunya. Considerei me hospedar por aqui, mas acabei preferindo ficar perto da Plaça Universitat (que no fim das contas, achei bem mais bonita). Tem uns prédios mais modernos (estilo anos 70) que achei bem feios por aqui. Em 2022, vão abrir um observatório em um prédio desta praça.


Praças para curtir Barcelona - Plaça Urquinaona
Fuente del joven de los cántaros. Foto: Canaan - CC BY-SA 4.0



20) Plaça dels Ángels


Quase não andei pelo Raval - fui somente dar uma passadinha rápida para tirar fotos do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA) e do CCCB. Contei sobre o MACBA e outros museus de arte em Barcelona neste post. Essa praça é justamente a praça na frente do MACBA, que aparece na primeira foto da montagem abaixo.

Praças para curtir Barcelona - Plaça dels Ángels

21) Plaça de les Glòries Catalanes


Ficou um pouco fora de mão do meu roteiro e acabei não indo, mas tem um mercado interessante (Encants) e claro, esse prédio que eu acho legal (mas muitos acham de gosto duvidoso), a Torre Agbar. Aqui também fica o novíssimo Museu del Disseny (Museu do Desenho).


Praças para curtir Barcelona - Plaça de les Glòries Catalanes
Essa era a praça cerca de 10 anos atrás, mas a região passou por reformas recentemente que não sei se já acabaram. Vejam fotos de como ficará a praça. Foto: Avecendrell - CC BY-SA 3.0



22) Plaça Tetuan


Fica em uma área mais tranquila, não muito perto, mas não muito longe da maior parte das atrações - no "meio" do caminho entre a Sagrada Família e o Arco do Triunfo. Tem estação de metrô perto (Girona e Arc du Triomf) e muita oferta de hotéis e apartamentos nas redondezas (eu poderia ficar ali em uma segunda visita a Barcelona).


Praças para curtir Barcelona - Plaça de Tetuan
Monumento al Doctor Robert, um prefeito de Barcelona. Foto: Canaan CC BY-SA 3.0




23) Plaça del Pedró


Outra pracinha bonitinha no Raval, mas que não conheci. Leia mais sobre a praça aqui e sobre a Fonte de Santa Eulália aqui.


Praças para curtir Barcelona - Plaça del Pedró
Foto: Canaan - CC BY-SA 3.0


24) Plaza de la Merced e Plaça de Duc de Medinacelli


Praticamente uma do lado da outra, entre o Gótico e o mar. A primeira ganhou o nome pela Basílica de la Merced.

25) Pla de Palau


Já foi a praça mais importante da cidade porque era entrada de tudo que chegava pelo porto. Era aqui que ficavam a aduana, o arsenal, a Lonja del Mar (local para reuniões dos mercadores), o Consulado del Mar, o palácio do Vice-Rei (que dá nome ao local) e outros edifícios governamentais e comerciais importantes da era medieval e moderna. Leia mais na wikipedia (em espanhol).

26) Plaça del Doctor Letamendi


Perto da Plaça de la Universitat, na zona mais LGBT da cidade.


praças para curtir Barcelona!

Mapa das praças de Barcelona






Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

9 comentários:

  1. Muito interessante, fiquei curiosa para conhecer a Plaça Reial e a Plaça de Espanya! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei! Tanto q fiz questão de ver a Plaça d Espanya d dia e d noite!

      Excluir
  2. Caramba! Olha que lista gigantesca! Chocada com a quantidade de praças por lá.

    ResponderExcluir
  3. Não tem como não amar essa cidade, mas também adorei as praças de Barcelona. Além de muita arte e arquitetura para apreciarmos, como você bem destacou, sempre me alegra sentar e ver a cida passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! E sempre qnd estou nessas praças na europa eu penso q eh uma pena q no brasil não dá pra fazer a mesma coisa nas praças aqui...

      Excluir
  4. Já fui duas vezes p Barcelona mas não consegui ver muita coisa, pois uma das vezes foi numa parada de Cruzeiro e a outra fui a trabalho, por isso já anotei aqui todas as dicas sobre as praças para curtir Barcelona, pois quero voltar em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, sortuda vc! Eu fiquei mto mais tempo do q os turistas normais (uma semana) e ainda ficou faltando coisa!

      Excluir
  5. Barcelona é mesmo uma cidade incrível e a gente acaba nem dando conta de todos os lugares. Sabe que eu fiquei na dúvida e agora só voltando para conferir se conheci todas.
    Já tenho um bom motivo para voltar. (rs)
    beios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk nem eu conheci todas! Mas conheci as mais lindas (eu acho)!

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.