terça-feira, 29 de outubro de 2013

O que comer e beber na Andaluzia ou outras partes da Espanha?

Hoje o assunto é comida, mas vou começar com outra música mesmo assim. Essa foi outra dobradinha que a banda El Canto del Loco fez em algum show, juntando as músicas "Desaparece" e "Vuelve".





Entre as comidas e bebidas que eu mais vi pela Andaluzia estavam:

Gazpacho - É uma espécie de sopa gelada que eu achei a consistência estranha. Não é nem o gosto o problema, é que pelo menos em Granada, eles tomavam em um copo, como se fosse suco. Se fosse em prato fundo com colher, seria bem melhor para mim. É feito com pão, alho, tomate, pepino, pimentão. Pode ter legumes cortados em cubos para acompanhar ou croutons.

gazpacho




gazpacho
Salmorejo - Gostei mais do que o gazpacho, mas é bem parecido, mas teoricamente sem o pimentão ou o pepino. Até fizemos um dia na aula. No fundo, não entendi bem a diferença entre este prato e o gazpacho, porque achei receitas bem diferentes na internet, mas dos que experimentei, gostei muito mais do salmorejo.

fazendo salmorejo na aula

fazendo salmorejo na aula

Jamón serrano - Dizem que o melhor vem da Andaluzia. É uma espécie de presunto defumado, muito comum ser servido nas tapas. 

jamón serrano


Você sabia que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa??? Para viajar tranquilo, garanta já o seu seguro viagem com a parceira do blogSeguros Promo - comparador de preços com as melhores seguradoras do mercado! Você não gasta nenhum centavo a mais por isso e colabora para manter o blog!





Tapas - sanduiches (Bocadillo ou Montadito) ou pequenas porções servidas em bares como aperitivos, acompanhando alguma bebida. A variedade é grande e tem algumas que são típicas de uma determinada região.

tapas

Xerez - é um vinho fortificado fabricado na cidade de Jerez de la Frontera, que já falei aqui.

fabricação do xerez

Tortilha de patatas – Chamada por aqui de tortilla espanhola.

Patatas bravas – batatas fritas servidas com molho picante.

patatas bravas


Frutos do mar - A mãe da família que me hospedou cozinhava algum fruto do mar dia sim, dia não! A variedade é imensa, tem muito mais opções do que temos no Brasil. Lula, polvo, marisco, mexilhão, camarão, lagostim e muitas outras coisas que não sei o nome nem em português, muito menos em espanhol! O que mais me marcou foram os mini polvos empanados, que ela fez inteiros! Eu comi sem saber o que era exatamente. Eram pedaços pequenos, que não precisava cortar. Só ao final da refeição que cortei um maiorzinho e fui descobrir o que era: tinha um polvo minúsculo ali!!! A aparência por dentro é terrível, só consegui terminar de comer porque já tinha engolido alguns pedaços e sabia que o gosto era bom! Eu já fui preparada psicologicamente para comer mais frutos do mar do que estou acostumada, mas os americanos reclamavam muito disso.

frutos do mar

Paella - Prato com base de arroz, de origem valenciana. Tem a versão com frutos do mar (mais comum no Brasil) e a versão com carne de porco/coelho/frango e outras.

Tinto de verano - bebida refrescante para o verão. É uma mistura com vinho tinto. Os enófilos fanáticos vão achar um desperdício.

tinto de verano

Sangría - Outra bebida refrescante para o verão, também com vinho tinto, mas com frutas picadas.

sangria

Churros com chocolate - Sempre adorei churros com doce de leite de carrinhos de rua no Brasil e amei o churros com chocolate que experimentei em Madri, mas não achei na Andaluzia. Por causa do chocolate quente não seria recomendado no verão na Andaluzia de qualquer jeito.

churros com chocolate

Vinhos - existem muitas variedades, mas acho que o mais famoso, pelo menos aqui no Brasil são os da região de Rioja.

Cava - são os espumantes espanhóis.

É claro que existem outros pratos e bebidas típicos da região e do país, mas fiz aqui um apanhado do que comi/bebi/encontrei bastante nos menus da região (ou no caso dos churros, não encontrei). Outras dicas sobre a culinária da Andaluziacomidas típicas da Espanha e sobre o cocido madrileño.

Todas as imagens deste post são da Wikipedia, exceto as duas com a marca d´água do blog. Alguém aí tem mais alguma dica de comida/bebida espanhola?


Você já curte nossa fanpage no Facebook, já segue o nosso Twitter, nosso Instagram e o Google+?

Nenhum comentário:

Postar um comentário