quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Residenzschloss Ludwigsburg e Schloss Solitude - 2 palácios para conhecer perto de Stuttgart

Como louca por castelos e palácios que sou, assim que soube da existência do castelo em Ludwigsburg (nas proximidades de Stuttgart) e do Schloss Solitude, quis incluir no meu roteiro. Fiquei uma semana em  Stuttgart para conhecer bastante da cidade e dos arredores em diversos bate-voltas.


Schloss Ludwigsburg e Schloss Solitude - 2 palácios para conhecer perto de Stuttgart
Residenzschloss Ludwisburg na esquerda e Schloss Solitude na direita


Para horários, dias de funcionamento, preços, reformas etc, clique nos nomes dos palácios para abrir os sites oficiais e terem as informações mais atualizadas.


Schloss Ludwigsburg e Schloss Solitude - 2 palácios para conhecer perto de Stuttgart


Leia aqui todas as dicas sobre Stuttgart no blog! E aqui todos os posts sobre castelos, palácios e fortalezas!



Residenzschloss Ludwigsburg



São 52 cômodos distribuídos em 18 prédios e uma área de 32 hectares que formam o complexo do Palácio de Ludwisburg. A pedra fundamental foi colocada em 17 de maio de 1704 para o que então seria um pavilhão de caça do 10° Duque de Württemberg. Em 1718, Ludwisburg tornou-se a residência oficial dos duques de Württenberg, mas algum tempo depois a residência voltou a ser Stuttgart, cerca de 15km dali. O palácio foi neglicenciado por duques da disnatia, mas sobreviveu intacto à Segunda Guerra e em 1953, os jardins foram abertos ao público. Ocupam 30 hectares e é chamado de Blühendes Barock ou Barroco Florido). Hoje, eles segue o estilo que o jardim tinha em 1800. O teatro do palácio, que é o mais velho teatro preservado da Europa, juntamente com a sua maquinaria de palco, de 1758 ainda estão em operação.

Schloss Ludwigsburg e Schloss Solitude - 2 palácios para conhecer perto de Stuttgart
Várias fotos da fachada do maior palácio em estilo barroco da Alemanha e mapa do jardim no mesmo estilo


Eu estava com um Stuttgart Card válido por três dias cortesia do órgão de turismo de Stuttgart, mas não sabia exatamente o que teria para fazer no castelo. Cheguei na bilheteria e perguntei o que eu teria direito com aquele cartão e me disseraam que eram 2 tours guiados (mas somente em alemão pelo dia/horário) e alguns museus, como o Museu da Moda, o Lapidarium com diversas esculturas, Museu da Porcelana etc. Observem que por conta da pandemia, as regras de visitação estão diferentes!

Ele é enorme, muito maior do que imaginava e só podemos conhecer uma pequena parte dele e sempre com tours guiados. Os 2 tours são complementares e acho que repetem só uma sala, a inicial onde são dadas as primeiras informações sobre a construção do palácio. O meu primeiro tour estava cheeeio de turista alemão e fiquei longe de entender 100% do que a guia disse no alemão rápido dela para encaixar todas as informações no tempo do tour. Tinha também uma família latina visitando a filha que estudava nas proximidades e trocávamos alguns impressões no meio do tour para conferir se estávamos entendendo certo as explicações. Os pais e o irmão adolescente da menina não entendiam uma palavra de alemão e fizeram o tour mesmo assim para ver os cômodos lindos, móveis, enfeites, quadros etc, mas realmente é difícil. Vale a pena ver as salas ricamente decoradas, mas fica muito mais cansativo do que o normal.

Não é permitido tirar fotos dentro do castelo/durante o tour então aqui neste post só tem foto do exterior dele mesmo, mas garanto que as salas são lindas demais (e também visitamos algumas poucas salas menos pomposas que eram o espaço de trabalho dos mordomos, camareiras etc), algo interessante pois geralmente em outros castelos e palácios por aí só se vê os cômodos bonitos, mas não a parte funcional de uma estrutura deste porte.




O meu segundo tour foi exclusivo para mim porque não chegou mais nenhuma pessoa e aí a guia perguntou se preferia que ela falasse inglês, apesar dela não saber alguns termos específicos de decoração e eu respondi que sim. Revisamos as informações básicas e ela só foi conferindo se eu tinha entendido mesmo o começo rs. No final das contas, como não tem um grupo para demorar entre uma sala e outra e as perguntas e explicações ficam mais rápidas, o tour demorou cerca de 45 min ao invés da 1h planejada. Observem por exemplo os relógios franceses pelo palácio - são vários e a França em geral é uma das principais fontes de inspiração para a decoração.

Schloss Ludwigsburg e Schloss Solitude - 2 palácios para conhecer perto de Stuttgart
Essas fotos do jardim eu tirei de alguma janela do palácio mesmo porque o ticket para o jardim (enorme e bem cuidado) é vendido separadamente e não está incluído no Stuttgart Card. Como fazia um calor absurdo naquela semana, assim que soube que teria que pagar cerca de 10 euros a mais para não aguentar nem 10 minutos embaixo daquele sol, desisti (a mesma coisa que aconteceu com minha família em Versalhes anos atrás). Aos fundos na foto da esquerda está o Schloss Favorite, que estava em reforma em 2019, mas já reabriu em 2020 pintado com um laranja bem chamativo.


Vejam aqui informações práticas sobre o jardim, aqui um mapa dele e aqui mais informações sobre as atrações lá dentro. Acontecem diversos eventos ali também e mais abaixo vou falar do que deve ser o mais famoso deles.

Entre os dois tours, aproveitei para visitar os museus que citei acima e achei o Museu da Moda até surpreendente (considerando que ninguém espera um museu deste assunto perto de Stuttgart) e algumas das porcelanas da coleção bem bonitas também, mas levei um susto enorme quando o alarme de incêndio disparou naquela ala do palácio bem quando eu estava sozinha no Museu da Moda. O guarda chegou até a perguntar se eu havia encostado em algo, mas logo chegou uma funcionária visivelmente nervosa, mas mantendo a calma e ela me escoltou para fora do museu enquanto o guarda conferia se havia fogo em alguma das salas. Depois de um tempo esperando na porta de entrada do museu com aquele alarme altíssimo e insuportável, os funcionários foram avisados que era somente um teste do alarme, mas ainda bem que eu já tinha visto uns 75% do museu porque não tive mais clima para continuar. Fui almoçar no único restaurante do palácio (poderia ter levado um lanche pronto e mais barato, mas nem pensei na possibilidade com antecedência para comprar algo e pedi o prato mais simples então da foto abaixo.

Veja aqui dicas de onde ficar em Stuttgart - testei 3 opções econômicas que foram difíceis de encontrar, já que é uma cidade caríssima por causa do turismo de negócios (a cidade é sede de várias empresas importantes) e o que e onde comer na cidade. Não recomendo hospedagem em Ludwisburg porque a cidade é muito pacata e Stuttgart é mais interessante.

Schloss Ludwigsburg e Schloss Solitude - 2 palácios para conhecer perto de Stuttgart
Salsichas com pão e salada de batata por 10,20 euros.




Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogReal Seguros - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!


Seguro viagem europa 336x280


Festival das Abóboras no Ludwigsburg


Todos os anos, entre setembro e outubro acontece a Kürbisausstellung, a maior exposição de abóboras do mundoA desse ano está acontecendo mesmo com a pandemia, mas essa informação pode mudar a qualquer momento. Vejam algumas fotos abaixo de blogueiros que visitaram a exposição em anos anteriores. A parte de alimentação é bem interessante - tudo feito de abóbora. O Edson do Ligado em Viagem contou em detalhes sobre o festival de abóboras!












Schloss Ludwigsburg e Schloss Solitude - 2 palácios para conhecer perto de Stuttgart
Fotos aleatórias pela cidade entre a estação e o castelo, mas sinceramente achei a cidade sem graça. Fui em uma segunda feira para aproveitar que poucas atrações turísticas em Stuttgart abrem nesse dia e mesmo assim, o castelo estava praticamente vazio.




Como chegar ao Schloss Ludwigsburg saindo do centro de Stuttgart


Você deve pegar o metrô (na verdade o trem de subúrbio - S-Bahn) até a estação Ludwigsburg, que é o nome da cidade onde fica o castelo. É como se fosse alguma cidade da grande São Paulo... Saia da estação e na frente dela tem um terminal de ônibus. Procure os pontos dos ônibus 421, 427, 430, 443 ou 444 até o ponto na frente do palácio. Mas cuidado porque eles saem de pontos diferentes, tem direções diferentes etc. Mas se você perguntar para qualquer pessoa sobre o "castle" ou sobre o "schloss" eles vão indicar a direção certa. Dá para ir caminhando da estação até o palácio, mas você já vai ter que andar muito dentro do complexo do castelo, então eu preferi me poupar e ir de ônibus. Se sobrar energia (nunca sobra né? rs), é uma boa voltar caminhando e conhecer o centrinho/praça principal da cidade - dá cerca de 20 minutos.


Schloss Ludwigsburg e Schloss Solitude - 2 palácios para conhecer perto de Stuttgart


Schloss Solitude


O Palácio Solitude em estilo rococó foi construído a mando de outro duque de Württenberg e sua construção aconteceu entre 1764 e 1769. Nos jardins haviam diversas estruturas para recepções e eventos dos nobres, mas foram ficando abandonados com o passar do tempo. Foi abandonado no século XX e os afrescos de Nicolas Guibal  no teto do palácio foram danificados por água. Serviu como hospital militar durante a Primeira Guerra e reformado pelo governo do estado de Baden-Württemberg entre 1972 e 1983. A sala principal em formato oval é o White Hall, predominantemente branco com muitos detalhes decorativos em gesso. Existe aliás uma escada escondida para acesso à uma plataforma de observação na cúpula do palácio.





Schloss Ludwigsburg e Schloss Solitude - 2 palácios para conhecer perto de Stuttgart
Ali perto da bilheteria, tem uma pequena exposição com quadros antigos e mapas do palácio - onde tirei as fotos acima


Schloss Ludwigsburg e Schloss Solitude - 2 palácios para conhecer perto de Stuttgart
"Resting at the Bottom of the Castle Steps" - autor Hugo Charlemont


Quando cheguei, haviam pessoas tirando fotos do lado de fora e um grupo grande de turistas que estavam com o próprio guia. Depois que eles entraram, as moças da bilheteria me disseram que eu faria o tour sozinha por falta de interessados (em um sábado chuvoso de verão à tarde) e aí a guia perguntou se eu preferia o tour em inglês e também respondi que sim. O palácio é bem pequeno e só visitamos as salas do andar de cima porque as salas do andar de baixo são usadas pela administração e como depósito. O local é muito alugado para eventos. Quando fui, só podia ser visitado em um tour, mas por conta da pandemia, hoje não se tem tours guiados - essas informações sobre visita podem mudar a qualquer momento.

Schloss Ludwigsburg e Schloss Solitude - 2 palácios para conhecer perto de Stuttgart

Uma coisa que adorei em Stuttgart foi ter várias vistas panorâmicas incríveis! Clique no link anterior para ler o post com várias dicas! E escrevi também sobre os melhores museus de Stuttgart, inclusive o famoso Museu da Mercedes-Benz!


Havia uma noiva também fazendo seu book de casamento quando fui. O Schloss Solitude não é uma visita imperdível, mas um ótimo passeio caso você tenha um pouco mais de tempo sobrando em Stuttgart. Em dias limpos, a vista da cidade é muto mais bonita do que a foto acima. Se tivesse que escolher somente um dos dois, escolheria o Ludwigsburg. Existe um restaurante/café em um dos prédios complementares, mas acho que falta sinalização. Até o banheiro foi difícil de achar! Nestes prédios anexos (que podem ser vistos claramente na foto aérea acima) também funciona a Akademie Schloss Solitude, que segundo a Wikipedia "é uma prestigiosa instituição de artes fundada em 1990 e que financia artistas estrangeiros por meio de programas de residência artística... Seu objetivo é funcionar como uma plataforma para intercâmbio artístico mas também oferece programas para pesquisadores na área de ciências e administração. A Akademia também oferece uma pós-graduação em musicologia e diversos cursos de verão. Ao longo do ano os artistas realizam exposições nos espaços da própria instituição. Em parceria com a editora Merz a Akademie realiza também uma série de publicações. As áreas contempladas pelo programa de bolsa são: artes visuaisarquiteturamúsicadesignliteraturaartes performáticas e novas mídias."





Como chegar ao Schloss Solitude saindo do centro de Stuttgart


Você deve pegar algum transporte público até o metrô Feuersee e aí o ônibus 92 que vai te deixar entre o castelo e os prédios anexos em formato semicircular. Da Hauptbahnhof até o palácio, dá menos de 40 minutos. Fui em um sábado e o intervalo entre um ônibus e outro era bem grande, mas  na hora de voltar para a cidade dei sorte que o tour acabou no horário exato que o ônibus estava chegando e já corri para pegar (porque além de tudo, começou a chover, mas já tinha tido tempo de tirar fotos do exterior do castelo quando cheguei e procurava pela bilheteria e também depois que peguei o ticket enquanto esperava o tour começar, o que não foi muito tempo). Aliás, foi bem difícil de achar a entrada/bilheteria rs Mas olhando para o palácio do ponto de ônibus, a entrada fica no piso térreo, na ponta direita da construção.

Se não estiver chovendo como no dia que fui, aproveite para tirar foto dessa igreja liiinda abaixo na troca do metrô para o ônibus (fica pertinho da estação Feuersee). Claro que a chuva piorou muito bem quando cheguei ali na volta...





des Tages 🏆🏆🏆 🏆 🏆 🏆 🏆 🏆 🏆 ⭐ ⭐ Stuttgart ⭐ Johanneskirche am Feuersee ⭐ ⭐️ Baden Württemberg ⭐️ ⭐ Herzlichen Glückwunsch und vielen Dank ⭐️ ⭐👑🏆 @hussein_el_moussawe ⭐️ für dieses tolle Kartenmotiv ⭐️ ⭐️ ⭐️ Täglich erscheint auf der deutschlandkarte ein neues Bild aus verschiedenen Regionen der Republik Bitte hilf auch Du mit die Karte dicht zu besiedeln Folge der @deutschlandkarte und tagge Dein Bild mit #deutschlandkarte Schreibe Ort und am besten auch das Bundesland dazu und mit etwas Glück ist dein Bild früher oder später auf der deutschlandkarte verewigt Ob Metropolen, kleine Städtchen, Dörfer, Burgen, Landschaften usw...jede Facette von Deutschland ist Willkommen Übrigens: als Follower der deutschlandkarte bist Du Teil der Community und dein Bild ist dauerhaft mit deinem Benutzernamen markiert ⭐️ ⭐️ 🇦🇺🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿🇺🇸 Daily picture from different countys in Germany. Follow us and give your picture the tag #deutschlandkarte for a chance to get featured. As a Follower you will be marked with your username continuancly ⭐️ ⭐ ⭐️ #deutschlandkarte #deutschland #germany #europe #diewocheaufinstagram #theweekoninstagram #deutschland_greatshots #meindeutschland #beautifulplace #wonderful_places #bestvacations #travelawesome #travelgram #instatravel #holiday #amazing #wanderlust #adventure #picoftheday #feature #stuttgart #badenwürttemberg
Uma publicação compartilhada por deutschlandkarte | germany (@deutschlandkarte) em







Schloss Ludwigsburg e Schloss Solitude - 2 palácios para conhecer perto de Stuttgart


Os ingressos para os dois palácios podem ser adquiridos na hora na bilheteria ou você pode comprar um Stuttcart Card, cartão que inclui estas e muitas outras atrações em Stuttgart! Eu estava com um cartão cortesia do escritório de turismo da cidade, mas as opiniões apresentadas neste post são independentes.







Você sabia que pode reservar hotelalugar carro, garantir seguro viagem com descontoconseguir ingressos para atrações e tours no Brasil e no mundo todo, além de guias de diversas cidades e países pelos links aqui do blog? Você não gasta nenhum centavo a mais e o blog ganha uma pequena comissão! Obrigada!

10 comentários:

  1. Esses palácios europeus são sempre tão imponentes e lindos, que a visita é praticamente obrigatória. Sem contar a parte histórica e muitas vezes obras de arte que abrigam. Imperdível.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post! Tenho muita vontade de conhecer a Stuttgart e a região! Espero poder ir em breve e usar suas dicas todas :)

    ResponderExcluir
  3. Que lindo estes palácios em Stuttgart!

    Nossa, se eu tivesse ido no tour em alemão não teria entendido nada, mas acho que só por conhecer as salas já valeria a pena, né?! Fiquei morrendo de vontade de conhecer a parte interna do Ludwigsburg. Pena que não pode tirar foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Mesmo Alemanha sendo 1o mundo, muitas vezes nem em inglês tem tour nas atrações... às vezes tem 1 tour em inglês no meio do dia e só no sábado... às vezes tem um livrinho em várias línguas pra vc ir acompanhando o guia, mas nem sempre.

      Excluir
  4. Adoro os seus post sobre palácios, museus e castelos. São tão ricos em informações e detalhes!!! Amei visitar esses dois lindos palácios em Stuttgart lendo aqui no seu blog. Me senti lá com você. Agora é poder sonhar e planejar um dia poder visitar pessoalmente.

    ResponderExcluir
  5. Não faço ideia como se pronuncia o nome desses palácios perto de Stuttgart, rsrsr Mas não tem problema! Só sei que já quero conhecer, mas não pode ser num tour em alemão .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk eu gosto tanto de castelos e palácios q não preciso nem entender nada, só de verm já tá valendo rs

      Excluir

Todos os comentários no "Tá indo para onde?" passam por moderação e por isso não aparecem de imediato. Ele só vai aparecer quando for respondido. Em geral, os comentários são respondidos quinzenalmente.